A Volkswagen apresenta na África do Sul o Tiguan AllSpace, versão alondada do SUV da marca, com capacidade de acomodar sete passageiros e com mais espaço de bagagens que o convencional, o qual será lançado em janeiro, no Salão de Detroit, para chegar às lojas dos EUA no segundo semestre do ano que vem.
O Tiguan de segunda geração original mede 4,49 metros, e o Touareg 4,8 metros, o que levou a VW a considerar que havia um espaço para um novo SUV entre eles, que poderia oferecer alternativamente 7 assentos para famílias maiores, ou em configuração de 5 lugares, mas com maior porta-malas.
E assim se fez o Tiguan AllSpace, também derivado da plataforma MQB, do Golf, e que mede 4,70 metros de comprimento e ostenta 2,79 metros de e distância entre eixos (respectivamente, 21 cm e 11 cm acima do Tiguan normal), destinado principalmente para os mercados dos EUA e a China, oferecendo 44% mais espaço de porta-malas com 5 lugares. Já na configuração com mais fileiras de assentos, 6º e 7º lugares estão reservados para as crianças.
O modelo protótipo, da versão americana, foi testado na África do Sul pela imprensa europeia, em trilha rochosa na qual se saiu bem, oferecendo grande conforto aos passageiros, e transmitindo robustez de suspensão.
Por falar em suspensão, o Tiguan AllSpace traz um pacote off-road com um botão rotativo de seleção de terreno de quatro posições com configurações neve, rodovia, montanha e personalizado. Este último permite ajustar a assistência da direção, mapeamento do acelerador, lógica 4Motion, controle de iluminação adaptativa, controles do ar-condicionado, funções hill-descent e hill-hold e até mesmo o auxiliar de estacionamento. Um segundo botão de modo personaliza a condução na estrada para Eco, Normal, Sport e, mais uma vez, as definições personalizadas.
Um sistema de amortecimento variável controlado continuamente também será oferecido com amortecedores de dois tubos Teneco com a válvula de amortecimento variável localizada fora dos tubos para preservar o curso de suspensão completo. O amortecimento pode ser ajustado mais rapidamente do que a frequência natural de 12-14 Hz, o que os deflexões sejam adaptados independentemente em cada roda. A lógica de controle da VW os coloca mais firmes no modo SPort.
O interior traz nas versões topo de gama, SEL, o Active Display, que vem a ser a versão VW do Cockpit Virtual da Audi.
Motores
A gama de motores espelha o Tiguan "short", exceto aqueles cuja potência está abaixo de 150 cavalos, gasolina e diesel. Apenas as variantes mais potentes serão oferecidas com tração AWD Haldex 5 (180 e 220 a gasolina, e 190 a 240 diesel), os quais tiveram sua curva de torque otimizada - faixa mais ampla. Haverá opções
A aceleração de 0 a 100 km/h ficará entre 7,5 segundos e 8 segundos, nas versões de acesso, com transmissão manual, segundo dados da Volkswagen.
O Tiguan AllSpace será fabricado no México, em Puebla, e seu preço, na versão 1.4 TSI de 150 cv, ficará na casa dos US$ 26 mil dólares, enquanto o modelo topo de gama, SEL 4 Motion, poderá encostar nos US$ 40.000 dólares.
O Tiguan AllSpace tem como principais alvos no mercado norte-americano o Toyota RAV4, Honda CR-V e Nissan Rogue.
VW Tiguan AllSpace: detalhes da versão de 7 lugares - EUA
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Na prática, deve ser um Skoda Kodiak com emblema VW para o mercado americano. Tem alguma chance de vir para o Brasil uma vez que é feito no México? A versão normal virá do México?
ResponderExcluirOs carros da VW fora do Brasil são definidos em eficiência!
ResponderExcluirFico imaginando um off Road com 7 pessoas no carro, deve ser uma coisa de louco.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.