A Volkswagen mostrou hoje na África do Sul, e confirmou a produção em série, do Up! GTI - versão esportiva do sub-compacto adota o motor 1.0 TSI calibrado para 115 cavalos. O modelo chega ao mercado em 2017.
Antecipando questionamentos a respeito da baixa potência do modelo, a VW lembra que o primeiro Golf GTI, o MK1, também tinha 115 cavalos. E o Up! GTI também não está muito longe do primeiro Golf GTI em termos dimensionais: 3,6 metros do Up! contra 3,7 metros do Golf GTI Mk1; 1,627 metros de lagura do Up! contra 1,61 metros do GTI Mk1, e 2,415 metros de distância entre-eixos do up! contra 2,400 metros do Golf GTI Mk1. E o Up! GTI pesa 1020kg, enquanto a primeira geração do Golf GTI pesava 880kg.
A VW ainda não revelou os números de torque, mas com transmissão manual este Up! GTI acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos - 0,54 segundos mais rápido que o Golf GTI de 1975, com seu motor 1.6. O Up! GTi atinge velocidade máxima de 192 km/h. Com a transmissão DSG o Up! GTI ficará ainda mais rápido.
O modelo mostrado é um protótipo, mas todos os elementos distintivos do GTI estão presentes.
Há uma faixa preta na borda inferior da carroceria, assentos com revestimento em tartan - o mesmo do Golf GTI, costura vermelha no volante e um acabamento vermelho e preto no painel.
A manopla de câmbio é revestida em couro e comanda uma caixa de transmissão manual de seis velocidades.
O volante adotado no Up! GTI também é oriundo do VW Golf GTI, de três raios com a base reta.
Tecnicamente, o motor é um feito notável, com o turbo operando com pressão de 1,5 bar (nada menos que a mesma pressão do motor do Porsche 911 Turbo) e a uma taxa de compressão de 10,5:1. Juntamente com um intercooler refrigerado a água, a potência de 115 cavalos já é impressionante, mas os engenheiros consideram que poderiam ter atingido algo próximo a 125 cv.
Segundo testes que foram conduzidos pela imprensa européia, o enérgico motor do Up GTi puxa notavelmente bem e tem uma faixa de potência linear, mas há marchas um pouco longas - que foram adotadas para melhorar a economia - consumo médio de 20,8 km/l, segundo dados oficiais. O câmbio manual tem engates perfeitos, precisos e curtos.
Mecanicamente, o Up GTi é muito alterado em relação ao modelo convencional, adotando peças do Polo GTI, como o sistema de direção e os freios ventilados. A suspensão é 15 mm mais baixa que o Up! convencional e que foi muito alterada. Manteve-se o esquema McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, mas inclui-se um novo elemento rígido de montagem superior, novos braços de suspensão e novos amortecedores.
O quão eficaz resultou todas as alterações é difícil de julgar, segundo relatos dos testes europeus, nas estradas planas da África do Sul, onde a VW conduz os testes de durabilidade em clima quente. Entretanto, os engenheiros sugerem que é até possível fazer o Up! GTI sobre-esterçar se o piloto estiver com muita disposição ou errar muito na condução. O conforto de passeio do modelo, porém, foi considerado "impressionante", absorvendo tanto imperfeições que produzem vibrações de baixa frequência, quanto no amortecimento de grandes solavancos - algo notável em face das tendências esportivas do Up! GTI.
Vídeo - VW Up! GTI
Conclusão
O Up! GTI não é um carro criado para ser o mais rápido GTI de todos os tempos. Ao contrário, é um veículo destinado a atrair uma nova geração de amantes de GTi, que ainda são financeiramente auxiliados pelos pais.
O Up! GTI não é um carro criado para ser o mais rápido GTI de todos os tempos. Ao contrário, é um veículo destinado a atrair uma nova geração de amantes de GTi, que ainda são financeiramente auxiliados pelos pais. O seu sucesso vai depender dos preços e custos de seguro, mas rumores já sugerem uma faixa em torno de 18.000 Euros - o que é elevado até mesmo para os abastados padrões europeus.
Volkswagen Up! GTI: fotos, desempenho e especificações
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
TOP. TENHO UM SPEED , O CARRO FAZ 20 KM/LITROS FACIL . OBRIGADO VW.
ResponderExcluirTenho um Cross Up TSI...só faz 20 km/litro se andar na reta a 90km/hora.
ResponderExcluirEu ando a média de 130 km/h - Rodovia dos bandeirantes ( tapetão)...faz no máximo 14,5km/litro a gasolina
eu tenho um High MPI, e realmente é isso mesmo, se forçar ele bebe igual 1.6, mas a 90 por hora eu faço 20, e a 80 até 22, mas isso no CB, porque na bomba o meu é sempre 1km/l a menos.
ExcluirA VW nem pra colocar um freio a disco na traseira, dessa versao GTI... Ate eu coloquei discos traseiro no meu cross up! Tsi, e a vw nao. Que mancada!
ExcluirEu olho x litros e x. Kms
ExcluirDivido 500km por 43litros q e o tanque é isto q o meu tsi dá em BH
Tanque é 50 litros menos 7 da rezerva.é isto?
gasolina aduterada brother nem se vc andar no modo Eslamico no up tsi ele faz só isso ele faz entorno de 15,7-16 km/l andando normal se anda que nem um loco faz 14,2-14,6 km/l
ExcluirEsse Up está muito próximo do reestilizado que deve aparecer por aqui e já digo,ficou muito bom.
ResponderExcluirMas quando ele chega? Já vi duas previsões uma para abril e outra para o segundo semestre de 2017.
"Com a transmissão DSG o Up! GTI ficará ainda mais rápido."
ResponderExcluirIsso foi um erro ou o Up vai vir mesmo com câmbio DSG?
É a única coisaa que falta à esse carro! Ah, no caso do Brasil, falta tbm o teto solar!
ExcluirEsc mais air bag freio a disco nas 4 rodas e oDSG!
ExcluirNo maximo por R$ 60milim. Bejamos q esta caro estes atuais
Acho eu, que com esses opcionais, vai chegar perto dos 70 mil reais. Infelizmente. Se se for o DSG a seco, caixa de 7M do Golf TSi, pois se for a banhada a óleo DSG 6, essa é mais eficiente e bem mais cara do que a de 7M. Tudo especulação da VW, imagina a minha?! hehe
ExcluirPode até vir com teto solar como opcional, mas desde que como opcional. Essa inutilidade e frescura só serve pra chamar a atenção. Só ando com vidros fechados e ar ligado.
ExcluirControles de estabilidade, pelo menos
ResponderExcluirfalta é preço bom.
ResponderExcluirLançamento Totalmente #FAIL podia colocar mais potencia nesse motor, e o controle de estabilidade e tração?
ResponderExcluirAfrica do Sul os carros rodam com a direção no lado direito... a foto mostra um Up! com direção esquerda.
ResponderExcluirAfrica do sul? so no Reino Unido nao?
ExcluirLukoh, você leu? me parece que não. levou UP! para a África por conta da região que é quente, estavam testando UP! para reparar se as peças duram em alta temperatura ou não.
ExcluirBancos Xadrez da VW é incomparável. Excelentes.
ResponderExcluirdepende muito de como anda, mas na maciota sem AR, transito livre, faço 12km no alcool e 15,8km em Curitiba. UP TSI Cross. Na estrada é melhor andando ate 110 faz 17,5 com ar na gasolina.
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