A Volkswagen mostrou hoje na África do Sul, e confirmou a produção em série, do Up! GTI - versão esportiva do sub-compacto adota o motor 1.0 TSI calibrado para 115 cavalos. O modelo chega ao mercado em 2017.

Volkswagen Up! GTI

Antecipando questionamentos a respeito da baixa potência do modelo, a VW lembra que o primeiro Golf GTI, o MK1, também tinha 115 cavalos. E o Up! GTI também não está muito longe do primeiro Golf GTI em termos dimensionais: 3,6 metros do Up! contra 3,7 metros do Golf GTI Mk1; 1,627 metros de lagura do Up! contra 1,61 metros do GTI Mk1, e 2,415 metros de distância entre-eixos do up! contra 2,400 metros do Golf GTI Mk1. E o Up! GTI pesa 1020kg, enquanto a primeira geração do Golf GTI pesava 880kg.

Volkswagen Up! GTI

A VW ainda não revelou os números de torque, mas com transmissão manual este Up! GTI acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos - 0,54 segundos mais rápido que o Golf GTI de 1975, com seu motor 1.6.  O Up! GTi atinge velocidade máxima de 192 km/h. Com a transmissão DSG o Up! GTI ficará ainda mais rápido.

Volkswagen Up! GTI

O modelo mostrado é um protótipo, mas todos os elementos distintivos do GTI estão presentes.

Volkswagen Up! GTI - interior

Há uma faixa preta na borda inferior da carroceria, assentos com revestimento em tartan - o mesmo do Golf GTI, costura vermelha no volante e um acabamento vermelho e preto no painel.

Volkswagen Up! GTI - interior

A  manopla de câmbio é revestida em couro e comanda uma caixa de transmissão manual de seis velocidades.

Volkswagen Up! GTI - interior

O volante adotado no Up! GTI também é oriundo do VW Golf GTI, de três raios com a base reta.

Volkswagen Up! GTI

Tecnicamente, o motor é um feito notável, com o turbo operando com pressão de 1,5 bar (nada menos que a mesma pressão do motor do Porsche 911 Turbo) e a uma taxa de compressão de 10,5:1. Juntamente com um intercooler refrigerado a água, a potência de 115 cavalos já é impressionante, mas os engenheiros consideram que poderiam ter atingido algo próximo a 125 cv.

Volkswagen Up! GTI

Segundo testes que foram conduzidos pela imprensa européia, o enérgico motor do Up GTi puxa notavelmente bem e tem uma faixa de potência linear, mas há marchas um pouco longas - que foram adotadas para melhorar a economia - consumo médio de 20,8 km/l, segundo dados oficiais. O câmbio manual tem engates perfeitos, precisos e curtos.

Volkswagen Up! GTI

Mecanicamente, o Up GTi é muito alterado em relação ao modelo convencional, adotando peças do Polo GTI, como o sistema de direção e os freios ventilados. A suspensão é 15 mm mais baixa que o Up! convencional e que foi muito alterada. Manteve-se o esquema McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, mas inclui-se um novo elemento rígido de montagem superior, novos braços de suspensão e novos amortecedores.

Volkswagen Up! GTI

O quão eficaz resultou todas as alterações é difícil de julgar, segundo relatos dos testes europeus, nas estradas planas da África do Sul, onde a VW conduz os testes de durabilidade em clima quente. Entretanto, os engenheiros sugerem que é até possível fazer o Up! GTI sobre-esterçar se o piloto estiver com muita disposição ou errar muito na condução. O conforto de passeio do modelo, porém, foi considerado "impressionante", absorvendo tanto imperfeições que produzem vibrações de baixa frequência, quanto no amortecimento de grandes solavancos - algo notável em face das tendências esportivas do Up! GTI.

Vídeo - VW Up! GTI



Conclusão

O Up! GTI não é um carro criado para ser o mais rápido GTI de todos os tempos. Ao contrário, é um veículo destinado a atrair uma nova geração de amantes de GTi, que ainda são financeiramente auxiliados pelos pais.



O Up! GTI não é um carro criado para ser o mais rápido GTI de todos os tempos. Ao contrário, é um veículo destinado a atrair uma nova geração de amantes de GTi, que ainda são financeiramente auxiliados pelos pais. O seu sucesso vai depender dos preços e custos de seguro, mas rumores já sugerem uma faixa em torno de 18.000 Euros - o que é elevado até mesmo para os abastados padrões europeus.

20 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. TOP. TENHO UM SPEED , O CARRO FAZ 20 KM/LITROS FACIL . OBRIGADO VW.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um Cross Up TSI...só faz 20 km/litro se andar na reta a 90km/hora.
    Eu ando a média de 130 km/h - Rodovia dos bandeirantes ( tapetão)...faz no máximo 14,5km/litro a gasolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho um High MPI, e realmente é isso mesmo, se forçar ele bebe igual 1.6, mas a 90 por hora eu faço 20, e a 80 até 22, mas isso no CB, porque na bomba o meu é sempre 1km/l a menos.

      Excluir
    2. A VW nem pra colocar um freio a disco na traseira, dessa versao GTI... Ate eu coloquei discos traseiro no meu cross up! Tsi, e a vw nao. Que mancada!

      Excluir
    3. Eu olho x litros e x. Kms

      Divido 500km por 43litros q e o tanque é isto q o meu tsi dá em BH

      Tanque é 50 litros menos 7 da rezerva.é isto?

      Excluir
    4. gasolina aduterada brother nem se vc andar no modo Eslamico no up tsi ele faz só isso ele faz entorno de 15,7-16 km/l andando normal se anda que nem um loco faz 14,2-14,6 km/l

      Excluir
  3. Esse Up está muito próximo do reestilizado que deve aparecer por aqui e já digo,ficou muito bom.
    Mas quando ele chega? Já vi duas previsões uma para abril e outra para o segundo semestre de 2017.

    ResponderExcluir
  4. "Com a transmissão DSG o Up! GTI ficará ainda mais rápido."

    Isso foi um erro ou o Up vai vir mesmo com câmbio DSG?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a única coisaa que falta à esse carro! Ah, no caso do Brasil, falta tbm o teto solar!

      Excluir
    2. Esc mais air bag freio a disco nas 4 rodas e oDSG!

      No maximo por R$ 60milim. Bejamos q esta caro estes atuais

      Excluir
    3. Acho eu, que com esses opcionais, vai chegar perto dos 70 mil reais. Infelizmente. Se se for o DSG a seco, caixa de 7M do Golf TSi, pois se for a banhada a óleo DSG 6, essa é mais eficiente e bem mais cara do que a de 7M. Tudo especulação da VW, imagina a minha?! hehe

      Excluir
    4. Pode até vir com teto solar como opcional, mas desde que como opcional. Essa inutilidade e frescura só serve pra chamar a atenção. Só ando com vidros fechados e ar ligado.

      Excluir
  5. Controles de estabilidade, pelo menos

    ResponderExcluir
  6. Lançamento Totalmente #FAIL podia colocar mais potencia nesse motor, e o controle de estabilidade e tração?

    ResponderExcluir
  7. Africa do Sul os carros rodam com a direção no lado direito... a foto mostra um Up! com direção esquerda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Africa do sul? so no Reino Unido nao?

      Excluir
    2. Lukoh, você leu? me parece que não. levou UP! para a África por conta da região que é quente, estavam testando UP! para reparar se as peças duram em alta temperatura ou não.

      Excluir
  8. Bancos Xadrez da VW é incomparável. Excelentes.

    ResponderExcluir
  9. depende muito de como anda, mas na maciota sem AR, transito livre, faço 12km no alcool e 15,8km em Curitiba. UP TSI Cross. Na estrada é melhor andando ate 110 faz 17,5 com ar na gasolina.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem