No ranking de mais vendidos, a liderança permanece com o Chevrolet Onix, com 14.300 unidades emplacadas, crescendo 1,5% sobre outubro, seguido de Hyundai HB20, com 11.411 unidades (+0,5%) e Ford Ka em terceiro, crescendo 13,8%, para 7.049 unidades emplacadas.
O destaque positivo do top 10 fica para o Volkswagen Gol, cujas vendas cresceram 158.6%, para um total de 4.813 unidades - rendendo-lhe a 6ª posição.
Já o negativo fica para o Toyota Corolla, único modelo com retração no top 10, tendo caído 8,5% sobre outubro, para um total de 4.685 unidades em novembro.
No caso dos modelos SUV, a liderança ficou com o Honda HR-V, que também apresentou queda de 8,2% no mês. Entretanto, seu principal concorrente, o Jeep Renegade, despencou 34,2%, evidenciando uma migração de compradores para o Jeep Compass, o qual emplacou 2.328 unidades no mês.
Já entre os hatchs médios, o VW Golf, mesmo com produção limitada, foi o líder, à frente de Focus, Peugeot 308, Cruze Hatch e Hyundai i30.
Ranking - 225 veículos mais vendidos - Novembro de 2016 (dados até dia 29)
Rank | Modelo | Out | Nov | Δ [Nov/Out] | Dez (1) | Acml |
1 | GM/ONIX | 14.086 | 15.700 | 11,5% | 709 | 135.650 |
2 | HYUNDAI/HB20 | 11.349 | 12.136 | 6,9% | 490 | 109.872 |
3 | FORD/KA | 6.193 | 7.636 | 23,3% | 212 | 69.407 |
4 | RENAULT/SANDERO | 6.085 | 7.029 | 15,5% | 165 | 57.040 |
5 | GM/PRISMA | 5.312 | 5.927 | 11,6% | 296 | 59.822 |
6 | FIAT/PALIO | 3.821 | 5.250 | 37,4% | 142 | 57.866 |
7 | VW/GOL | 1.861 | 5.182 | 178,5% | 426 | 50.487 |
8 | FIAT/STRADA | 4.234 | 4.987 | 17,8% | 195 | 54.669 |
9 | TOYOTA/COROLLA | 5.119 | 4.970 | -2,9% | 251 | 58.976 |
10 | HYUNDAI/HB20S | 3.086 | 4.399 | 42,5% | 149 | 41.506 |
11 | FIAT/TORO | 4.288 | 4.073 | -5,0% | 195 | 36.190 |
12 | FIAT/UNO | 2.327 | 3.868 | 66,2% | 51 | 31.979 |
13 | FIAT/MOBI | 3.371 | 3.718 | 10,3% | 147 | 24.325 |
14 | HONDA/HR-V | 3.756 | 3.714 | -1,1% | 162 | 51.596 |
15 | VW/UP | 2.736 | 3.660 | 33,8% | 182 | 35.147 |
16 | JEEP/RENEGADE | 4.811 | 3.394 | -29,5% | 109 | 47.699 |
17 | TOYOTA/ETIOS HB | 3.172 | 3.136 | -1,1% | 161 | 34.480 |
18 | GM/S10 | 2.431 | 2.960 | 21,8% | 131 | 23.982 |
19 | TOYOTA/HILUX | 2.332 | 2.858 | 22,6% | 138 | 30.498 |
20 | RENAULT/DUSTER | 1.968 | 2.702 | 37,3% | 38 | 22.969 |
21 | FIAT/SIENA | 2.649 | 2.675 | 1,0% | 121 | 31.202 |
22 | HONDA/FIT | 2.328 | 2.590 | 11,3% | 113 | 25.312 |
23 | JEEP/COMPASS | 231 | 2.539 | 999,1% | 100 | 2.991 |
24 | HONDA/CIVIC | 2.696 | 2.533 | -6,0% | 133 | 18.069 |
25 | FORD/KA SEDAN | 2.563 | 2.521 | -1,6% | 75 | 22.420 |
26 | GM/SPIN | 1.930 | 2.273 | 17,8% | 105 | 20.820 |
27 | RENAULT/LOGAN | 1.769 | 2.262 | 27,9% | 43 | 21.104 |
28 | FORD/ECOSPORT | 2.781 | 2.218 | -20,2% | 92 | 25.929 |
29 | TOYOTA/ETIOS SEDAN | 2.318 | 2.204 | -4,9% | 117 | 27.166 |
30 | NISSAN/VERSA | 2.034 | 2.162 | 6,3% | 101 | 19.776 |
31 | VW/VOYAGE | 613 | 2.015 | 228,7% | 241 | 22.344 |
32 | GM/COBALT | 1.749 | 1.969 | 12,6% | 87 | 20.685 |
33 | FORD/FIESTA | 1.586 | 1.686 | 6,3% | 80 | 15.354 |
34 | NISSAN/KICKS | 1.445 | 1.667 | 15,4% | 85 | 8.138 |
35 | GM/MONTANA | 1.595 | 1.652 | 3,6% | 47 | 12.810 |
36 | VW/FOX | 2.033 | 1.529 | -24,8% | 159 | 39.993 |
37 | NISSAN/MARCH | 1.259 | 1.417 | 12,5% | 38 | 16.885 |
38 | GM/CRUZE SEDAN | 1.475 | 1.415 | -4,1% | 72 | 10.573 |
39 | VICR/SAVEIRO | 996 | 1.358 | 36,3% | 100 | 31.792 |
40 | RENAULT/OROCH | 1.259 | 1.275 | 1,3% | 48 | 12.985 |
41 | FORD/RANGER | 1.361 | 1.262 | -7,3% | 47 | 14.165 |
42 | TOYOTA/HILUX SW4 | 966 | 1.254 | 29,8% | 80 | 10.582 |
43 | HONDA/CITY | 1.057 | 1.105 | 4,5% | 75 | 14.158 |
44 | PEUGEOT/208 | 783 | 975 | 24,5% | 33 | 9.479 |
45 | MITSUBISHI/L200 | 903 | 975 | 8,0% | 43 | 8.902 |
46 | CITROEN/C3 | 724 | 913 | 26,1% | 40 | 10.646 |
47 | FIAT/FIORINO | 671 | 843 | 25,6% | 50 | 9.060 |
48 | PEUGEOT/2008 | 876 | 842 | -3,9% | 61 | 9.667 |
49 | VW/JETTA | 1.204 | 838 | -30,4% | 35 | 8.101 |
50 | CITROEN/AIRCROSS | 591 | 685 | 15,9% | 29 | 6.410 |
51 | VICR/AMAROK | 641 | 607 | -5,3% | 23 | 8.325 |
52 | VW/GOLF | 241 | 579 | 140,2% | 15 | 5.540 |
53 | HYUNDAI/IX35 | 915 | 564 | -38,4% | 18 | 9.751 |
54 | KIA/SPORTAGE | 516 | 490 | -5,0% | 17 | 4.018 |
55 | RENAULT/MASTER | 431 | 489 | 13,5% | 45 | 5.891 |
56 | M.BENZ/CLASSE C | 495 | 463 | -6,5% | 12 | 4.014 |
57 | FORD/FOCUS | 496 | 450 | -9,3% | 14 | 6.386 |
58 | RENAULT/FLUENCE | 296 | 447 | 51,0% | 5 | 3.931 |
59 | FIAT/WEEKEND | 813 | 425 | -47,7% | 16 | 6.353 |
60 | FORD/FUSION | 178 | 410 | 130,3% | 16 | 3.263 |
61 | FIAT/DOBLO | 533 | 390 | -26,8% | 15 | 5.639 |
62 | FORD/FOCUS SEDAN | 538 | 381 | -29,2% | 13 | 5.058 |
63 | NISSAN/SENTRA | 363 | 374 | 3,0% | 21 | 6.023 |
64 | FIAT/PUNTO | 461 | 349 | -24,3% | 20 | 7.367 |
65 | MITSUBISHI/Outlander | 294 | 343 | 16,7% | 14 | 4.441 |
66 | AUDI/Q3 | 437 | 339 | -22,4% | 24 | 3.748 |
67 | MITSUBISHI/ASX | 362 | 337 | -6,9% | 9 | 4.381 |
68 | BMW/X1 | 370 | 314 | -15,1% | 19 | 3.109 |
69 | M.BENZ/CLASSE GLA | 226 | 300 | 32,7% | 12 | 2.943 |
70 | MITSUBISHI/LANCER | 334 | 297 | -11,1% | 13 | 2.548 |
71 | GM/TRACKER | 376 | 293 | -22,1% | 19 | 7.777 |
72 | GM/TRAILBLAZER | 391 | 293 | -25,1% | 14 | 1.544 |
73 | LD DISCOVERY SPORT | 216 | 268 | 24,1% | 17 | 3.612 |
74 | HYUNDAI/HR | 215 | 262 | 21,9% | 7 | 4.096 |
75 | CITROEN/C4L | 247 | 251 | 1,6% | 7 | 3.587 |
76 | NISSAN/FRONTIER | 202 | 218 | 7,9% | 11 | 3.258 |
77 | BMW/320 | 256 | 217 | -15,2% | 14 | 3.092 |
78 | FIAT/BRAVO | 439 | 215 | -51,0% | 2 | 1.879 |
79 | VOLVO/XC60 | 170 | 185 | 8,8% | 6 | 1.921 |
80 | LAND ROVER EVOQUE | 139 | 173 | 24,5% | 7 | 1.806 |
81 | KIA/K2500 | 120 | 157 | 30,8% | 5 | 1.252 |
82 | GM/CRUZE HB | 169 | 154 | -8,9% | 6 | 3.365 |
83 | MITSUBISHI/PAJERO | 149 | 153 | 2,7% | 6 | 2.381 |
84 | IVECO/DAILY 3514 | 122 | 148 | 21,3% | 7 | 1.699 |
85 | HONDA/CRV | 125 | 144 | 15,2% | 6 | 1.789 |
86 | LIFAN/X60 | 179 | 141 | -21,2% | 5 | 1.865 |
87 | FIAT/DUCATO | 165 | 140 | -15,2% | 9 | 2.725 |
88 | VW/CROSSFOX | 190 | 132 | -30,5% | 11 | 3.513 |
89 | KIA/PICANTO | 118 | 132 | 11,9% | 8 | 1.763 |
90 | HYUNDAI/SANTAFE | 89 | 128 | 43,8% | 7 | 1.163 |
91 | SUZUKI/JIMNY | 109 | 127 | 16,5% | 6 | 1.371 |
92 | AUDI/A3 SEDAN | 212 | 123 | -42,0% | 7 | 3.506 |
93 | TROLLER/T4 | 113 | 122 | 8,0% | 8 | 1.308 |
94 | RENAULT/KANGOO | 147 | 118 | -19,7% | 1 | 1.554 |
95 | VICR/SPACEFOX | 157 | 117 | -25,5% | 5 | 1.874 |
96 | RENAULT/CLIO | 174 | 116 | -33,3% | 4 | 10.830 |
97 | SUZUKI/SX4 | 73 | 109 | 49,3% | 7 | 913 |
98 | PEUGEOT/308 | 62 | 108 | 74,2% | 11 | 2.145 |
99 | AUDI/A4 | 73 | 101 | 38,4% | 5 | 812 |
100 | M.BENZ/SPRINTER 311 | 70 | 101 | 44,3% | 13 | 792 |
101 | JAC/T5 | 20 | 96 | 380,0% | 4 | 751 |
102 | MINI/COOPER | 103 | 95 | -7,8% | 4 | 980 |
103 | FIAT/IDEA | 336 | 91 | -72,9% | - | 3.019 |
104 | HYUNDAI/TUCSON | 283 | 90 | -68,2% | 2 | 11.044 |
105 | TOYOTA/PRIUS | 55 | 88 | 60,0% | 0 | 364 |
106 | LIFAN/LF530 | 54 | 80 | 48,1% | 2 | 721 |
107 | KIA/SORENTO | 69 | 75 | 8,7% | 3 | 727 |
108 | VW/GOLF VARIANT | 41 | 69 | 68,3% | 7 | 931 |
109 | GM/CLASSIC | 164 | 68 | -58,5% | 3 | 11.487 |
110 | KIA/CERATO | 118 | 68 | -42,4% | 3 | 1.529 |
111 | BMW/X5 | 69 | 67 | -2,9% | 6 | 516 |
112 | BMW/X4 | 84 | 65 | -22,6% | 6 | 643 |
113 | GM/CAMARO | 13 | 61 | 369,2% | 3 | 421 |
114 | LAND | 56 | 58 | 3,6% | 1 | 724 |
115 | HYUNDAI/I30 | 52 | 57 | 9,6% | 3 | 1.926 |
116 | HYUNDAI/ELANTRA | 33 | 57 | 72,7% | 6 | 826 |
117 | SUBARU/FORESTER | 69 | 53 | -23,2% | 2 | 655 |
118 | CHERY/CELER | 28 | 51 | 82,1% | 1 | 797 |
119 | GM/CAPTIVA | 42 | 50 | 19,0% | 7 | 1.082 |
120 | M.BENZ/GLE | 38 | 49 | 28,9% | 1 | 589 |
121 | DODGE/SPRINTER | 13 | 49 | 276,9% | 0 | 414 |
122 | BMW/328 | 38 | 46 | 21,1% | 1 | 373 |
123 | PEUGEOT/PARTNER | 31 | 45 | 45,2% | 2 | 278 |
124 | JAGUAR/XE | 28 | 42 | 50,0% | 0 | 437 |
125 | BMW/220I | 32 | 42 | 31,3% | 1 | 240 |
126 | FORD/EDGE | 43 | 42 | -2,3% | 1 | 219 |
127 | CITROEN/JUMPER | 30 | 42 | 40,0% | 3 | 733 |
128 | FORD/NEW FIESTA | 48 | 41 | -14,6% | 2 | 1.599 |
129 | PEUGEOT/408 | 26 | 41 | 57,7% | 4 | 876 |
130 | JEEP/CHEROKEE | 53 | 41 | -22,6% | 1 | 689 |
131 | CHERY/QQ | 14 | 41 | 192,9% | 2 | 383 |
132 | AUDI/TT | 32 | 41 | 28,1% | 3 | 358 |
133 | JAGUAR/FPACE | 44 | 41 | -6,8% | 2 | 146 |
134 | M.BENZ/CLA200 | 45 | 40 | -11,1% | 1 | 585 |
135 | FREIGHTLINER/2500 | 35 | 39 | 11,4% | 2 | 430 |
136 | BMW/X3 | 56 | 38 | -32,1% | 6 | 491 |
137 | BMW/X6 | 37 | 36 | -2,7% | 1 | 377 |
138 | M.BENZ/A200 | 44 | 34 | -22,7% | 2 | 433 |
139 | VOLVO/S60 | 26 | 34 | 30,8% | 2 | 237 |
140 | M.BENZ/CLASSE E | 19 | 34 | 78,9% | 1 | 220 |
141 | LIFAN/FOISON | 31 | 34 | 9,7% | 4 | 509 |
142 | FIAT/FREEMONT | 157 | 33 | -79,0% | - | 649 |
143 | FIAT/LINEA | 116 | 32 | -72,4% | - | 1.434 |
144 | VOLVO/XC90 | 35 | 31 | -11,4% | 1 | 400 |
145 | FOTON/AUMARK 1039 | 27 | 31 | 14,8% | 0 | 399 |
146 | PORSCHE/MACAN | 31 | 30 | -3,2% | 5 | 306 |
147 | FIAT/DOBLO | 42 | 30 | -28,6% | 2 | 1.114 |
148 | TOYOTA/RAV4 | 50 | 28 | -44,0% | - | 1.046 |
149 | VW/SPACECROSS | 67 | 28 | -58,2% | - | 525 |
150 | SUBARU/XV | 30 | 26 | -13,3% | 0 | 326 |
151 | M.BENZ/GLC | 38 | 24 | -36,8% | 1 | 530 |
152 | FIAT/500 | 32 | 23 | -28,1% | 2 | 1.039 |
153 | VW/TIGUAN | 13 | 22 | 69,2% | 1 | 923 |
154 | VOLVO/V40 | 31 | 22 | -29,0% | 0 | 459 |
155 | M.BENZ/VITO | 24 | 22 | -8,3% | 0 | 357 |
156 | CHERY/CELER SEDAN | 45 | 21 | -53,3% | 2 | 492 |
157 | CHERY/TIGGO | 24 | 21 | -12,5% | 0 | 324 |
158 | PEUGEOT/BOXER | 22 | 21 | -4,5% | 1 | 629 |
159 | JAC/J3 | - | 20 | 6 | 275 | |
160 | LEXUS/NX200 | 19 | 20 | 5,3% | 0 | 248 |
161 | JAC/T6 | 41 | 19 | -53,7% | 4 | 426 |
162 | KIA/SOUL | 37 | 19 | -48,6% | 4 | 344 |
163 | AUDI/Q5 | 29 | 17 | -41,4% | 1 | 321 |
164 | VW/FUSCA | 9 | 16 | 77,8% | 1 | 250 |
165 | RDK/TIGER | 11 | 16 | 45,5% | 0 | 164 |
166 | GEELY/GC2 | 13 | 15 | 15,4% | 1 | 197 |
167 | VW/PASSAT | 16 | 15 | -6,3% | 0 | 180 |
168 | M.BENZ/SPRINTER 415 | 2 | 14 | 600,0% | 0 | 51 |
169 | AUDI/A3 | 31 | 13 | -58,1% | 0 | 229 |
170 | BMW/BMW 120 | 14 | 11 | -21,4% | - | 881 |
171 | PORSCHE/CAYENNE | 23 | 11 | -52,2% | 0 | 305 |
172 | AUDI/Q7 | 5 | 11 | 120,0% | 0 | 157 |
173 | JAC/J3 TURIN | 5 | 9 | 80,0% | 3 | 373 |
174 | GEELY/EC-7 | 10 | 9 | -10,0% | 1 | 146 |
175 | SHINERAY/P TRUCKS | 7 | 9 | 28,6% | 1 | 80 |
176 | DFSK/K01 | 9 | 9 | 0,0% | 0 | 40 |
177 | AUDI/A6 | 14 | 8 | -42,9% | 0 | 174 |
178 | M.BENZ/SPRINTER 313 | 13 | 8 | -38,5% | 0 | 81 |
179 | AUDI/A1 | 5 | 7 | 40,0% | 0 | 358 |
180 | HYUNDAI/AZERA | 17 | 6 | -64,7% | 0 | 242 |
181 | M.BENZ/CLASSE B | 0 | 5 | 1 | 146 | |
182 | JAC/J2 | 9 | 4 | -55,6% | 0 | 208 |
183 | CITROEN/C4 PICASSO | 6 | 4 | -33,3% | 0 | 199 |
184 | TOYOTA/BANDEIRANTE | 2 | 4 | 100,0% | 0 | 26 |
185 | PEUGEOT/3008 | - | 3 | 0 | 150 | |
186 | JAC/T8 | 6 | 3 | -50,0% | 0 | 96 |
187 | JINBEI/M35 | - | 3 | 0 | 25 | |
188 | SUZUKI/GVITARA | 7 | 2 | -71,4% | 1 | 699 |
189 | RELY/RELY PICK UP | 10 | 2 | -80,0% | 0 | 77 |
190 | AUDI/A5 | 13 | 1 | -92,3% | 0 | 483 |
191 | IVECO/DAILY | 3 | 1 | -66,7% | 0 | 42 |
192 | EFFA/K02 | 2 | 1 | -50,0% | 0 | 22 |
193 | MINI/COOPER COUNTRYMAN | 0 | 0 | 0 | 219 | |
194 | CITROEN/C3 AIRCROSS | - | 0 | 0 | 176 | |
195 | BMW/125I | 1 | 0 | -100,0% | 0 | 147 |
Compass massacrando o IX35 (5x mais) mesmo sem ter um mês completo de vendas.
ResponderExcluirDetalhe: Tem uma fila de espera gigantesca pelo Compass na concessionária daqui.
Era muito simples dominar esse segmento. Era só lançar um produto bonitinho e equipadinho por um preço mais ou menos e pronto! Você massacra impiedosamente a peladissima concorrência.
O maior rival, IX35, custa 110 mil na versão intermediária, que não tem controle de estabilidade, só tem 2 airbags obrigatorios, o acabamento é todo em plástico duro (inclusive o volante), o ar-condicionado é analógico, a central multimídia é xing-ling e não há uma mísero computador de bordo! Fora que a suspensão do IX35 é duríssima é desconfortável, a direção é super-anestesiada, o motor é manco (153 cavalos-caoa)...
O Compass com um pacote justo de equipamentos está deitando e rolando. Eu não compraria (Tenho um Golf Highline e quero trocar por um GTI), mas pra quem quer um Suv está bom. Melhor do que os rivais pelados e inseguros.
Pena que essas vendas vão levar a um rápido aumento de preço.
Por 103 mil é possível levar um Compass com 7 airbags... Lógico que não é barato, mas em terra de IX por 110... Achei muito bom o Compass... Chegando perto balança pra caramba... Também tenho um Golf e quando lembro do quanto perderei em desempenho, agilidade e consumo, o ímpeto da troca passa... Mas é tentador... Não é bom ficar muito perto do Compass não, que a gente pode acabar se empolgando além do lógico...
ExcluirEnfim, com Compass por 103,
HRV, Renegade, Creta, Kicks, IX, Tracker, Duster, ECO,
nenhum pode se atrever a chegar em 93...
Sportage com Airbag Duplo e sem controles de estabilidade por 113 mil então? É um crime...
A JEEP foi muito esperta, aumentou seu ticket e a dupla Renegade / Compass está muito bem posicionada... Mais de 5 mil carros em uma faixa puxada de valor...
Ótimos comentários. Está passado a hora da Hyundai receber um corretivo. Há tempos que se acha marca premium.
ExcluirCompass não tá dando pra quem quer. Dependendo da versão e cor, tem espera de 150 dias.
ExcluirCompass massacrando o IX35 (5x mais) mesmo sem ter um mês completo de vendas.
ResponderExcluirDetalhe: Tem uma fila de espera gigantesca pelo Compass na concessionária daqui.
Era muito simples dominar esse segmento. Era só lançar um produto bonitinho e equipadinho por um preço mais ou menos e pronto! Você massacra impiedosamente a peladissima concorrência.
O maior rival, IX35, custa 110 mil na versão intermediária, que não tem controle de estabilidade, só tem 2 airbags obrigatorios, o acabamento é todo em plástico duro (inclusive o volante), o ar-condicionado é analógico, a central multimídia é xing-ling e não há uma mísero computador de bordo! Fora que a suspensão do IX35 é duríssima é desconfortável, a direção é super-anestesiada, o motor é manco (153 cavalos-caoa)...
O Compass com um pacote justo de equipamentos está deitando e rolando. Eu não compraria (Tenho um Golf Highline e quero trocar por um GTI), mas pra quem quer um Suv está bom. Melhor do que os rivais pelados e inseguros.
Pena que essas vendas vão levar a um rápido aumento de preço.
Acho que só o X6H da Fiat vai tomar a liderança no Onix.
ResponderExcluirSuperar a dupla onix e hb20 é tarefa muito difícil. Os dois são muito acertados para o mercado.
ExcluirNem Onix e muito menos HB20 são bem acertados.
ExcluirOs dois são carros molengas, com motores ineficientes.
O HB20 1.0 e o Onix 1.0 andam bem menos e bebem bem mais que o Gol 1.0 2017 com motor de três cilindros.
E o Gol tem um interior muito melhor resolvido, com mais espaço interno que os dois. tanto onix quando hb20.
Gol também é mais agradável de ser conduzido.
O que explica vendas do Onix e HB20 chama-se Hertz para aquele, e Movida para este.
Tá certo, são as vendas para locadoras que explicam a surra que o Gol tem levado...
ExcluirOK, vamos para a próxima desculpa!
Quando vc diz que gol anda BEM mais e bebe BEM menos é mentira. Me prove com números e links que isso é verdade. Ao menos 20 % de diferença justificaria vc dizer "BEM"
ExcluirMe prove que o gol tem mais espaço interno e me prove q ele tb é mais agradável de dirigir.
Tudo o q vc diz é baseado em paixão e paixão só serve para fazer algo errado.
A bioextratus e a jadlog são empresas q eu tenho frequente contato e as duas tem o gol como carro de frota, ou seja, não é só hb20 e onix q vendem p cnpj.
E por fim, o gol está cansado, muito mais do mesmo e nada de novidade. Coisas q sobram na dupla hb20 obix. Ter hb20 ou onix faz melhor ao ego q ter um simples e gol.
Onix é molenga em que sentido mesmo, Carlos?
ExcluirCarlos4carros Não dá nem para discutir com você, você elegia o gol como se fosse o melhor carro do mundo, o gol é um carro feio velho e mau acabado, Hb20 não é perfeito mas já recebeu muitos prêmios e tem uma qualidade de construção de carro superior como várias mídias fala,tem um motor 1.6 muito bom e vem com versões turbo que não são perfeitas mas é melhor que os gol 1.0 e 1.6, e se você acha que um carro que tem um painel que mau se encaixa na porta bem resolvido você não entende de carro.
ExcluirGente perde tempo com este B#$&! calo4cro nao. Pq ele e blogueiro de montadora
ExcluirAgora minha opinião. Só opinião viu galera. Este carros mais vendidos mostra q o povo e mal informados mesmo. Ou o povo so olha designer mesmo, este motores sao uma porqueiras mesmo ineficientes poluentes, fracos e Beberrões.
Enquanto temos up TSI. Feio ne, mas o adereço do carrinho esta de Baixo do capô!
Potência tambem é segurança faco ultrapassagens tranquilo muitas q nao fazia com um golf 2012 2.0 aspirado AT q eu tinha. Estou extremamente satisfeito com meu pequeno gigante UP TSi.
E mais cinco estrelas em segurança!
Se nao gosta de carro turbo me responde o seguinte! Vc gosta de BMW. AUDI. MERCEDES.
....
Como eu sempre disse, especialmente nos meses de setembro e outubro, a Volkswagen voltaria com tudo depois que a produção normalizasse.
ResponderExcluirAinda não normalizou totalmente. A fábrica do Paraná ainda está em processo de ajuste aos novos fornecedores, e mesmo assim o Golf já lidera.
Gol, Voyage, Fox Saveiro e Up! estão todos entre os campeões de crescimento em novembro.
Os fatos confirmam minhas previsões em setembro e outubro, que eram feitas com base em racionalidade.
"Nem Onix e muito menos HB20 são bem acertados.
ExcluirOs dois são carros molengas, com motores ineficientes.
O HB20 1.0 e o Onix 1.0 andam bem menos e bebem bem mais que o Gol 1.0 2017 com motor de três cilindros.
E o Gol tem um interior muito melhor resolvido, com mais espaço interno que os dois. tanto onix quando hb20.
Gol também é mais agradável de ser conduzido.
O que explica vendas do Onix e HB20 chama-se Hertz para aquele, e Movida para este."
Bobagem, para as pessoas não faz diferença carlos. se o onix é mais vendido do país, mas e daí se é vendido na locadora ou na pessoa fisica? qual a diferença?
até gol tambem é vendido na locadora tanto quanto pessoa fisica, na boa qual diferença?
Teu argumento com muita defesa, muita torcida, e mais. vc é recalcado, isso sim. aceite, onix é bom carro, tem motor antigo mas dura muito. outra hb20 não curto muito mas tbm é bom, pessoal tá gostando. aqui na minha cidade mesmo não vejo hb20 vendido na locadora, geralmente mais pessoa fisica.
A Honda terá que rever seus preços. É a única explicação para a baixa nas vendas do Civic.
ResponderExcluirOutra surpresa negativa é o Cruze, que está vendendo muito pouco. E é o sedam com melhor custo benefício do mercado.
No caso do Civic, a baixa nas vendas se explica com o preço. Superistimado, com certeza.
Mas no caso do Cruze, sinceramente não entendo.
Cruze é bom carro, mas devemos lembrar que até a pouco tempo era possível comprar sedã médio a 80 mil e até menos. Quando parte para 9 pra cima muitos compradores migram para os SUV.
ExcluirCruze está longe de ser um bom custo-benefício.
ExcluirUma avaliação mais coerente mostrará que o bom acerto do conjunto mecânico não suprime as deficiências do produto ...
Logo a Honda começa a dar bônus nas concessionárias. Sempre foi assim.
ExcluirDe fato, com o preço dos sedans rompendo a barreira dos 100k muitos compradores tem optado pelos SUV.
ExcluirE pela enxurrada de SUV's médios disponíveis no mercado muitos tem preferido essa opção!
Tem toda razão.
ExcluirFoi o que matou os hatch.
O preço muito proximo dos sedans. O público migrou.
É verdade, nesta faixa de 90 k já fica perigosamente perto dos SUVs....aí fica difícil.
ExcluirEu tenho meu civic 2012 e adoro meu carro, pretendo continuar com Honda. Mas não aceito pagar o que a Honda está extorquindo pelo novo civic. Ai ano que vem pegarei um semi novo com pouco KM e uns 15 mil a menos que um 0km. Ta bom pra mim... versão de 95 mil hoje por 80 mil, ta valendo.
ExcluirQuais seriam essas deficiências, Charles?
ExcluirPorque realmente estou impressionado com as baixas vendas desse carro, uma vez que esperava, ao menos, que vendesse próximo ao Civic ou até um pouco mais, em razão do preço.
Quanto à concorrência de sedans com SUV, acredito que não seja um fato tão determinante assim, dado que o Corola vende como pão quente.
Vader, inicialmente o design de linhas um tanto duvidosas e fora do padrão tradicionalista do mercado.
ExcluirO preço é outro fator que joga do contra.
O interior é simples demais com aplicação de material de qualidade mediana, além do pouco capricho (peças com rebarbas e cantos vivos). Por ser um produto novo merecia maior atenção neste quesito.
Mas o que ainda pesa do contra ao novo Cruze está em quesitos importantes do pós-venda, como custo de manutenção, por exemplo.
Há também uma grande "?" sobre a confiabilidade do Cruze, porque a geração inicial ficou muito a desejar.
Isso levará tempo para a imagem dessa nova geração derrubar ...
Tendo em vista seu histórico de postagens, confesso que esperava uma resposta mais robusta sua, Charles. O Civic X também tem problemas de montagem, com gaps gritantemente mais largos que o razoável entre as partes da carroceria, aquelas soldas inaceitáveis e encaixe impreciso da mídia "flutuante", deixando sempre mais espaço de um lado que de outro.
ExcluirDesenho não entra em avaliação de custo X benefício, nem se o carro for muito feio. O Cruze passa longe disso - é sim genérico e sem personalidade, mas não é feio sobremaneira, é um belo carro. O LTZ2 metálico é comprado facilmente por R$ 105 mil, com tecnologia embarcada que nem o Civic Touring de 20 mil a mais oferece.
Então considero o Cruze um bom custo X benefício sim no mercado atual.
Nelson, os números de vendas falam por si.
ExcluirDesign acaba por participar de uma avaliação de custo-benefício quando não se alinha com a preferência tradicional e conservadora do segmento. Civic sofre do mesmo mal.
Em nenhum momento descrevi que o Civic não embarca falhas. Aliás, nem cheguei a mencionar o Hondinha.
Civic passa a ser uma má compra por alguns equívocos que já mencionamos diversas vezes nestes fóruns.
Para o design rebuscado e de linhas enjoativas, muitos aspectos, principalmente, conjunto mecânico deveria acompanhar a novidade.
Oferecer um insosso 2.0 aspro com CVT-7(LL) foi um tiro no pé.
As falhas nas soldas das portas ficou feio, ainda mais num produto de R$ 125k. Mas não quer dizer que o modelo apresenta falhas de construção, como no caso do Cruze. As rebarbas que descrevi são sobre encaixes de peças que poderiam se concretizar como peças únicas ao invés de bi-partição. Abaixo do console central há peças com gaps maiores até que de carros populares. Em nenhum modelo dos campeões de vendas do segmento não se verifica isso.
Nem no Jetta, que é um projeto mais antigo, possui uma qualidade de montagem e disposição construtiva muito melhor.
Por custo-benefício se avalia desde as expectativas do produto (pré-vendas), como o produto se mostra ao público-alvo (venda), e principalmente suas ocorrências após aquisição do produto (pós-venda).
Conforme descrevi acima, uma grande "?" mora nesta geração do Cruze, porque a G1 sempre teve uma reputação bem inferior à dupla japonesa, Corolla e Civic.
Civic ganhará uma versão abaixo da Touring com motorização Flex em meados de 2017, e certamente a Honda BR irá mexer em breve nas versões porque as vendas não estão boas, segundo declaração de um concessionário.
Entre Cruze e Civic, pode ter certeza de que o 1º é quem tem muito mais para provar que o 2º.
Se você considera o Cruze um bom custo-benefício, sugiro colocar na ponta do lápis todos os valores, segundo suas perspectivas.
Verá que essa diferença de valores entre a LTZ2 e Touring vira dinheiro de pinga ao final de 3 anos ...
Charles, não conheço o carro de perto. Vendo e fotos e pelas espiadas que dou nos que encontro estacionados, realmente achei que o layout do interior não condiz com a proposta do carro. Agora, havendo esses gaps, realmente não dá para pagar para ter um.
ExcluirMas acredito mesmo que essa conversa sobre o custo benefício se encerra na projeção dos três anos que você sugeriu.
Vader, fiz uma análise de 9 veículos.
ExcluirFiquei entre o Compass 2.0 TDi de R$ 137k e uma BMW 328i por R$ 120k (repasse de um amigo meu).
Mas havia considerado o Cruze LTZ2 e Civic Touring no certame.
No meu caso fiz análise de 3 e 5 anos.
Entre custo de manutenção, seguro, e pacote de peças, depreciação, ao final de 3 anos a perda se equivalia entre os 2 veículos. Em 5 anos, o Civic se saia com melhor proposta.
Cruze tem uma excelente proposta, mas a GMB não tem a mesma reputação que se deseja após aquisição de seus produtos.
Isso ainda soa ruim para um produto "quentinho".
No resumir, Cruze é apenas um sedã médio com um conjunto mecânico destacado. Nada mais.
Mas descartei o Civic, por enquanto. Aquelas soldas horrorosas num carro de R$ 125k é o cúmulo do desleixo.
Não estou com pressa, mas julgo ser sensato analisar desde já.
O que não gostei do Compass 2.0 TDi foi o valor do seguro: R$ 4,4k.
SW4 avaliado em R$ 145k sai por R$ 3,7k, por exemplo. Trailblazer de R$ 115k sai por R$ 3,6k.
BMW 328i 2015/2016 sai por R$ 4,1k, mesmo valor do Golf GTI.
Custo-benefício não é simplesmente avaliar o valor despendido e analisar sob a ótica da proposta.
É necessário levar em consideração diversos outros atributos, principalmente, dos valores relativos à seguro, custo de manutenção em geral, pacote de peças, IPVA, desvalorização, liquidez do produto, entre outros valores e fatores, dentro ou além da garantia ...
Excelente análise, Charles Obrigado pelas informações.
ExcluirAcho que o CIVIC além de caro, ficou muito masculino, afugentou as mulheres, que hoje contam muito. E depois do HR-V, acho que o Civic não venderá mais como antes.
ResponderExcluirMulher não compra sedã médio há muito tempo, compra SUVinho.
ExcluirCruze vendeu mais que o Golf e Focus juntos.
ResponderExcluirEngraçado como todo dono do Golf sofre dessa angústia. Quem comprou no segundo semestre de 2014 e no primeiro de 15 já é obrigado a pensar em trocar de carro e não existem opções razoáveis. Ou o cara gasta muito ou vai ter que se contentar com downgrade.
ResponderExcluirCara, comprei em 2014 e você tem razão em uma parte... Sofreremos downgrade... Porém, nesses 2 anos (o que nem é um grande mérito, pois é pouco...) só gastei (e pouco) com as revisões... Cuido do carro e está zero, sem nenhuma marca nem ruído... Ainda vou ficar um bom tempo com o meu... Ainda mais com esses preços e pacotes de hoje... Mas realmente está osso... Se fosse trocar, o único que me agrada (e posso) seria o Golf TSI por 75. Além desse valor, ou pago 30 mil a mais, ou aceito menos recursos essenciais...
ExcluirConcordo plenamente. Tenho um Golf Highline alemão e para achar outro carro com o mesmo desempenho/acabamento/segurança/equipamentos/dirigibilidade...só gastando o dobro do que eu paguei...e olhe lá!
ExcluirBasta comprar o Golf nacional que é bem superior ao alemao e ao mexicano. Eu mesmo tenho um golf 1.4 tsi dsg7 alemao e um golf 1.6 msisso automático nacional e observo que o nacional e bem superior. A suspensão e mais.confortável e em termos de comportamento dinâmico o nacional transmite mais segurança. E a suspensão um pouco mais alta melhora muiro a usabilidade. Outro ponto de superioridade do golf nacional e que manutenção é mais barata. O câmbio automático do golf nacional é superior ao importado. Mais suave e muito rápido e bem mais silencioso. E esse câmbio do nacional não exige manutenção em toda a vida útil do carro o que dá muita tranquilidade. O câmbio do nacional e muito rápido também. E por fim o nacional tem motor flex que está melhor preparado para os combustíveis nacionais. Enfim já que ando nos dois sistematicamente percebo que o golf nacional e muito superior aosão importados. E mais barato.
ExcluirO meu ta com 63 mil km. Só agora troquei os pneus e as pastilhas dianteiras. Rodo 100 km por dia em percurso misto. Fora isso, só as revisões. Tive um pneu furado com menos de 10 mil km também. Eu já penso em trocar, a garantia acaba agora no fim de dezembro e 3 anos com um carro tá de bom tamanho. Devo ir para o mercado de seminovos. Só não vou pra Variant zera por tão pedindo 130 mil na highline equivalente. Golf nacional por mais de 110, nem a pau.
ExcluirPuxa Fábio, essa é a sua opinião e é lógico que consideramos, já que você diz ter os dois e é do ramo... Mas o Golf importado é tão bem feito, que nem a gasolina brasileira conseguiu prejudicar. Não tive meio problema em 2 anos e o consumo se mantém em 12 cidade, 18 pista.
ExcluirE não adianta... Dizer que carro feito no brasil supera feito na Alemanha é muito punk... Nos vídeos germânicos de teste, o Golf passa por uma série de obstáculos e a suspensão responde exemplar... É feita pra porrada também... E também não tive problema aí...
Câmbio então, sem palavras. Rebaixar DSG para conversor de torque é complicado... 2 anos sem problema. Enfim... Não tenho o nacional, mas já andei no 1.4 Flex, no 1.6 e agora no TSI. Os 3 muito agradáveis, se comprasse carro hoje seria um TSI. Porém, nenhum dos 3 chegou perto de me convencer de estar em um carro melhor... Ainda mais pelo maravilhoso autohold, que só o Alemão tem...
Consideramos sua opinião, porém, com certeza,
a maioria passa longe de concordar...
O Golf nacional tem mais qualidade que o alemão e o mexicano. O Nacional é mais adequado à realidade brasileira.
ExcluirEm termos de acabamento não há diferença alguma, mas a suspensão do nacional é claramente mais parruda, mais pronta para enfrentar buracos, valetas e pancadas.
Já peguei buracos com o golf nacional e só se ouve um "plum plum". o carro nem toma conhecimento. Já o alemão ouve-se uma batida seca.
Fora que o nacional é mais prático, não rala em lombadas e valetas, enquanto o importado exige mais cuidado e a todo momento é necessário verificar o alinhamento da traseira.
O Golf nacional não. É um carro para vc comprar e andar sem dó. Em buraco, lombada, valeta e tudo. Sem frescura. E sem se preocupar com manutenção pois as revisões são anuais, o câmbio jamais exige troca de óleo, não faz barulho do DSG, nada. Um espetáculo.
E tem fato que o motor do nacional é 10 cv mais potente e ainda flex, que engole qualquer gasolina sem medo. Já o importado os donos ficam com frescura e usam podium de 5 reais. O Golf nacional aceita qualquer coisa sem reclamar.
Sobre o câmbio, o DSG do importado é uma peça mais barata e rudimentar comparada com o câmbio com conversor de torque do nacional. O câmbio do nacional é componente mais caro, mais durável, mais robusto, mais suave e mais silencioso. E muito mais confortável ao motorista.
O DSG-7 é bom, mas é um câmbio ruidoso, que dá trancos, claramente menos refinado que o câmbio automático do nacional.
Não é por outro motivo que os modelos mais caros da linha VW/Audi usam câmbios com conversor de torque, e a VW colocou esse câmbio no Golf vendido no Brasil e nos EUA.
Só gosta do DSG quem nunca usou o câmbio do nacional. Nada como um câmbio automático de verdade.
E sobre o Auto Hold, ele só faz sentido em um carro com um câmbio como o DSG que não tem conversor de torque, e, portanto, não tem creeping. Um carro como o Golf nacional, com cambio com conversor de torque tem um funcionamento mais lógico e suave, e que dispensa totalmente o Auto Hold, pois o Auto Hold é apenas uma tentativa de imitar algumas funcionalidades do conversor de torque em um carro que não tem esse recurso.
Tenho um Golf Highline alemão há quase três anos e adoro o Auto-Hold, sensacional. Não tive nenhum problema com o carro, uma jóia.
Excluir. Fábio, já andei no Golf nacional e gostei bastante. Mas o acabamento do alemão é superior, é só ver a qualidade do plástico do console (onde tem o câmbio e o freio de mão).
Já a suspensão Multilink do meu é um espetáculo. Ando a 200 km/h parecendo que estou a 120...e não acho nem um pouco dura. É firme, sem ser desconfortável.
Aliás, Golf é Golf...não desmereço nenhum, todos têm pontos positivos e negativos, mas sempre anos-luz da concorrência.
Abraços.
Opa, o Autohold é impecável cara... Fica todo tempo travado, você esquece o freio... Imagine um farol em subida... Você pisa leve no freio e esquece. Depois, só acelerar e o carro não desce 1 cm... É o funcionamento perfeito! Quanto ao creeping, basta leve acelerada para desbloquear o carro e a função entra normalmente... Desligou o carro ou tirou o cinto, freio de estacionamento ativado. Ideal.
ExcluirDo barulho do câmbio já ouvi e foi muito engraçado... Na hora pensei: é só isso? Rua de paralelepípedo, andando devagar, vidro aberto e ouvido atento... Exatamente como rodo dia a dia, 99% das vezes...
E ainda não raspou em lombada e valeta não... Imagine... A altura é coerente para a cidade... Não sei das lombadas de Itu... Mas enfim... Agora, já peguei buraco turbo e a suspensão bate mesmo... Mas até aí, diante de todos os ganhos, isso é irrelevante... Acontece 1 vez por ano e olhe lá...
Entendo a teoria dos seus pontos, porém, na prática, certamente para a maioria dos proprietários, esses pontos não acontecem...
Quanto aos nacionais, lógico, são os melhores diante dos concorrentes nacionais. Simples assim.
O AutoHold é necessário no carro com câmbio automatizado pois não há o creeping do conversor de torque, então precisa desse sistema complexo que freia o carro em subida, precisa dar um toque no acelerador para começar a andar, etc.
ExcluirNada disso substituiu o creeping do conversor de torque, que tem um funcionamento mais suave e intuitivo. Quem está acostumado e gosta de carro automático, rejeita o funcionamento do Auto Hold, acha estranho, e esse é um dos motivos pelos quais ele foi abandonado no Brasil e nos EUA.
E não dá para emular o creeping no DSG, pois as embreagens sofreriam elevado desgaste. O Auto Hold pode ser bom quando não se tem nada, ele está muito longe de superar o creeping do câmbio com conversor de torque, este sim de funcionamento perfeito.
O barulho do câmbio DSG pode não incomodar algumas pessoas, eu não me incomodo. Mas incomoda a maioria. E ele é muito frequente e alto em pisos de baixa qualidade. basta ver como tem reclamação de "barulho de dsg" por aí, enquanto sobre o Golf nacional, com câmbio automático com conversor de torque não há reclamação alguma. ZERO. Ninguém reclama de ruído, de "retenção" de nada, pois o carro foi aperfeiçoado. É assim que tem que ser.
Sobre a altura de suspensão, a do alemão/mexicano não é adequada. A do nacional que é. Onde o alemão/mexicano bate e rala, o nacional nem toma conhecimento.
Quando pega buraco com o alemão, ouve-se batida seca, no nacional não. Ele absorve com competência, e ainda não tem risco de desalinhar a traseira, como acontece no alemão/mexicano.
Quando à opinião "da maioria dos proprietários" dos importados, eu recomento que sejam desconsideradas, pois são equivocadas, já que esses proprietários de modelos importados em geral não tiveram contato com o nacional e nutrem um pre-conceito típico do chamado "complexo de vira-lata", que é o de achar que "tudo que é importado é melhor", o que é errado. O Golf e o Audi A3 nacionais estão aí para provar que os nacionais são melhores e de melhor qualidade.
Esse Carlos é uma piada pronta. GM com Onix e a Hyundai com o HB20 fizeram a lição de casa.
ResponderExcluirso quem pode tomar o lugar do onix e a nova geracao do punto q chegara agosto do ano q vem com motores firefly 1.0 e 1.3 alem do evo 1.8 de 139cv. ta dificil ate pro hb20 q agora sei q e melhor q o onix
ResponderExcluirGol (antigo queridinho das locadoras diga-se de passagem) vem tomando surra a mais de dois anos do onix...o brasileiro não aguenta ouvir falar mais de Gol e Palio...a GM que foi esperta, tirou o Corsa do mercado e introduziu um carro totalmente novo, do conceito ao nome. Se VW continuar com esses facelifts mequetrefes no gol vai continuar na rabeira.
ResponderExcluirOnde que eu assino?
ExcluirO que está acontecendo com Fox?
ResponderExcluirMe desculpem mas o Gol trendline foi o carro 1.0 aspirado mais esperto testado pela revista Carro e AutoEsporte (As outras só testaram o comfortline). E foi sim bem mais econômico que o Hb20. A rigidez torcional do Gol é elogiável, se não for superior a muitos (Ônix, March, Sandero, por exemplo). O problema do Gol é que muita gente cansou do nome, ou pega como referência o antigo Gol, sem nunca ter dirigido um com motor EA211. O erro da VW nele é o motor EA111 1.6 e os pacotes.
A GM conseguiu deixar seu velho 4 cilindros melhor que o 3 da VW,isso pode mudar com o tempo. É natural que o novo motor alemão tenha muito a evoluir ainda. Mas a verdade é que atualmente o GM é melhor!
ResponderExcluirFavor atualizar o ranking pois não considera o ultimo dia de vendas.
ResponderExcluirEsse ranking está errado mesmo, o Onix vendeu 15700 em Nov, o HB20 12136 e por aí vai...
ResponderExcluirrespeito opiniões mas, para mim o ônix é horrível. o gol pode até estar com o visual cansado mas, ainda assim acho ele bem mais bonito que o ônix. agora o hb20 e ´mais bonito que o gol e mecânica equivalente. gol 1.6 bem melhor que ônix 1.4! e praticamente o mesmo preço . vou de gol.
ResponderExcluirA coisa está feia para a VW, fecha novembro como a quinta montadora em vendas. Pensar que nos anos setenta e até oitenta a cada cinco carros três eram vw. A Fiat é outra que a cada ano perde mais espaço.
ResponderExcluirBesteira. A VW caiu para 8º setembro e outubro por conta da interrupção de produção. Agora, voltou a funcionar em carga total apenas a fábrica de Taubaté e já voltou ao 5º. Agora em dezembro começa a operar com carga total a unidade de São José dos Pinhais, com normalização da produção do Fox, outro modelo que está no top 10 mais vendidos. Além, é claro, do Golf e do A3, que começam a chegar novamente às concessionárias a partir da semana que vem.
ExcluirNo ano, a VW está em terceiro, e manterá o terceiro lugar no mês em dezembro.
E até 2018, tem planos de ser líder no Brasil, com novo Gol, um SUV para competir com o HR-V e também uma nova picape média entre a Saveiro e a Amarok.
E, claro, Amarok 2017 chegando às lojas já na semana que vem, com força total.
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