O mercado automotivo brasileiro vive no biênio 2015-2016 uma de suas piores quedas histórias. Este ano a indústria deve fechar com retração em torno de 20%, enquanto em 2015 a queda foi e 25,5%, a pior desde 1987, ano no qual o Gol foi o modelo mais vendido.
Em 1987 o VW Gol, ainda em sua primeira geração, foi o modelo mais vendido, com um total de 59.740 unidades comercializadas.
O segundo carro mais vendido no Brasil foi o Chevrolet Monza, espécie de Corolla da época, com um total de 53.460 exemplares transacionados.
O pódio de 1987 fechou com o Ford Escort, que logrou êxito em emplacar 50.946 veículos no ano.
A quarta colocação entre os carros mais vendidos era do Chevrolet Chevette, um compacto com tração traseira que estava no mercado há mais de 13 anos, e vendeu 45.727 unidades.
O quinto lugar coube ao Fiat Uno, modelo que sobreviveu em produção até 2014, com 36.585 unidades emplacadas.
O sexto lugar foi do Ford Del Rey, modelo luxuoso da marca americana, com 33.963 unidades comercializadas.
O seu concorrente, Volkswagen Santana, foi o sétimo mais vendido, com 33.748 exemplares emplacados.
A oitava colocação era da versão perua do Gol, a Parati, com 21.467 unidades vendidas.
Já sua versão três volumes, o Voyage, figurou na 9ª colocação depois de vender 19.804 unidades.
Fecha o top ten o Fiat Prêmio, concorrente do Voyage, com 18.516 exemplares vendidos.
Ranking - 20 carros mais vendidos de 1987
1º Volkswagen Gol - 59.740 unidades
2º Chevrolet Monza - 53.460 unidades
3º Ford Escort - 50.946 unidades
4º Chevrolet Chevette - 45.727 unidades
5º Fiat Uno - 36.585 unidades
6º Ford Del Rey - 33.963 unidades
7º Volkswagen Santana - 33.748 unidades
8º Volkswagen Parati - 21.467 unidades
9º Volkswagen Voyage - 19.804 unidades
10º Fiat Premio - 18.516 unidades
11º Volkswagen Kombi - 17.942 unidades
12º Ford Pampa - 13.506 unidades
13º Ford F-1000 - 11.076 unidades
14º Volkswagen Passat - 9.607 unidades
15º Fiat 147 Pick up - 9.563 unidades
16º Fiat Elba - 7.397 unidades
17º Toyota Bandeirantes - 3.576 unidades
18º Fiat Fiorino - 3.337 unidades
19º Chevrolet Opala - 2.559 unidades
20º Gurgel X12 - 1.243 unidades
Fonte: Jato Dynamics via iCarros
Impressionante como o Santana tomava surra do Monza, mesmo somando Santana + Passat, ainda apanhavam feio.
ResponderExcluirE isso adiantou o quê? A GM em 1987 era incontestavelmente a maior empresa do planeta, e a VW não estava nem no top 20.
ExcluirMas o Monza vendia mais que o Santana e o Passat no Brasil.
Em 2009, a GM foi a falência. E em 2016 a VW se tornou a maior do planeta.
Se analisarem a história, verão o porque da GM ser extinta. A atual é outra empresa, tão ruim quanto a anterior.
ExcluirO chevette, Monza, Kadette, astra, Corsa e Agile são a mesma plataforma. Tudo requentado. no Brasil acreditava-se serem modelos distintos. Mas, os alemães, conhecedores dessa esperteza, deixaram de comprar Opel. Um dos braços fortes da GM.
A Fiat segue essa política de requentar plataforma, câmbio e motor. Vide os Unos, Pálios, Puntos, Lineas, mobis Renegades, com reaproveitamento de componentes.
O consumidor está conhecendo esta estratégia da Fiat no Brasil, como os alemães da Opel.
Um dia a casa cai definitivamente.
Pra ver, monza vendia mais que chevette e santana vendia mais que voyage, ou seja, carros médios vendendo mais que compactos. Eu particularmente tinha dois que eu gostava muito, o passat pointer e o opala.
ResponderExcluirO monza era uma boquetagem perto do Santana. Posição de dirigir do Monza horrível, câmbio de péssimos engates, espaço interno reduzido. E o motor 2.0 que levou bomba no teste de longa duração da 4 rodas.
ExcluirJá o Santana era um projeto moderno, com câmbio mangífico, rodar suave e ótimo comportamento dinâmico.
O resultado: Santana viveu até 2006, e o monza morreu em 1996.
Esse é seu ponto de vista, mas o Monza saiu pra dar lugar ao Vectra, que em 96 parecia ter vindo do futuro perto do Santana que ficou até 2002
ExcluirO Vectra de 96 realmente causou um impacto que só o New Civic veio causar novamente, em 2006.
ExcluirO Ford Pampa liderava as picapes compactas, o 147 picape vendia bem ainda. E hoje a liderança é do Fiat Strada. E quem era a dona Volks? Hoje nem parece que teve essa herança.
ResponderExcluirTá difícil! Gol, sem chances!!! Com projetos atuais, HB20 e Onix permanecerão reinando por um bom tempo.
ResponderExcluirSinto saudade das versões esportivas do Gol ( GT, GTS e GTi).
ResponderExcluirVamos ver o tão sonhado e prometido Gol GTi 2018. É um carro muito esperado e quem sabe faça aumentar muito as vendas do Gol, como nos anos 80 o fez com GT, GTS e GTi.
Tive todos esss carros da VW. Todos eram superiores aos da concorrência.Esse Uno dava dó; depois de dirigir algum tempo a dor no braço era terrível de tão ruim que era o câmbio.
ResponderExcluirComo o sexto vendeu mais que o quinto?
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