A Ford revelou o protótipo do Fusion Hybrid autônomo de nova geração que será exibido ao público pela primeira vez em janeiro, na CES e no Salão Internacional de Detroit, nos EUA.
O modelo usa a plataforma atual de veículo autônomo da Ford, mas com um novo programa de computador com maior poder de processamento. Os controles elétricos estão mais perto da fase de produção e ajustes feitos na tecnologia de sensores, incluindo seu reposicionamento, permitem que o carro veja melhor o que está ao seu redor. O vídeo a seguir mostra os detalhes.
Os novos sensores LiDAR, instalados no teto, têm um design mais elegante e um campo de visão mais focado, o que permite ao carro usar agora apenas dois sensores, em vez de quatro, com a mesma capacidade de processamento de dados.
O novo modelo também avança nos dois elementos principais para a criação de um veículo autônomo – a plataforma, que é uma versão atualizada do carro em si, e o sistema de direção virtual. No design, o protótipo do Fusion Hybrid autônomo de nova geração segue a linha do Fusion atual, que estreou globalmente há três anos.
Esse desenvolvimento faz parte do plano da Ford de iniciar a produção em alto volume de um veículo totalmente autônomo de nível 4 da SAE para operação comercial em 2021, em serviço de compartilhamento ou carona. Para aprimorar seu desenvolvimento nessa área ela está investindo ou fazendo parceria com quatro start-ups e mais que duplicou suas equipes no Vale do Silício e no campus de Palo Alto.
Com base em mais de uma década de pesquisa em veículos autônomos, o primeiro carro totalmente autônomo da Ford será um modelo de nível 4, conforme definido pela Sociedade de Engenheiros Automotivos. Ele será projetado para operar sem volante, acelerador ou pedal de freio, para uso em serviços comerciais de compartilhamento ou carona dentro de uma área geográfica limita
Fusion Hybrid de nova geração em versão autônoma - vídeo
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.