A montadora alemã de carros premium Audi está comemorando o aniversário do Audi A3. O modelo estreou há 20 anos no Salão do Automóvel de Frankfurt com carroceria hatch, e hoje está disponível em quatro estilos de carroçaria.

Audi comemora o aniversário de 20 anos do A3 - histórico

A Audi lançou o A3 em 1996. O carro foi desenvolvido a partir do zero com base na plataforma do Golf IV, que chegou ao mercado em 1997. Da primeira geração, o Audi A3 vangloriou-se de trazer inovações e características de qualidade de modelos de luxo para os modelos compactos, tornando-se o fundador do segmento compacto premium.

Audi A3 de primeira geração

O A3 foi inicialmente disponível exclusivamente como um hatchback de três portas, em três versões de acabamento e quatro diferentes motores gasolina e diesel. Em setembro de 1998, a Audi trouxe a tração quattro permanente. Uma variante de cinco portas juntou-se o modelo de série, em março de 1999.

Audi A3 de segunda geração

Ainda em 1999 chegou ao mercado o esportivo Audi S3, com motor 1.8 turbo de quatro cilindros e 210 cavalos. Em 2005 chegou a segunda geração que se caracterizava na dianteira pela grande Singleframe, que tornou-se um elmento distintivo da marca. A Audi também expandiu a família A3 para incluir sua primeira versão conversível, o A3 Cabriolet, lançado em 2008.

Audi A3 de terceira geração

Agora na terceira geração, o Audi A3 está disponível pela primeira vez como um sedã de três volumes. Esta versão do A3 estreou no Geneva Motor Show 2012. Em 2016, o modelo recebeu uma atualização estética e de tecnologia.

Audi A3 2017

O Audi RS 3 Sportback é o topo de gama esportivo. A primeira geração foi lançada em 2011 com motor cinco cilindros de 340 cv. A segunda edição do RS 3 Sportback tem 367 CV, e chegou em 2015.

Interior: do analógico ao digital

A primeira e segunda geração do Audi A3 saiu da linha de montagem com um velocímetro analógico e tacômetro. O atual A3 está disponível com o cockpit virtual do Audi - opcional. O cockpit totalmente digital retrata as mais importantes informações relevantes em alta resolução em uma tela TFT com uma diagonal de 12,3 polegadas.

Audi A3 de primeira geração - interior

O motorista pode alternar entre dois modos de exibição, pressionando o botão "View" no volante multifunções. No modo clássico, os instrumentos são tão grandes como instrumentos analógicos convencionais.

Audi A3 de segunda geração - interior

No modo de Infotainment, no entanto, uma janela central domina. Ele fornece mais espaço para o mapa de navegação ou exibe listas de fácil leitura das funções do telefone, rádio e áudio.

Audi A3 de terceira geração - interior

Tacômetro e velocímetro são exibidos como pequenos e redondos gadgets.

Sistema de movimentação: da convencional ao alternativo

O A3 também é o precursor do portfólio do modelo Audi quando se trata de variantes do sistema de movimentação. Além de oito motores convencionais gasolina e diesel, o A3 foi também está disponível com dois sistemas de propulsão alternativa desde o lançamento da terceira geração: um modelo movido a gás natural e um híbrido plug-in.

Audi A3

O Audi A3 e-tron é o primeiro híbrido plug-in da marca. Ele pareia um 1.4 TFSI com um motor elétrico. O motor de combustão produz 150 cv e oferece 250 Nm de torque; Estes números para o motor elétrico são 75 kW e 330 Nm. A potência do sistema de 204 cv permite desempenho esporitivo. Quando conectado a uma tomada trifásica de 380 volts, demora pouco mais de duas horas para recarregar completamente a bateria de lítio-íon (8,8 kWh).

Transmissão: primeira transmissão automática de dupla embreagem

A transmissão de dupla embreagem eletro-hidráulica fez sua estreia em um modelo de produção de volume no Audi A3 de segunda geração. Habilitado para condução esportiva graças às mudanças de velocidade ultra-rápidas com nenhuma ruptura na potência de propulsão.

Sistemas de assistência: do controle de velocidade à condução autônoma

Os numerosos sistemas de assistência ao motorista do A3 exemplificam o ritmo de desenvolvimento rápido em eletrônica. A atual geração de modelo oferece sistemas como sistema de monitoramento frontal com proteção preditiva de pedestre e sistema ativo de manutenção em pista.

Audi A3

Há também o sistema auxiliar de condução em congestionamento. O sistema mantém distância para o veículo à frente no trânsito. Se o cliente combina o assistente de tráfego e o S tronic, no trânsito lento até 65 km/h em estradas bem pavimentadas, o sistema controla o volante, tornando o primeiro passo de condução autônoma.

Modelo de sucesso: mais de 4 milhões de unidades vendidas desde 1996

Audi A3

Inicialmente lançado na Alemanha, o A3 tornou-se um player global, tendo chegado a mais de 100 mercados, tendo superado 4 milhões de modelos desde 1996.

10 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. E quando sai a linha 2017 re-estilizada no Brasil???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O A3 é o segundo modelo premium mais vendido do Brasil em 2016, e liderou o mercado até agosto, quando teve a produção interrompida por problemas de fornecimento. Ficou dois meses e meio parada.

      E mesmo assim supera em vendas a BMW Sèrie 3. E na pista de testes do acelerados, o A3 1.4 Flex automático humilhou o Mercedes Benz C180.

      E agora em novembro já está liderando o mercado novamente.

      Sucesso absoluto também no Brasil, especialmente o modelo nacional.

      Excluir
    2. Agora em novembro liderando novamente? Qual é a mágica, já que ele emplacou apenas 123 unidades, contra 463 unidades do Classe C?

      Depois fala que os outros é que comemoram números...

      Excluir
    3. Está liderando em dezembro.

      Acho incrível como estão preocupadas com as vendas de A3.

      Deve estar cheio de diretoras de marketing, vendas e comerciais da Audi, Mercedes e BMW aqui.

      Excluir
    4. Carlos se você somar A3 sedan e A4 não chega nem a metade do classe C. Isso foi ano todo. Melhor se informar mais sobre as vendas.

      Excluir
    5. Em dezembro o A3 sedan está liderando;.

      Excluir
    6. Cara, estamos em 3 de dezembro kkkkkkkkk, isso pq estou comentando na madrugada

      Excluir
    7. Reestilizado. Não é re-estilizado! Fica a dica!

      Excluir
  2. tenho o a3 sport 2011 e curto muito ele - 2.0 turbo. Anda muito bem!

    ResponderExcluir
  3. Tive a primeira geraçao 1.8T 180cv Tiptronic... muuuito show o carro, era um foguetinho

    Meu tio tem o segunda geração 2.0T Stronic, carro anda muito bem e da pra se divertir bastante com o conjunto 200cv e Stronic.

    Meu cunhado tem o 1.8 sedan(alemao) da atual geração, melhorou bem em questao de rodagem e feeling da direção, porem anda pouco menos que o 2.0T 2008 do meu tio.
    Bom isso foi sanado com o 2.0 agora.

    Enfim sempre curti o A3 e sempre achei melhor de acabamento do que a serie 1 da BMW.

    Nunca dirigi as 118/120i modelo atual, deva ser carro muito bom. Mas curto o Audi, o design me agrada mais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem