A montadora alemã de carros premium Audi está comemorando o aniversário do Audi A3. O modelo estreou há 20 anos no Salão do Automóvel de Frankfurt com carroceria hatch, e hoje está disponível em quatro estilos de carroçaria.
A Audi lançou o A3 em 1996. O carro foi desenvolvido a partir do zero com base na plataforma do Golf IV, que chegou ao mercado em 1997. Da primeira geração, o Audi A3 vangloriou-se de trazer inovações e características de qualidade de modelos de luxo para os modelos compactos, tornando-se o fundador do segmento compacto premium.
O A3 foi inicialmente disponível exclusivamente como um hatchback de três portas, em três versões de acabamento e quatro diferentes motores gasolina e diesel. Em setembro de 1998, a Audi trouxe a tração quattro permanente. Uma variante de cinco portas juntou-se o modelo de série, em março de 1999.
Ainda em 1999 chegou ao mercado o esportivo Audi S3, com motor 1.8 turbo de quatro cilindros e 210 cavalos. Em 2005 chegou a segunda geração que se caracterizava na dianteira pela grande Singleframe, que tornou-se um elmento distintivo da marca. A Audi também expandiu a família A3 para incluir sua primeira versão conversível, o A3 Cabriolet, lançado em 2008.
Agora na terceira geração, o Audi A3 está disponível pela primeira vez como um sedã de três volumes. Esta versão do A3 estreou no Geneva Motor Show 2012. Em 2016, o modelo recebeu uma atualização estética e de tecnologia.
O Audi RS 3 Sportback é o topo de gama esportivo. A primeira geração foi lançada em 2011 com motor cinco cilindros de 340 cv. A segunda edição do RS 3 Sportback tem 367 CV, e chegou em 2015.
Interior: do analógico ao digital
A primeira e segunda geração do Audi A3 saiu da linha de montagem com um velocímetro analógico e tacômetro. O atual A3 está disponível com o cockpit virtual do Audi - opcional. O cockpit totalmente digital retrata as mais importantes informações relevantes em alta resolução em uma tela TFT com uma diagonal de 12,3 polegadas.
O motorista pode alternar entre dois modos de exibição, pressionando o botão "View" no volante multifunções. No modo clássico, os instrumentos são tão grandes como instrumentos analógicos convencionais.
No modo de Infotainment, no entanto, uma janela central domina. Ele fornece mais espaço para o mapa de navegação ou exibe listas de fácil leitura das funções do telefone, rádio e áudio.
Tacômetro e velocímetro são exibidos como pequenos e redondos gadgets.
Sistema de movimentação: da convencional ao alternativo
O A3 também é o precursor do portfólio do modelo Audi quando se trata de variantes do sistema de movimentação. Além de oito motores convencionais gasolina e diesel, o A3 foi também está disponível com dois sistemas de propulsão alternativa desde o lançamento da terceira geração: um modelo movido a gás natural e um híbrido plug-in.
O Audi A3 e-tron é o primeiro híbrido plug-in da marca. Ele pareia um 1.4 TFSI com um motor elétrico. O motor de combustão produz 150 cv e oferece 250 Nm de torque; Estes números para o motor elétrico são 75 kW e 330 Nm. A potência do sistema de 204 cv permite desempenho esporitivo. Quando conectado a uma tomada trifásica de 380 volts, demora pouco mais de duas horas para recarregar completamente a bateria de lítio-íon (8,8 kWh).
Transmissão: primeira transmissão automática de dupla embreagem
A transmissão de dupla embreagem eletro-hidráulica fez sua estreia em um modelo de produção de volume no Audi A3 de segunda geração. Habilitado para condução esportiva graças às mudanças de velocidade ultra-rápidas com nenhuma ruptura na potência de propulsão.
Sistemas de assistência: do controle de velocidade à condução autônoma
Os numerosos sistemas de assistência ao motorista do A3 exemplificam o ritmo de desenvolvimento rápido em eletrônica. A atual geração de modelo oferece sistemas como sistema de monitoramento frontal com proteção preditiva de pedestre e sistema ativo de manutenção em pista.
Há também o sistema auxiliar de condução em congestionamento. O sistema mantém distância para o veículo à frente no trânsito. Se o cliente combina o assistente de tráfego e o S tronic, no trânsito lento até 65 km/h em estradas bem pavimentadas, o sistema controla o volante, tornando o primeiro passo de condução autônoma.
Modelo de sucesso: mais de 4 milhões de unidades vendidas desde 1996
Inicialmente lançado na Alemanha, o A3 tornou-se um player global, tendo chegado a mais de 100 mercados, tendo superado 4 milhões de modelos desde 1996.
Audi comemora o aniversário de 20 anos do A3 - histórico
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
E quando sai a linha 2017 re-estilizada no Brasil???
ResponderExcluirO A3 é o segundo modelo premium mais vendido do Brasil em 2016, e liderou o mercado até agosto, quando teve a produção interrompida por problemas de fornecimento. Ficou dois meses e meio parada.
ExcluirE mesmo assim supera em vendas a BMW Sèrie 3. E na pista de testes do acelerados, o A3 1.4 Flex automático humilhou o Mercedes Benz C180.
E agora em novembro já está liderando o mercado novamente.
Sucesso absoluto também no Brasil, especialmente o modelo nacional.
Agora em novembro liderando novamente? Qual é a mágica, já que ele emplacou apenas 123 unidades, contra 463 unidades do Classe C?
ExcluirDepois fala que os outros é que comemoram números...
Está liderando em dezembro.
ExcluirAcho incrível como estão preocupadas com as vendas de A3.
Deve estar cheio de diretoras de marketing, vendas e comerciais da Audi, Mercedes e BMW aqui.
Carlos se você somar A3 sedan e A4 não chega nem a metade do classe C. Isso foi ano todo. Melhor se informar mais sobre as vendas.
ExcluirEm dezembro o A3 sedan está liderando;.
ExcluirCara, estamos em 3 de dezembro kkkkkkkkk, isso pq estou comentando na madrugada
ExcluirReestilizado. Não é re-estilizado! Fica a dica!
Excluirtenho o a3 sport 2011 e curto muito ele - 2.0 turbo. Anda muito bem!
ResponderExcluirTive a primeira geraçao 1.8T 180cv Tiptronic... muuuito show o carro, era um foguetinho
ResponderExcluirMeu tio tem o segunda geração 2.0T Stronic, carro anda muito bem e da pra se divertir bastante com o conjunto 200cv e Stronic.
Meu cunhado tem o 1.8 sedan(alemao) da atual geração, melhorou bem em questao de rodagem e feeling da direção, porem anda pouco menos que o 2.0T 2008 do meu tio.
Bom isso foi sanado com o 2.0 agora.
Enfim sempre curti o A3 e sempre achei melhor de acabamento do que a serie 1 da BMW.
Nunca dirigi as 118/120i modelo atual, deva ser carro muito bom. Mas curto o Audi, o design me agrada mais.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.