Começando pelos dados de consumo (dados do INMETRO) e desempenho (dados dos fabricantes), observa-se que há grande equivalência entre os dois modelos, sendo a performance do Mobi Drive ligeiramente melhor que o Up! MPI quando ambos estão abastecidos com etanol, enquanto o Up! é superior com gasolina. Em consumo, o Mobi se mostra 5,2% mais econômico com gasolina em estrada, enquanto o Up! é 3,6% melhor com gasolina em cidade. Há empate com etanol em cidade, mas o Nobi é 6% melhor com o derivado de cana na estrada.
O quadro abaixo traz um resumo dos dados de desempenho, consumo, técnicos e dimensionais, com grifo azul no melhor resultado, e vermelho no pior.
Fiat Mobi Drive (básico) | VW Up! MPI Take (4P) | |
Preço | R$ 39.870 | R$ 42.390 |
Consumo Etanol (cidade) [km//l] | 9,6 | 9,6 |
Consumo Etanol (estrada) [km/l] | 11,3 | 10,6 |
Consumo Gasolina (cidade) [km//l] | 13,7 | 14,2 |
Consumo Gasolina (estrada) [km//l] | 16,1 | 15,3 |
0 a 100 Km/h (segundos) - Etanol | 12 | 12,4 |
0 a 100 Km/h (segundos) - Gasolina | 12,8 | 12,6 |
Velocidade máxima - Etanol [Km/h] | 164 | 165 |
Velocidade máxima - Gasolina [Km/h] | 161 | 163 |
Peso [Kg] | 945 | 940 |
Comprimento [mm] | 3566 | 3605 |
Entre-eixos [mm] | 2305 | 2421 |
Altura [mm] | 1502 | 1500 |
Porta-malas [litros] | 215 | 285 |
Motor | 1.0 três cilindros 6 válvulas | 1.0 três cilindros 12 válvulas |
Potência [cv] (G/E) | 72/77 @ 6.250 RPM | 75/82 @ 6.250 RPM |
Torque [Kgfm] (G/E) | 10,4/10,9 @ 3.250 RPM | 9,7/10,4 @ 3.000 RPM |
Transmissão | 5 marchas, manual (automatizada opcional em 2017) | 5 marchas manual (automatizada opcional) |
Direção | Elétrica | Elétrica |
Latin NCAP | 3 estrelas (estimado Fiat) | 5 estrelas |
Rodas/Pneus | 14 polegadas / 175/65 R14 | 14 polegadas / 175/65 R14 |
Em relação à espaço interno, há clara vantagem para o Up! tanto no espaço para os passageiros dianteiros (graças ao menor cofre do motor) e traseiros (em decorrência do entre-eixos maior), quanto para bagagens, já que porta-malas do Up! é 70 litros maior.
Preço x Equipamentos
O Fiat Mobi Drive custa R$ 39.870 reais, sendo R$ 2.500 reais mais barato que o Volkswagen Up!, versão Take 4 portas equipado com o pacote "Completo", que torna os modelos equivalentes em termos de equipamentos.
Volkswagen Up! - interior - painel |
Fiat Mobi Drive - interior - painel |
Equipamentos | Fiat Mobi Drive (básico) | VW Up! MPI Take (4P completo) |
Apoios de cabeça traseiros | 2 | 2 |
Ar-condicionado | sim | sim |
Banco traseiro bi-partido | sim | não |
Chave canivete com telecomando de travas | sim | não tem controle remoto |
Comando de abertura interna do tanque | sim | não |
Computador de bordo | sim | não |
Desembaçador traseiro | sim | sim |
Direção Elétrica | sim | sim |
Espelho no para-sol | sim | sim |
Limpador/lavador traseiro | sim | sim |
Pré-disposição para som | sim (com alto-falantes) | sim (sem alto-falantes) |
Cluster com conta-giros | sim | não |
Vidros elétricos dianteiros | sim | sim |
Volante com regulagem de altura | sim | não |
Banco do motorista com regulagem de altura | não | sim |
ISOFIX para cadeiras infantis | não | sim |
Botão elétrico para abertura do porta-malas | não | sim |
Tomada de 12V | sim | sim |
Em relação ao acabamento, o Mobi tem um padrão construtivo superior ao Fiat Uno Vivace, que substitui, mas o nível de acabamento e construção do Up! é superior.
Segurança
Tanto Up! quanto Mobi contam com dois airbags e freios ABS - itens obrigatórios por lei. Entretanto, o Up! conta com recursos como fixadores ISOFIX para cadeiras infantis, que são mais seguros que os ganchos convencionais adotados no Mobi.
Além disso, o Up! já foi testado duas vezes pelo Latin NCAP, e obteve 5 estrelas nas duas avaliações para os passageiros dianteiros e 4 estrelas para crianças. Já o Mobi ainda não foi submetido ao Latin NCAP, mas fontes internas da Fiat consideram que o modelo deve obter 3 estrelas para os passageiros dianteiros nos mesmos critérios adotados pelo Up!. Já atrás, pela ausência de ISOFIX, o Mobi tende a ser reprovado.
Fiat Mobi Drive - interior - painel |
Garantia e revisões
Tanto Mobi quanto Up! contam com 3 anos de garantia, e ambos contam com preços fixos de revisões, as quais, nos dois casos, são realizadas a cada 10.000 km ou 1 ano. O quadro a seguir mostra os custos de revisão.
Serviço /Revisão | Fiat Mobi | VW Up! |
10.000 km ou 1 ano | R$ 208 | R$ 241 |
20.000 km ou 2 anos | R$ 408 | R$ 515 |
30.000 km ou 3 anos | R$ 608 | R$ 411 |
40.000 km ou 4 anos | R$ 556 | R$ 641 |
50.000 km ou 5 anos | R$ 388 | R$ 411 |
60.000 km ou 6 anos | R$ 1.172 | R$ 515 |
Total | R$ 3.340 | R$ 2.734 |
Os dados mostram o somatório de custos de revisões até os 60.000 quilômetros, o Up! tem custo R$ 606 reais menor.
Vídeo - Fiat Mobi Drive
Vídeo - Volkswagen Up!
Conclusão
Volkswagen Up! e Fiat Mobi estão equivalentes em termos de desempenho e consumo.
O Fiat Mobi leva vantagem de custar menos e ter uma lista de itens de série mais completa.
Entretanto, o Up! tem mais espaço interno, mais espaço para bagagens, é mais seguro para adultos e muito mais seguro para crianças, tem custo de revisões menor e opção de transmissão de operação automática (o Mobi terá esse opcional em 2017), tornando-o melhor opção relativamente ao Mobi. Obs: Fotos do Up! Black Run (interior) / Fotos do Fiat Mobi Drive com pacote completo (interior).
esse up aí nao é a versao take...essa é peladona
ResponderExcluirE as fotos do Mobi também são do completasso, enquanto o preço foi colocado do mais barato.
ExcluirObserva-se que o Up! continua superior em desempenho e consumo quando abastecido com gasolina. Fiat foi espertinha e ajustou o Mobi para ser melhor com etanol, que é o combustível que é testado pela maior parte das revistas.
ResponderExcluirMas a quatro rodas testa com etnaol, e lá o Up! MPI será bem superior ao Mobi FireFly.
Outra coisa. O up! é mais econômico onde interessa: gasolina e cidade.
Caro Carlos, o UP é BEM melhor que o MoBi, especialmente na sua qualidade de construção....O design também é algo particular, e eu prefiro o do UP.Tanto que comprei em novembro de 2015 um UP TSI. Mas se a dona VW tivesse investido apenas 500 reais a mais na alma do design interior, que é aquela central TOSCA de som com ar condicionado manual, que fica no centro do carro e à vista quase constante de todos a bordo, o UP venderia 2x mais no mínimo. O som do UP é bom e oferece todas as funcionalidades, o pareamento com Iphone 6 e 7 é complicado, mas de resto ele é bom.Os comandos do ar são práticos e ficam bem a mão. O grave problema é a aparência de simplicidade, até mesmo de pobreza na qualidade daquela central. Se no lugar daquela central tivesse uma central mais atrativa, com design e materiais melhores o UP venderia no mínimo 2x mais pelo menos no Brasil, onde o consumidor não é muito racional.Aquela central é a alma do design interior, e infelizmente tem um design e acabamento muito toscos. Estamos na época da conectividade, portanto se aquela central transmitisse apenas um pouco mais de refinamento e sensação tecnológica o UP venderia muito mais.Contudo agora será triste ver um carro como Mobi 3 estrelas no latin cap, e design interno DEPLORÁVEL vender mais que o UP, apenas por ter uma central BEM mais atrativa, além do opcional Live on com comandos no volante, algo que o brasileiro adora...... Na minha opinião o único mérito do Mobi é esse novo motor Firefly de 6v que foca no TORQUE e não em potencia, o que fez ele ser mais ágil e mais econômico que o UP. Logo a Fiat deve lançar uma versão turbo desse 1.0 6v que terá menos potencia e torque maior que o do UP TSI, e portanto provavelmente será mais rápido nas acelerações e retomadas, além de igual ou mais econômico que o 1.0TSI, nesse caso ponto super favorável pra FIAT.......
ExcluirEnquanto isso aqui no litoral ontem novamente o vendedor me ligou oferecendo o mobi easy on (kit dignidade menos lava limpador traseiro e motor fire já com a última atualização) por 33500 e filme de brinde. Pra 85% dos consumidores que são os que batem o martelo na hora da compra eles nao enchergam a qualidade construtiva ou eficiência do motor,só encherga valor a vista/condição de financiamento. E tmb itens subjetivos como design. Aqui o mesmo up take 4 portas + kit dignidade com negociação sai a 37500 e olhe lá. Assim fica difícil conquistar o consumidor leigo dona VW.
ResponderExcluirA Fiat tem que vender mais barato o carro dela mesmo pois o Mobi é muito inferior ao Up!.
ExcluirO mobi easy é o motor fire, que é 3 segundos mais lento que o up! e ainda bebe muito mais.
Então, se vc quer um carro remendado, inseguro e com design tosco, lerdo e beberrão, então vc pega o mobi easy. Se vc é espero, paga 3 k a mais e leva o take completo.
E os espertos são maioria, pois o Up!, mesmo mais caro, vende mais (33 mil unidades vendidas em 2016, contra 22 mil do Mobi) e o Up! vende mais no mês de novembro também.
Então, por favor, pare de orelhadas. Up! melhor e superior.
Outra coisa que o Up! é muito superior é o design. O Up! tem uma estética limpa, sóbria e um desenho leve e elegante. O interior idem: o do up! é clean e limpo.
ResponderExcluirJá o Mobi tem uma estética SUJA, rebuscada, carregada e pesada. A traseira é o rascunho do mapa do inferno, de tão anti-estética.
O interior do Mobi é confuso e rebuscado.
Só olhar para os dois e observar: o design fala claramente que o up! é superior em tudo.
Caro Carlos, o UP é BEM melhor que o MoBi, especialmente na sua qualidade de construção....O design também é algo particular, e eu prefiro o do UP.Tanto que comprei em novembro de 2015 um UP TSI. Mas se a dona VW tivesse investido apenas 500 reais a mais na alma do design interior, que é aquela central TOSCA de som com ar condicionado manual, que fica no centro do carro e à vista quase constante de todos a bordo, o UP venderia 2x mais no mínimo. O som do UP é bom e oferece todas as funcionalidades, o pareamento com Iphone 6 e 7 é complicado, mas de resto ele é bom.Os comandos do ar são práticos e ficam bem a mão. O grave problema é a aparência de simplicidade, até mesmo de pobreza na qualidade daquela central. Se no lugar daquela central tivesse uma central mais atrativa, com design e materiais melhores o UP venderia no mínimo 2x mais pelo menos no Brasil, onde o consumidor não é muito racional.Aquela central é a alma do design interior, e infelizmente tem um design e acabamento muito toscos. Estamos na época da conectividade, portanto se aquela central transmitisse apenas um pouco mais de refinamento e sensação tecnológica o UP venderia muito mais.Contudo agora será triste ver um carro como Mobi 3 estrelas no latin cap, e design interno DEPLORÁVEL vender mais que o UP, apenas por ter uma central BEM mais atrativa, além do opcional Live on com comandos no volante, algo que o brasileiro adora...... Na minha opinião o único mérito do Mobi é esse novo motor Firefly de 6v que foca no TORQUE e não em potencia, o que fez ele ser mais ágil e mais econômico que o UP. Logo a Fiat deve lançar uma versão turbo desse 1.0 6v que terá menos potencia e torque maior que o do UP TSI, e portanto provavelmente será mais rápido nas acelerações e retomadas, além de igual ou mais econômico que o 1.0TSI, nesse caso ponto super favorável pra FIAT.......
ExcluirCaro Carlos, o UP é BEM melhor que o MoBi, especialmente na sua qualidade de construção....O design também é algo particular, e eu prefiro o do UP.Tanto que comprei em novembro de 2015 um UP TSI. Mas se a dona VW tivesse investido apenas 500 reais a mais na alma do design interior, que é aquela central TOSCA de som com ar condicionado manual, que fica no centro do carro e à vista quase constante de todos a bordo, o UP venderia 2x mais no mínimo. O som do UP é bom e oferece todas as funcionalidades, o pareamento com Iphone 6 e 7 é complicado, mas de resto ele é bom.Os comandos do ar são práticos e ficam bem a mão. O grave problema é a aparência de simplicidade, até mesmo de pobreza na qualidade daquela central. Se no lugar daquela central tivesse uma central mais atrativa, com design e materiais melhores o UP venderia no mínimo 2x mais pelo menos no Brasil, onde o consumidor não é muito racional.Aquela central é a alma do design interior, e infelizmente tem um design e acabamento muito toscos. Estamos na época da conectividade, portanto se aquela central transmitisse apenas um pouco mais de refinamento e sensação tecnológica o UP venderia muito mais.Contudo agora será triste ver um carro como Mobi 3 estrelas no latin cap, e design interno DEPLORÁVEL vender mais que o UP, apenas por ter uma central BEM mais atrativa, além do opcional Live on com comandos no volante, algo que o brasileiro adora...... Na minha opinião o único mérito do Mobi é esse novo motor Firefly de 6v que foca no TORQUE e não em potencia, o que fez ele ser mais ágil e mais econômico que o UP. Logo a Fiat deve lançar uma versão turbo desse 1.0 6v que terá menos potencia e torque maior que o do UP TSI, e portanto provavelmente será mais rápido nas acelerações e retomadas, além de igual ou mais econômico que o 1.0TSI, nesse caso ponto super favorável pra FIAT.......
ExcluirPra esse segmento específico, em versões de entrada, onde cada centavo a menos conta, o Mobi é a melhor opção, sem dúvida.
ResponderExcluirJá quem pode gastar mais e já parte para versões intermediarias, o up move MPI ou TSI, já é uma alternativa bem melhor que o Fiat.
Em termos de design, acho o Fiat horrível e o up bem mais resolvido, visualmente falando.
Mas aí vai do gosto de cada um.
Depende. Eu rodo 1700km/mês. Gasolina em Goiânia a R$3,89. Fora o conforto e segurança do up, bem como custos de revisão. Portanto, na ponta do lápis o up é melhor de qualquer jeito. Só se o cara olhar única e exclusivamente o preço do carro em si. Mas carro não é só preço de venda.
ExcluirPara esse segmento de entrada, na versão básica, pessoal só vê preço.
Excluir3,89?
ExcluirPois dê graças a Deus de não morar no Rio, onde o litro da comum está entre 4,10 á 4,30, dependendo do posto e a top beirando os 5, 5,20!
Putz! O RJ ao lado da onde se produz o combustivel. Aqui em Mg achei gas a 3,27 semana passada. Normal achar 3,39.
ExcluirDeve ter mafia brava doa donos de postos.
Usar dados de desempenho fornecidos pela Fiat não é uma boa, pois sabe-se que a montadora é a mais mentirosa entre todas.
ResponderExcluirAcho que esses carros tinha que custar no máximo 30 mil
ResponderExcluirConcordo.....!!!! E mesmo por 30k eu sou mais o mobi...!!!!
ExcluirO VW Up! e melhor em todos os sentidos. Mas uma coisa e fato e Fiat tirou leite de pedra com esse motor Firefly tanto o 1.0/1.3
ResponderExcluirA VWB deve esta trabalhando em uma atualização do motor 1.0@MPI para mais desempenho e melhora ainda mais o consumo, pois na pratica sabemos que independente do teste do INMETRO o 1.0@TSI continua o carro mais econômico do pais com folga.
O up mpi com 6 marchas seria muito interessante, o consumo em estrada seria ainda melhor.
ResponderExcluirMaaaaas duvido que a VW pense em alterações mecânicas agora, talvez daqui uns 2 anos.
Saiu por agora no Top Gear...
ResponderExcluirhttp://www.topgear.com/car-reviews/volkswagen/up/10-90ps-high-5dr/first-drive
É até uma falta de respeito comparar qualquer subcompacto brasileiro com o up
Acredito que o Up seja superior, sem dúvidas. Porém me surpreendi com a presença de alguns itens presentes no Mobi, que é mais barato, e que faltam no Up, por exemplo: regulagem de altura do volante, banco traseiro bipartido, abertura interna do tanque, computador de bordo, entre outros itens; A VW deveria considerar incluir esses itens de série, e também um cambio com 6 marchas para melhorar o consumo na estrada. A decisão seria unânime.
ResponderExcluirComprei agora para dia a dia um UP! move I-motion e estou gostando bastante! Já tenho golf gti para os fim de semana e o UP! Malfadado para o dia a dia. No primeiro dia com o carro consegui média de 18,5 km/l a noite, dentro da cidade. Carro é sensacional, apesar do câmbio ser trágico, demora mais de 1 segundo pra passar marcha e não é nada suave!
ResponderExcluirJamais compraria um mobi. Eu ajusto o banco do motorista pra mim quentinha 1,78m e tento sentar no banco de traz e advinha é impossível. No up faço o mesmo e tenho até conforto para as pernas
ResponderExcluirQuerem acabar com a discussão? Andem em um Mobi... É, de longe, o carro mais desconfortável existente no mercado.
ResponderExcluirMeia hora e todas as juntas do corpo irão doer... E vc nem precisará term mais 40 anos para ter essas sensações.
Gente. Boa Noite!
ResponderExcluirEu antigamente também ficava nessa discussão e sinceramente, acho que vai muito do gosto da pessoa. Eu tenho o take up! Básico mesmo versão 2016/2017 que já vem com algumas coisinhas a mais como a preparação de som. Como eu não estava atras de um carro para me exibir e sim que me levasse aos locais e que me atendesse no dia a dia, o up me atende perfeitamente. Tinha feito o teste no Mobi e o achei um pouco apertado apesar de algumas coisas a mais. Mas decidi utilizar a minha carta de crédito de um Consórcio em um up mesmo. Porem, enfatizo, isso é muito de gosto pessoal de cada um dos consumidores pois é uma vergonha em nosso país dois subcompactos custarem quase absurdos 40k. E uma falta de respeito com o cidadão e com o trabalhador. A desculpa falam que são os impostos, mas nao acredito somente nisso. Enfim, vamos parar de levantar bandeira de um ou de outro carro ou montadora, pois no fim são tudo a mesma coisa gente e respeitar o gosto alheio é muito bom. Uma última coisa: Meu up vai fazer dois meses e é um MPI que espero que fique comigo por muito tempo, pois com o preço que todas as montadoras estão praticando, trocar nem tão cedo. Obrigado pessoal e tenham uma boa noite.
Pessoal, Bom Dia! Estou em uma duvida cruel. Fui fazer um teste Drive no Mobi versão de entrada e pra mulher como eu que sou baixinha.. Achei legal. Só que não entendo muito sobre carro e queria uma opinião de vcs. O mobi está por 34.000,00 já com emplacamento. Sendo, que vi em muitas comparações que o UP é bem melhor apesar do custo.
ResponderExcluirO UP é BEM melhor que o MoBi, especialmente na sua qualidade de construção....O design também é algo particular, e eu prefiro o do UP.Tanto que comprei em novembro de 2015 um UP TSI. Mas se a dona VW tivesse investido apenas 500 reais a mais na alma do design interior, que é aquela central TOSCA de som com ar condicionado manual, que fica no centro do carro e à vista quase constante de todos a bordo, o UP venderia 2x mais no mínimo. O som do UP é bom e oferece todas as funcionalidades, o pareamento com Iphone 6 e 7 é complicado, mas de resto ele é bom.Os comandos do ar são práticos e ficam bem a mão. O grave problema é a aparência de simplicidade, até mesmo de pobreza na qualidade daquela central. Se no lugar daquela central tivesse uma central mais atrativa, com design e materiais melhores o UP venderia no mínimo 2x mais pelo menos no Brasil, onde o consumidor não é muito racional.Aquela central é a alma do design interior, e infelizmente tem um design e acabamento muito toscos. Estamos na época da conectividade, portanto se aquela central transmitisse apenas um pouco mais de refinamento e sensação tecnológica o UP venderia muito mais.Contudo agora será triste ver um carro como Mobi 3 estrelas no latin cap, e design interno DEPLORÁVEL vender mais que o UP, apenas por ter uma central BEM mais atrativa, além do opcional Live on com comandos no volante, algo que o brasileiro adora...... Na minha opinião o único mérito do Mobi é esse novo motor Firefly de 6v que foca no TORQUE e não em potencia, o que fez ele ser mais ágil e mais econômico que o UP. Logo a Fiat deve lançar uma versão turbo desse 1.0 6v que terá menos potencia e torque maior que o do UP TSI, e portanto provavelmente será mais rápido nas acelerações e retomadas, além de igual ou mais econômico que o 1.0TSI, nesse caso ponto super favorável pra FIAT.......
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.