A quinta geração do Golf, lançada em 2003, tinha uma missão difícil, que era a de suceder o excepcional Golf 4. Para isso, a VW procurou melhorar ainda mais o comportamento dinâmico, trouxe de volta o Golf GTI com decoração diferenciada, estreando um motor de 200 cv.
Se o Golf 4 foi o primeiro carro "não premium" e igualar a qualidade dos modelos premium da Audi, BMW e Mercedes-Benz, com o Golf 5 chegou para superá-los. Em 2004 surgiu o Golf GTI com a grade do radiador preta, e bancos esportivos revestidos no lendário tecido "Tartan Interlagos" - que anunciava o "retorno do GTI".
Desde então a demanda pelo Golf, e também pelo GTI, vem crescendo ano a ano. O Golf GTI é o carro esportivo de maior sucesso no segmento médio/compacto. E o Golf é o incontestável líder de vendas da Europa, sendo o carro europeu mais vendido da história.
O Golf MkV tinha maiores dimensões, era mais seguro e tinha mais qualidade. E mesmo nessa quinta geração, o DNA do Golf Mk1 ainda estava lá, mesmo tendo sido criado do zero: a tradicional coluna "C" larga, a traseira poderosa e o dianteira esportiva deixam claro que se trata de um Golf.
Na lateral, o Golf MkV adota uma silhueta musculosa, com perfil em cunha.
Na dianteira uma inovação estética: pela primeira vez, o capô segue o contorno do farol, como nos carros esportivos.
Vídeo - VW Golf Mk5
Volkswagen Golf Mk5: dinamismo e o retorno do GTI
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Dizem que esse golf foi o mais caro pra VW produzir ate hoje. Levava muita tecnologia pros padroes na epoca, tanto que a VW teve que apressar a nova geracao, pq apesar do carro ser um sucesso e praticamente nao ter concorrentes, ele gerava muito custo a VW. Primeio golf com suspensao trazeira multilink
ResponderExcluirO volante do limited daqui do Brasil é herdado desse GTI. Não sabia disso... Legal!
ResponderExcluirDirigi esse Golf 5 nos EUA com motor 2.5 de 170 cavalos e câmbio AT6. O carro era um espetáculo, com acabamento primoroso e comportamento dinâmico sensacional.
ResponderExcluirEssa geração foi um divisor de águas para o Golf, pena que não veio ao Brasil.
O GTI Mk5 estreou o motor 2.0 TSI de 200 cavalos e o câmbio DSG6. Show!
Faltou o video alusivo à série.
ResponderExcluirJá colocamos o vídeo.
ExcluirCadê o vídeo, produção???
ResponderExcluirAtualizamos e colocamos o vídeo.
ResponderExcluirShow!
ExcluirEsse Gti ta bonito. Acredito que não haja nenhum GTI5 no Brasil.
ResponderExcluirHá quem tenha saudades da geração 5 do Golf, assim como do Jetta, nesta época o sedan ainda era derivado de Golf 5, que não tínhamos no Brasil. O Jetta atual, mesmo em se tratando de um excelente produto, já deveria começar a se aposentar onde daria lugar ao Lamando(você pode conferir neste site), sedan de um design que beira a perfeição, derivado sim do Golf 7 e já montado na plataforma MQB. O mesmo poderia dividir a linha de montagem e trens de força com o Audi A3, Q3 e o próprio Golf nacionais. O nome Lamando poderia tranquilamente ser substituído por Jetta, dando continuidade a um produto já consagrado.Quanto a produção em SBC, esta seria suprida pela do novo Gol e derivados.Assim completaríamos a família Golf no Brasil.
ResponderExcluirNo Brasil tem algumas versões desse Golf mas não sei se tem GTI,eu vi um em um evento mas não era o GTI.
ResponderExcluirse eu não me engano existem 4 modelos ''R32'' e 3 ''GTI's''
ExcluirE aqui no Brasil a Volkswagen fez aquela gambiarra medonha e bizarra de lançar o Golf MK4,5. Uma mistura de Golf MK4 com Gol Geração 4. Que coisa horrenda!
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