Inaugurada em 1976, este ano a fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP) celebra suas quatro décadas de atividades, tendo acabado de atingir o marco de 6,5 milhões de veículos produzidos. O modelo que representa essa conquista é o up! Track, com motor 1.0 Total Flex de até 82 cv.
A edição especial é uma das novidades que a marca apresentará no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que começa nesta quinta-feira (10/11). O up! Track é uma nova opção para o consumidor que busca um modelo acessível, com visual aventureiro que realça sua robustez e comlista de equipamentos de série.
Além de produzir o up!, a fábrica também é a responsável pela produção exclusiva do Novo Voyage, além do Novo Gol (que é produzido também na unidade Anchieta), atendendo os mercados interno e externo.
O up!
Fabricado em Taubaté desde 2014, o Volkswagen up! é o único automóvel no segmento de compactos no País a obter cinco estrelas no Latin NCAP – o melhor resultado da categoria.
O resultado obtido pelo up! foi confirmado em novo teste realizado pelo Latin NCAP e divulgado em março de 2015. O modelo manteve as cinco estrelas na proteção para adultos e quatro estrelas para crianças.
Disponível no mercado brasileiro em carroceria de duas ou quatro portas, o Volkswagen up! é o primeiro automóvel de entrada feito no País a obter esse resultado no Latin NCAP.
O modelo é equipado de série, em todas as suas versões, com sistemas ISOFIX® e top-tether, e traz indicador visual e sonoro de desafivelamento dos cintos de segurança dianteiros.
Ajustes na linha de produção do Novo Gol e Novo Voyage
Para produzir os Novos Gol e Voyage, lançados em fevereiro deste ano. com novos sistemas multimídia, a fábrica de Taubaté recebeu alterações importantes na sua linha de produção, como parte dos investimentos de R$ 363 milhões para o desenvolvimento dos modelos, que também incluiu a modernização de processo produtivo e o treinamento de colaboradores das fábricas do Vale do Paraíba e da Anchieta.
A maior mudança na unidade de Taubaté ficou por conta do aumento da quantidade de itens tecnológicos que os operadores instalam nos modelos.
Exportações
Em 2015, o Gol e o Voyage (ambos produzidos em Taubaté) foram os modelos da marca mais exportados, com 54.834 e 22.406 unidades respectivamente. O principal mercado externo das exportações continua sendo a Argentina.
A Volkswagen foi a marca líder em vendas no país vizinho e o Gol (que também é produzido na fábrica Anchieta), foi o modelo mais vendido no ano entre todos os veículos comercializados no mercado argentino.
Maior exportadora da história da indústria automobilística brasileira, com mais de 3,1 milhões de veículos enviados ao exterior, no ano passado, a empresa apresentou um crescimento de 35% nas vendas ao exterior em relação ao ano anterior, totalizando 124.959 unidades embarcadas para 16 países. Esse desempenho representa um crescimento superior em 10 pontos percentuais ao registrado pelo setor automotivo brasileiro, que teve aumento de 24,8% nas exportações, segundo dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
O up! produzido na unidade já teve mais de 42 mil unidades exportadas para países como Argentina, México, Uruguai, Peru, Paraguai, Costa Rica e Curaçao.
A fábrica de Taubaté
A decisão de construir a fábrica foi tomada em 1970, na época do “Milagre Econômico”, com a aquisição de 14 propriedades rurais no distrito de Quiririm, somando 3,8 milhões de m². Os trabalhos de terraplenagem, infraestrutura e construção começaram em 1973 e foram finalizados dois anos depois. No canteiro de obras, trabalharam 27 empresas e cerca de 3.000 pessoas.
A produção de carros deveria começar já em 1976, com a Brasília, mas foi adiada em razão da “Crise do Petróleo”. A fábrica passou a produzir então peças para a unidade de São Bernardo do Campo. Até aquela data, os investimentos na implantação da fábrica já somavam mais de US$ 100 milhões. No dia 1º de dezembro 1978, finalmente, saiu da linha de montagem o primeiro carro produzido em Taubaté: o Passat.
Em fevereiro de 1980 é que a fábrica de Taubaté começou a produzir o Gol, equipado com motor a gasolina 1.3 litro, refrigerado a ar. Três anos depois, a fábrica produziu também a Saveiro que, em 1988, voltou para a fábrica da Anchieta.
Em 1985, a unidade passou a fazer a Parati. No ano seguinte, foi feito também o Voyage, cuja produção foi encerrada em 1995 e retomada em Taubaté no ano de 2008. Em 1990, a fábrica atingiu a marca de 1.000.000 de carros produzidos.
Mais três anos depois, tornou-se a primeira montadora de veículos da América do Sul a receber o Certificado de Qualidade ISO 9002. Em dezembro de 2001, a fábrica recebeu recomendação para obter o certificado de qualidade na gestão ambiental ISO 14.001. O chamado “selo verde” ajudou na estratégia da Volkswagen do Brasil para a conquista do mercado externo.
Orgulho de ser vw tbt
ResponderExcluirBela história praticamente duas gerações. Muita gente boa trabalhadora e competente passou por essa fábrica. Rodei muito nos Passat TS do meu pai que devem ter saido de Taubaté. Hoje rodo de Up só carro bom.
ResponderExcluirVai ter suspensão elevada??? O cross não tem
ResponderExcluirTenho um High up!, gosto é gosto, mas esse Up Track ficou muito sem graça, opinião minha!
ResponderExcluirE essa roda de Lego da primeira foto? Cruzes...
ResponderExcluirChama-se "calota".
ExcluirNão vem ao caso, mas quem ainda estiver em dúvidas em adquirir alguma versão do up, vá de TSI. Esse motor é de uma primazia inigualável. Passa fácil dos 20 km/l em estrada e 17 em cidade andando tranquilamente e com ar ligado. Espero que a versão 2017 venha com câmbio automático de qualidade no TSI ...
ResponderExcluirO Up Tsi nao importa a versão sem duvida alguma é o melhor compacto a venda no Brasil.
ExcluirO Up Tsi nao importa a versão sem duvida alguma é o melhor compacto a venda no Brasil.
ExcluirA foto do UP Track acima ficou parecendo carro de brinquedo.
ResponderExcluirRealmente o Tsi é muito bom, graças a boa mecânica associada ao baixo peso, mas que ele é feio, isso ele é. (Opinião particular)
ResponderExcluirCaramba... Parece que pegaram a conta-gotas as "vantagens" do UP e da VW... Espero que a VW esteja patrocinando, pelo menos ! kkkk
ResponderExcluirNessa versão fico com o novo Uno. Estou ansioso para comprar o Up! Turbo para ver se é bom mesmo como falam.
ResponderExcluirCarro que dá pau em qualquer 1.6, em praticamente todos 2.0, é seguro, barato,manutenção razoável ... faz brincando mais de 15km/l .. enfim, um baita carro, apesar de ser feio, horroroso, etc etc.. Em tempos das trevas , com gasolina alta (e não tem problema se subir cada semana)_ a emoção é deixada de lado e usa-se apenas a razaõ .. minha razão só vê o UP e nada mais. Não há nada mais eficiente no mundo, que o Up .. apesar dos pesares, ..
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.