O 1.0 SCe 12V de três cilindros traz duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape. Todo em alumínio, é 20 kg mais leve que o seu antecessor. Já o 1.6 SCe 16V de quatro cilindros traz duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote. Também em alumínio, é 30 kg mais leve.
Os modelos do Sandero 2017 com o motor 1.6 SCe trazem ainda o sistema Stop&Start, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas. Este sistema garante uma economia de até 5% de combustível. Os modelos equipados com o câmbio automatizado Easy’R agora passam a oferecer controle de estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas (HSA).
O novo motor 1.0 SCe deixa Sandero até 19% mais econômico. Com o 1.6 SCe, a economia chega até 21%. O hatch equipado com os novos motores e câmbio manual recebeu nova A do INMETRO, no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Outra novidade nos Sandero 1.0 SCe e 1.6 SCe é o sistema ESM (Energy Smart Management) de regeneração de energia. O funcionamento é simples: durante a desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível. Nesse momento, o alternador automaticamente passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga sem consumo de combustível. Durante a aceleração, o alternador não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria, já que houve a carga na desaceleração. Esse sistema garante um consumo até 2% menor.
Há ainda a adoção da direção eletro-hidráulica. Para o motorista, isso representa uma direção mais leve e um menor esforço na hora de realizar manobras. A direção com esforço variável se ajusta de acordo com a velocidade, ficando mais pesada em altas velocidades e proporcionando maior segurança. Como nesse sistema a bomba da direção passa a ser acionada por um motor elétrico à parte, e não pelo motor do carro, evita-se a perda de potência e se reduz em até 3% o consumo de combustível.
O sistema Stop&Start, exclusivo do motor 1.6 SCe do Sandero, desliga o motor automaticamente quando o veículo para em semáforo/congestionamento. E religa automaticamente quando o motorista começa a pressionar o pedal da embreagem, economizando até 5% de combustível. O sistema pode ser ativado/desativado conforme a necessidade do motorista por meio de um botão à esquerda do volante.
Para potencializar o comportamento econômico, os modelos equipados com o Media NAV 2.0 trazem as funções Eco-Coaching, que avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida; e o Eco-Scoring, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico.
Com os novos motores 1.0 SCe e 1.6 SCe, o Sandero 2017, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), tem os seguintes dados de consumo. Sandero 1.0: consumo em estrada com gasolina: 14 km/l. Com o motor 1.6, o hatch atinge a marca de 12,8 km/l, com gasolina.
Renault Sandero 1.0 SCe - desempenho
O 1.0 SCe é o único 1.0 do mercado com dois comandos de válvulas variáveis, na admissão e no escape. Nesse sistema, o variador de fase é posicionado no eixo comando, e atua fazendo a leitura eletrônica da rotação do motor, variando em função disso a posição do eixo comando em uma faixa ampla. Com isso, as características do motor são modificadas, garantindo o bom desempenho em diferentes regimes de rotação e redução do consumo de combustível.
O 1.0 SCe oferece 90% do torque máximo (10,5 kgfm) já a 2.000 rpm graças ao duplo comando de válvulas variável, um número 15% superior ao do antigo 1.0. Na prática, esses números garantem um carro com maior agilidade, segurança e prazer ao dirigir. Para os motoristas que utilizam o carro em estrada, o motor 1.0 SCe oferece mais segurança nas ultrapassagens, já que as retomadas são até 6% mais rápidas (80 a 120 km/h em 14,1 seg). Além disso, a aceleração de 0 a 100km/h está 8% melhor, com a marca de 13,0 s (etanol).
O 1.0 SCe é ainda mais potente que o seu antecessor. O motor gera 82 cv de potência quando abastecido com etanol e 79 cv com gasolina – 2 cv a mais que o antigo quatro cilindros, seja com qual for o combustível.
Outra evolução é a utilização de corrente de distribuição no lugar de correia, que dispensa a troca e garante baixo custo de manutenção.
Renault Sandero 1.6 SCe - desempenho
O motor 1.6 SCe oferece potência máxima de 118 cv, com etanol. Com gasolina, a potência é de 115 cv, um aumento de 17,3% sobre o modelo anterior. O torque também é maior no novo motor: 16,0 kgfm, seja com gasolina ou etanol.
O duplo comandos de válvulas variável na admissão garante maior torque desde as baixas rotações e também proporciona maior prazer ao dirigir. Os números de performance:: O Sandero 1.6 acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos (ganho de 3,7s em relação ao antigo motor). A retomada de 60 – 100km/h está quase 4 segundos mais ágil (9,2s).
Sandero 1.6 equipados com o câmbio automatizado Easy’R passam a oferecer controle eletrônico de estabilidade (ESP) e assistente de arrancada em subidas (HSA), que é acionado quando o carro se encontra em uma inclinação superior a 3°. As duas tecnologias garantem maior segurança e prazer ao dirigir.
Assim como o 1.0 SCe, o novo 1.6 SCe utiliza corrente de distribuição no lugar de correia, que dispensa a troca. Traz ainda sistema de acessórios com acionamento através de correia elástica (sem polia tensora), que garante baixo custo de manutenção.
Vídeo - Renault Sandero 2017
Tabela de preços
Com os novos motores 1.0 SCe e 1.6 SCe, a gama de Sandero fica desta maneira:
- Authentique 1.0 12V - R$ 42.400 reais
- Expression 1.0 12V - R$ 44.950 reais
- Expression 1.6 16V - R$ 49.770 reais
- Expression 1.6 16V Easy’R - R$ 54.420
- Dynamique 1.6 16V - R$ 53.500 reais
- Dynamique 1.6 16V Easy’R - R$ 58.550 reais
- Stepway 1.6 16V - R$ 59.720 reais
- Stepway 1.6 16V Easy’R R$ 63.070 reais
- GT Line 1.6 16V
- R.S. 2.0
O Sandero 2017 têm garantia de fábrica de 3 anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro. O plano de manutenção do modelo prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso.
Renault Sandero Vibe
Outra novidade do Sandero 2017 é a série limitada Vibe. Limitada a 9.500 unidades, começa a ser vendida agora com o novo motor 1.0 SCe de três cilindros
Por fora, o Sandero Vibe se destaca visualmente do restante da linha Sandero pelas rodas em alumínio aro 15 na cor Dark Mettalic, pelos retrovisores elétricos com repetidores também na cor Dark Mettalic, pelos faróis dianteiros com contornos em preto e pelos faróis traseiros com lanternas brancas.
Por dentro, além dos bancos exclusivos, a versão Vibe vem com alto-falantes com sistema de LED e as saídas de ar possuem acabamento na cor azul e apresenta a serigrafia Vibe escrita no volante.
Com o novo motor 1.0 SCe de três cilindros, o consumo do Sandero é até 19% menor em comparação com a motorização anterior, sendo um dos carros mais econômicos em sua categoria. O modelo recebe nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Conpet.
De série, já vem equipado com ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros dianteiros, retrovisores e travas elétricos, computador de bordo multifunções, indicador de troca de marchas, sensor de estacionamento e sistema multimídia Media NAV Evolution com tela touchscreen de 7” polegadas, navegação GPS, rádio, conexão Bluetooth, USB e as funções EcoCoaching e EcoScoring.
Com base na versão Expression 1.0, o Sandero Vibe tem o preço sugerido de R$ 47.100 e traz todo equipamento adicional aqui apresentado por apenas R$ 850 a mais em relação a versão de base. Estes equipamentos têm valor percebido de R$ 1.975, ou seja, a série especial apresenta R$ 1.125 (2,3%) em vantagem cliente.
"O 1.0 SCe é o único 1.0 do mercado com dois comandos de válvulas variáveis, na admissão e no escape." Esqueceu do Ford Ka?
ResponderExcluirEu ia perguntar isso também!!!
ExcluirO Ka não é na admissão e escape.
ExcluirAs médias desse motor 1.0 3 cilindros são absolutamente desinteressantes. Apenas 14 km/L de gasolina na estrada ? O UP! faz mais do que isso na cidade, se comparado com o 208 são nada menos que 3 km/l de diferença, essas médias são as mesmas de motores 4 cilindros, o desempenho tímido, maior custo para manter um motor novo, não vi nenhuma vantagem nesse conjunto.
ResponderExcluirEste é praticamento o mesmo consumo do VW Gol.
ExcluirTudo bem não gostar do carro, mas tentar desqualificar a proposta com comparações superficiais?! é fogo... fala da qualidade de construção, tecnologia ou outras coisas. mas se for pegar só pelo consumo, teria que derrubar gol, hb20, onix...
Eu me ative exclusivamente ao motor , pois essa é a única novidade que o carro trás. Não são comparações superficiais, são constatações práticas e objetivas, estas estão acima de paixões. Vem você me falar de construção deste carro ? 0 estrelas sem air bag e insignificantes 3 estrelas com air bag, o UP! FOI 5 ESTRELAS. Tecnologia ? se fosse tecnológico teria um uma eficiência condizente com os atuais motores, vamos ser mais críticos.
ExcluirOps! é obvio que o consumo está errado! Será que ninguem percebe não? Ou alguem acha que 12,8km/L em estrada é algo bom pra um 1.6 moderno?? 14km/L um uno mille da década de 90 fazia brincando isso!
Excluirè claro que está errado esses números, ou melhor o termo "estrada" , o correto seria "cidade" !
Eu falei de q? me mostre onde defendo alguma coisa desse carro??
ExcluirApenas problematizei a tua forma de criticar o mesmo (comparando ele com up!). O fato de eu não fazer defesa de modelo\marca alguma e você insistir na defesa louca do up! mostra quem precisa romper com algumas alienações.
Usar uma postagem sobre qualquer marca como forma de propagandear o up! é oq mais tem por aqui... e não me parece nada crítico esta posição.
Quer comparar o up?! compara com o mobi que veio para disputar com ele... mas daí vc vai querer utilizar pouca objetividade né?! pq se for avaliar acabamento, preço, consumo e vendas o mobi tá bem na frente né?!
Achei estranho, pois meu sandero 2012, faz 14,3 com um litro
Excluir14,2 KM/L DE MÉDIA NA CIDADE(INMETRO), E NÃO DE CONSUMO MÍNIMO/MÁXIMO.
ExcluirComparar um pote de sorvete, com um Sandero é ridículo!
ExcluirComparar um pote de sorvete, com um Sandero é ridículo!
ExcluirSó para deixar registrado, mas o Astra que é dito beberrão faz uma média de 12,5 km/l de gasolina na estrada, sendo uma concepção da década de 80, como que um motor dito moderno consegue apenas 12,8 km/l ( versão 1.6 )
ResponderExcluirSomente eu que achei beberrão ?
Realmente os motores são melhores que os antigos da Renault, mas quando comparados à concorrência atual, ficam devendo.
ExcluirVamos aguardar os testes e atualização do Inmetro
ESP só na versao automatizada EASY-tranco
ResponderExcluirOs dados desse programa de etiquetagem nunca batem com a real, veja o up! , dizem que faz 15 e na pratica chega ate 20
Excluira versao com melhor custo x beneficio e a expression 1.6
ResponderExcluirEntão pelo texto da pra entender que o novo 1.0 é mais rápido no 0 a 100 que o antigo 1.6. É isso?
ResponderExcluirJá existe algum prazo p/ alguma versão c/ CVT igual aos carros da Nissan ??
ResponderExcluirtambém seria muito interessante, mas pelo visto vai ficar só para a Captur, o que é uma lástima. No fundo a Renault está trocando um mercado (Duster 1.6 ) por outro ( Captur 1.6) mas que deve vender menos devido ao preço. Seria mais um fora da Renault brasileira como no caso do Clio, Symbol e motor 1.6 8V? Será que não precisa mudar alguma coisa na política da fábrica? É como técnico de futebol onde o time não sabe passar e resolve então tentar novas táticas como fazer chuveirinho na área...Não é a toa que tive vários Renault e infelizmente ainda tenho entre os carros da família um deles, embora seja o melhor de todos os que já apareceram, com motor 1.6 16V manual.O Vibe e o R só mesmo para enfeitar as penas do pavão, mercado exíguo.E achei que ia melhorar de fato...pura ilusão, só para o motor 2.0 que de beberrão passou a bêbado ocasional em cidade, principalmente com câmbio automático obsoleto. Sabe o que realmente precisa? Melhorar absurdamente o consumo em uso urbano, que é muito ruim. Já foi um avanço acabarem com o motor 1.6 8V, no entanto, aquela coisa barulhenta, beberrona e desregulável constante.Mas resta a esperança popular do Kwid, um nota zero em segurança nos primeiros testes, com motor vibrátil e zunidor como todo 3 cilindros em algumas rotações...
Excluirmuda esses volantes, dona RENAULT.. ridículo!
ResponderExcluirAqui em curitiba ta sendo anunciado o 2017 completo com esse novo motor por 37990. Otimo cxb
ResponderExcluirAqui em curitiba ta sendo anunciado o 2017 completo com esse novo motor por 37990. Otimo cxb
ResponderExcluirUm carro robusto, espaçoso e gostoso de dirigir. Com esse novo motor e direção elétrica ficou ainda melhor.
ResponderExcluirGOSTARIA DE SABER SE O NOVO MOTOR DO SANDERO COM CORRENTE DE SINCRONIZAÇÃO O BLOCO É DE ALUMINIO IGUAL AOS ASIATICOS?
ResponderExcluirexatamente!
ExcluirSo sei que ja vi em varios sites que ele e muito mais economico que o que diz a reportagem e Comparar uma Viaje o conforto desse sander com UP e covardia alem disso pelo qque dizem ele ganhou mais torque com mais economia sem contar epaço porta malas e espaço interno e conforto 10 a zero no aaaaaaaauap e de suas categorias
ResponderExcluirPara abrir mais o leque da controvérsia, tive um corola 2014/15, 2.0, novo, zero ainda, fazia 12,5 com gasolina na estrada andando no máximo a 100, mas pra quê correr mais né, é só sair mais cedo.
ResponderExcluirMeu 1.0 3 cilindro faz na cidade com ar 9,5 no máximo e beberrão
ExcluirSó um conselho, não comprem o Authentique 1.0 12V - R$ 42.400 reais, gaste mais 2.000 e compre o Expression 1.0 12V - R$ 44.950 reais, o Authentique é muito RIDÍCULO totalmente pé de boi, não vem nenhum acabamento nem os de em torno do banco, evidenciando os ferros. Não comprem! Não vale a pena, mesmo com o motor novo.
ResponderExcluirComprei um VIbe 1.0 e estou super satisfeito com desempenho e consumo!! Otima carro !!
ResponderExcluirEu também comprei já o novo modelo 2018 e não me arrependo. Melhor compra.
ExcluirA evolução tecnológica tem relação direta ao mercado do país...
ResponderExcluirTendo um "sócio",forçado como o nosso governo,sempre teremos carros muito caros ,oferecendo versões enxutas...
Fica o desafio em um mercado que é viável,porém com tributos inviáveis..
Carro excelente.
ResponderExcluirComprei um Vibe 1.0 e estou usando a um mês, muito bom e econômico.
Gente, os dados de consumo do Inmetro são considerados em dados extremos do carro. A maioria das pessoas dirigem trocando marchas a no max 3500 rpm. E mantém uma rotação de 3000 rpm em velocidade constante. Olha, tive um 2015 e ele fazia 13km/l esse deve fazer fácil 14 ou 15km/l. Ah, o 1.6 8v é lerdo...pesado...da até raiva! Agora estou ansioso com este 2017.
ResponderExcluirCOMPRE O CARRO E DEPOIS VCS FAÇAÕ A AVALIAÇÃO
ResponderExcluirComprei um Vibe 1.0 já no modelo 2018 e não arrependo. Melhor compra. Ótimo consumo, conforto e desempenho. Fora a beleza :)
ResponderExcluirComprei um Vibe 1.0 já no modelo 2018 e não arrependo. Melhor compra. Ótimo consumo, conforto e desempenho. Fora a beleza :)
ResponderExcluirQuem já tiver stepway modelo 2018 automático pode me dizer o consumo. Estou querendo comprar um. Mas já pesquisei sobre ele e não encontrei dados reais quanto ao consumo na cidade e estrada. Obrigada.
ResponderExcluirAcho que estes dados não estão corretos. Eu tenho um sandero 2013, 1.0 flex (tech run), e faz 15,5 km/l na estrada, com gasolina. Acho que o motor mais moderno tem que fazer isso ou mais.
ResponderExcluirTenho um sandero vibe 17 não tenho oque falar ...super econômico rápido nas saídas macio na estrada . Fora o espaço interno .
ResponderExcluirOlha eu e meu gol 2002 g3 fazendo 15.37 po litro trabalho todo DIA é transporto colegas do trabalho parabéns pena quê é 2002 mais troco pelo sandeiro 2017 alguém??
ResponderExcluirTenho um Sandero autentique 2015, acho um bom carro , não quebra, um consumo dentro da média dos populares, um carro bem família espaçoso , o que posso falar da versão 2015 é que as bancadas são de péssima qualidade, mas no Brasil não tem carro bom sem defeito. No geral um bom carro e como não quero gastar uma nota em um carro zero, compraria sem medo esse versão 2017.
ResponderExcluirSou apaixonado por Renault e já tenho o terceiro com o logan...
ResponderExcluirVou comprar o novo modelo...pois nao me arrependo, muito bom !!!
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