A agência Autoinforme divulga os dados dos modelos mais desvalorizados do Brasil, no âmbito do estudo que atribuiu o "Selo de Maior Valor de Revenda", mas, neste caso, relacionado os modelos que mais perdem valor após um ano.

Desvalorização - Citroen C3 Picasso

O modelo campeão de desvalorização foi o Citroën C3 Picasso, modelo que perde 22,2% do seu valor após um ano de uso. A segunda colocação nesse ranking cabe ao Chery Tiggo, com perda de valor de -21,9%.

Desvalorização - Citroen C3 Picasso

Outro chinês, o JAC J3 Turin, ficou na terceira colocação entre os mais desvalorizados, após perder -21,1% do seu valor após um ano.

Desvalorização - JAC J3 Turin

O sedã médio Hyundai Elantra, com -20,3%, é o quarto veículo que mais desvaloriza no Brasil.

Desvalorização - Hyundai Elantra

Fecha o top 5 dos mais desvalorizados outro sedã médio, o Citroën C4 Lounge.



No top 10 ainda se destacam o Chevrolet Cobalt, com 6º, com queda de -19,1% de seu valor em um ano, e, na 7ª posição, o Chery Celer Sedã, com -18,9%.

Desvalorização - Chevrolet Tracker

Já o top 20 traz ainda dois representantes do concorrido segmento de SUV´s compactos. O primeiro é o Chevrolet Traker, na 13ª colocação, com perda de -16,7%.

Desvalorização - Chevrolet Tracker

E, o outrora líder, Ford EcoSport, conquistou o 19º lugar entre os mais desvalorizados, com perda de valor de -16,4% em um ano.

Ranking - 20 modelos mais desvalorizados do Brasil

RankModeloDesvalorização
1CITROEN C3 PICASSO-22,2%
2CHERY TIGGO-21,9%
3JAC J3 TURIN-21,1%
4HYUNDAI ELANTRA-20,3%
5CITROËN C4 LOUNGE-20,1%
6CHEVROLET COBALT-19,1%
7CHERY CELER SEDAN-18,9%
8CITROËN AIRCROSS-18,6%
9BMW SÉRIE 5-18,1%
10HYUNDAI GRAND SANTA FE-17,6%
11BMW SÉRIE 6-17,4%
12NISSAN FRONTIER-16,9%
13CHEVROLET TRACKER-16,7%
14MITSUBISHI PAJERO TR4-16,7%
15JEEP CHEROKEE-16,7%
16FIAT FREEMONT-16,7%
17DODGE JOURNEY-16,5%
18VOLKSWAGEN AMAROK-16,4%
19FORD ECOSPORT-16,4%
20SUZUKI GRAND VITARA-16,4%

30 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Achei interessante não ter nenhum Peugeot, falam mal pra caramba, mas não apareceu. Eu adoro Peugeot!

    ResponderExcluir
  2. Desvantagens para uns vantagem para outros. É por isso que os meus dois carros são citroens. Mas é claro que eu comprei eles usado né.

    ResponderExcluir
  3. Essa lista está estranha.
    Ecosport e Cobalt não parecem depreciar tanto assim, fora isso ficaram de fora carros como 308, 408 e 3008 da Peugeot e os outros modelos da JAC, que depreciam muito. A dupla 208 e C3 geralmente seguem a mesma desvalorização das outras opções do segmento ... Outra surpresa, nenhum carro da Kia Motors ...

    ResponderExcluir
  4. Desculpem, mas já faz tempo que carro não é investimento. Se valoriza ou não é irrelevante, considero o carro como uma despesa necessária !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo 100%. Carro nao é investimento. Pra mim é irrelevante se desvaloriza muito ou pouco. Eu compro aquele que posso pgar e que tenha o maximo de beneficios que eu valorizo. Nao compro penaando em vender. Tenho um comhecido que deixou e comprarr o carro que gosta por isso. Comprou outro. Viveu mais de 3 anos com um caero que nao queria pq desvalorizava pouco.

      Excluir
    2. Discordo, carro não é investimento mas você pode escolher perder menos dinheiro com ele.
      A maioria que compra carros de maior valor ficam o tempo de garantia e vendem ou próximo disso.
      Para dar um exemplo mais extremo, comprar um Corolla ou um C4 na casa dos 85mil que ambos tem modelos aí, só no primeiro ano o C4 desvaloriza teoricamente 7mil a mais que o Corolla, coloca 3 anos, vira acima de 15 mil, ou seja, um já desvaloriza, seu dinheiro já vai pelo ralo, no outro seu dinheiro vai pelo bueiro, portanto é preciso avaliar bem se vale a pena seu gosto em cima do seu dinheiro, tem carro que merece o prazer e satisfação que proporciona, a maioria não.
      Isso falando em depreciação, agora você pega seu C4 com alguns anos de uso e alta km terá várias lojas recusando o carro e para não dizer isso paga muito mal por ele, aí você se verá obrigado a comprar o carro da loja que pagou melhor por ele e não o carro que você queria.
      Agora se pretende ficar 10/15 anos com o carro, sem duvida, compre o que quiser o C4 não valerá nada e o Corolla valerá pouco porém você vai ter usufruído bastante do seu carro favorito.

      Excluir
    3. Ai depende do perfil do comprador. Se vc passa 3 ou mais anos com um carro a desvalorização não é tão relevante, mas conheço gente que troca de carro anualmente, nesse caso a desvalorização tem q ser um número a ser levado em conta na hora da compra.

      Excluir
    4. Esses percentuais de desvalorização deixam de lado algo ainda mais importante, que é a liquidez.

      Excluir
    5. É difícil digitar isso, mas EU CONCORDO COM O CARLOS.

      Excluir
  5. por essas que vale muito mais a pena carro usado semi novo, do que um zero superfaturado

    ResponderExcluir
  6. Em 2016 o que mais desvalorizou foi o bolso do brasileiro e em segundo o orgulho brasileiro ,diante de tanta corrupção, falcatruas e falta de caráter dos gestores desse País. ...!!!!

    ResponderExcluir
  7. Por isso vejo tanta pechincha de série 5 e 6 por aí...

    ResponderExcluir
  8. depende do bolso e do prazer e satisfação de ter certo modelo .... quem tem muito nao se importa em perder um pouco mais .. se gosta do carro vale a pena ... se nao liga muito pra carro e quer perder pouco ... vai pra um usado de 1 ano q se dara bem ... ai tem o grupo do equilibrio .. um pouco de cada .. o mais importante é vx definir seu perfil e saber o quanto vai perder (se quer... se vale a pena e esta disposto ..)..

    ResponderExcluir
  9. Fui vender meu up, que tem 4 meses de uso.
    Paguei 45mil em um up RUN com o "pacote completo".
    Não consigo mais do que 36mil nele.
    Lojas chegaram a oferecer 31 mil na troca.
    Desvalorizou mais do que 20% em 4 MESES.
    Essas análises são furadas.

    ResponderExcluir
  10. Nenhum Dacia... Renault..... cade os haters??

    ResponderExcluir
  11. engraçado nao tem renault nesse comparativo? estranho...

    ResponderExcluir
  12. Os únicos Renaults possíveis nesta lista, seriam os Fluences e clios. Sandero terceiro carro mais vendido, Duster no mesmo caminho, apesar de vendas mais modestas. Isso influencia na depreciação, se tem mais gente comprando, a tendência de discriminação do modelo diminui, portanto haverá um interesse maior no usado do modelo em questão. Isso inclui 2008, Sentra e os demais. Veja o Jetta, não é tão vendido assim, apesar de bem construído, paga-se caro para ter a versão mais equipada, mas as pessoas tem uma certo respeito pelo modelo, quando você vai olhar o valor do usado, mais caro que o Civic e Corolla, que vedem um número muito maior nos modelos 0kms.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Jetta é o sedã com menor desvalorização, menor que Civic e Corolla. O que leva a isso é atendimento, preço de peças e serviços de oficina e custo do seguro. Em resumo: a boa imagem que o Jetta tem perante o consumidor, o que faz ele ter um valor maior de revenda que seus concorrentes.

      Excluir
    2. Exceto jetta com motor de Santana, que a VW já teve o bom senso de tirar de linha.

      Excluir
    3. Exceto jetta com motor de Santana, que a VW já teve o bom senso de tirar de linha.
      orelhada. O Jetta 2.0 8V Flex é um dos carros mais valorizados no mercado de usados. Um 2013 é vendido por cerca de R$ 55 mil, mais caro que Corolla e Civic do mesmo ano. Focus, então, R$ 15 mil mais barato que o Jetta 2.0 Flex.
      A VW só trocou o motor por conta do INOVAR AUTO, pois o consumidor não estava demandando troca. Ao contrário, aprecia muito o jetta 2.0 8v flex, com seu elevado torque.

      Excluir
    4. O Jetta 2.0 não é pra sair cantando pneus, a vw fez milagres com o torque dele, mas ele não empolga, que potência? Vá de TSI. Quer custo benefício? Vá de 1.4. mas na estrada ou na serra com o 2.0, não tenho do que reclamar. Dá conta do recado no dia a dia.

      Excluir
  13. Sandero Terceiro carro mais vendido onde Fio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós últimos 2 meses sim, mas no geral tem se mantido entre os 5 primeiros de um tempo para cá. Mas NASA, tanto faz, a Renault não me paga nada pra fazer propaganda, portanto eles em último ou em primeiro lugar, tô nem aí. Um abraço.

      Excluir
  14. Tb achei estranho não ter Peugeot na lista.
    Falo isso por recentemente ter tido um experiência com a marca.

    ResponderExcluir
  15. Quanto aos carros desta lista, têm modelos excelentes mas que valem comprar usados. Acho que é compra focada no seu bolso, mas é bom procurar um modelo com baixa quilometragem, e isto serva para qq carro usado, independente da marca e modelo.

    ResponderExcluir
  16. Carro Zero será sempre mau negócio infelizmente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem