A picape chega em seis versões, com os seguintes preços:
- Nova Amarok 2017 S Cabine Simples MT -- R$ 113.990 reais
- Nova Amarok 2017 S Cabine Dupla MT -- R$ 126.990 reais
- Nova Amarok 2017 SE Cabine Dupla AT -- R$ 130.990 reais
- Nova Amarok 2017 Trendline Cabine Dupla AT -- R$ 148.990 reais
- Nova Amarok 2017 Highline Cabine Dupla AT -- R$ 167.990 reais
- Nova Amarok 2017 Extreme Cabine Dupla AT -- R$ 177.990 reais.
As demais configurações são equipadas com o motor 2.0 diesel com dois turbocompressores com potência de 180 cv e torque de 40,8 kgfm (400 Nm) com câmbio manual (versão SE) e 42,8 kgfm (420 Nm) com transmissão automática de oito velocidades (item de série nas demais versões).
Todas as versões da Nova Amarok contam com sistema de alarme acústico e visual para os cintos de segurança não afivelados nos bancos dianteiros. Uma nova tomada de 12V posicionada atrás do apoia braço dos bancos dianteiros equipa as versões Highline e Highline Série Extreme.
A versão Highline passa a contar (de série) com o indicador de perda de pressão dos pneus. Esse sistema (composto de 4 sensores instalados nas válvulas de enchimento dos pneus) mede diretamente a pressão de cada pneu e aciona um alerta no quadro de instrumentos se um deles tiver a pressão abaixo do valor recomendado. Resultado: maior segurança – aumentando a vida útil dos pneus – e menor consumo de combustível.
Outra novidade é que airbags laterais de tórax e de cabeça para motorista e passageiro e faróis bixenônio com luz de condução diurna (DRL) em LED passam a ser equipamentos de série nessa versão.
Estética
A Nova Amarok 2017 mede 5,25 metros de comprimento e 2,23 metros de largura (espelhos incluídos). O para-choque dianteiro traz linhas retilíneas, destacando as bordas laterais com aparência 3D em torno dos faróis de neblina. As novas tomadas de ar em formato de colmeia seguem as linhas retangulares que moldam toda a parte frontal.
A grade do radiador passa a contar com frisos cromados (dependendo da versão). Na versão Trendline, por exemplo, a grade do radiador é em preto fosco, com um friso cromado duplo na parte inferior. Na versão Highline, a grade do radiador passa a ser em preto brilhante. Há dois frisos cromados duplos e seis frisos cromados verticais, em sintonia com os novos faróis de neblina, que também têm moldura cromada na versão de topo.
A Nova Amarok traz um protetor de cárter em novo formato, com extensão para a caixa de transmissão, o que confere um encapsulamento ampliado do motor.
Nas laterais o destaque fica por conta da nova família de rodas de liga-leve de 16, 17, 18, 19 e 20”. As versões S e SE contam com o conjunto de 16” estilo “Korama”, com pneus 245/70. A Trendline traz rodas de 17” estilo “Posadas” e pneus 245/65. Já a Highline tem duas opções: 18 polegadas estilo “Manaus” (pneus 255/60) e 19 polegadas estilo “Milford”, calçada por pneus 255/55.
A Série Extreme traz rodas de 20 polegadas e pneus 255/50. O adesivo “4MOTION“ nas laterais da caçamba (está em todas as versões, desde a cabine simples), assim como o santantônio esportivo na cor da carroceria.
Além da tonalidade sólida Branco Cristal e da perolizada Preto Mystic, há quatro novas cores metálicas para a Amarok: Cinza Indium, Prata Mojave, Prata Sirius e Azul Ravenna (exclusiva para a série Extreme).
Interior
O interior prioriza mais linhas horizontais. O novo painel de instrumentos traz quadro de instrumentos com iluminação branca, de leitura mais fácil.
As saídas de ar passam a ter formas retangulares e há uma nova faixa decorativa horizontal, que nas versões S, SE e Trendline é na tonalidade “deep inox”, e na Highline, é “bright silver”. Comandos do ar-condicionado, disposição da régua central dos controles no painel e um porta-objetos na parte central superior do painel.
Exclusivo para a Amarok Extreme, o novo instrumento combinado “Premium Color” apresenta tela colorida 3D de 3,5”. Outras exclusividades desta versão são as capas dos pedais de aço inoxidável e os tapetes em carpete com a inscrição “Extreme”.
Bancos
A Nova Amarok marca a estreia de assentos dianteiros que possuem o certificado “ergoComfort”. Os novos bancos com ajustes elétricos da Amarok (de série nas versões Highline e Extreme) foram certificados pelo instituto alemão “Aktion Gesunder Rücken - AGR” (Campanha para Costas Saudáveis) na categoria “bancos de veículos comerciais leves”.
A AGR é uma associação mantida por médicos e terapeutas que promove ações e pesquisas para prevenção de dores nas costas. Os novos bancos contam com ajustes elétricos de 12 vias – ajuste de distância longitudinal (2), ângulo de inclinação do encosto (2), ajuste de altura (2), apoio lombar (4) e ângulo de inclinação do assento (2) – e manual de 2 vias (extensão do assento).
Os acabamentos dos bancos também estão mais sofisticados. A configuração Trendline passa a contar com Tear “Kemisu” cinza. A Highline traz bancos de couro “Vienna” cinza e a Extreme tem como item de série o revestimento em couro “Nappa” Preto.
Sistema multimídia
A gama da Nova Amarok oferece três opções de sistema infotainment. A versão SE traz de série o novo sistema “RCD 230G”, que já conta com as funções principais de conectividade, tais como: Bluetooth com função streaming de áudio, entradas USB/ AUX-IN e para cartões de memória do tipo SD-card e leitor de CD e MP3.
Já a Trendline oferece o “Composition Media”, com tela colorida de alta resolução com 6,33” sensível ao toque, sensor de aproximação e conectividade com os smartphones por meio da tecnologia Volkswagen App-Connect. Assim como o “Discover Media” (disponível nas configurações Highline e Extreme), proporciona a reprodução e operação da tela do telefone celular (smartphone) diretamente na tela de alta resolução do sistema de infotainment, como se fosse um espelho, e sem comprometer a segurança na condução do veículo.
O sistema de infotainment “Discover Media” traz adicionalmente recurso de navegação que se destaca pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Esse sistema também contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”.
O “Discover Media” conta ainda com leitor de CD, duas entradas para SD-Card, Aux in e porta USB. É possível parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente e operar telefone e áudio (streaming). A central de infotainment “Discover Media” permite a locução de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, enviada em formato SMS.
Além disso, o “Discover Media” realiza a interface com o sistema de assistência de estacionamento 'Park Pilot', que além de demonstrar a aproximação de obstáculos na dianteira em manobras de estacionamento, transmite (na tela central do console) a imagem da câmera traseira de estacionamento.
Segurança
A Nova Amarok traz o sistema de freios “Post- Collision Braking” (sistema de frenagem automática pós-colisão). Esse sistema aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.
Freios com ABS “off road”, que otimizam a ação do ABS em solo solto (por exemplo, pedriscos e areia), sistemas ISOFIX para fixação de cadeiras para criança no banco traseiro, de auxílio ao motorista como o BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (Controle de Tração) e EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial) são equipamentos de série da picape Volkswagen. Juntamente com o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), a Nova Amarok dispõe para o motorista os sistemas HDC (Hill Descent Control ou Controle Automático de Descida) e HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida).
Concorrentes
Toyota Hilux
A picape média da Toyota é oferecida em versões flex ou diesel. No caso dos modelos diesel, que concorrem com a Amarok, os preços variam de R$ 119.900 reais (MT Cabine Simples) a R$ 189.970 reais (SRX Cabine Dupla AT).
Chevrolet S-10
A picape média da GM é oferecida em versões Cabine Dupla com motor 2.8 Diesel em configurações LT 4x2 a R$ 133.460 reais e LT 4x4 a R$ 144.340 reais.
O modelo topo é o High Country, 2.8 Diesel, 4x4, Automática, a R$ 172.690 reais.
Ford Ranger
O modelo da Ford varia de R$ 142.900 reais no modelo XLS 2.2 Diesel MT 4x4 a R$ 184.490 reais para o Limited 3.2 Diesel 4x4 AT.
Há também uma versão 2.2 Diesel Automática, a XLS, a R$ 151.700 reais.
Conclusão
O picape Amarok na linha 2017 chega com preços que a colocam de forma competitiva no segmento, posicionando-a como o modelo diesel mais barato do segmento.
Carblog sabe dizer se a VW adotou disco nas quatro rodas paras demais versões, além da V6?
ResponderExcluirPelas imagens, adoram sim amigo...
ExcluirDa uma reparada ai...
bonita e bastante tecnologica, mas desse preço nunca chegara nas vendas da hilux
ResponderExcluirMas, se ela e superior a Hilux, como pode ser mais barata?Eu nao vejo assim
ExcluirMas a Amarok é muito mais barata que a Hilux. Aliás, a Amarok é a diesel mais barata do mercado, mesmo sendo a melhor de todas, a única com traçãi 4 Motion, a única com câmbio at de 8 marchas, a única com comportamento de carro.
ExcluirMotor, câmbio e sistema de tração não tem igual. Agora não tem a robustez de uma Hillux.
ExcluirAmarok é a melhor camionete, tive uma excelente e agora vou comprar 2017.
ExcluirFaltaram os airbags de cabeça para os passageiros traseiros que Ranger desde a versão básica tem e Hilux na versão Srx.
ResponderExcluirFaltou tb o piloto automático adaptativo, que equipam Ranger e S10 nas versões tipo de linha.
Cadê a versão FLEX DONA VW!
ResponderExcluirBela caminhonete.
ResponderExcluirA falta de inspiração no desenho dessa picape é, hoje, o maior obstáculo a ser superado por ela. Tem tecnologia de sobra e a VW nunca soube vendê-la à altura.
ResponderExcluirPois eu a acho a mais bonita do mercado! Eu moro na Alemanha e aqui não vende também, só Ranger e Navara (Frontier)....vai entender.
ExcluirA VW insiste com Navigon, uma pena.
ResponderExcluirEsse santantônio esportivo não combina com o design quadradão da Amarok. Parece adaptação do da ranger.
ResponderExcluirAliás esse design sim creio que combina com a proposta de carro allterrain. Diferente de outros carros da linha que já passaram da hora de inovar.
Carro sensacional. Combina com nossas estradas lunares.
Se a VW colocasse o motor 2.0 TSI nela (com câmbio automático), ia ter fila p/ comprar!
ResponderExcluirMelhor caminhonete de todas!!
ResponderExcluirTenho uma com mais de 150 mil km e só alegria.
Segredo é sempre usar o lubrificante certo e diesel s10.
Se a Amarok tivesse a rede de concessionárias dá Toyota aí não tinha pra ninguém.
Cinsecionarios VW não sabem dá um pós venda dá amarok, são muito fracos e na hora dá troca por uma nova são as que mais desvaloriza o produto deles.
As cabines duplas a diesel atuais estão muito boas,difícil decidir. Se quiser para trabalho pesado Hilux, meio termo S10 mas para mim que vou usar 99% na cidade e asfalto ( câmbio 8 marchas-borboleta,tração 4motion e o rodar de automóvel) a Amarok foi a minha opção. E estou muito satisfeito.
ResponderExcluirA Amarok tinha que ser vendida sem esses " Para barros " que são ridículos. Quem quiser que coloque no carro como opcional. Sem esses " Para Barros " a picape fica muito mais bonita e com mais estilo.
ResponderExcluirÉ a mais segura e confortavel da categoria.
ResponderExcluirPra quem necessita veiculo pra atoleiro talvez tenha outras opçoes, mas para estrada , amarok é muito superior.
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