A tendência do consumidor brasileiro em preferir modelos automáticos começou nos modelos premium, passou aos médios e agora está provocando uma revolução nos compactos, com alguns modelos automáticos apresentando crescimento de vendas de mais de 300%.
É o caso, por exemplo, do Chevrolet Onix, cujas vendas do modelo automático cresceram 337% nos primeiros seis meses de 2016, relativamente ao mesmo período do ano anterior.
Enquanto nos seis primeiros meses de 2015 foram vendidos 67.031 Onix, e, destes, 1.963 automáticos, em 2016, dos 68.555 hatchs emplacados, 8.584 foram de modelos automáticos.
Prisma
No caso do Prisma, que já tinha uma participação maior de automáticos no mix em 2015 (8%), teve disparada de 165% na preferência, para um 26% do mix em 2016.
Nos primeiros seis meses deste ano, 4.961 Prismas chegaram às ruas.
Hyundai HB20
O hatch compacto fabricado em Piracicaba já tinha uma participação mais elevada dos automático em seu mix de vendas: 27% em 2015.
Mas, agora, em 2016, nada menos que 39% dos Hyundai HB20 hatch vendidos são automáticos, em um total de 25.373 unidades.
Hyundai HB20S
No caso da versão sedã, a transmissão automática já é predominante na preferência do consumidor, com participação de 51% no mix em 2016.
Nos primeiros seis meses de 2016 já foram vendidos 22.979 HB20S Automáticos.
Nissan March e Versa
Os dois compactos da Nissan chegaram ao mercado este ano, e mesmo oferecendo câmbio automático CVT apenas nas versões topo, com motor 1.6, a participação dos automáticos no March é de 25%, e chega a impressionantes 50% no Versa.
Fonte: Jato Dynamics via Quatro Rodas
Modelos compactos automáticos têm disparada de vendas
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
É o que a Chery deveria fazer para salvar o modelo Celer, aproveitando para lançar uma versão 2016 com mais equipamentos, central multimídia e voltante multifuncional, e se manter os preços até 45 mil poderia tranquilamente ser um automático de 4 velocidades, o Etios é e nem por isso vende mal.
ResponderExcluirSimples: os preços subiram absurdamente e quem queria um hatch ou sedan médio tem que se contentar com HB20S Premium a 70k, Prisma LTZ a 65k e por aí vai.
ResponderExcluirProva?
ResponderExcluirhttp://g1.globo.com/carros/noticia/2016/11/venda-de-veiculos-cai-172-em-outubro-segundo-fenabrave.html
Só não entendo porque não temos um polular com cambio automatico, hoje um onix joy custa 39.490 e um onix lt 1.4 automático custa 54.990 digamos que a diferença de custo do motor 1.0 para o 1.4 seja de no maximo 2.000 reais, qual a lógica em se cobrar 12.000 por um cambio at, não me venha com esse mi mi mi, a mas a versão lt é mais isso, mais aquilo, me poupe, só maquiagem, isso não custa tanto assim, mas eu mesmo respondo o porque fazem isso, o povo aceita pagar, e compra aos montes. Complicado.
ResponderExcluirPoderiamos ter sim um onix joy 1.4 por 44.000, mas a farra das montadoras, ha a farra das montadoras....
Mobi Dualogic plus será o primeiro.
ExcluirNão é automático é automatizado .
ExcluirFalar que Dualogic Plus é câmbio automático, é forçar a barra!
ExcluirAgora eu considero o CVT uma maravilha de câmbio, e é automático.
Não tem farra nenhuma, paga quem quer e quem pode.
ResponderExcluirO grande problema é a manutenção.
ResponderExcluirMelhor comprar uma bicicleta, pq carro tá caro...
ExcluirEsses carros de entrada melhoraram bastante no acabamento e pacotes porém os preços foram nas alturas, é o que o povo pode comprar, inflação chegou em tudo menos no salário.
ResponderExcluirinflação???? onde isso é inflação, mas nem se fosse 10 vezes a inflação
Excluirbrasileiro gosta de ser enganado mesmo
Quer um automático? Compre um semi novo e seja feliz.
ResponderExcluirNossa este onix so falta um motor bom. E teste de segurança latin ncaps
ResponderExcluirA VW deveria oferecer câmbio automático de verdade nesse segmento, assim venderia muito mais.
ResponderExcluirtambém acho!
ExcluirE a ford como sempre comendo bola kkkk
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.