O órgão regulador ambiental da Califórnia (California Air Resources Board - CARB) detectou um outro software aplicado em alguns veículos da Audi que reduziram suas emissões de dióxido de carbono caso detecte que eles estavam sendo usados ​​sob condições de teste, conforme informou o jornal alemão Bild am Sonntag.


O CARB descobriu o software em um Audi com transmissão automática este ano, disse o semanário alemão, sem citar quaisquer fontes. O jornal disse que o dispositivo, que não era o mesmo que aquele que provocou escândalo emissões de diesel no ano passado na Audi e Volkswagen, também foi usado em modelos diesel e gasolina na Europa.

A VW admitiu que tinha instalado o software que desativava controles de poluição em mais de 11 milhões de veículos a diesel vendidos no mundo inteiro, o que desencadeou a maior crise de negócios na história da montadora alemã. A Audi, o principal contribuinte para o lucro do grupo VW, também admitiu que seu motor V6 diesel de 3,0 litros foi equipado com software de controle de emissões.

O Bild am Sonntag disse que o software descoberto pelo CARB, agora, foi instalado em veículos com certas transmissões automáticas, e detecta se volante do carro foi esterçado.

Se o volante não estiver esterçado, o software entende que o carro está rodando sob condições de teste em laboratório, e, então, o software ativa um programa de troca de marchas que produz menos dióxido de carbono do que em condução normal em estrada. Por outro lado, se a roda foi esterçada em qualquer direção por mais de 15 graus, o programa é desligado.

A Audi parou de usar o software em maio 2016, pouco antes de o CARB ter descoberto a manipulação em um modelo mais antigo, segundo o jornal, acrescentando que a montadora tinha suspendido vários engenheiros relacionados ao assunto.

Fonte: Bild am Sonntag via Reuters
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