O órgão regulador ambiental da Califórnia (California Air Resources Board - CARB) detectou um outro software aplicado em alguns veículos da Audi que reduziram suas emissões de dióxido de carbono caso detecte que eles estavam sendo usados sob condições de teste, conforme informou o jornal alemão Bild am Sonntag.
O CARB descobriu o software em um Audi com transmissão automática este ano, disse o semanário alemão, sem citar quaisquer fontes. O jornal disse que o dispositivo, que não era o mesmo que aquele que provocou escândalo emissões de diesel no ano passado na Audi e Volkswagen, também foi usado em modelos diesel e gasolina na Europa.
A VW admitiu que tinha instalado o software que desativava controles de poluição em mais de 11 milhões de veículos a diesel vendidos no mundo inteiro, o que desencadeou a maior crise de negócios na história da montadora alemã. A Audi, o principal contribuinte para o lucro do grupo VW, também admitiu que seu motor V6 diesel de 3,0 litros foi equipado com software de controle de emissões.
O Bild am Sonntag disse que o software descoberto pelo CARB, agora, foi instalado em veículos com certas transmissões automáticas, e detecta se volante do carro foi esterçado.
Se o volante não estiver esterçado, o software entende que o carro está rodando sob condições de teste em laboratório, e, então, o software ativa um programa de troca de marchas que produz menos dióxido de carbono do que em condução normal em estrada. Por outro lado, se a roda foi esterçada em qualquer direção por mais de 15 graus, o programa é desligado.
A Audi parou de usar o software em maio 2016, pouco antes de o CARB ter descoberto a manipulação em um modelo mais antigo, segundo o jornal, acrescentando que a montadora tinha suspendido vários engenheiros relacionados ao assunto.
Fonte: Bild am Sonntag via Reuters
EUA encontra outro software manipulador em carros Audi
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)