O Audi Q2 é baseado na plataforma do Audi A3, adota a mesma mecânica, mas tem personalidade própria. Em termos dimensionais, conta com 4,19 metros de comprimento (10 cm menos que o Honda HR-V), 1,79 metros de altura e conta com entre-eixos de 2,60 metros (o mesmo do A3).
A estética transmite uma impressão de maior robustez, com seus recortes laterais e molduras nos para-choques, mantendo as características de design típicas da Audi, com a linha de cintura elevada, mas que não prejudica a visibilidade graças à inclinação do capô e à ampla vigia traseira.
A dianteira guarda convergências com os novos SUV´s da Audi, com a grande Singleframe de grandes proporções, com detalhes em preto e frisos cromados envolventes. A traseira traz lanternas destacadas da carroceria, com elementos de LED para a marcha à ré.
É um design sóbrio e discreto, como o característico dos Audi, e que tende a demorar muito a envelhecer e cansar.
Interior
O interior do Audi Q2 lembra muito o do Audi A3, mas este SUV tem uma decoração mais colorida, com detalhes, advindos dos pacotes de personalização, na cor da carroceria. De qualquer forma, se o comprador quiser o interior totalmente em preto também é possível, basta dispensar os pacotes de personalização.
O cluster de instrumentos é o mesmo do A3 e há opção do Virtual Cockpit, painel totalmente digital e configurável com tela de 12,3 polegadas, com o head-up display, que projeta informações dinâmicas no campo de visão do motorista no para-brisa.
O espaço interno é amplo, e o porta-malas comporta 405 litros.
Mecânica
O Audi Q2 que será vendido no Brasil provavelmente adotará o conjunto mecânico intermediário adotado na Europa: motor 1.4 TSI de 150 cv associado com o câmbio automático de dupla embreagem S-Tronic de 7 marchas. O Q2 é cerca de 75 Kg mais pesado que o A3, de modo que o desempenho deve ser pouca coisa inferior ao hatch. Segundo a Audi, com tal conjunto mecânico, o Q2 acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, e atinge 212 km/h.
O consumo que os testes independentes vem registrando para o 1.4 TSI S-Tronic é de 11 km/l de gasolina em cidade, e 17 km/l em estrada.
A suspensão traseira do Q2 é do mesmo tipo adotado no Audi A3 brasileiro: semi-independente por eixo de torção. Os modelos com tração integral Quattro, porém, adotam o multilink (já que o eixo traseiro ocupa o lugar do eixo de torção). Ademais, modelos Q2 com tração 4x2 que superam muito os 210 Km/h também adotam o multilink.
A suspensão dianteira do Q2 tem o mesmo esquema McPherson do A3, mas foi totalmente reformulada, com braços e molas exclusivos, mais robustos visto que o modelo teoricamente enfrentará terremos mais inóspitos que o A3.
Comportamento dinâmico
Os testes que vêm sendo realizados com o Audi Q2 apontam um modelo com rodar sólido, direção e suspensão firmes e que transmitem muita segurança, enquanto o motor é elástico e está bem ajustado à transmissão S-Tronic de 7 marchas.
O modelo transmite boa impressão também em pisos molhados e de baixa aderência, evidenciando o bom trabalho de afinamento do conjunto de suspensões, assim como pneus e rodas de 18 polegadas.
Conclusão
O Audi Q2 é um SUV compacto urbano com um conjunto mecânico racional, estrutura sólida e bom comportamento dinâmico. O preço na Europa, do modelo de acesso começa em equivalentes a R$ 80 mil reais. Um modelo 1.4 TSI com câmbio S-Tronic começa em 25 mil Euros, o que corresponde (novembro/2016) a cerca de R$ 90 mil reais.
No Brasil será mais caro, até mesmo porque o A3 já começa em R$ 105 mil, com estimativas indicado uma faixa inicial de R$ 130 mil reais, cerca de R$ 20 mil abaixo do Q3 de acesso.
Até entendo que seja um Audi, tenha um bom motor e cambio, mas R$ 130.000? deveria custar o mesmo preço que um HRV top de linha.
ResponderExcluirO hrv top esta 129.990
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ExcluirEdilson, de onde vc tirou esse preço do HR-V?
ExcluirComparar Q2 com HR-V é o mesmo que comparar um Fit com um A3, a única semelhança deles é ser um automóvel 4 (5) portas, mais nada.
Excluir129.900? Aí entende tudo de carro viu?
ExcluirOlha... Por esse preço... Se isso se confirmar, provavelmente irão elevar os preços do Q3 para encaixar o Q2 no range de preços, mas mesmo assim não pode ser esse preço.
ResponderExcluirAcho que para vender horrores, deveria começar nos preços dos concorrtes topo de linha, na casa dos R$ 100 mil a de entrada, esse preço seria matador, ia abocanhar o segmento compacto de luxo sem dó.
O preço do Q3 já aumentou, está partindo de 142 mil.
ExcluirSe quiser ter alguma participação relevante no mercado tem que ficar não muito acima dos R$ 100.000,00 na faixa de entrada. Consumidor nesse segmento leva muito em conta o tamanho e o Q2 vai ficar devendo isso a Jeep Compass,Toyota Rav 4, New Tucson, Sportage, etc.
ResponderExcluirMesmo preço do Q3 e do Compass Diesel.
ResponderExcluirCompass Diesel é quase 160 mil.
ExcluirComparado aos carros "populares" na faixa dos 50.000. Este Q2 é top por um preço "justo".
ResponderExcluirHoje a Audi supera MB e BMW...esse carro é simplesmente um show!!!Arte em movimento!!!
ResponderExcluirE digo mais! Se a VW não desprezasse tanto os brasileiros, ninguém superaria a VW no Brasil...
A q3 é vendida na prática por 130 mil, embora eles digam q o preço é 142 mil. Provavelmente a q2 será vendida por uns 115 mil, o mesmo preço do A3 sedan. Acredito q será sucesso de vendas se a Audi continuar mantendo os preços competitivos como fez com o a3 sedan
ResponderExcluirA Audi vende a q3 por 130 mil, embora diga q o preço é 142 mil. A q2 provavelmente será vendida por 115 mil. Aí será um sucesso de vendas, sem dúvida. Espero q a Audi mantenha os preços competitivos como fez com o a3 sedan.
ResponderExcluirAcho que a Audi está super valorizando o novo modelo, nós brasileiros continuamos sendo explorados este carro deveria partir dos 100.000
ResponderExcluir"...inicialmente importado, mas com perspectiva de fabricação nacional..."
ResponderExcluirO que isso muda para nós brasileiros??
Nada!
Os preços não baixam 1 centavo.
..aliás, além de não ganharmos nada, às vezes ainda perdemos, como no caso do Golf, cuja versão fabricada no Brasil perdeu o freio traseiro eletromecânico, que foi substituído pela horrenda e ultrapassada alavanca manual, dentre outros detalhes..
ResponderExcluirE a aud q2 ta quase no mesmo preco da tiguan tsi,mais tiguan tem teto top e tela de 8. Q2 tem.tiguan e golf tsi e golf tsi alemão e top.
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