A Volkswagen lançará o sedã Phideon na China esta semana. O modelo topo de gama competirá diretamente com modelos premium como BMW Série 5, Mercedes-Benz Classe E e também o Audi A6. O objetivo é seduzir os compradores que procuram carros luxuosos, mas menos chamativos, visto que o gigante asiático passa por uma repressão a ostentação de bens de consumo de luxo.
O presidente da China, Xi Jinping, vem empreendendo uma guerra ao estilo de vida extravagante e ostensivo desde que assumiu o poder há quase quatro anos, o que tem feito os consumidores chineses mais cautelosos em exibição de riqueza ao comprar qualquer coisa - de carros de luxo a bolsas de grife passando por bons vinhos.
Assim, a Volkswagen espera que o Phideon, um sedan de luxo de uma marca com imagem de mercado de massa, ao contrário do que acontece com BMW ou Mercedes-Benz, irá ajudá-la a ganhar dinheiro com a atual postura mais discreta dos consumidores chineses e impulsionar as suas vendas na China - maior mercado automotivo do mundo hoje.
As pessoas estão fugindo de carros muito chamativos e que ostentam riqueza na China, especialmente nas grandes cidades. Os clientes estão cada vez mais dizendo "eu não quero Audi, Benz ou BMW. Eu não quero um carro para ostentar.
A Volkswagen exibiu o Phideon ao lado A6 da Audi, BMW Série 5 e Mercedes Classe E em um evento de mídia em Xangai, indicando que espera que o Phideon estabeleça competição com essas marcas de luxo alemãs.
A Audi é líder de vendas do mercado de luxo na China, e seus modelos são as principais escolhas de altos funcionários do governo, mas está com sua imagem associada com alguns excessos de ostentação de riqueza perpetrados por membros do governo. O Audi A6 é mais caro que o Phideon, mas pode custar o mesmo depois que descontos são aplicados.
Já a VW tem uma imagem associada a carros de entrada, em função do grande sucesso que seus sedãs Santana faz entre os taxistas chineses há décadas. A marca não pretende oferecer descontos para o aumentar as vendas do Phideon, pois pretende manter o foco na qualidade.
Tecnologia
A VW estreou o Phideon no Salão do Automóvel de Genebra, em março. O carro será oferecido em com motores a gasolina e há uma versão híbrida plug-in em desenvolvimento. O modelo topo de gama adota um motor 3.0L V6 de 300 cavalos, e será o primeiro carro da marca VW a usar um sistema de visão noturna baseado em câmera.
O longo sedã de cinco metros é a segunda experiência da marca no segmento premium. O primeiro foi o Phaeton, um modelo global na mesma classe do Audi A8, e que teve a produção interrompida no começo deste ano após não conseguir cumprir metas de vendas em seus 13 anos de existência.
O Phideon é menor, e está sendo lançado como um modelo específico para o mercado chinês, mas a VW não descarta exportá-lo para outras regiões no futuro.
O VW Phideon chega à China também para competir com o Ford Taurus, sedã topo de gama da marca norte-americana, e que se transformou em um sucesso desde o lançamento, com suas vendas superando tudo que a marca de luxo da Ford, a Lincoln, vendeu no primeiro semestre de 2016, segundo dados da consultoria JATO Dynamics.
A VW pretende vender entre 1.000 e 2.000 Phideon´s anualmente na China.
Caraca o vw é lindão, agora deveria tirar aquela alavanca de cambio e colocar um re roleta, deixaria o carro ainda mais primoroso.
ResponderExcluirDeveria trocar esse volante. Tudo quanto é carro VW, a partir do FOX usa esse volante.
Excluirpensei o mesmo Djalma! será q estão com preguiça de desenhar outros modelos de volante?? não faz sentido!
ExcluirCompetirá com A6??? Não entendi!!!
ResponderExcluirAcho que já está acontecendo (ou irá) com o Passat (muito carro, mas caro) e o A4. Se for essa a política, que diminuam o preço do A3, ao invés de aumentar o do Jetta.
Aqui quem não quer ostentar também compra Volkswagen ou Etios. Esse da foto tá lindo nem parece Volks.
ResponderExcluirSerá, Zé? Acho difícil que, aqui no Brasil, o público alvo das montadoras deixaria de comprar Audi A6, BMW série 5 ou MB série E pra comprar um VW.
ResponderExcluirATENÇÃO, não estou aqui entrando no mérito de qual o melhor. Brasileiro é ostentador, muitas vezes compra um carro pra imprecionado os outros, e não por se enquadrar às suas necessidades.
Estéticamente, rsrsrs.
ExcluirVerdade, proncipalmente no que diz respeito aos SUV's compactos!!!!
ExcluirEsse carro seria equivalente ao A8 e BMW 7, passat sim equivalente ao A6 e Série 5. Comercialmente podem considerar o vw superior concorrendo com o premium inferior por conta do preço mas achar que um Passat é equivalente a uma BMW 320 é até sacanagem e este phideon só olhar o espaço traseiro no nível de equipamento do banco de trás já fica claro também a diferença de nível Entre ele e o A6 e BMW 5, tem mais botão no banco de trás do phideon que no painel da BMW, sendo semelhante sim ao A8 3 BMW 7.
ResponderExcluirEm que a 320 é melhor que o Passat?
ExcluirNão o é em desempenho, segurança, consumo, espaço interno.
Motor do Passat e cambio são superiores ao do 320, assim como sua plataforma.
G VII, concordo com vc que o Passat (Premium) é melhor que a BMW 320 e, talvez, ate mesmo a 328 (questão de gosto). Porém tenho um Golf Gti, que é a mesma dupla motor/câmbio, e como já dirigi uma 328 tenho minhas dúvidas se o DSG6 seja melhor que o ZF8. Tenho minhas dúvidas.
ExcluirOs nomes dos lançamentos recentes da VW estão cada vez mais medonhos...
ResponderExcluirA sorte é que o carro ficou muito bonito, com linhas elegantes que finalmente valorizaram um sedã da marca. O ambiente interno é bem caprichado, só merecia um volante menos generalista para ampliar o ar exclusivo do modelo. Faria sucesso no mercado americano, penso. Até mais que o Passat de lá.
Os americanos que compraram o Ford Taurus nos anos 90 vão se identificar bastante.
ExcluirGostei.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.