A Volkswagen AG (Alemanha) apresentará em novembro o facelift da sétima geração do Golf - hatch familiar produzido pelo fabricante alemão e comercializado em todo o mundo por sete gerações, em várias configurações carroceria, sob vários nomes de identificação.

Volkswagen Golf: gerações 1 a 7 - imagens e informações

Neste artigo mostraremos as imagens e os detalhes de todas as gerações do Golf, com fotos tomadas nos mesmos cenários, começando com as dinâmicas, abaixo, deste que é o VW mais vendido de todos os tempos, tendo superado o Fusca em 2002.

Volkswagen Golf - Geração 7
Volkswagen Golf - Geração 6
Volkswagen Golf - Geração 5
Volkswagen Golf - Geração 4
Volkswagen Golf - Geração 3
VW Golf - Geração 2
VW Golf - Geração 1

VW Golf - Geração 1 - 1974 a 1984

A primeira geração do Golf, o Mk1, foi um modelo com tração e motor dianteiro (refrigerado a água), que chegou ao mercado em maio de 1974 para substituir o Fusca, que adotava motor (refrigerado a ar) e tração traseira.

Volkswagen Golf Mk1

Em junho de 1976 foi apresentado a versão que criou o conceito de "hothatch, o Golf GTI, com motor 1.6 com injeção capaz de chegar a 176 km/h.

Volkswagen Golf Mk1

Uma versão a diesel do Golf Mk1 chegou ao mercado em setembro de 1976, enquanto sua versão sedã, o Jetta, surgiu em outubro 1979.

Volkswagen Golf Mk1

O Golf Mk1 foi vendido como Rabbit nos Estados Unidos e no Canadá e como o Volkswagen Caribe, no México.

VW Golf - Geração 2 - 1983-1992)

Em setembro 1983 chegou ao mercado a segunda geração (Mk2), que cresceu ligeiramente em termos de dimensões, com distância entre-eixos ampliada, mantendo a forma geração do Mk1, mas com linhas mais arredondadas.

Volkswagen Golf Mk2

O Golf GTI Mk2 apresentou um motor de injeção de combustível 1.8 8V logo em seu lançamento, mas em 1985 o motor foi substituído por uma unidade 16V, capaz de levá-lo a 192 km/h.

Volkswagen Golf Mk2

Em 1985, surgiram os primeiros Golf com tração nas quatro rodas (Syncro), com motor de 160 cavalos e, pela primeira vez, com freios ABS.

Volkswagen Golf Mk2

O Jetta Mk2 foi revelado em janeiro de 1984, enquanto o modelo cabriolet manteve a arquitetura do Mk1 durante toda o ciclo do Mk2.

VW Golf - Geração 3 - 1991 a 1998

A terceira geração do Golf Mk3 fez sua estréia em agosto de 1991 e, novamente, cresceu ligeiramente em comparação com seu antecessor, enquanto a sua distância entre eixos permaneceu inalterada.

Volkswagen Golf Mk3

Novos motores foram introduzidos, e incluíam o primeiro motor turbo diesel de injeção direta (TD), além de uma unidade V6 2.8L de ângulo estreito.

Volkswagen Golf Mk3

Pela primeira vez na história, uma variação perua (Golf Variant) juntou-se ao line-up em setembro de 1993. Ao mesmo tempo, um novo Cabriolet Mk3 chegou para substituir o antigo cabrio baseado na versão Mk1.

Volkswagen Golf Mk3

A versão de três volumes deste modelo, o Jetta, foi apresentado em Janeiro de 1992.

VW Golf - Geração 4 - 1997 a 2003

A quarta geração do Golf, MK4, foi apresentado na Alemanha em agosto de 1997, tendo chegado ao Brasil no ano seguinte.

Volkswagen Golf Mk4

Esta quarta geração do Golf é considerada por muitos como uma das melhores do hatch, sendo esta a primeira configuração que teve um irmão Audi, já que o Audi A3 de primeira geração compartilhava a plataforma do Golf Mk4.

Volkswagen Golf Mk4

Este modelo teve também novas versões de alta performance, incluindo uma versão VR6 3.2L em 2002, assim como foi o primeiro Golf GTI a adotar um motor turbo, o famoso 1.8T de 180 cavalos.

Volkswagen Golf Mk4

Este modelo, com um facelift em 2007, ficou à venda no Canadá até 2010 (com o nome de Golf City) e, no Brasil, até 2014.

VW Golf - Geração 5 - 2003 a 2009

O Golf Mk5 foi introduzido na Europa no segundo semestre de 2003, chegando aos EUA em 2006. No Brasil só foi vendido a partir de 2006 em configuração sedã (Jetta).

Volkswagen Golf Mk5

Este também foi o primeiro Golf a adotar um motor cinco cilindros 2.5L de 150 cavalos, que depois teve sua potência ampliada para 170 cv.

Volkswagen Golf Mk5

O Golf GTI Mk5 usou um motor quatro cilindros turbo 2.0 de 200 cavalos.

Volkswagen Golf Mk5

O motor 1.4 TSI foi lançado no fim de ciclo de vida desta geração.

VW Golf - Geração 6 - 2009 a 2012

O Golf Mk6 foi criado com base na plataforma PQ35, a mesma do Mk5. Este veículo estreou no Salão do Automóvel de Paris de 2008, e foi projetado pelo designer-chefe da Volkswagen, Walter da Silva, adotando uma estética mais aerodinâmica, tornando-o mais eficiente e silencioso que o antecessor.

Volkswagen Golf Mk6

Esta versão também procurou endereçar críticas feitas ao modelo anterior, o Mk5, que era criticado por ter interior menos refinado que o da geração 4.

Volkswagen Golf Mk6

Neste Mk6 a Volkswagen procurou formular o interior de forma a combinar a qualidade do Mk4 com a facilidade de uso do Mk5. Este modelo também ficou mais barato de ser construído que o antecessor.

Volkswagen Golf Mk6

O modelo foi oferecido com transmissões manuais de 5 marchas, ou automática de 7 velocidades (DSG - Dual Clutch), tendo sido o primeiro Golf a obter classificação Top Safety Pick no IIHS dos EUA.

Volkswagen Golf - Geração 7 - 2012 até o presente

A sétima geração do Golf foi apresentada no Salão de Paris de 2012, tendo sido o primeiro modelo a adotar a plataforma MQB, compartilhada com a terceira geração do Audi A3, Seat Leon e Škoda Octavia.

Volkswagen Golf Mk7

Este modelo é um pouco maior do que o Mk6, mas ficou 100 Kg mais leve. O GTI adotou um motor 2.0 TSI de 220 cavalos, com opção Performance de 230 cv.

Volkswagen Golf Mk7

Posteriormente chegou a versão R, com 300 cv e tração 4 Motion.

Volkswagen Golf Mk7

Atualmente o Golf 7 é oferecido com motores que vão do 1.0 de três cilindros turbo, 1.2 TSI, 1.4 TSI, 1.6 MSI, 1.8 TSI (EUA e Canadá), 2.0 TSI, com opções de transmissão manual de cinco e seis marchas, automáticas de seis (EUA, Canadá, Brasil e China), e DSG 7 e 6 (Europa).

12 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. em 2018 como modelo 2019 chega o mk8 la na europa

    ResponderExcluir
  2. O Golf é um mito no segmento de carros convencionais, do mesmo naipe que o Porsche 911 é no de carros esporte.
    Golf e Porsche 911: dois mitos, dois ícones, muitas vezes copiados, jamais igualados.
    Golf é Golf. O resto é resto.

    ResponderExcluir
  3. The very best. O Golf é o modelo não premium que introduz no mercado de massa as inovações lançadas nos carros premium. Eis o motivo de ser o VW mais vendido no mundo e líder em tecnologia automotiva de ponta. Em breve Golf GTE, e-Golf e VW I.D. deverão se destacar no mercado de veículos híbridos e elétricos.

    ResponderExcluir
  4. Volkswagen Golf, The Car, The Legend.

    The Very Best. Já tive dois espetaculares (Sportline 4,5 e Highline 7 - meu atual) e pretendo trocar num GTI. Carro fantástico.

    ResponderExcluir
  5. Design perfeito, ansioso pelas mudanças

    ResponderExcluir
  6. em design eu gosto do mk6, simplesmente,lindo.

    ResponderExcluir
  7. Fantástica as mudanças sutis que geraram uma grande evolução. A sutileza das alterações no design comprovam a maestria dos designers do grupo

    ResponderExcluir
  8. carraço, pena que as fotos não condizem com os modelos que temos aqui para efeito de comparação

    ResponderExcluir
  9. visualmente belo carro, compraria com certeza, pena nao condiz com realidade do poder aquisitivo do pais. vw na frente sempre . parabens

    ResponderExcluir
  10. Golf é Golf. Já tive 2 modelos. O famoso "Sapão" e o Sportline". Quem tem se apaixona. Estabilidade fora do normal, super confortável... Esse é o carro!

    ResponderExcluir
  11. Está faltando uma versão... O facelift do "Sportline"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem