Há 50 anos atrás a Toyota lançou a primeira geração do Corolla. No comunicado oficial informava: "O Toyota Corolla é um veículo de cinco passageiros do Japão que está posicionado como o carro mais acessível no mercado. No desenvolvimento do Corolla, os engenheiros da Toyota passaram anos reunindo o melhor das tecnologias da empresa para oferecer ao público".
Cinquenta anos mais tarde, a Toyota já vendeu 44 milhões de Corollas em praticamente todos os mercados do planeta, a maioria dos quais variações de um carro pouco emocionante ao volante, mas muito funcional, e que leva jovens famílias ao trabalho e à escola das crianças.
A Toyota colocou no ar um bom website no Japão (também disponível em Inglês) para comemorar as 11 gerações de Corolla, onde a história do modelo é contada, com depoimentos dos primeiros engenheiros do modelo.
Apesar de chegar ao mercado em 1966, a história do Corolla começa antes, em 1961, quando a Toyota lançou o Publica - um carro projetado de acordo com o conceito "carro nacional", racional, barato, com motor de 700 cc. Foi um grande carro em termos de sua tecnologia, mas não era atraente o suficiente para que o público o comprasse como seu primeiro bem durável, e as vendas não empolgaram.
Tendo aprendido com os erros do Publica, a Toyota projetou o Corolla, com design mais chamativo, motor mais potente, e interior mais requintado, para conquistar o consumidor médio.
Dessa forma, o primeiro Corolla foi equipado com um motor 1.1L e atingia 150 km/h. Eram tempos em que se colocava a velocidade máxima nos catálogos de vendas, e a Toyota queria ostentar: "150 km/h". O público apreciou, com comentários chegando aos revendedores: "Oh! Este carro tem uma boa potência!".
1ª Geração - 1966 a 1970
Posicionado entre o Publica e o Corona, o Corolla fez sua estreia em novembro de 1966 como um sedã de 1 litro de 5 lugares. A experiência com o Publica ensinou a Toyota que os consumidores queria mais do que apenas o básico em seus carros.
2ª Geração - 1970-1974
Desde a sua criação em 1966, o Corolla liderou o mercado de carros compactos familiares no Japão. Por ocasião da sua primeira grande mudança do modelo de maio 1970, o Corolla recebeu uma versão cupê.
3ª Geração - 1974-1979
A terceira geração Corolla foi colocado no mercado em abril de 1974. Ele conviveu com versões do Corolla de 2ª geração por um tempo. Esse novo modelo era conhecido como Corolla 30 para distingui-lo do modelo mais antigo.
O modelo de terceira geração ampliou a distância entre eixos em 35 mm e os balanços dianteiros e traseiros em 40 mm, em parte para acomodar os dispositivos para atender às normas de emissão e de segurança de colisão.
4ª Geração - 1979-1983
O sedan Corolla chega a quarta geração em março 1979 e novamente ampliou a distância entre eixos em 30 mm, e os balanços dianteiros e traseiros em 25 mm e 50 mm, respectivamente.
Essa geração incorporou um novo design de carroceria caracterizado por contornos mais lineares.
5ª Geração - 1983-1987
Lançado em maio de 1983, o Corolla de quinta geração representou a mudança mais mais abrangente de sua história. O sedan familiar seguiu a tendência mundial e mudou o seu layout para motor e tração dianteiros.
O modelo cupê também foi renovado, mas manteve o layout motor dianteiro e tração traseira, para garantir o desempenho de condução desportiva.
6ª Geração - 1987-1991
O Corolla sexta geração foi lançado em maio de 1987 e foi criado sob o tema, "um sedan global de alta qualidade além de sua classe", elevando o status percebido do carro.
No Japão, o modelo liftback de 5 portas teve sua produção encerrada.
7ª Geração - 1991-1995
A sétima geração Corolla foi introduzida em Junho de 1991. Com distância entre eixos estendida, o comprimento da carroceria, largura e altura, e o estilo geral da carroceria deu ao carro uma sensação mais sólida, dando-lhe uma imagem de um modelo de grau superior.
8ª Geração - 1995-2000
Lançado em maio de 1995, a oitava geração Corolla foi desenvolvida com foco no meio ambiente, segurança e custo total de propriedade. As dimensões do corpo estava inalteradas, e muitos dos componentes foram os mesmos do seu antecessor, mas ele ficou 50 kg mais leve.
A linha de motores incluía um 1.6L que produzia 165 cavalos. Havia tambpe versões 1.5 e 1.3L, e uma unidade de diesel de 2 litros com emissões de NOx e reduzidas.
9ª Geração - 2000-2006
A nona geração Corolla, que foi lançado em agosto de 2000, chegou em versões sedã e station (Fielder).
Enquanto os Corolla sedã das gerações anteriores mantinhas projetos conservadores para atender aos clientes predominantemente de meia idade e idosos, o modelo de nona geração foi totalmente redesenhado para criar "valor para o novo século."
10ª Geração - 2006-2012
O sedan Corolla de décima geração foi lançado em outubro de 2006. Seu design de carroceria mantinha a imagem geral da carroceria anterior.
11ª Geração - 2012-2016
Atualmente em produção, o modelo foi reformulado para oferecer mais espaço interno e prazer ao dirigir.
Esse carro tem história. A 9ª geração foi um sucesso! Ele e o golf deve estar entre os carros mais vendidos do mundo em toda a história. Já ultrapassaram até o glorioso e popular fusca (quem nunca teve-o na família?).
ResponderExcluirSeria uma grata surpresa se a Toyota apresentasse essa última geração reestilizada no Salão de São Paulo. Uma ótima oportunidade para festejar os 50 anos desse carro icônico. Merecia um stand dedicado com toda as gerações reunidas pela primeira vez no Brasil. Fica a dica à equipe da marca no evento.
ResponderExcluirSeria uma grata surpresa se a Toyota apresentasse essa última geração reestilizada no Salão de São Paulo. Uma ótima oportunidade para festejar os 50 anos desse carro icônico. Merecia um stand dedicado com toda as gerações reunidas pela primeira vez no Brasil. Fica a dica à equipe da marca no evento.
ResponderExcluirCorollao the very best!
ResponderExcluirBom mesmo seria a Toyota lançar já o Corolla reestilizado aqui e com os controles de estabilidade e tração , sensores de estacionamento , assistente de partida em rampa, alertas e um monte de outros itens que estão devendo aos consumidores , ah! lembrei, tirar o CD player pode.
ResponderExcluirParabéns pelo sucesso...!!!! É imã grande empresa e um belíssimo modelo de carro...!!!!
ResponderExcluirTa errada as data de lançamento do nona geração
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.