A Chevrolet do Brasil lança a sexta geração do “Muscle Car” Camaro, com preço sugerido de R$ 297 mil reais para a série especial Fifty.
O modelo adota novo motor V8 de 6.2L de injeção direta entrega 461 cavalos e 62,9 kgfm de torque, enquanto a transmissão é de 8 marchas com sistema Active Select, que permite trocas automáticas ou manuais por meio de aletas atrás do volante, por exemplo.
A cabine do Camaro 2017 está mais refinada. Traz recursos como painel customizável, Heads-up Display, multimídia Mylink com Android Auto e Apple Car Play, alto-falantes Bose, carregador wireless para smartphone, volante com aquecimento, bancos dianteiros com ventilação, ajuste elétrico e memória, ar-condicionado dual zone, além de partida remota da ignição.
Outra novidade é o intensificador de som do motor para a cabine, que torna o ronco mais envolvente à medida que o giro do propulsor sobe.
O cupê da Chevrolet adiciona ainda seletor de modo de condução (Drive Mode Selector), sistema de vetorização do torque, freios de alta performance Brembo com assistência de frenagem de urgência, alertas anti-distração, oito airbags, pneus mais largos, teto solar, faróis de xenônio e lanternas com LEDs.
O Camaro 2017 será uma das atrações da marca no Salão do Automóvel de São Paulo, e chega às concessionárias a partir de novembro. As 100 primeiras unidades serão da série limitada Fifty, comemorativa aos 50 anos do cupê norte-americano e que traz acabamentos exclusivos.
A configuração SS conversível também estará disponível no mercado brasileiro. A previsão é que ela estreie nas lojas no fim do primeiro trimestre do ano que vem.
Série Fifty
Ofertada apenas na carroceria cupê no Brasil, a série especial comemorativa ao cinquentenário do Camaro traz itens específicos:
Exterior
Pintura Cinza Graphite
Faixas decorativas no capô e na tampa traseira
Grade versão "50th" com detalhes cromados
Defletor dianteiro na cor do veículo
Emblemas decorativos "Fifty" nas laterais do veículo
Roda de alumínio aro 20" com design especial e calota personalizada "50th"
Pinça de freio laranja
Interior
Acabamento em dois tons: preto e cinza escuro
Bancos e detalhes com costura laranja e emblema "Fifty"
Painel dianteiro com acabamento customizado
Soleiras iluminadas com emblema comemorativo "50th"
Serão apenas 100 unidades disponíveis no Brasil da versão mais épica criada até hoje do Camaro, para celebrar a história dessa lenda.
Os compradores receberão uma identificação com a numeração de cada veículo.
Visual “Muscle Car”
Apesar de completamente redesenhado, o Novo Camaro manteve a identidade visual que o consagrou como ícone dos “Muscle Cars”.
A parte frontal do Novo Camaro é marcada por um elemento retangular que, ao fundo, emoldura os faróis e a grade, como no modelo da primeira geração. As proporções e os traços atuais, no entanto, ressaltam força e agressividade numa linguagem extremamente contemporânea. O capô alongado reforça o porte atlético do veículo.
Os faróis ganham lâmpada de xenônio e luz diurna de LED para melhor visibilidade. À noite, quando acessos, criam uma assinatura luminosa peculiar da marca Chevrolet. Enquanto novas entradas no capô e no parachoque servem para refrigerar os freios e o motor V8, auxiliando ainda na função aerodinâmica.
A lateral chama a atenção pelas pela baixa distância em relação ao solo, pelas saias esculpidas na própria carroceria e pela linha de cintura elevada, com janelas estreitas e de formas angulares. O perfil dinâmico “fastback” fica evidente nos vidros vigias envolvidos pelos para-lamas salientes, que acomodam as rodas raiadas de 20 polegadas e os repetidores do pisca, agora com superfície transparente e posicionados na vertical.
Na parte traseira do Novo Camaro há as tradicionais lanternas horizontais de dois elementos, com efeito dos LEDs. Já o aerofólio exclusivo do modelo SS passa a ser do tipo suspenso, sustentando por três pilares. O novo formato da peça ajudou a elevar em 50% o “downforce” traseiro.
Enquanto o cupê soma teto solar elétrico à sua lista de equipamentos de série, o conversível ganha capota com acionamento retrátil completamente automático. A operação pode ser feita remotamente pela chave ou por um botão no console, mesmo com o carro em movimento (até 50 km/h). Interessante observar que, quando fechada, a capota traz exatamente a mesma silhueta do cupê.
Interior
Como a parte externa, a interna foi renovada preservando elementos característicos da identidade do Camaro, como o quadro de instrumentos com o “canhão” do conta-giros à esquerda e o do velocímetro à direita, ambos analógicos.
A novidade é uma tela de alta definição, de oito polegadas, entre os dois mostradores essenciais. Configurável, a tela pode exibir informações adicionais de performance, de navegação, do multimídia e do computador de bordo. A quantidade de dados disponíveis é significativa:
• Informações gerais do veículo: velocidade instantânea; odômetro parcial; consumo médio; velocidade média para duas viagens; autonomia; consumo instantâneo; vida útil do óleo; monitoramento de pressão dos pneus; média e melhor consumo nos últimos 50, 100 e 650 km; cronômetro; horas do motor; horas marcha lenta do veículo
• Informações de performance: indicador de força-g; cronômetro de desempenho; cronômetro de volta; temperatura do óleo; pressão do óleo; temperatura do fluído de transmissão; indicador de temperatura dos pneus
• Informações do áudio: navegação pelas músicas, entre estações favoritas e seleção da fonte de áudio
• Informações do telefone: realização de chamadas telefônicas; visualização dos contatos; indicador da bateria e sinal do celular pareado
• Informações de navegação: informações de rota ativa no navegador do Chevrolet MyLink
• Opções: função de aviso de velocidade; seleção das telas a serem exibidas em Informações Gerais do Veículo e Informações de Performance, por exemplo
Outra tela, de oito polegadas, posicionada na parte central do painel e sensível ao toque, exibe as funções da mais avançada geração do multimídia MyLink, com Android Auto e Apple CarPlay, comando de voz e sistema de navegação com mapas em 3D.
O console central está igualmente mais funcional e ergonômico. Os comandos do sistema de ar-condicionado (dual zone) foram incorporados às molduras das saídas de ventilação e o freio de mão passa a ter acionamento elétrico, aumentando a sensação de espaço na cabine.
O Novo Camaro permite ainda a customização da iluminação dos LEDs internos que contornam o multimídia, os painéis de porta e o porta-copos central. São 24 opções de cores disponíveis.
A cor ambiente também muda quando o motorista troca os modos de condução. Na posição “Passeio”, indicado para uma condução mais tranquila, a iluminação fica azul clara. No modo “Pista”, que deixa o comportamento do carro completamente arisco, a iluminação fica vermelha.
Os bancos dianteiros estão mais anatômicos e confortáveis. Ganham sistema de ventilação interno e ajuste elétrico com três opções de memória – válidas também para os retrovisores externos; enquanto o volante redesenhado traz base reta, aquecimento e o emblema “Fifty” em todas as configurações.
A linha 2017 do superesportivo da Chevrolet adiciona a sua ampla lista de itens de série partida remota pela chave ou por botão no painel, sistema de destravamento das portas por aproximação (keyless), carregador de celular wireless, sistema de som Bose, oito airbags, alerta de movimentação traseira, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina e alerta de pressão e temperatura dos pneus, entre outros.
O acabamento interno é premium, com maior atenção às partes em que os ocupantes têm maior contato, como os apoios de braço, bancos, console central e inserto do painel. Há superfícies soft touch e costuras pespontadas em cor de destaque, contrastando com o revestimento predominantemente escuro do habitáculo.
Nota-se também maior utilização de materiais nobres em elementos decorativos. A alavanca do câmbio conta com aplique em alumínio fosco e a assinatura Camaro no topo e na base.
O SS mais potente da história
O mais potente Camaro SS de todos os tempos chega ao Brasil equipado com o novo motor V8 6.2L, o mesmo do Corvette Stingray.
Cerca de 20% dos componentes do motor, no entanto, foram desenvolvidos especificamente para atender às especificações do Camaro, incluindo um sistema de escapamento tubular em forma de “Y”.
Este propulsor oferece tecnologias avançadas, como a nova geração do sistema AFM (Active Fuel Management) de desligamento automático dos cilindros. Em velocidades de cruzeiro, como em uma viagem tranquila por uma estrada, o sistema de gerenciamento do motor desativa metade dos cilindros para poupar combustível.
O motor do Camaro ainda traz sistema de injeção direta de combustível e comando de válvulas continuamente variável, que aumenta a oferta de torque e potência dentro da faixa de rotação do motor. Tudo para oferecer alta performance e eficiência energética – o carro está até 20% mais econômico.
Em comparação ao modelo de geração anterior, a linha 2017 do superesportivo da Chevrolet ganha 55 cavalos potência e 7 kgfm de torque. Ao todo são 461 cv a 6.000 rpm e 62,9 kgfm a 4.400 rpm, números surpreendentes mesmos para veículos desta categoria. A tração é traseira, como em carros de competição.
A transmissão automática também é nova. Traz agora oito marchas, com trocas extremamente rápidas e fluídas. O motorista pode optar por fazer a passagem das marchas manualmente, por meio de aletas atrás do volante.
O Camaro ainda traz um sistema de ressonadores que intensifica o ronco do som do motor dentro da cabine em giros mais altos – uma experiência única para os admiradores de carros esportivos.
O Novo Camaro é produzido nos Estados Unidos. Desde que foi lançado no Brasil, no fim de 2010, o Camaro teve mais de 5 mil unidades emplacada no país, o que faz dele o superesportivo de maior sucesso comercial da atualidade.
Esse pode até ser o blog mais parcial que existe.
ResponderExcluirMas não posso negar que as matérias sempre são as mais completas, com todas as informações e as melhores fotos e vídeos.
297k nesse carro dos anos 50? Que piada.
ResponderExcluirpor R$ 280 mil tem o Audi RS3 que é melhor que esse Camaro em tudo, inclusive em desempenho, mas também tem mais espaço interno e mais porta-malas.
Só compra esse camaro cantor sertanejo.
não não..
Excluiradvogado também compra.
Compra quem tem dinheiro, quem não tem fica lamentando dizendo que não presta.
ExcluirO Camaro é mais rapido que o RS3.
ExcluirA45 sem pensar 2x! p*##@ de RS3... Camaro melhorou bastante mas ainda ta fraco internamente pra o valor do carro.
ExcluirTbm concordo mas e um carro muito bom 👍
ExcluirTbm concordo mas e um carro muito bom 👍
ExcluirSó compra esse carro quem tem dinheiro sobrando.....
ResponderExcluirSe eu tivesse, com certeza compraria esse carro. É um clássico. Só para quem pode mesmo. E esse carro não é dos anos 50 não. De lá, só veio o nome. O carro é todo moderno e com tecnologias atuais. É apertado sim para quem vai atrás, mas é um carro feito para 2 pessoas, não é carro de família.
É um excelente carro, principalmente com seu forte motor V8. É de dar inveja mesmo.Enfim, o carro é lindo e é um ícone americano.
"O Novo Camaro é produzido nos Estados Unidos"?????? Achei que fosse produzido no Canadá!!!
ResponderExcluirOs produtores de Transformers piram!
ResponderExcluirAcho que esse carro tinha que custar no mínimo uns 400 mil. Tá muito barato pelo que ele oferece, carrão!!
ResponderExcluirAqui no Brasil tudo é piada vocês sabiam que um Audi TT igual ao vendido no Brasil custa 48-50 mil dólares? E esse Camaro que pelo visto nem veio com teto solar, magnetic ride e outras coisinhas custa +ou- 44-45 mil dólares, ou seja, mais barato que o Audi TT. Então alguém por favor me explica por que a po**a do TT tá 200 mil essa jaca tá 300 se ambos são importados e pagam as mesmas drogas de impostos? Não era pra tá o preço do TT? VSF Chevrolet.
ResponderExcluirMateria da auto esporte de março desse ano apresentava o coupe a 299,990 e o roadster 319,990. Existem vários motivos para estar nesse preco (estoque antigo, importador independente) não da para generalizar.
ExcluirPois é...
ExcluirPelo preço de 4 SpaceFox até que não parece tão caro.
ResponderExcluirPor fora certamente agradará aos que gostam de "causar" o trânsito. Janelinhas, capôzão, visual musculoso... meio apalermado, infantil... sob medida para jogador de futebol, rappers, cantores sertanejos e traficantes bem sucedidos...
ResponderExcluirQualquer Audi S, BMW M ou MB AMG é superior a esse carro. Agora, o interior desse carro é simplesmente ridículo! Mostradores simples demais, volante feio e o pior: saídas de ar centrais lá embaixo! Os Gênios do design estavam tão ocupados em produzir mais um vinco no capô que não tiveram tempo de pensar em uma posição melhor (e mais eficiente) para as saídas de ar centrais!
Melhorou, mas continua uma banheira que bebe um monte e anda menos que um alemao de 300 e poucos cavalos.
ResponderExcluirPois é tem que criticar porque contra os muscle não tem europeu para competir. As alemãs tem os melhores carros mas esse nicho é americano.
ResponderExcluirSó os críticos ereia seca igual esses ai que não tem condições de comprar ai fala besteiras .fico ate bobo porque entra no site desse se não gosta do carro .morre de dor de cotovelo e fica aqui babando os carros .oi só eu agora que acabei de comprar um Novo Grand seina estol feliz da vida .Meu primeiro carro .Embora muitos o critica .Mais e assim mesmo ne? .Tá vendo aqui 2 bobos metendo pau em um CAMARO \\\\\\ VER SE PORDE ?besta mesmo em ...
ResponderExcluirtenho um camaro 2010 um lixo de carro , peguei um subaru wrx 2015 otimo ....
ResponderExcluirCom esse preço eu n compro nem fodendo, acho que essas empresas, e montadoras pensam que a gente é troxa, n vale apena comprar por esse preço.
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