A BMW revela oficialmente a nova geração do BMW Série 5. Sob o nome código G30, o novo sedã tem uma estética inspirada no Série 3, e recursos de tecnologia emprestados da Série 7.
Em termos dimensionais quase não há alteração. Suas dimensões variam dentro de 2,5 cm em relação ao carro anterior, exceto para comprimento total, que cresceu 3 cm, para ficar em 4,935 metros.
Ao contrário dos atuais Série 7, o novo BMW Série 5 não usa reforços de fibra de carbono em sua estrutura, mas a BMW diz que medidas de economia de peso, com inserções de alumínio no teto e no piso, produziram um redução de cerca de 100 Kg.
O estilo do novo BMW Série 5 o faz parecer um Série 3 inflado. Os faróis (de LEDs adaptativos) são esticados para tocar a grade dianteira com o duplo rim, atrás da qual estão persianas automáticas para melhorar a aerodinâmica.
A vista lateral revela um parte superior familiar ao Série 3, com um vinco na linha de caráter, e reentrâncias na parte inferior.
Na traseira há lanternas maiores contendo elementos de LED, e que envolvem mais os para-lamas.
Nos modelos com o pacote M esportivo observa-se inserções inferiores, saídas de escape trapezoidais e um pára-choque traseiro com um estilo inferior que sugere um difusor.
No interior o pacote M traz alumínio na guarnição dos pedais, um volante M Sport e couro preto opcional com costura contrastante em azul. Múltiplas outras opções de tonalidade interior estão disponíveis.
Dois série 5
No lançamento, haverá apenas modelos, o 530i e 540i, cada um dos quais pode vir com tração traseira ou all-wheel drive (que a BMW chama xDrive). As versões diesel, híbrido, e V-8 estão todos ausentes, pelo menos por agora. O vídeo a seguir mostra os principais aspectos do novo sedã.
O BMW 530i substitui o 528i, seguindo o padrão estabelecido pela série 3 e série 4, denota a chegada do mais recente motor turbo de quatro cilindros da BMW.
O motor B46 de 2.0 litros tem os mesmos 248 cavalos de potência observados no 330i (versus 240 cavalos de potência do motor anterior). Esse motor está associado sempre com uma caixa automática de oito velocidades. A BMW diz que o 530i RWD chega aos 100 km/h em 6.2 segundos, e o xDrive em 6 segundos.
Já o BMW 540i, sigla esta que uma vez sinalizou a presença de um V8 4.0, é hoje o lar de um clássico motor seis cilindros em linha turbo. Trata-se do B58 que aqui entrega 335 cavalos de potência (320 cv no 340i). Segundo a BMW o tempo de 0 a 100 km/h é de 5 segundos para o RWD, 0,2 segundos mais rápido no xDrive.
O BMW Série 5 traz o sistema "Integral Active Steering" da BMW (direção nas quatro rodas), mais uma vez está disponível, assim como os amortecedores adaptativos.
Há opções de rodas de 18, 19 ou 20 polegadas, e pneus run-flat são padrão, mas os pneus convencionais de 18 polegadas (com um sobressalente no porta-malas) estão disponíveis como uma alternativa sem custo.
A suspensão no pacote Sport M traz uma altura de passeio inferior e rodas específicas de 19 polegadas. A BMW também está afrouxando as restrições em torno de seu sistema all-wheel-drive, tornando-se possível combinar xDrive com a suspensão M Sport ou com Direção Integral Ativa.
Tecnologia
O controlador rotativo iDrive manteve-se, mas o display de 10,3 polegadas é agora uma tela sensível ao toque, também, por isso há mais de uma maneira de gerir o sistema de informação e entretenimento. Os enigmáticos controles por gestos introduzidos na última série 7 estão mantidos, mas o modelo apresenta ainda uma terceira maneira de operar as muitas de suas funções.
Em carros com os assentos multicontorno opcionais, um receptor de toque na borda do assento chama o menu home na tela iDrive. A lógica iDrive renovada agora apresenta seis grandes quadrados (exibido três de cada vez) para o sistema de funções principais; toca-se e amplia-se essa função para a tela cheia, e tocando o cabeçalho na parte superior abre um menu para essa função.
Também na esfera techno, há a Apple CarPlay (mas não Android Auto), que agora pode ser usado sem fio pela primeira vez, um hotspot Wi-Fi disponível, opcional de carga de dispositivo sem fio, e os mais recentes serviços Connected BMW. O aplicativo BMW Connected pode trabalhar em conjunto com as câmeras 3D-view do carro para auxiliar em estacionamento.
No desenvolvimento da nova série 5, a BMW parece ter despendido muito esforço na área de estacionamento. Sem surpresa, o carro tem um sistema de estacionamento automatizado disponível que pode encaixar o veículo em vagas paralelas ou perpendiculares, não só mexendo a direção, uma função que era disponível na Série 5 anterior, bem como sobre muitos concorrentes, mas também acelerando e freando de forma automática.
Assim como no Série 7, há também uma função que permite que o motorista possa ficar de fora do veículo e dirigi-lo em um espaço apertado utilizando a tela do smartphone.
Além disso, o sistema de navegação do novo BMW Série 5 incorpora o aplicativo da empresa de serviços de estacionamento ParkNow, permitindo que os motoristas possam reservar um lugar em uma de suas garagens afiliadas. Para os que querem encontrar estacionamento na rua, estréia na Série 5 um sistema que indica os locais mais prováveis de se encontrar vagas.
Ainda mais tecnologia: o sistema de áudio superior é uma nova configuração de 1400 watt Bowers & Wilkins com 16 alto-falantes. O display head-up disponível é maior e a iluminação ambiente LED pode vir com várias cores e efeitos.
Bancos esportivos controlados eletricamente multicontorno são opcionais, com ventilação e massagem disponíveis.
Os projetistas da BMW conseguiram ganhar um pouco mais de espaço para as pernas no banco traseiro e espaço para os joelhos, bem como aumentar a capacidade de bagagem (530 litros).
O novo Série 5 estará à venda no próximo ano. Seus rivais vão continuar a ser os Mercedes-Benz Classe E, Audi A6 e Jaguar XF.
Novo BMW Série 5 2017: fotos e vídeo oficiais divulgados
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Que carro lindo,elegante ..sem deixar o toque de esportividade
ResponderExcluirMuito bonito mesmo, apesar das lanternas 'Honda City'.
ResponderExcluirE o interior já passou da hora de ser reformulado.
Já nasce atrás, muito atrás, do A4 e do A5. Esse BMW Não tem condução autônoma, não tem auxiliar de direção preditiva, não tem detector de sinais de trânsito, ainda usa o obsoleto sistema de tração traseira. E a carroceria e o interior estão séculos atrás dos Audi.
ResponderExcluirNão andarei e não gostarei.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEle nem concorre com o A4, ficar desmerecendo um carro só por que não gosta da marca é coisa de fanboy mesmo.
ExcluirLeitor de placas tem desde a geração passada via head up display, assistente de condução tem também (olhar o pacote de opcionais no site oficial).
ExcluirMuitos destes dispositivos sao feitos em parceria com empresas de tecnologia alemã como Bosch, Siemens, etc, entao estarão nas 3 grandes alemãs de luxo, obvio.
Assim como a Audi com certeza terá na proxima geraçao o assistente de estacionamento pela chave.
Esse carro é top demais!! Muito bonito alem de ser completo.
ResponderExcluirParabens a BMW, serie 5 sempre referencia de modelo que intercala esportividade e conforto no mundo dos sedans.
ResponderExcluirA Classe E nova ficou muito interessante tambem, briga boa!
A aguardar o que a Audi reserva para o A6 que nunca emplacou como concorrencia forte para a dupla Classe E e Serie 5
Carro espetacular!!
ResponderExcluirSomente 3 letras....BMW... Não precisa dizer mais nada!
ResponderExcluirTração traseira obsoleta?? Ah.. vá catar coquinho, fanboy! Fica idolatrando Audi "Volkswagen Gourmet"... que adora tração dianteira nas versões de entrada e passa vergonha perto das Mercedes e BMW's. Ferrari, Porsche, Maserati, Pagani... supercarros usam tração traseira... estude um pouquinho antes de falar bobagem.
ResponderExcluirPerfeição sob rodas
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.