O novo Audi Q5 2017 foi revelado no Salão Automóvel de Paris esta semana. Trata-se da segunda geração do SUV médio da Audi, que chega para impor competição com o BMW X3 e o Mercedes-Benz GLC.
O novo Audi Q5 está intimamente relacionado com o novo Audi A4, já que ambos compartilham a mesma plataforma MLB, de motor longitudinal, tendo sido projetados desde o zero para peso. O resultado é que o Q5 novo é 90 kg mais leve que o modelo de primeira geração, que chegou ao mercado em 2008.
O novo Q5 tem dimensões próximas ao modelo anterior, mas adota uma estética mais refinada e um interior mais amplo e tecnológico. Segundo a Audi, o novo Q5 é também um dos carros mais aerodinâmicos dessa classe, prometendo um ruído de vendo extremamente baixo e praticamente ausência de vibrações na cabine.
O exterior do Q5 2017 tem uma aparência mais robusta que o carro atual, a fim de ampliar as credenciais off-road do carro. Há claras influências do Q7 e do modelo Q2, particularmente em torno da parte dianteira do carro.
Seus faróis vêm tanto em LED (de série), como em LED de alta resolução, chamado de Matrix LED, dependendo da especificação, e que permite sinalização de mudança de direção dinâmicos.
Dentro da cabine de cinco lugares, os compradores poderão optar pelo cluster "Virtual Cockpit" com tela de 12,3 polegadas da Audi - já em uso em uma ampla variedade de modelos -, com múltiplas configurações. No centro do console há uma tela de 7 polegadas do sistema de entretenimento e informação nas versões de acesso, enquanto no modelo topo essa tela é de 8,3 polegadas.
O sistema é controlado por meio de um botão rotativo e um touch pad. Versões topo de gama também incluem feedback tátil. Um display head-up recentemente desenvolvido está na lista de opções, e pode projetar as informações pertinentes diretamente no pára-brisas.
Motores
O novo Q5 virá com uma gama de motores quatro cilindros a gasolina e diesel e um V6 diesel, com a maioria do A4. Os motores V6 fazem parte de uma nova geração desenvolvidos em conjunto entre Audi e Porsche. Também está prevista uma versão plug-in híbrida do Q5, para satisfazer a crescente demanda por SUVs híbridos. Esse modelo contará com um 2,0-litros de quatro cilindros a gasolina que trabalha em combinação com um motor elétrico - prometendo uma autonomia totalmente elétrica de 50 km.
No lançamento, cinco opções estarão disponíveis. Aqueles incluem um diesel de 2.0 litros TDI vem em opções de 160 cv, 164 cv e 190 cv. E um gasolina de 2,0 litros com 250 cvalos. Finalmente um diesel de 3.0 litros com 285 cavalos.
Os compradores poderão escolher entre tração dianteira e tração nas quatro rodas, e entre transmissões manual de seis marchas, automática de dupla embreagem de 7 marchas ou automática com conversor de torque de oito marchas no modelo topo de gama.
O novo Q5 é sustentado por nova suspensão dianteira e traseira de cinco links, com molas de aço e amortecedores ajustáveis, em uma configuração em grande parte emprestada do A4. A suspensão a ar é opcional e também será oferecida - incluindo um recurso de auto-nivelamento emprestado do Q7 - em uma tentativa de melhorar o seu passeio e aumentar a sua capacidade de reboque. Como padrão, os motoristas podem escolher entre sete modos de condução diferentes através do sistema Drive Select da Audi, com dois novos modos para offroad.
Equipamentos
Os compradores poderão escolher entre 14 cores exteriores, e cinco novos níveis de acabamento - Sport, Design, S-Line, Design Selection e S-Line Exterior Package. Estes pacotes também incluem elementos para distinguir o exterior do carro. O equipamento de série inclui um novo volante multi-função, enquanto a lista de opções inclui um volante com aquecimento e funções de massagem para os assentos. Iluminação ambiente opcional pode iluminar o carro com 30 cores diferentes. O carro standard senta-se em rodas de 17 polegadas de liga leve, mas há opções até de 21 polegadas.
O Audi Q5 anterior já era elogiado por seu ótimo porta-malas, e a Audi incrementou o espaço deste para 610 litros com todos os cinco assentos no lugar, e 1550 litros com eles rebatidos. Para carregar itens pesados há o auxílio de porta ativada por sensor e a suspensão a ar pode abaixá-lo para facilitar o aceso.
Em termos de tecnologia de segurança, os clientes do Q5 podem optar por três pacotes: Tour, City e Parking. As funções incluem controle adaptativo de cruzeiro com assistência de engarrafamento, assistência de pista, alerta de tráfego cruzado, frenagem de emergência autônoma e assistência de estacionamento.
EUA e Brasil
Falando na estreia do novo carro em Paris, o chefe da Audi, Rupert Stadler, disse: "O primeiro Audi Q5 foi durante muitos anos o SUV mais vendido do mundo em sua classe. Não foi uma tarefa fácil de projetar seu sucessor, mas este é exatamente isso".
O novo Audi Q5 já é produzido na fábrica recém-construída da Audi no México, o que sugere foco no mercado americano, no âmbito do Naft (North America Free Trade Area), e permite que o modelo seja importado para o Brasil (chega aqui em 2017) sem imposto de importação.
Novo Audi Q5 em lançamento oficial em Paris - vídeo
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Esse Q5 veio para colocar o segmento em outro patamar.
ResponderExcluirO X3 e o GLC simplesmente somem perto deste no Q5.
O carro ficou magnífico. Lindo por fora, por dentro, e com tecnologias como ACC com assistente de congestionamento (condução autônoma), sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, auxiliar de direção preditiva e Virtual Cockpit que os concorrentes, coitados, nem sonham.
desenho muito pragmatico, nem um pouco encantador.
ResponderExcluirQuer ficar encantada?
ExcluirNem um pouco encantador? Como assim shuashuashua...o carro he lindao
ExcluirVocê está sendo generoso, o design dos SUVs da Audi é a essência da monotonia.
ExcluirOlha que monótono:
Excluirhttp://www.car.blog.br/2016/10/audi-rs3-sedan-para-enfrentar-bmw-m2-e.html
A ausência de raciocínio devia supreender, mas em relação a fanboys devemos dar um desconto,antes de colocar réplica faça um curso de gramática para conseguir interpretar o texto "... design dos SUVs da Audi..." O que o Rs3 tem haver?
ExcluirVá estudar antes de criticar!
A frente tá show. Só essa traseira que melhorou, mas continua caída.
ResponderExcluirFinalmente uma frente invocada e nada tiozão.
Mecânica sempre foi top. Mas parecia carro de mulher. Agora sim.
Muito bonito esse Q5. Mas aquelas rodas traseiras brutas e largas do x3 são bem massa.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.