Golf mk1: o nascimento de um ícone
"Há apenas alguns poucos carros no mundo, além do Golf, que continuaram a evoluir de forma consistente o seu design de geração em geração". "Somente veículos que tiveram sucesso na administração da evolução do seu design ao longo de décadas é que têm o potencial para um dia serem celebrados como um ícone. O exemplo mais marcante desse tipo de evolução de design é o Porsche 911, mas, no mercado de massa, é o Golf que certamente está no Hall da Fama do Automóvel", diz Klaus Bischoff, o Chefe de Design da Volkswagen.
Retrospectiva: 1974
1974 é o ano no qual a Alemanha venceu a Copa do Mundo pela segunda vez do ano. E também o ano quando Muhammad Ali derrotou George Foreman na luta de boxe mais lendária de todos os tempos. E é o ano em que a Volkswagen apresentou o Golf.
A primeira geração do Golf foi um sucesso instantâneo. O sucessor do Fusca alcançou vendas de 6,99 milhões de unidades. "A mudança do Fusca para o Golf foi revolucionária. O motor traseiro refrigerado a ar deu lugar a um dianteiro refrigerado a água, resultando em layout totalmente novo do veículo", diz Klaus Bischoff - "foi uma mudança de paradigma".
Os principais elementos de design do Golf Mk1 são, segundo Klaus Bischoff: "na lateral, sua vertical e sólida coluna "C", os abaulados arcos das rodas; e, na dianteira, o aspecto horizontal com a grade fina e faróis proeminentes e baixos. Esses elementos estão presentes até hoje em todos os Golf. São características estilísticas de design do carro compacto de maior sucesso no mundo".
VW Golf mk7: coluna "C" sólida e vertical, frente horizontalizada, faróis baixos e proeminentes |
Assim, ao preservar as características fundamentais e distintivas do Golf ao longo de décadas, a Volkswagen criou a identidade estética desse modelo icônico, que é reconhecido como Golf mesmo à distância e em qualquer geração.
Não importa se é um exemplar da geração 1 ou da 7, o Golf é imediatamente reconhecido como tal mesmo a centenas de metros de distância, da mesma forma que o Porsche 911 no segmento de carros de luxo.
Mas, no mercado de carros generalistas, essa característica é privilégio do hatch médio alemão.
Vídeo - a evolução de um ícone - Volkswagen Golf 1
Conclusão
A Volkswagen AG (Alemanha) inicia a contagem regressiva para o lançamento do facelift do Golf 7, e até lá teremos uma série de artigos lembrando suas gerações. A história do Golf começou em 1974 com uma revolução: vendeu 6,99 milhões de carros, tornando-se um best-seller instantâneo.
Impressionante esse carro!
ResponderExcluirVários passos á frente dos concorrentes, que, com sua tecnologia embarcada e sempre de ponta, deixam a concorrência se esgoelando tentando ser como ele.
Recordes de prêmios por décadas, um verdadeiro ícone a ser referendado.
Não é a toa servo carro mais vendido do mundo. Só no Brasil que o povo não enxerga muito bem essas qualidades. E a vw não faz muita propaganda delas.
ResponderExcluirMeu primeiro contato com um VW foi com um fusca 78...depois um passat 1.5 a alcool..rs.depois uma saveiro e entao um Gol GL 1.8. Mas nakela epoca o sonho de consumo era um Gol GTS ou entao o limite do desejo: um Gol GTI..mas era soh sonho. Estes,desde o nome Gol, claro q se espelhavam no Golf. Um carro q tbm tive na geracao 3,um Golf GL 1.8 completo. Era usado e brm rodado mas eu keria ter um Golf..e na epoca ja era super completo e oferecia muito de conforto. Era um modelo mexicano e fiquei com ele 5 anos!!!o custo q tive eram das pecas trocadas por desgaste natural.ate entao o melhor carro q eu tive.o unico porem era raspar o chao devido a estas crateras q temos nas ruas brasileiras. Mas ja estava satisfeito. Passaram-se anos,tive outros modelos de outras marcas mas voltei a sonhar de novo em ter um MK7..E tive a oportunidade de realizar este outro sonho. Tbm eh um modelo mexicano,um carro excelente pra se dirigir . confortável e muito seguro. E voltou novamente a ser o melhor carro q ja tive. Sou um fã da marca e mais ainda do modelo. A critica fica para o valor alto q a marca VW nos cobra. Mas depoia de um tempo com o carro a pessoa entende q valeu cada $$ pago. Estou totalmente satisfeito com o carro mesmo com o polemico e comentado barulho do DSG.
ResponderExcluirEu também comecei no Fusca, que foi substituído por um Fuscão. Depois tive gol quadrado, gol bolinha, gol g5 e finalmente peguei um Golf Mk7 mexicano. Que carro bom de dirigir. Um sonho realizado.
Excluirya car is very importance for our daily life.
ResponderExcluirO Golf é o Benchmark do seu segmento, a referência, o carro a ser seguido. Ainda bem que ele existe, pois trouxe o refinamento e a qualidade de um carro Premium ao segmento generalista.
ResponderExcluirE realmente, essa sétima geração ficou sublime. The Very Best.
ResponderExcluirCarrinho, como qualquer outro nesse seguimento. Essa babacao toda aí não faz sentido. Refinamento num golf... Fala sério
ResponderExcluirseguimento
ExcluirProcure se alfabetizar antes de comentar.
Ariosto. Vc se enganou de site. Aqui é lugar pra quem conhece automóveis. Sds
Excluir"CARRINHO COMO QUALQUER OUTRO"?????
ExcluirAffifff..
Galera não conheço o Ariosto mas só pro mals informados até universitários estão errando nosso português
ExcluirCom certeza vc q criticou erra com certeza erra.. E pior acha q está certo então para leve galera humildade por favor !!!
Obs: errei nada não? ???
Das Auto, Der Golf!
ResponderExcluiragora brasileiro tem o carro que merece, enquanto na europa o substituto do fusca foi o golf, aqui nessa terra tupiniquin o substituto foi o .....gol
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirBoa lembrança. Mas poderiam ter mencionado o revolucionário Golf GTi mk1.
ResponderExcluirSe há A1, DS3, 208 GTi, 500 Abarth e Fiesta ST, é [muito] devido a ele.
Ta tudo muito bom mas cade o crash test do Golf tupiniquim? Não esqueçam do fiasco do Peugeot 208 no teste de impacto lateral. Na Europa é um carro e pra cá foi outro. Acredito que a VWB nao faria isso mas só acredito vendo.
ResponderExcluirLeandro. A renda na Europa ocidental é 3x a nossa assim lógico Golf e Polo serem os best sellers. Aqui é terceiro mundo o GOL e UP estão de bom tamanho mas caros ainda pra nosso poder aquisitivo. Sds
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