O Fiat Mobi Like de nosso teste de longa (média) duração chega aos 6.000 quilômetros rodados, e neste artigo vamos relatar nossas impressões, dados de consumo, e aspectos positivos e negativos desse sub-compacto.

Fiat Mobi - teste de longa duração

Em relação ao consumo - aferido em percurso 50% urbano e 50% rodoviário, com o ar-condicionado ligado - a etapa inicial do teste mostrou dados não favoráveis, com média de 9,3 km/l de etanol, e de 12,8 km/l de gasolina, como mostramos no quadro abaixo.

Km total
Km rodados
Litros (abastecimento)
Consumo
Tipo
Custo total
Custo / km
1174AferidoComputador de bordo
128511111,79,58,7EtanolR$ 33,28R$ 0,30
167639138,710,19,9EtanolR$ 135,98R$ 0,35
216749139,512,412,5GasolinaR$ 141,66R$ 0,29
264047336,113,113,2GasolinaR$ 128,30R$ 0,27
316352338,213,713,6GasolinaR$ 135,89R$ 0,26
363347037,212,612,7GasolinaR$ 132,40R$ 0,28
412549238,712,712,7GasolinaR$ 137,82R$ 0,28
463851339,413,012,9GasolinaR$ 140,09R$ 0,27
519155337,314,814,6GasolinaR$ 132,61R$ 0,24
573654537,014,714,5GasolinaR$ 131,54R$ 0,24

Entretanto, após 5.000 km observamos uma melhora significativa de cerca de 13,7% na média de gasolina. Desde então o Mobi vem apresentando médias de 14,6 km/l, que, se não chegam aos excepcionais números do Up! TSI (média de 16,1 km/l em cidade, no mesmo percurso), também não decepciona, e é mais condizente com a proposta do carro.

Fiat Mobi - teste de longa duração

E também pelo fato de que o Mobi ainda usa um motor de concepção antiga, que é o quatro cilindros 1.0 Fireflex, inferior em termos de eficiência aos modernos tri-cilíndricos do Up!, Ford Ka e do Fiat Uno 2017 com seu novo propulsor Firefly, o qual, em breve, estreará no Mobi também.

Fiat Mobi - teste de longa duração

Esse motor Fire 1.0 Flex do Mobi, apesar de antigo, é robusto e confiável, e tem funcionamento bastante suave e silencioso, mas os baixos níveis de potência (73 cv com gasolina/75 com etanol) e de torque (9,5 / 9,9 kgfm, gasolina, etanol) cobra seu preço em termos de agilidade. Como mostramos no vídeo abaixo, o desempenho é um ponto fraco do Mobi.



O Fiat Mobi acelerou de 0 a 100 km/h em 17,5 segundos em teste da revista Quatro Rodas, abastecido com gasolina - número que é 3 segundos abaixo do Up! MPI. Em nossa avaliação jamais conseguimos um número de 0 a 100 km/h ebaixo de 18,5 segundos, pois estamos testando o carro a 1.100 metros de altitude.

Desempenho insuficiente

O que esses números representam na prática é um carro muito lento, que demora muito a ganhar velocidade, e que se torna inseguro para uso em estrada, pois as retomadas de velocidades são muito lentas, expondo motorista e passageiros a riscos além do normal. Fica claro que o Mobi é um carro para ser usado em deslocamentos urbanos, e, em rodovia, exige cuidados em função de sua baixa performance.

Fiat Mobi - teste de longa duração

Em relação à suspensão, ela adota um ajuste macio, que privilegia o conforto, mas acaba reduzindo os níveis de aderência em curvas (o Mobi "canta pneu" em curvas muito facilmente), porém quando ele começa a desgarrar, o faz de maneira neutra e controlada, facilitando a vida do motorista na correção. Ademais, a suspensão se mostra muito robusta, com altura adequada em relação ao solo - nunca ralamos a parte inferior do carro, mesmo abusando em algumas lombadas.

Fiat Mobi - teste de longa duração

Evidentemente essa característica do Mobi será sanada quando o modelo receber os modernos propulsores de três cilindros da Fiat, os Firefly, que conferiram uma agilidade e eficiência notáveis ao Uno 2017.

Visibilidade traseira comprometida

Além do desempenho limitado, outro aspecto que consideramos inadequado no Fiat Mobi é a visibilidade traseira (mostrada no vídeo abaixo), a qual é muito prejudicada pela largura excessiva da coluna "C". Essa estrutura tem sua espessura disfarçada pelos adesivos pretos complementares alocados na área envidraçada lateral e no complemento superior da lanterna.



Ocorre que internamente a largura da coluna prejudica muito a visibilidade do motorista em conversores à direita, sobretudo em vias de acesso em ângulo oblíquo (acima de 90 graus), quando fica praticamente impossível ver quem vem nas vias de acesso, tornando a manobra muito insegura.

Direção pesada em manobras, raio de giro elevado

Ainda no rol dos itens que merecem revisão está a direção, cuja assistência hidráulica a torna relativamente pesadas em manobras urbanas, especialmente se comparadas com a levíssima direção elétrica do Up!. Outro aspecto que desagrada um pouco é o raio de giro, elevado para um sub-compacto - que acaba exigindo manobras adicionais em estacionamento. Aguarda-se a adoção da direção elétrica no Mobi em breve, junto com o novo motor, algo que deve corrigir esses pontos.

Fiat Mobi - teste de longa duração

Por outro lado, o uso do Fiat Mobi ao longo desses 6.000 km revelou muitas qualidades desse sub-compacto. A primeira e mais notável é sua qualidade construtiva, que fica patente na solidez transmitida pela carroceria, silêncio interno e comportamento dinâmico agradável.

Bom acabamento e qualidade de montagem

O interior se manteve íntegro ao longo desses 6.000 km, sem qualquer ruído de peças soltas, exceto um pequeno oriundo da quebra do suporte plástico da cobertura do porta-malas. No geral, o interior mostra um acabamento muito superior ao visto em outros modelos de acesso da Fiat, com montagem demostrando precisão, materiais plásticos de qualidade e de tonalidade uniforme.

Fiat Mobi - teste de longa duração

Ainda está aquém do nível de acabamento mostrado no Up!, mas o acabamento interno e externo do Mobi impressiona bastante e agrada até aos mais exigentes.

Fiat Mobi - porta-malas

O porta-malas, com seus 225 litros, mostra-se prático para uso em cidade, mas aqui há também aspectos que poderiam melhorar. A abertura externa só com chave (não há acionamento por controle remoto).

Fiat Mobi - porta-malas

E, no momento do fechamento, não há um puxador para que o usuário possa colocar sua mão e fazer o movimento de fechamento da tampa de vidro, obrigando ao motorista colocar os dedos na fechadura (que pode machucar) ou na parte externa, que, se estiver suja, será muito desconfortável.

Conclusão

O Fiat Mobi Like é um modelo sub-compacto bastante adequado para o uso a que se propõe, que é circulação urbana, ambiente onde suas limitações de desempenho podem ser relativizadas.]

Fiat Mobi - teste de longa duração

E também suas qualidades, como silêncio interno, robustez da suspensão, conforto ao rodar e prazer ao dirigir são ressaltadas.

20 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. ... desde qdo carro lento é perigoso em rodovias? Se vc souber respeitar o limite do carro e o limite da via, creio eu q não seja tão perigoso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que é Leandro. Faz uma viagem num Up mpi e depois num Gol 4 cil 1 litro numa estrada mao simples lotada de bitrem.sds

      Excluir
    2. concordo, já tive um fiesta sedan 1.0, e na estrada era dureza!

      Excluir
    3. Não entendo os comentaristas relacionarem sobre velocidade de veículos 1.0
      Primeiramente: são veiculos destinados para a cidade;
      Segundo: como se no Brasil pudéssemos desenvolver altas velocidades como nos USA e Europa, com nossas rodovias em péssimo estado e lotadas de radares

      Excluir
    4. Só não é perigoso se você ficar na direita e não tentar ultrapassagem.

      Excluir
  2. Eu sei bem o que ele esta falando, esse motores sao muito fracos parece que o carro esta lotado de bagagem, sensacao inesxistente no Up! por exemplo

    ResponderExcluir
  3. O Mobi despertou em mim um profundo sentimento de respeito em relação à FIAT! Jurava que essa montadora não teria a capacidade de produzir algo pior que o Uno! Eis que surge o Mobi! A FIAT sempre se supera na ruindade! Não deve ser fácil, haja dedicação! Parabéns FIAT!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, durante anos só compramos carros Fiat. Até o dia que fui ver a finada Idea em 2002 no lançamento. Pensava em trocar meu Palio naquela minivan ou sei lá. Eu queria me livrar daquela plataforma onde o pé esquerdo da embreagem prendia entre o pedal e caixa da roda. Pois a Idea era igual, um carro caro na época, um engodo. Comprei um New Corsa Hatch, na época um show, muito espaço pro pé. Nunca mais Fiat. O Mobi não me causa espanto, já esperava por mais um armengue em bom baianes. Quero ver o crash test deste MobiMobi...

      Excluir
  4. O Mobi é muito bonito, com desenho que humilhou o Up!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gosto pra tudo parceiro, só devo lamentar. Sds

      Excluir
    2. Oi?????!!!!!
      Te recomendo uma consulta com um bom oftalmologista, com urgência!
      Tá precisando...

      Excluir
    3. Eu tenho um Mobi Like 2017/2018 e estou gostando bastante, e também acho ele bonito, além do mais beleleza é algo bem relativo né

      Excluir
  5. Ele é classificado de inseguro por que não tem torque para uma ultrapassagem mais rápida.

    Realmente sua concepção é para carro puramente urbano.

    ResponderExcluir
  6. Será porque vende mais do que o UP? Pelo visto, o UP é bem melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vende mais por enquanto, vos ver pir quanto tempo a Fiat vai aguentar vender esse lixo por 4 mil abaixo da tabela. Pago 40 mil num Up mas não pago 30 mil num Mobi.

      Excluir
  7. O Mobi, com ar desligado e apenas 1 passageiro, dá conta na estrada, creio eu. Motor 1.0 é feito pra girar, não tem jeito. Segundo avaliação no Autoentusiastas, ele atinge 1ª 40 km/h; 2ª 77 km/h; 3ª 119 km/h; 4ª 152 km/h. É reduzir e fincar o pé sem dó! Aí o consumo...bem...

    ResponderExcluir
  8. Fiat pra mim se Deus quiser nunca mais.

    ResponderExcluir
  9. Eu quero e me livrar dessa bomba, carro ruim, se arrependimento matasse ....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem