O Volkswagen Up! MPI é o carro mais barato de se manter no Brasil, enquanto sua respectiva versão turbinada, o Up! TSI, é o segundo mais barato, liderando um ranking dos 20 modelos compactos com base em indicadores de gasto com gasolina, custo de manutenção e de revisões.

Volkswagen Up!: carro mais barato de manter em 60.000 km

Os dados de revisões e manutenções são os informados pelo UOL com base em levantamento que considera uma cesta de peças com 13 itens e o valor das revisões obrigatórias até 60.000 km, em três anos de uso.

Volkswagen Up! MPI - carro mais barato de manter

Além disso, somamos aos custos de manutenção, os gastos com gasolina ao longo de 60.000 km, calculados com base nos indicadores de consumo de gasolina do INMETRO para cada modelo, e uma média de uso 55% em cidade e 45% em estrada.

1º lugar - Volkswagen Up! MPI

O Up! MPI (veja teste de longa duração com este modelo aqui) é o carro com custo de uso mais mais baixo do Brasil levando-se em consideração revisões, cesta de peças e gasto de gasolina.

Volkswagen Up! MPI - carro mais barato de manter

Ao longo de 3 anos o proprietário do Up! MPI gastará R$ 3.825 reais com peças, R$ 2.596 reais com revisões e R$ 14.928 reais com gasolina, totalizando R$ 21.349 reais.

2º lugar - Volkswagen Up! TSI

A segunda posição entre os carros mais baratos de manter ao longo de 3 anos e 60.000 km é do Up! TSI (veja teste de longa duração com este modelo aqui).



Seu proprietário incorrerá em custos de R$ 4.197 reais de peças, R$ 2.695 reais com revisões e R$ 14.787 reais com gasolina. Assim, ao fim de 60.000 km de uso, terá gasto R$ 21.678 reais.

3º lugar - Nissan March 1.0

Nissan March 1.0 2017

O terceiro carro mais barato de manter é o Nissan March 1.0 (veja avaliação deste modelo aqui), que, ao longo de 60.000 km e 3 anos de uso, exige um gasto médio de R$ 4.211 reais de peças, R$ 2.214 reais de revisões e R$ 15.844 reais de gasolina, totalizando R$ 22.269 reais, R$ 921 reais a mais que o proprietário do Up! MPI.

4º lugar - Volkswagen Gol 1.0

Volkswagen Gol 1.0 2017

A quarta colocação entre os mais baratos de manter cabe a outro modelo da Volkswagen, desta vez ao Gol 1.0 (veja teste com este modelo aqui), que, em 60.000 km, exige, em média, R$ 4.060 reais de dispêndio com peças, e R$ 2.592 reais com revisões, e R$ 16.106 com gasolina, totalizando R$ 22.757 reais - R$ 1.409 reais a mais que o custo do Up! MPI.

5º lugar - Ford Ka 1.0

Ford Ka 1.0 2017

O Ford Ka 1.0 (veja teste de longa duração com este modelo aqui) é o quinto modelo mais barato de manter, com custo de R$ 3.995 reais de peças, R$ 3.663 reais de manutenção e R$ 15.139 reais de gasolina, resultando em um total de R$ 22.797 reais - R$ 1.448 reais a mais que o gasto com o Up! 1.0.

Ranking - 20 carros mais baratos de manter em 60.000 km e 3 anos de uso

RankModeloCesta de peçasGasto com Revisões até 60.000 kmGasto com gasolina até 60.000 kmTotalGasto a mais que o Up! MPI
1VW Up! MPIR$ 3.825R$ 2.596R$ 14.928R$ 21.349
2VW Up! TSIR$ 4.197R$ 2.695R$ 14.787R$ 21.678R$ 329
3Nissan March 1.0R$ 4.211R$ 2.214R$ 15.844R$ 22.269R$ 921
4Volkswagen Gol 1.0R$ 4.060R$ 2.592R$ 16.106R$ 22.757R$ 1.409
5Ford Ka 1.0R$ 3.995R$ 3.663R$ 15.139R$ 22.797R$ 1.448
6Nissan March 1.6R$ 4.210R$ 2.344R$ 16.358R$ 22.912R$ 1.564
7Toyota Etios 1.3 e 1.5R$ 4.315R$ 2.598R$ 16.468R$ 23.382R$ 2.033
8VW Fox 1.0R$ 4.767R$ 2.592R$ 16.267R$ 23.625R$ 2.277
9Fiat Uno 1.4R$ 4.334R$ 3.340R$ 16.141R$ 23.816R$ 2.467
10Hyundai HB20 1.0R$ 4.706R$ 2.639R$ 16.593R$ 23.938R$ 2.589
11Renault Sandero 1.0R$ 4.841R$ 2.770R$ 16.580R$ 24.191R$ 2.843
12Volkswagen Gol 1.6R$ 3.966R$ 2.752R$ 18.364R$ 25.082R$ 3.734
13Hyundai HB20 1.6R$ 4.828R$ 2.880R$ 17.423R$ 25.132R$ 3.783
14Fiat Uno 1.0R$ 4.287R$ 3.340R$ 17.676R$ 25.303R$ 3.955
15Ford Ka 1.5R$ 4.273R$ 3.684R$ 17.348R$ 25.304R$ 3.955
16VW Fox 1.6R$ 4.672R$ 2.806R$ 18.062R$ 25.540R$ 4.191
17CrossFox 1.6 16VR$ 4.970R$ 2.907R$ 17.849R$ 25.725R$ 4.377
18Fiat Palio 1.0 e 1.4R$ 4.408R$ 3.340R$ 19.183R$ 26.931R$ 5.582
19Renaul Sandero 1.6R$ 5.162R$ 3.341R$ 19.133R$ 27.636R$ 6.288
20Fiat Palio 1.6R$ 4.731R$ 3.880R$ 20.106R$ 28.717R$ 7.369
  • OBS1: Os carros da Chevrolet ficaram de fora pois a montadora americana não não revela os preços de suas peças.
  • OBS2: Cesta de peças considerada: filtro de combustível; filtro de óleo; jogo de amortecedores (dois dianteiros e dois traseiros); pastilhas dos freios dianteiros; para-choque dianteiro; para-choque traseiro; jogo de velas; filtro de ar do motor; correia dentada ou corrente; kit do retrovisor externo; conjunto do farol; conjunto da lanterna e conjunto do limpador do para-brisa.
  • OBS3: Valores de revisões Ford acima de 30.000 km não são tabeladas; valores coletados em concessionárias (SP/RJ).
  • OBS4: Indicadores de consumo do Palio tomados os do modelo 1.0.
  • OBS5: Indicadores de consumo do Etios tomados os do modelo 1.3 MT6.
  • OBS6: Cálculo do gasto com consumo: média ponderada (55% cidade / 45% estrada) dos dados do INMETRO. Custo médio de gasolina no Brasil fornecido pela ANP.

31 Comentários

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  1. O Up! MPI e TSI são de longe as opções mais inteligentes de compra no segmento até R$ 50 mil reais. São os carros mais econômicos, os de melhor desempenho, os mais seguros, os de design melhor resolvido, os que tem mais espaço interno, e os que menos desvalorizam, e, agora, como vimos, os que menos custam em termos de manutenção.
    Up!: uma decisão inteligente.

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    1. Concordo.
      Para quem quer um citycar prático, com bom desempenho e que não faz feio em estrada, de longe é a melhor opção.

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    2. sem duvidas. é um carro fantastico. estou esperando o facelift para trocar.
      o meu mpi é tão bom que tenho duvidas se vou pegar um TSi.

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    3. Não existe hoje no mundo compacto melhor que o Up.

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    4. Permita-me acrescentar mais. Pra uma pessoa solteira, ou mesmo um casal, ou um pai de família que queria um city car, até R$60.000,00 com as opções de mercados atuais, o up! TSi é a melhor opção. Não vejo outra.
      Uma pena o que está ocorrendo com a produção da VW do Brasil, e vc seu marketing não saber trabalhar bem o carro.

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    5. Então mas o 208 é mais bonito, rsrsrs.

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    6. 208 não é um subcompacto e não concorre com o up.
      Os concorrentes do up são o Clio, Mobi, Uno, etc
      208 concorre com Palio, Ka, Gol, etc

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    7. Amigos, digo que estou ultra satisfeito com meu up! TSI, um carro grande em corpo de pequeno. Me traz prazer em níveis que só tive com carros bem mais caros. Abraços!

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  2. Está conta é pra quem leva o carro em concessionária.

    Compro carro com 1a revisão em 1 ano, se não deu problema eu cuido da manutenção, redo pouco, mesmo de R$ 300,00 / ano.

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    1. Engano seu. Estou esperando o conjunto da direção do Up vão trocar tudo em garantia. Ja foram feitas tres revisões. Não vale a pena perder a garantia.

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    2. hoje se vc não fizer as revisões, vc perde na hora da revenda
      a desvalorização é grande
      agora para manter o foco, é fazer as revisões estritamente o consta no manual, nada de pagar por acréscimos, como pastilhas de freio, se estão gastas, vc as troca fora, ai sim vc tem vantagem de pagar pouco, como baleanceamento e alinhamento

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    3. Exatamente Nivaldo, é assim que estou procedendo. Em razão dum buraco foi preciso trocar recentemente na Bosh um kit de amortecedor dianteiro Cofap do Up por 60% do valor pedido pelo Css VWB.

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    4. Victor. O Cross Up com 34 mil km vai precisar trocar o setor de direçao. Nao aguentou a buraqueira que é muita. O Up ainda não chegou no nivel de robustez do Gol mas nao demora.

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    5. Victor. O amortecedor dianteiro esquerdo estourou vazou provalmente por conta de um buraco só isso. Eu nao sou o moorista deste carro. Rrss O meu Up com 41 mil km a suspensão é original.

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    6. Entendi, Eddie.
      Eu rodo muito com o up TSI, e não estou tendo problemas, por enquanto.
      O da esposa, um Cross MPI, roda só na cidade.
      Curioso que o MPI está bem mais econômico que o TSI.
      Abs

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    7. Concessionária é um saco, agendamento, burocracia eu mesmo faço.

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    8. Victor é que no TSI vc só deve andar de pé embaixo. Nao tem como resistir.Rrss
      Anraço

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    9. Eddie
      É que a esposa anda a 60/70km/hoje
      Eu já utilizo o TSI com o pé lá embaixo, como vc disse, eheheh

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    10. Victor é que no TSI vc só deve andar de pé embaixo. Nao tem como resistir.Rrss
      Anraço

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  3. E onde estão os Chevrolet,que muitos dizem ter manutenção barata?

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  4. 2 coisas em relação à pesquisa: levaram em conta na cesta de peças correia/corrente, porem a corrente não é um item de manutenção e só é trocada com alta quilometragem, portanto nao deveria entrar no calculo para os carros que a possuem, assim esses modelos teriam uma pequena vantagem. Outra observação é que compararam carros compactos com subcompactos, banana com laranja.

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    1. Corrente durar o mesmo que o motor, não é item de substituição.

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    2. Corrente "pode" durar o mesmo que a vida útil do motor porém é altamente recomendado trocar o tensor da corrente, verificar o desgaste das guias da corrente que podem se desgastar e no final das contas a troca de tudo, tão comum que é, basta fazer uma pesquisa que vai achar o kit para qualquer carro com bastante facilidade, se ela não trocasse "nunca" seria difícil ver por aí.

      É o tipo de manutenção como a troca do óleo do câmbio automático de alguns carros, "não está previsto a troca" mas é altamente recomendável.

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  5. A Volkswagen faz excelentes carros, mas reze para não precisar dos serviços. Peças em falta, atraso no envio de peças, atendimento péssimo, falta de satisfação com o cliente, assalto no valor das peças, e ainda procuram qualquer coisa para excluir a garantia. Um verdadeiro lixo!

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  6. A Volkswagen faz excelentes carros, mas reze para não precisar dos serviços. Peças em falta, atraso no envio de peças, atendimento péssimo, falta de satisfação com o cliente, assalto no valor das peças, e ainda procuram qualquer coisa para excluir a garantia. Um verdadeiro lixo!

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    1. Então, eu tenho 2 up's em casa e minha experiência com a rede de concessionárias, nas poucas vezes que precisei acioná-las, tive um atendimento muito bom.
      Atendimento rápido, eficiente e com preço justo.
      Precisei trocar o motor de acionamento dos vidros elétricos em um dos carros, que parou de funcionar.
      Não tinham a peça prá pronta-entrega, mas acionaram outras concessionárias e, no mesmo dia, a peça foi trocada em garantia.
      Por enquanto, estou bem satisfeito.

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  7. desses todos a melhor opcao da lista e o etios

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