Entretanto, no acumulado de 2016 ainda há um quadro de retração, com as maiores montadoras tendo apresentado queda de 22,83% relativamente a 2015. E, dessas dez, a única que apresentou evolução foi a Toyota.
A montadora japonesa vendeu no acumulado de 2016 119.538 veículos de sua gama - Etios, hatch, sedã e cross, Corolla, Camry, Hilux, RAV4, SW4 e Prius -, um avanço de 1,2% sobre os 118.161 veículos vendidos em 2015 no mesmo período.
Esse resultado garantiu à Toyota a 5ª colocação no raking das maiores empresas do Brasil, com uma participação de mercado de 9,16%.
Os dados acumulados apontam também que a Hyundai ficou com a 4ª colocação, mesmo tendo registrado retração de 5% em suas vendas acumuladas em 2016 em relação à 2015.
Ocorre que a tradicional 4ª colocada, a Ford, caiu bem mais, 36,6%, ficando com a 7ª colocação no ano.
A liderança de mercado está com a GM, que, no âmbito do G4, foi a única a apresentar queda menor que a do mercado: 16,8% contra 22,8% geral. Fiat caiu 35%, e está em 2º, enquanto a VW caiu 34,9%, e fica na 3ª posição.
Ranking das 10 maiores empresas automotivas - janeiro a agosto / 2016
Rank | Marca | Acum/16 | Acum/15 | Δ | Mkt Share |
1º | General Motors | 217.839 | 261.888 | -16,8% | 16,70% |
2º | Fiat | 202.028 | 310.825 | -35,0% | 15,50% |
3º | Volkswagen | 166.943 | 256.416 | -34,9% | 12,79% |
4º | Hyundai | 129.036 | 135.800 | -5,0% | 9,88% |
5º | Toyota | 119.538 | 118.161 | 1,2% | 9,16% |
6º | Ford | 114.975 | 181.373 | -36,6% | 8,81% |
7º | Renault | 97.241 | 120.576 | -19,4% | 7,45% |
8º | Honda | 80.476 | 98.758 | -18,5% | 6,16% |
9º | Jeep | 36.376 | 40.850 | -11,0% | 2,79% |
10º | Nissan | 35.619 | 36.898 | -3,5% | 2,73% |
Total | 1.305.562 | 1.691.804 | -22,8% |
Efeito Nova Hilux, N. Corola e Etios automático e força da marca (fenômeno)
ResponderExcluiretios top sendo vendido a quase 70mil vai aumentar mais ainda as vendas...
ResponderExcluirFiat, VW e Ford despencaram. Até q enfim o povo está abrindo o olho, e deixando de comprar carroças dessas marcas com algumas exceções como o Up. Pena q as japonesas e coreanas se aproveitam disso para cobrarem caro por seus carros, vide o caso do Etios tão criticado e agora vendendo bem por causa do automático, pois a maioria das montadoras insiste em automatizados. Então q despenquem nas vendas msm, ou melhorem seus carros.
ResponderExcluirViva o Mr. Temer!!!
ResponderExcluirFaço a seguinte leitura:
ResponderExcluir1 - GM se mantém líder e sofreu queda menor que as outras 4 porque tem a maior gama de modelos em oferta e vem fazendo atualizações pontuais nos seus produtos.
2 - Fiat vai continuar caindo se não renovar sua frota. Certamente hoje é quem tem os modelos mais defasados mercado.
3 - VW - Queda em razão da política de preço de seus produtos, certamente os mais caros do mercado.
4 - Ford queda pela baixa qualidade dos seus produtos e o pior pós venda do mercado.
A gente deve dar um voto ao Programa INOVE AUTO! Esse programa não tem nada do Governo Temer!
ResponderExcluirLucius:
Excluir1) O programa chama Inovar Auto
2) O Governo Temer tem dias, poucos meses...
Ainda colhemos a TONELADA de DESGRAÇAS dos PTRALHAS
e algumas migalhas dos acertos (afinal, ninguém erra 100%).
3) Fica a dica de não deixar uma migalha de pista que enalteça a bandidagem recente... Não precisa elogiar o Temer também, já que não muda muito... Mas zoar o cara já é o fim da picada, pois esconde a herança maldita que ainda lidaremos por anos...
4) O Inovar Auto tem seus ganhos, mas é infinitamente pouco para ajustar a demanda tecnológica e fiscal que temos no setor automotivo.
Já era de se esperar...!!! Sua siperioridade é indiscutível tanto nos veículos como também nos atendimentos de pré e pós venda...!!!
ResponderExcluirJá era de se esperar...!!! Sua siperioridade é indiscutível tanto nos veículos como também nos atendimentos de pré e pós venda...!!!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.