A Jeep acaba de lançar as imagens e informações oficiais sobre o novo Compass 2017. Os preços são os seguintes: Sport flex - R$ 99.990; Longitude flex - R$ 106.990; Longitude diesel - R$ 132.990; Limited flex - R$ 124.990; Trailhawk diesel - R$ 149.990.
O modelo será oferecido com 2 motores no Brasil: um 2,0-litros Tigershark e uma Multijet turbodiesel 2.0. No caso do modelo diesel, os números oficiais de desempenho apontam para uma velocidade máxima de 194 km/h com aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos. O consumo é de 9,8 km/litro de diesel em cidade, e 11,4 km/litro em estrada.
O crossover tem 4,42 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,65 m de altura e tem uma distância entre eixos de 2,64 metros.
A Tigershark 2.0 é flexível em combustível e, com etanol, entrega 122 kW e 201 Nm. Seu porta-malas pode conter 410 l de bagagem.
Versões e preços
O Jeep Compass 2017 será oferecido nas seguintes versões: Sport 2.0 16V 4x2 Flex Automática , Longitude 2.0 16V Flex Automático 4x2, Limited AT 2.0 Flex 4x2 (R$ 124.990 reais), Longitude AT Diesel 4x4, Trailhawk AT 2.0 Diesel 4x4 (R$ 149.990 reais).
Um novo norte para o segmento de SUVs
Se no ano passado a Jeep® reinventou o segmento de SUVs compactos com o Renegade, chegou a vez de a marca que criou a categoria de veículos 4x4 lançar a nova referência entre os SUVs de médio porte: o inteiramente novo Jeep Compass.
Produzido na mais moderna fábrica da FCA – Fiat Chrysler Automobiles, em Goiana (PE), o novo modelo une design, tecnologia, desempenho e sofisticação de forma inédita no segmento no Brasil. Tudo isso somado à incomparável capacidade off-road que está no DNA de qualquer veículo da marca Jeep.
“Agora a família está completa”, comenta Sérgio Ferreira, diretor-geral da marca Jeep para a América Latina. “O Jeep Compass vai fazer a ponte entre o megassucesso Renegade e nossa tradicional linha de importados, composta por Cherokee, Wrangler e Grand Cherokee. E como não poderia deixar de ser, a marca Jeep chega para estabelecer um novo padrão de qualidade nesta categoria com enorme potencial de crescimento”, acrescenta.
O Jeep Compass dita um novo rumo para a categoria dos SUVs médios com um projeto de classe mundial. O modelo vai estrear no Brasil, tanto em produção quanto em vendas, e no ano que vem será produzido em outras fábricas, com oferta em mais de 100 países. O que mostra a relevância da América Latina para a marca Jeep e o papel que ela pode representar no objetivo de conquistar a liderança do mercado global de SUVs.
Pela primeira vez em um veículo produzido no Brasil, o consumidor terá acesso a um conjunto avançadíssimo de itens de segurança, que incluirá controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), monitoramento de mudança de faixa (LDW) e aviso/prevenção de colisão frontal (FCWp), entre outros.
A mecânica do Jeep Compass se destaca pela atualidade e variedade. Haverá versões com o novo motor 2.0 Tigershark flexível, que trabalha em harmonia com um câmbio automático de 6 marchas e tração 4x2. Outras configurações do novo SUV serão impulsionadas pelo consagrado propulsor turbo 2.0 Multijet II, único diesel do segmento, cuja força é distribuída por uma (também exclusiva no segmento) transmissão automática de 9 marchas e pela tração 4x4 Jeep Active Drive Low, a mais avançada da categoria.
Em inglês, Compass significa bússola, mas o simbolismo vai além. “Instrumento mais importante na era das grandes navegações, a bússola se conecta perfeitamente aos quatro valores da marca Jeep, por ser sinônimo de aventura e de liberdade. Uma ferramenta que, usada por pessoas cheias de paixão e autenticidade, levou a humanidade a fronteiras inimagináveis”, explica Sérgio Ferreira.
O Jeep Compass já pode ser encomendado nos 200 pontos de venda da rede Jeep no Brasil, nas seguintes configurações: Sport, Longitude e Limited, equipadas com o 2.0 Tigershark; e Longitude e Trailhawk, com o 2.0 Multijet II.
Design com sofisticação e autenticidade Jeep
O novo Jeep Compass apresenta estética com linhas emocionais e expressivas, de grande atitude e com excepcionais proporções. O novo SUV é imediatamente reconhecível como um Jeep, não apenas pelas características típicas (grade de sete fendas e para-lamas de contornos trapezoidais), mas também por traços que remetem a modelos mais sofisticados da marca, notadamente o Grand Cherokee.
E sem deixar de lado toques únicos, como a linha de teto descendente na traseira, aumentando o apelo esportivo, mas sem prejudicar o espaço interno.
Os conjuntos óticos ganharam atenção especial dos designers, e por isso contam com assinaturas de LEDs tanto na dianteira como na traseira – de série desde a versão inicial. A iluminação frontal é completada por luzes diurnas e faróis de neblina, também itens presentes em todas as configurações do novo Jeep, e por projetores do tipo canhão, que podem ser de xenon (Trailhawk e Limited).
As linhas que denotam força aparecem também no capô, em formato de concha e com um ressalto central esculpido. Mas o traço mais surpreendente e sofisticado é o friso que começa na base da coluna A, acompanha a linha superior dos vidros laterais, atravessa a coluna C, contorna o vidro traseiro pela lateral e por baixo – e repete esse caminho do outro lado.
O interior traz materiais e acabamento sem igual no segmento, tornando muito acolhedora a espaçosa cabine, sem perder de vista a funcionalidade inerente aos produtos da marca Jeep. Avançada, a porção central do painel confere um aspecto “musculoso” e mostra a inspiração no tronco do corpo humano. A ideia se completa com o revestimento suave ao toque na cobertura do painel, representando a textura da pele. Há ainda detalhes refinados com acabamento cinza escuro ou “piano black”, de acordo com a versão.
Como se não bastasse a beleza do estilo, o Jeep Compass traz os já famosos easter eggs da marca. Assim como as crianças que procuram os ovos na Páscoa, a diversão aqui é procurar detalhes curiosos escondidos onde menos se imagina. Há desde uma salamandra (símbolo dos escaladores) até o monstro do Lago Ness, passando por rastros dos pneus do pioneiro Jeep Willys MB.
Além de demonstrarem claramente que os designers seguem à risca um dos valores da marca, a liberdade, essas pequenas surpresas remetem à riquíssima história da Jeep, que acaba de completar 75 anos, com mais energia do que nunca – como provam os seguidos recordes históricos nas vendas globais da marca desde 2012.
Tecnologia sem precedentes
Antes mesmo de entrar no Jeep Compass, a chave de presença Keyless Enter ’n’ Go (de série a partir das versões Longitude) já começa a apresentar a extensa relação de equipamentos tecnológicos, feitos para facilitar e, em especial, proteger todos os ocupantes. Com a chave no bolso, é possível entrar no veículo e dar a partida apertando o botão na coluna de direção. A chave de presença pode ainda contar com a opção da partida remota do motor, possibilitando climatizar previamente a cabine.
Bem à frente do motorista, a tela configurável de TFT (presente em todas as versões) no quadro de instrumentos apresenta quase duas dezenas de informações do computador de bordo e de outros sistemas, a exemplo de áudio, navegação GPS, telefonia e recursos de segurança. Ela pode ser colorida e de 7 polegadas, destacando ainda mais o refinamento interno. Tudo acionado por botões no raio esquerdo do volante, que também abriga comandos do controle de velocidade de cruzeiro (incluindo ACC, quando equipado), do limitador de velocidade e de áudio. O bem-estar a bordo pode ser ampliado com bancos elétricos para motorista (8 direções) e passageiro (4).
Todo Jeep Compass terá o prático e eficiente sistema multimídia Uconnect com tela de toque, navegador GPS embutido, câmera de ré e conexões Bluetooth e USB, sendo que já a partir da versão Longitude, o monitor é colorido de 8,4 polegadas, com funções extras como controle do ar-condicionado e comandos de voz ainda mais avançados. A qualidade de áudio fica ainda melhor com o som opcional da renomada marca Beats, de 506 Watts de potência, 9 alto-falantes e subwoofer.
O pacote de série de segurança inclui, entre outros itens, controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema anticapotamento (ERM), sistema de monitoramento de pressão de pneus (TPMS), controle de velocidade de cruzeiro, controle de partida em subida, assistente de partida em rampa (HSA), freios a disco nas quatro rodas com ABS, três pontos de fixação de cadeiras infantis Isofix, repetidores de direção nos retrovisores externos, faróis de neblina com função cornering (acende do lado que se esterça em manobras ou em baixas velocidades) e direção de torque dinâmico (DST), que induz o condutor a virar o volante corretamente em uma situação de perda de aderência.
Entre os opcionais para as versões Sport e Longitude (de série para Limited e Trailhawk) há mais dois air bags laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista, totalizando sete bolsas quando somadas às duas frontais obrigatórias. Mas o maior destaque é o conjunto de recursos que faz o Jeep Compass atingir um patamar inédito entre os veículos nacionais. Ele é formado pelo controle de adaptativo de velocidade (ACC), monitoramento de mudança de faixa (LDW), farol alto automático (AHB) e aviso e prevenção de colisão frontal (FCWP), que engloba frenagem automática. Outro item de alta tecnologia é o sistema de estacionamento automático, o Park Assist, que opera em vagas paralelas e perpendiculares.
Desempenho irrepreensível. Sobre qualquer terreno
Qualquer que seja o motor, o Jeep Compass entrega excelente rendimento. As versões animadas pelo propulsor 2.0 Tigershark flexível terão à disposição até 166 cv de potência e 20,5 kgfm de torque. Tal força será distribuída às rodas dianteiras pelo câmbio automático de 6 marchas, com aletas atrás do volante já a partir da opção Longitude.
Quando é movimentado pelo motor 2.0 Multijet II turbo diesel, o novo SUV médio da Jeep tem uma caixa automática de 9 marchas – sempre com aletas atrás do volante – e tração 4x4 Jeep Active Drive Low. Esse sistema vai trabalhar com o poderio de 170 cv e 35,7 kgfm – número que representa o maior torque da categoria, com 80% (28,5 kgfm) já disponível a baixas 1.500 rpm. Com isso, o Jeep Compass proporciona não somente ótimas arrancadas e retomadas, como alta economia de combustível. Na comparação com o melhor concorrente turboalimentado a gasolina, o custo por quilômetro rodado do novo Jeep é 10% inferior.
Com função 4WD Low (reduzida), a tração Jeep Active Drive Low presente nas configurações a diesel do Jeep Compass é responsável também pelo melhor desempenho off-road do segmento. Ela acompanha o sistema Selec-Terrain, único na categoria, que prepara o veículo para lidar da melhor forma possível com o piso. Basta girar o seletor no console central e o conjunto mecânico se adapta aos modos Snow (neve, para terrenos escorregadios), Sand (areia), Mud (lama) e Rock (pedra), este último exclusivo da versão Trailhawk. Ou então o Compass faz tudo sozinho no modo Auto.
A inteligência do sistema Jeep Active Drive Low se apresenta de outras formas. Quando a tração nas quatro rodas não é necessária, o eixo traseiro fica totalmente desconectado, para economizar combustível e reduzir o desgaste dos componentes. Mas a unidade de transferência de força (PTU) localizada na dianteira reacopla automaticamente o eixo cardã que distribui o torque para as rodas de trás, caso seja detectada uma situação de risco. Por exemplo, ao iniciar uma subida com os limpadores do para-brisa acionados – nesse caso o sistema entende que o piso está escorregadio e já se antecipa a qualquer eventualidade.
Vale ressaltar ainda que a capacidade fora-de-estrada do Jeep Compass Trailhawk é elevada a uma potência maior com as seguintes alterações: suspensão 2 cm mais alta, pneus especiais de uso misto, placas extras de proteção sob a carroceria e o adesivo preto fosco no centro do capô. Ao contrário do que se pode imaginar, ele tem uma função prática, a de eliminar o ofuscamento do motorista, cortando reflexos indesejados do sol ou outra fonte externa de luz. Por tudo isso, essa versão recebe o selo Trail Rated 4x4, provando que o veículo superou critérios da Jeep para cinco quesitos: articulação, distância do solo, manobrabilidade, transposição na água (no caso, até 48 cm) e tração.
Qualidade e requinte de construção
O projeto do Jeep Compass foi pensado minuciosamente para atender aos requisitos dos mercados mais exigentes do planeta, e esse cuidado está presente nas unidades que vão sair da fábrica mais moderna do grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles em Goiana, Pernambuco. São detalhes que vão dos 5 mil pontos de solda no chassi à luz de cortesia nos retrovisores externos, dos três microfones no teto para captar os comandos de voz aos 18 abafadores de ruído espalhados pela carroceria. Sem falar do emprego de aço de alta resistência (HSS) em cerca de 70% do chassi, para aumentar a rigidez e refinar o comportamento dinâmico e a absorção de impactos.
O objetivo maior é fazer a qualidade do produto falar por si. E para atingir tal meta, não se economizaram meios e esforços. Caso da arquitetura McPherson no eixo traseiro, fazendo o novo Jeep ter suspensão independente nas quatro rodas. Isso proporciona enormes ganhos em conforto de rodagem, estabilidade e segurança. Mais simples, mas não menos importante, o freio de estacionamento elétrico é tão conveniente que no cotidiano é possível se esquecer da existência dele. Sem falar no melhor aproveitamento de espaço e estilo do console central.
Pós-venda especial para um veículo ímpar
O requinte do projeto se replica no pós-venda. Além de estar presente com assistência técnica em 164 pontos dos 200 da rede Jeep, a Mopar preparou o plano de revisões até 60.000 km a preços fechados, com mão de obra incluída, e um programa de serviços variados e sensatos para atender aos consumidores de forma inédita para a Jeep no Brasil. Com o Mopar Vehicle Protection (MVP), o Jeep Compass com motor 2.0 Multijet II a diesel terá pacotes, com preços fechados, de duas a cinco revisões. Para as versões com o 2.0 Tigershark flexível, até oito revisões poderão ser adquiridas com antecedência.
Outras novidades da Mopar serão pacotes que darão direito a um conjunto de serviços. Como, por exemplo, duas trocas de óleo e um alinhamento de direção, ou três trocas de óleo e um alinhamento. Haverá também a oferta de estender os benefícios da assistência 24 horas Privilege Service, que normalmente dura três anos, por mais um ou dois anos. Importante também destacar que a Mopar conta com dois armazéns no Brasil, para tornar ainda mais ágil o deslocamento de peças de reposição (boa parte delas nacionais). Apenas para o Compass já há 2.500 componentes disponíveis.
A garantia do Jeep Compass é de três anos (podendo ser estendida por mais um ou dois anos) sem limite de quilometragem. As revisões serão feitas a cada 12.000 km nas unidades com o propulsor Flex e a cada 20 mil km naquelas movidas a diesel. Também sem limite de tempo, para não prejudicar os consumidores que rodam pouco – apenas a troca de óleo e filtro tem de ser feita anualmente. Quanto aos acessórios, outra importante linha de frente da Mopar, o Jeep Compass já chega com mais de 40 itens (número recorde para o segmento), sendo que metade deles foi desenvolvida especialmente para o novo modelo.
Jeep Compass 2017: primeiras fotos e informações oficiais
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Acho o novo Kia Sportage mais interessante.
ResponderExcluirO que definira o sua aceitação no Mercado e o Preço, mais eu gostei bastante do design
ResponderExcluirDois airbags de série? Para um carro na faixa dos 100 mil? Que feio. Três pontos de fixação isofix? Na foto só aparecem dois.
ResponderExcluirA FCA merece e tem meu aplauso. Os italianos de longa data sempre acreditaram nesse país.
ResponderExcluirEssa é a prova.
Os italianos Sempre acreditou que o brasil é a nossa referência dos país. Os brasileiros deveria valorizar mais a marca Fiat, Jeep pq a identidade é mais para cara do brasil, o que combina nosso publico-alvo do país!
ExcluirBonito. Vai vender muito!
ResponderExcluirAté que enfim um veículo com ACC fabricado no Brasil.
ResponderExcluirParece que nós não merecemos essa tecnologia...... credo.
Será um sucesso de venda.
Quando saberemos o preço? Começando por 95 mil reais vai vender bastante.
ResponderExcluirVai vender rios.
ResponderExcluirParabéns FCA, fez bonito novamente!
ResponderExcluirParabéns Carblog, por trazer em primeira mão o maior lançamento automotivo de 2016.
Confira os preços:
ResponderExcluirSport 2.0 Flex: R$ 99.990
Longitude 2.0 Flex: R$ 106.990
Limited 2.0 Flex: R$ 124.990
Longitude 2.0 Diesel 4×4: R$ 132.990
Trailhawk 2.0 Diesel 4×4: R$ 149.990
Fonte: Carplace
Já sabem os itens de série das versões?
Excluirhttp://www.car.blog.br/2016/09/novo-jeep-compass-2017-precos-itens-de.html
ExcluirGostei do Jeepão.
ResponderExcluirGostaria de saber mais sobre o motor Tiger.
Não seria o jurássico 2 litros do saudoso Tempra?
E o cambio automático de 6 marchas é o japonês Ainsin?
O motor é novíssimo, não tem nenhuma relação com o motor do Tempra, e o câmbio automático é o mesmo Aisin AT6 do Freemont.
ExcluirObrigado Zig. Duplo comando variável e injeçao direta? Qual o nivel de consumo. Nenhuma publicaçao entra no detalhe seste motor.
ExcluirBonitinho
ExcluirNesse preço e com esse motor vai vender sim .
ResponderExcluirMeu vizinho tem um desse modelo atual, coisa horrenda, esse novo é outra coisa!
ResponderExcluirCarrão! Estava esperando chegar minha Sportage, mas agora vou de compass diesel com certeza!
ResponderExcluirAchei muuuito massa o carro, mas não vi fotos nem internas, nem externas, da versão Sport, será que é meio paia?
ResponderExcluirAchei muuuito massa o carro, mas não vi fotos nem internas, nem externas, da versão Sport, será que é meio paia?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQual o consumo com gasolina na cidade?
ResponderExcluirTenho um Sport a diesel com teto panorâmico e a opção que falta no novo chega a fazer 15 km/l na estrada e 9 na cidade com ar ligado e andando forte, tem estilo off road, o novo mais urbano espaçoso é sofisticado vai arrebentar são muito bons eu recomendo não se compra nada a diesel ou com este torque por este preço. Ótimo vídeo parabéns!!!
ResponderExcluirCom o motor a diesel deve chegar perto dos 11 Km/litro na cidade e em estrada, com piloto automático a 110-110 Km/hora, deverá chegar a 17 Km/litro ou mais.
ResponderExcluirHélio, pode esquecer os 17 Km/l na estrada. Eu tenho um Land Rover FL2 com motor 2.2 turbo diesel, 190 HP, 43.7 Kgf.m de torque máximo. Ou seja: o novo Compass tem cilindrada, potência e torque um pouco menores mas, em compensação, é um pouco mais leve, de modo que o desempenho e o consumo dos dois são bastante comparáveis. Pois bem, a média de consumo em cidade que eu obtenho (ar ligado e acelerando sem preocupação com economizar) fica sempre entre 9.9 e 10.3 Km/l e na estrada fica entre 12,5 e 13,5 Km/l. Só fiz 14,5 Km/l de média na primeira viagem de 360 Km, logo quando comprei o carro, porque nessa eu fui maneirando para ver qual seria o consumo. Como o Compass vem com um câmbio de 9 marchas (o meu carro tem 6) pode ser que que o aumento da economia na estrada seja um pouco melhor.
ResponderExcluirO grande lance desse tipo de carro é o torque elevado que o motor diesel apresenta. Depois de uma hesitação inicial na saída (que é agravada pelo retardo do turbo) o carro acelera fácilmente. Saiu da inércia de quando está parado, a agilidade do carro é grande. Fica muito bom de dirigir. Minha opinião: o lado bom do diesel é a economia, o torque e a robustez. O lado ruim do diesel é o preço do carro, a inércia inicial e o consumo em estrada que não melhora muito em relação ao consumo em cidade, como ocorre com carros a gasolina.
Contudo, mesmo motores diesel modernos apresentam vibração e ruído maiores que motores a gasolina, por isso, coisa muito importante e pouco comentada é a necessidade de BOM ISOLAMENTO ACÚSTICO do carro. Nisso, a Jaguar/Land Rover é show. Antes de comprar eu comparei com Toyota SW4 e da Mitsubishi Pajero Dakar e te digo que, comparado ao Land Rover, dentro desses dois o barulho do motor incomoda. Vamos ver os testes do novo Compass em que resultam, quanto ao isolamento acústico.
Caro Cesar, gostei de seus comentário. Bem analisados sem ufanismos. Tenho uma Discovery 4 2011. Estou interessado e comprar uma Compass diesel. Será que vou sentir muita diferencia. E o conforto da Land Rover pode ser compensado pro outras vantagens do Compass?
ExcluirConsumo de 5km/l na cidade (versão flex) com etanol...mata qquer um..
ResponderExcluirE à gasolina, saberia me informar?
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