A Fiat Chrysler do Brasil apresentou hoje o Uno 2017, cuja principal novidade é seu novo coração - os motores Firefly - que reforçam seu aspecto de eficiência energética.

Novo Fiat Uno 2017

O modelo recebe novos motores bicombustíveis de 1.0 litro, de três cilindros, e 1.3 litro, de quatro cilindros, com bloco em alumínio, que compõem a nova família global de propulsores denominada FIREFLY.

Novo Fiat Uno 2017

São os novos motores desenvolvidos globalmente pela FCA – Fiat Chrysler Automobiles e que fazem sua estreia mundial a partir da unidade de powertrain de Betim, Minas Gerais. O Brasil é o primeiro país onde essa família de motores será produzida, e o Uno 2017 é o primeiro veículo a utilizar os novos propulsores, que depois serão adotados também na Europa.

Novo Fiat Uno 2017

Ambos os motores oferecem o maior torque de seus respectivos segmentos aliado a baixo consumo. No motor 1.0 litro, são 10,9 mkgf a 3.250 rpm e, no 1.3 litro, 14,2 mkgf a 3.500 rpm. O elevado torque é distribuído desde as baixas rotações, diferenciando-se da grande maioria dos rivais multiválvulas, o que assegura prazer ao dirigir e notável eficiência energética, com baixo consumo de combustível.

Requisitos do usuário

A Fiat Chrysler fez um estudo sobre como os consumidores dirigem e demandam os seus veículos. Com base nos dados apurados, foram estabelecidas as especificações que deram origem à gama de motores, completamente nova em termos de concepção, que privilegia o elevado torque, baixo consumo de combustível e o fun-to-drive.

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Trata-se de um projeto global do grupo FCA, desenvolvido com grande contribuição de equipes brasileiras. As necessidades dos clientes brasileiros e latino-americanos foram contempladas na concepção e projeto. O Brasil e seus vizinhos latino-americanos são países de grandes dimensões, que apresentam vários desafios como grandes diferenças de altitude, aclives e declives acentuados, temperaturas extremas. Além disso, o condutor brasileiro é exigente e espera do motor atributos que podem parecer contraditórios - arrancadas vigorosas, baixo consumo e manutenção simplificada.

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Boa parte destes quesitos é atendida através da opção de adoção de duas válvulas por cilindro, uma solução mais indicada para as necessidades da nossa região. Com duas válvulas por cilindro, os motores têm elevado torque (que, na prática, é a resposta do acelerador numa arrancada ou numa ultrapassagem) e consumo otimizado, principalmente em cargas parciais (pouco acelerador) e rotações médias, situações nas quais o condutor busca economizar combustível.

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Para otimizar o desempenho com duas válvulas, a FCA adotou novo desenho das câmaras de combustão. As válvulas de admissão são responsáveis, em parte, pela aspiração da mistura ar-combustível para dentro dos cilindros, enquanto as válvulas de escape auxiliam a expulsão dos gases resultantes da combustão. Mas a quantidade de válvulas não é a única determinante para o fluxo dos gases.

Novo Fiat Uno 2017

Outros fatores influenciam esta dinâmica, como o desenho e o formato dos dutos de admissão e escapamento e a configuração do comando de válvulas que influenciam na dinâmica dos gases do motor. Este controle de combustão, devido às soluções de design dos dutos de aspiração e escapamento, passando pelo design da câmara e diagrama do comando de válvulas, foram bem resolvidas e os motores 1.0 e 1.3 seguem um conceito modular, e são múltiplos de um mesmo cilindro.


Com duas válvulas por cilindro, seu desempenho geral se equipara ao da maioria dos motores quatro válvulas, como indicam os valores de potência máxima de cada um deles. No 1.0, três cilindros, são nada menos que 77 cv, que chegam a 109 cv no quatro cilindros. Em termos de potência específica (82 cv/l), o 1.3 supera todos os concorrentes do mercado de 1.2 até 1.6 litro naturalmente aspirados.

Novo Fiat Uno 2017

A adoção de uma única dimensão de pistão e cilindro possibilitou maior refinamento no desenvolvimento do produto. Esta construção modular permite que vários componentes sejam compartilhados entre as versões de três e quatro cilindros, racionalizando a produção e permitindo uma manutenção mais fácil.

Construção mais simples

A potência e o torque gerados por um motor são influenciados pelo consumo de energia demandada para seu próprio funcionamento. A nova família de motores consome pouca energia interna, devido às soluções construtivas. A adoção de duas válvulas por cilindro é um fator de economia. Ao contrário das unidades multiválvulas, os novos propulsores não precisam acionar um conjunto complexo de componentes, como quatro molas, quatro balancins e quatro válvulas a cada ciclo. Com um único eixo comando de válvulas, o torque necessário para mover este conjunto corresponde a um pouco mais da metade da força necessária nos concorrentes.

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O conjunto valvetrain, que consome menos energia pelo simples fato de contar com menos elementos, ainda se beneficia de um moderno e inteligente sistema de roller finger. Trata-se de um dispositivo que adota um rolamento exatamente na posição de maior atrito do conjunto, ou seja, no ponto de contato com o came (ressalto do eixo de comando). Esta solução construtiva reduz drasticamente a perda de energia e, com menos força para se movimentar internamente, mais potência e torque sobram às rodas do veículo. E isto também se converte em redução de consumo e menos emissões.

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À tecnologia aplicada ao desenvolvimento de uma câmara de combustão de altíssima eficiência, soma-se o sistema de ignição Top Coil, que possui uma bobina por cilindro, aumentando a velocidade e a estabilidade da combustão. Além de serem dedicadas, estas bobinas operam com alta energia: são 70 mJ, quase o dobro dos modelos tradicionais, de 40 mJ. Como todo esse conjunto opera em fina sintonia, cada bobina fica conectada diretamente sobre as velas, dispensando o uso de cabo, aumentando a confiabilidade e a durabilidade do sistema. Já as velas de ignição com eletrodo composto por liga de irídio (mais robustas e duráveis) têm maior condutividade e ponto de fusão mais alto. Essas características permitem o uso de eletrodos mais finos e pontiagudos, favorecendo a formação da centelha e, novamente, colaborando para a estabilidade de combustão.

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Nesta família de motores, até mesmo a própria movimentação dos pistões e virabrequim foi otimizada. Tradicionalmente, a linha central dos pistões de um motor fica alinhada com o centro do eixo do virabrequim. Isso faz com que o ângulo entre a biela e a parede do cilindro seja igual, tanto na expansão, quando é aplicada uma grande força na cabeça do pistão depois da queima da mistura ar-combustível, quanto na compressão, quando esta força é bem menor. Para diminuir o atrito entre pistão e cilindro, a família possui um offset de 10 mm entre o eixo do virabrequim e o centro dos pistões. Este pequeno e estudado deslocamento reduz muito o atrito do conjunto, resultando em mais energia final.

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Até mesmo a bomba de óleo, responsável pela lubrificação do motor, recebeu atenção no projeto, para se tornar mais eficiente. Ela é de deslocamento variável e altera o seu fluxo de acordo com a necessidade do motor, demandando menos potência e reduzindo consumo e emissões.

Consumo

Um dos indicativos da modernidade de um propulsor é o valor da taxa de compressão. Quanto mais alto, maior o aproveitamento da combustão da mistura ar-combustível, o que resulta em mais potência e menor consumo. A taxa de compressão - razão matemática entre o volume dos cilindros e o volume da câmara de combustão - apenas pode ser elevada se o motor oferecer condições estáveis de combustão. Como resultado, a taxa de compressão do novo motor (13,2:1) é maior que a grande maioria dos motores multiválvulas com injeção direta, em nível mundial.

Novo Fiat Uno 2017

A nova família reúne características construtivas e de projeto que otimizam consumo e desempenho. O propulsor apresenta ótimo enchimento dos cilindros (comparáveis aos melhores quatro válvulas do mercado), combustão completamente otimizada (comprovada pela alta taxa de compressão), consumo interno de energia baixíssimo (único comando de válvulas roletado e duas válvulas por cilindro) e ainda se beneficia da melhor aplicação do CVCP (Continuously Variable Cam Phaser – variador contínuo do comando de válvulas), capaz de adotar o ciclo Miller de combustão em baixas cargas e com médios regimes de rotação.

Novo Fiat Uno 2017

Uma das limitações de eficiência do motor de ciclo Otto é a perda de bombeamento causada pela borboleta do acelerador, quando em carga parcial. Quando a velocidade do veículo está estabilizada e o condutor reduz a pressão do pedal do acelerador, a maioria dos motores diminui a abertura da borboleta do acelerador, criando uma perda considerável pelo bombeamento dos pistões. Neste momento, os novos motores adotam uma variação no eixo do comando de válvulas (através do CVCP), atrasando a abertura das válvulas de escape e admissão, diminuindo as perdas por bombeamento e aumentando significativamente a eficiência do motor nesta condição de funcionamento. Ainda que hoje o uso do variador de fase do comando de válvulas seja bastante difundido, a forma como este componente é aplicado é um passo à frente, garantindo uma redução de até 7% no consumo de combustível.

Novo Fiat Uno 2017

Outro fator importante na economia de combustível são as soluções adotadas para o funcionamento na etapa de aquecimento. Esta fase compreende a primeira partida do dia até que o propulsor alcance sua temperatura ideal de trabalho. Trata-se de um momento crítico para o consumo de combustível, para a emissão de poluentes e até para o conforto do condutor. A nova família traz uma série de soluções inovadoras, que vão desde a partida a frio com pré-aquecimento, que dispensa o tanquinho de gasolina, passando pelo uso de óleo de baixíssima viscosidade (0W20), capaz de garantir a proteção máxima para as partes móveis desde a partida a frio. Além disso, a confecção do bloco do motor e do cabeçote em alumínio, que resulta em uma redução de massa de sete quilos em relação ao uso de ferro fundido, traz um melhor controle da temperatura, já que no alumínio existe a formação de uma fina camada de óxido nas paredes das câmaras de água entre o líquido de arrefecimento e as paredes da mesma. Esta camada de óxido é estável e não cresce. No ferro fundido a camada de óxido está sempre crescendo, dificultando a troca de calor naquelas superfícies. O emprego do alumínio também significa menor tempo de aquecimento por menor inércia térmica, maior robustez e durabilidade.

Vídeo - Novo Uno 2017



Detalhes do motor

- A nova família de motores é um projeto global, tendo sido desenvolvida, testada e certificada dentro dos padrões mundiais, que exigem uma durabilidade mínima de 150 mil milhas ou 240 mil quilômetros

- Ambos os motores, 1.0 e 1.3 litro, adotam uma única dimensão de pistão e cilindro, com 333 cm³ cada. Na versão com três cilindros, o deslocamento chega a 999 cm³, enquanto na com quatro cilindros são 1.332 cm³.

- A sofisticação da nova família de motores também está na parte elétrica, com ênfase no Smart Charger, o alternador inteligente. Ele otimiza a recarga da bateria nos instantes em que a energia cinética do veículo seria desperdiçada, como nas desacelerações e reduzidas de velocidade.

O filtro de óleo de todas as versões, 1.0 e 1.3 litro, foi colocado na parte de baixo do propulsor, bem na frente do veículo. O objetivo foi posicioná-lo em lugar de fácil acesso, reduzindo o tempo de troca. O item está protegido entre o cárter de aço estampado e o suporte do compressor do ar-condicionado, integrado ao sub-bloco. O suporte forma uma estrutura de proteção que evita vazamentos devido ao impacto de pedras, por exemplo.

- Os novos motores vêm equipados com o sistema HCSS (do inglês, Heated Cold Start System), que elimina a necessidade de tanque auxiliar de gasolina para partida a frio. Além de maior conveniência, o HCSS garante partidas com etanol puro mesmo em temperaturas abaixo de zero grau Celsius.

- O bloco de alumínio determina uma redução de massa de sete quilos em relação ao uso de ferro fundido. Outros benefícios são o melhor controle da temperatura e menor tempo de aquecimento (menor inércia térmica), maior robustez e durabilidade.

- A corrente do comando de válvulas dispensa manutenção e tem durabilidade acima dos 200 mil quilômetros. Além disso, dispõe da tecnologia “silent chain”, uma evolução em relação às correntes tradicionais, que oferece funcionamento mais suave e silencioso.

- A vareta de óleo é integrada à tampa e passa por dentro do motor, o que evita vazamentos de óleo e facilita a manutenção. Além disto, o filtro de óleo é posicionado num local de fácil acesso embaixo do carro, protegido entre o cárter e o suporte do compressor do ar-condicionado, posição que facilita muito sua troca.

49 Comentários

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  1. Continua sendo um Fiat.
    E a segurança passiva?

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  2. O uno cresceu na vida, pena que no seu lugar ficou aquele aborto do Mobi

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  3. Esse motor é muito bom e merecia um carro melhor.

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  4. Esses motores parecem bons pro nosso país, serão uma ótima opção num carro e não nesse trem do horror que é o uno, pior carro que já dirigi em toda minha vida.

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  5. Sempre critiquei a linha Fire, trabalho com manutenções preventivas e sei o que falo, agora venho parabenizar a FCA por esse belo projeto, que venham as versões turbo GDI.

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  6. Excelente trabalho de marketing por parte da FIAT, ao realizer uma "pesquisa de perfil" e passer para a engenharia, onde teve-se a idéia de um motor desse tipo ( na contra-mão do Mercado 2valvulas por cilindro ao invés de 4 ). Isso mostra que o alvo da FIAT é o Brasil, não a Europa!!!

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    1. Pode ser que a pesquisa tenha sido feita no Brasil. Mas, a notícia não afirma isso.

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    2. A reportagem diz que essa família de motores FIREFLY irão para a Europa também

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    3. Esse 1.0 tem mais potencia e torque que o 1.2 do Panda vendido na Europa. Eles não são tão exigentes quanto os americanos, consumo importa mais que desempenho.

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    4. técnicamente o 6 valvulas é uma melhor opção para motores 3cilindros. um comando de valvulas de 6 valvulas é mais leve em seu funcionamento. destaco aqui tambem que 2 valvulas por cilindro oferece uma maior violencia de entra de ar e saída de gases já queimado.sendo assim o motor suja menos e anda mais pelo fato do motor trabalhar com o ar mais limpo dentro das camaras. pois o residuo de queima nao ficaria dentro das camaras após o quarto tempo do motor.

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  7. Tudo papo furado. Motor moderno hoje é 4 valvulas por cilindro mais comando variavel. Nada de novo neste motor da FCA.

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    1. E isso aqui no texto é o o que?

      "CVCP (Continuously Variable Cam Phaser – variador contínuo do comando de válvulas), capaz de adotar o ciclo Miller de combustão em baixas cargas e com médios regimes de rotação."

      Sobre 4 valvulas por cilindro.. Quem já teve 1.0 8v 16v, sabe que a fiat deu a tacada de mestre nesse 1.0 com 2v por cilindro.. Esse motor 1.0 6v no Mobi na cidade andando normal vai parece um 1.6L.

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    2. Os modernos motores com 4 valvulas por cilindro, foram todos projetados for a do Brasil, a maioria na Europa, onde se andam sempre em altas rotações pelas belas vias de lá... No caso desses motores, foram projetados aqui no Brasil, para atenderem as nossas necessidades, que é basicamente andar a no máximo 3.000 rpm.

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    3. Deixa ver se entendi. Você,comentando aqui, pode afirmar com toda certeza que esse motor não é bom porque tem 8v? Engenharia e pesquisas de consumidor para que?
      Alguém contrate esse cara

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    4. Tem que ver o resultado final, a chevrolet com seu motor "ultrapassado" quatro cilindros 8 v fez um trabalho que o deixou tão bom quanto os 3 cilindros. Muitos criticam a moda suv aqui e defendem a modinha dos motores 3 cilindros.
      Pra mim o que importa é o resultado final e por enquanto a chevrolet mostrou que não precisa de modinha para ter um bom 1.0 .

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    5. Variador continuo do comando para duas valvulas por cilindro? Para que? Novamente conversa fiada. O objetivo foi fazer um 3 cilindros barato tosco na corrida para atender a pressão do Mercado. Economia de custo e só. Isso lembra a estória da suapensao traseira do Golf.

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  8. Uia, melhorou bem ein!? Se melhorar a segurança para os ocupantes ficará melhor ainda. Mas é um bom carro.

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    1. Sem segurança, no mínimo 4 estrelas, não é um bom carro.

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  9. Excelente reportagem, todas as reportagens de lançamento deveriam detalhar especificações técnicas dos motores como foi relatado

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  10. Isso é texto do fabricante, na realidade só contam a parte boa da história.

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  11. Eita povo pra falar asneira. Ou alguém pode me dizer se controles de tração e estabilidade não são itens de segurança?

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    1. Vc que falou asneiras!
      Estamos falando de segurança PASSIVA (estrutura para absorver impactos), que tem que ser perfeita.
      Controles de tração e estabilidade são importantes sim, mas são itens de segurança ATIVA, como os airbags, por exemplo.

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    2. Exatamente Victor. Muito bom haver cobrança por carros mais seguros. Ja disse aqui. Tinhamos um Fox Prime que nos atendia muito bem. Minha mulher foi abalroada lateralmente num semáforo (uma van avançou no vermelho) ela nao morreu por detalhe de 1 metro. Quando vi o resultado do Up no LNCAP em fevereiro de 2014 troquei na hora o Fox pelo Up. Hoje nao abro mao de um automovel com estrutura indeformavel dentro dos limiteS do LNCAP.

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    3. Leonardo. Itens de segurança ativa.

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  12. Só maquiagem!! Kd o turbo e injeção direta? Pra mim não muda nada.

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  13. Excelente matéria repleta de detalhes técnicos e de construção. Apenas deixou de citar o nível de vibração e ruídos dos novos motores.

    Quanto ao facelift, acho que a Fiat errou a mão nessa nova dianteira do Uno... A frente tem informação demais e não conversa com a traseira, envelheceu o carro. Procure ver uma foto do Fiat Panda 2017 e você vai entender bem, ele lembra o nosso Palio mas do jeito que está o Uno ficou lembrando o Tucson. As novas tecnologias são muito bem vindas, restando a confirmação de performance e durabilidade nos testes completos.

    Também os preços estão ainda mais aviltados, uma pena...

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  14. De repente os motores de 2 válvulas por cilindro passaram a ser novamente os mais eficientes? A conferir

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    1. Em baixas e medias rotações, sempre foram, é simples, você tem uma válvula grande de admissão em vez de 2 pequenas, para a situação de cidade com acelerador de pouca abertura ajuda no enchimento dos cilindros.

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  15. Agora ficou legal esse Sporting. Tem mais itens de série do que os concorrentes. Parabéns a Fiat

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  16. "Maior torque da categoria".

    Com 2 válvulas por cilindro?

    Resposta óbvia: taxa de compressão nas alturas!

    Taxa de compressão de 13,2 num carro SEM injeção direta??? Com a nossa MIJOLINA???

    Loucura! Tô fora. Isso é uma bomba relógio...

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  17. A Fiat está com data marcada para lançar seu motor 1.0 com injeção direta, duplo comando variavel de válvulas e turbo. Será em 2021. Até lá estaremos cobiçando carros elétricos (entre os populares).

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  18. Bom torque, mas baixa potência, ruim para pegar estrada. Hj o povo se cansou de 1.0 e quer motores mais potentes.

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    1. Tenho um e não achei ruim na estrada não, até pq é um 3C!

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  19. Tenho uno vivace e com gasolina comum sempre ocorre pré detonação devido a alta taxa de compressão com este novo uno acredito que o problema vai continuar. Para não causar o problema só uso gasolina podium que contem alta octanagem e evita o "grilo".

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  20. Porque tanta crítica em relação a ser 2 válvulas por cilindro e ter injeção indireta?esquecemos que estamos no brasil onde nosso combustível é ruim ! Agora turbo pra que??manutençao cara ,quando ocorrer problemas já sabe,peças não "existem"...enfim carro tem que ser um projeto simples acessível a maioria de todos.nao sou fã da Fiat ,mas o que parece esse novo motor parece ser interessante por usar corrente de comando,dispensar tanque partida a frio ,e ao meu ver 2 duas válvulas por cilindro está ótimo.acorra o tempo vai revelar se realmente se trata de um bom produto.

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  21. O carro é até bonzinho, mas todo eles estão vindo com uma tremedeira desgraçada e uma batedeira irritante, vindo do motor a partir de 3° marcha com rotações adequadas.

    E poderiam também mudar o sistema de marchas desse carro. É muito folgado, chegando a incomodar e movimentar com grandes distâncias na troca de marchas a quem está dirigindo.

    Tenho um desse modelo e confesso que poderia ser melhor, já que a Fiat gosta de inovar.

    Tenho um e aconselho a não comprarem essa porcaria.
    Vai dar problema logo logo nos coxim, vai fazer muito barulho de algo batendo no motor e nenhum técnico vai resolver!

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  22. O que vai aparecer de carro batendo pino por causa da taxa de compressão alta e a nossa gasolixo não vai ser brincadeira.

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  23. Tenho um e não tenho o que reclamar, carro muito bom, responde bem na estrada mesmo com bastante peso, acho que deveriam melhorar a folga nas marchas, porém um bom carro sim.

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