Neste artigo vamos comparar os dados de consumo (INMETRO) e de desempenho (revista Auto Esporte) do Uno 2017 1.0 e 1.3 contra seus principais concorrentes - VW Up!, Ford Ka, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.
Desempenho
A tabela abaixo traz os dados de aceleração de 0 a 100 km/h e de retomada de 60 a 100 km/h do Uno 2017 1.0 e 1.3 (Firefly) abastecido com etanol medidos pela revista Auto Esporte, e também os resultados dos principais concorrentes.
Modelo
| Desempenho [s] | |
0 a 100 km/h | 60 a 100 km/h | |
VW Up! TSI | 9,50 | 8,3 |
Fiat Uno 1.3 2017 FireFly | 10,80 | 7,7 |
Hyundai HB20 Turbo | 11,20 | 7,9 |
Ford Ka 1.0 | 13,50 | 12,7 |
Fiat Uno 1.0 2017 FireFly | 13,80 | 10,9 |
VW Up! 1.0 MPI | 14,40 | 14 |
Hyundai HB20 1.0 | 15,10 | 13,5 |
VW Gol 1.0 | 15,30 | 14,2 |
Os números mostram que o motor 1.0 tri-cilíndrico FireFly do Uno 2017, mesmo adotando uma arquitetura de 2 válvulas por cilindro, consegue oferecer um desempenho superior a quase todos os concorrentes com motores 1.0 tri-cilíndricos com 4 válvulas, exceto o Ford Ka 1.0.
Já Uno 1.3 FireFlex, com o tempo de 10,8 segundos, foi 0,4 segundos mais rápido que o Hyundai HB20 Turbo, mas foi 1,3 segundos mais lento que o VW Up! 1.0 TSI.
Consumo
Os dados a seguir trazem os indicadores de consumo de etanol e gasolina, em cidade e estrada, aferidos pelo INMETRO, para o Uno 2017 1.0 e 1.3 FireFly, sendo que as três últimas colunas trazem a média de etanol e gasolina, com ponderação de 55% para ciclo urbano, e 45% rodoviário, classificados pela média de gasolina, e, a última, a desvantagem em relação ao modelo mais econômico da tabela (no caso, o Up! TSI).
Rank
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Modelo
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Motor
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Câmbio
| Consumo Etanol | Consumo Gasolina |
Média Etanol [km/l]
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Média Gasolina [km/l]
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Δ relativo ao Up! TSI
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Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | |||||||
1 | Up! 1.0 TSI | 1.6-16V | M-5 | 9,60 | 11,10 | 13,80 | 16,10 | 10,43 | 14,84 | |
2 | Up! 1.0 MPI | 1.6-16V | I-Motion | 9,40 | 10,60 | 14,00 | 15,80 | 10,06 | 14,81 | -0,2% |
3 | Ford Ka 1.0 | 1.0 12V | M-5 | 9,20 | 10,80 | 13,50 | 15,70 | 10,08 | 14,49 | -2,3% |
4 | Etios | 1.5-16V | M-6 | 8,50 | 10,30 | 13,50 | 15,00 | 9,49 | 14,18 | -4,4% |
5 | Uno 1.0 2017 FireFly | 1.0-6V | M-5 | 9,20 | 10,40 | 13,10 | 15,10 | 9,86 | 14,00 | -5,6% |
6 | Onix (MY17) | 1.0-8V | M-6 | 8,80 | 10,50 | 12,90 | 15,30 | 9,74 | 13,98 | -5,8% |
7 | Nissan March | 1.0-12V | M-5 | 8,80 | 10,40 | 12,90 | 15,00 | 9,68 | 13,85 | -6,7% |
8 | Gol 1.0 2017 | 1.0-12V | M-5 | 8,80 | 10,30 | 12,90 | 14,50 | 9,63 | 13,62 | -8,2% |
9 | Etios | 1.5-16V | A-4 | 8,40 | 10,40 | 12,20 | 14,90 | 9,50 | 13,42 | -9,6% |
10 | Uno 1.3 2017 FireFly | 1.3-8V | M-5 | 9,20 | 10,10 | 12,90 | 14,00 | 9,70 | 13,40 | -9,7% |
11 | Onix (MY17) | 1.4-8V | M-6 | 8,30 | 9,40 | 12,40 | 13,80 | 8,91 | 13,03 | -12,2% |
12 | HB20 (2017) | 1.0-12V | M-5 | 8,50 | 9,80 | 12,00 | 14,00 | 9,22 | 12,90 | -13,0% |
13 | New Versa | 1.6-16V | CVT | 7,80 | 10,00 | 11,60 | 14,10 | 9,01 | 12,73 | -14,2% |
14 | Ford Ka 1.5 | 1.5-16V | M-5 | 8,10 | 9,60 | 11,70 | 13,80 | 8,93 | 12,65 | -14,8% |
15 | HB20 Turbo | 1.6-16V | M-6 | 8,10 | 9,80 | 11,50 | 14,00 | 9,04 | 12,63 | -14,9% |
16 | HB20 Turbo | 1.6-16V | M-6 | 8,10 | 9,80 | 11,50 | 14,00 | 9,04 | 12,63 | -14,9% |
Entre todos os modelos comparados, os dois mais econômicos são o Up! 1.0 TSI e o Up! 1.0 MPI I-Motion, com média (gasolina) de 14,84 km/l, e 14,81 km/l, respectivamente.
O Fiat 1.0 2017 FireFly, com média de gasolina de 14 km/l, gasta, em média 5,6% mais que o VW Up! 1.0 TSI. Já o Fiat Uno 1.3 2017 FireFly é, em média, 9,7% mais gastador que o up! 1.0 TSI.
Vídeo - Fiat Uno 2017
Fiat Uno 2017 - Preços, itens de série e opcionais
O Uno 2017, além de estrear a nova família de motores da Fiat Chrysler, traz novidades também nos conteúdos das versões, recursos como direção elétrica com função City como item de série em todas as versões.
E, nas versões topo de gama, 1.3, com câmbio automatizado Dualogic, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TC), assistência de partida em rampa (Hill Holder) e sistema antideslizamento ASR.
A seguir relacionamos os conteúdos de série e opcionais de cada versão, e seus respectivos preços.
Fiat Uno 2017 ATTRACTIVE 1.0 Flex -- R$ 41.840 reais
Equipamentos de série: airbag duplo (motorista e passageiro) + ABS com EBD, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, apoios de cabeça dianteiros e traseiros (2) com regulagem de altura, ar-condicionado + vidros climatizados verdes, banco traseiro rebatível (Flip and Fold) com duas posições para o encosto, barra de proteção nas portas, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, chave desmodrômica com Fiat code 2ª geração, check luzes e portas, cintos de segurança dianteiros retráteis de três pontos com regulagem de altura, cintos de segurança laterais traseiros retráteis de três pontos, console central com porta-objetos e porta-copos, direção elétrica com função CITY, econômetro, brake light e ESS (Sinalização de frenagem de emergência), faróis de neblina, follow me home, lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa).
Há também limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro (temporizado), luz de leitura dianteira nas portas lado motorista e passageiro com dimmer (redução/aumento gradual de intensidade), My Car Fiat (personaliza várias funções do carro), palhetas com tecnologia Flat Blade, predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros e Antena).
Completa a gama de itens de série quadro de instrumentos iluminado com conta-giros, Welcome Moving e display LCD de alta resolução equipado com Computador de Bordo A e B (distância A e B, consumo médio A e B, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média A e B e tempo de percurso A e B) comandado por teclas no volante, relógio e hodômetro (total e parcial) digitais, revestimento porta-malas completo e ganchos de fixação de carga, rodas de aço estampado 5.5 x 14″ com calotas integrais + Pneus superverde 175/65 R14 de alta aderência e durabilidade, tomada 12V, travas elétricas + Trava automática das portas a 20 km/h, válvula antirrefluxo de combustível, volante com regulagem de altura, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento.
Opcionais:
Kit Comfort -- R$ 1.300 reais
Apoia braço dianteiro; banco traseiro bipartido; cinto de segurança traseiro central retrátil de 3 pontos; banco do motorista com regulagem de altura; bolsa porta revista no encosto dos bancos dianteiros, revestimento dos bancos extra série; 3º apoio de cabeça do banco traseiro; porta-objetos para celular; revestimento interno da soleira das portas; espelho no para-sol lado motorista; porta óculos; alças de segurança traseiras retráteis; console porta objetos no teto; comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível; apoia-pé para o motorista.
Kit Tech -- R$ 3.740 reais
Rádio Connect integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva-voz Bluetooth® e função Áudio Streaming – inclui volante com comandos do rádio e telefone; Hill Holder+ESC+ASR; retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção integradas e função Tilt Down (Rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré); vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento; chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas; alarme antifurto; revestimento externo nas colunas das portas; maçanetas e retrovisores na cor do veículo.
Fiat Uno 2017 WAY 1.0 Flex –- R$ 42.970 reais
Equipamentos de série: airbag duplo (motorista e passageiro) + ABS com EBD, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, apoios de cabeça dianteiros e traseiros (2) com regulagem de altura, ar-condicionado + vidros climatizados verdes, banco traseiro rebatível (Flip and Fold) com 2 posições para o encosto, barra de proteção nas portas, barras longitudinais no teto, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, bolsa porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros, brake light e ESS (Sinalização de frenagem de emergência), chave desmodrômica com Fiat code 2ª geração, check luzes e portas, cintos de segurança dianteiros retráteis de três pontos com regulagem de altura, cintos de segurança laterais traseiros retráteis de três pontos, console central com porta-objetos e porta-copos, direção Elétrica com função CITY, drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração), econômetro, espelho no para-sol lado passageiro, faróis com máscara negra, faróis de neblina, follow me home, frisos laterais nas portas com a inscrição Way, HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina), indicador digital (troca de marchas (Shift up/down), temperatura da água e nível de combustível).
Essa versão contém também lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), lanternas traseiras com acabamento fumê, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro (temporizado), luz de leitura dianteira nas portas lado motorista e passageiro e dimmer (redução/aumento gradual de intensidade), My Car Fiat (personaliza várias funções do carro), porta-luvas iluminado, pre-disposição para rádio (dois alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros e Antena).
Há também quadro de instrumentos iluminado com conta-giros, Welcome Moving e display LCD de alta resolução equipado com Computador de Bordo A e B(distância A e B, consumo médio A e B, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média A e B e tempo de percurso A e B) comandado por teclas no volante, relógio e hodômetro (total e parcial) digitais.
Finalmente temos retrovisores externos na cor do veículo com luzes indicadoras de direção integradas, rodas de aço estampado 5.5 x 14″ com calotas integrais Way + Pneus super “verde” 175/65 R14 de alta aderência e durabilidade, tomada 12V, travas elétricas + Trava automática das portas a 20 km/h, válvula antirrefluxo de combustível, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento e volante com regulagem de altura
Opcionais:
Kit Comfort -- R$ 1.300 reais
Apoia braço dianteiro; banco traseiro bipartido; cinto de segurança traseiro central retrátil de 3 pontos; banco do motorista com regulagem de altura; 3º apoio de cabeça do banco traseiro; porta-objetos para celular; revestimento interno da soleira das portas; espelho no para-sol lado motorista; porta óculos; alças de segurança traseiras retráteis; console porta objetos no teto; comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível; apoia-pé para o motorista.
Kit Tech -- R$ 3.340 reais
Rádio Connect integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva-voz Bluetooth® e função Áudio Streaming – inclui volante com comandos do rádio e telefone; Hill Holder+ESC+ASR; retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção integradas e função Tilt Down (Rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré); vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento; chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas; alarme antifurto.
Fiat Uno 2017 WAY 1.3 Flex -– R$ 47.640 reais
Itens de série: airbag duplo (motorista e passageiro) + ABS com EBD, alças de segurança traseiras retráteis, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, apoia-pé para o motorista, apoios de cabeça dianteiros e traseiros (2) com regulagem de altura, ar-condicionado + vidros climatizados verdes, banco traseiro rebatível (Flip and Fold) com duas posições para o encosto, barra de proteção nas portas, barras longitudinais no teto, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, bolsa porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros, brake light e ESS (Sinalização de frenagem de emergência), chave canivete com telecomando (abertura e fechamento das portas e vidros elétricos), check luzes e portas, cintos de segurança dianteiros retráteis de três pontos com regulagem de altura, cintos de segurança laterais traseiros retráteis de três pontos.
Esta versão oferta ainda comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, console central com porta-objetos e porta-copos, console porta-objetos no teto, direção Elétrica com função CITY, drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração), econômetro, espelho no para-sol (motorista e passageiro), faróis com máscara negra, faróis de neblina, follow me home, frisos laterais nas portas com a inscrição Way, HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina), indicador digital (troca de marchas (Shift up/down), temperatura da água e nível de combustível), lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), lanternas traseiras com acabamento fumê, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro (temporizado), luz de leitura dianteira nas portas lado motorista e passageiro e dimmer (redução/aumento gradual de intensidade), my Car Fiat (personaliza várias funções do carro), palhetas com tecnologia Flat Blade, porta-luvas iluminado, porta-óculos, quadro de instrumentos iluminado com conta-giros, Welcome Moving e display LCD de alta resolução equipado com Computador de Bordo A e B(distância A e B, consumo médio A e B, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média A e B e tempo de percurso A e B) comandado por teclas no volante, rádio com RDS e entradas Aux. E USB para MP3/WMA, relógio e hodômetro (total e parcial) digitais, tetrovisores externos na cor do veículo com luzes indicadoras de direção integradas, revestimento porta-malas completo e ganchos de fixação de carga, rodas de aço estampado 5.5 x 14″ com calotas integrais Way + Pneus superverde de uso misto 175/70 R14, sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor), tomada 12V, travas elétricas + Trava automática das portas a 20 km/h, válvula antirrefluxo de combustível, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento e volante com regulagem de altura.
Opcionais
Kit Comfort –- R$ 890 reais
Apoia braço central banco motorista; banco traseiro bipartido; banco do motorista com regulagem de altura; cinto de segurança traseiro central retrátil de 3 pontos; 3º apoio de cabeça do banco traseiro rebaixado; porta-objetos para celular.
Kit Tech –- R$ 4.500 reais
Rádio Connect integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva-voz Bluetooth® e função Áudio Streaming – inclui volante com comandos do rádio e telefone; Hill Holder+ESC+ASR; retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção integradas e função Tilt Down (Rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré); vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento; sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico; rodas de liga leve 5.5 x 14” exclusivas Way.
Fiat Uno 2017 WAY 1.3 Flex Dualogic -- R$ 51.990 reais
Itens de série: airbag duplo (motorista e passageiro) + ABS com EBD, alças de segurança traseiras retráteis, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, apoia-pé para o motorista, apoios de cabeça dianteiros e traseiros (2) com regulagem de altura, ar-condicionado + vidros climatizados verdes, banco traseiro rebatível (Flip and Fold) com duas posições para o encosto, barra de proteção nas portas, barras longitudinais no teto, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, bolsa porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros, brake light e ESS (Sinalização de frenagem de emergência), câmbio Dualogic: Volante com alavancas de seleção das marchas tipo borboleta, chave canivete com telecomando (abertura e fechamento das portas e vidros elétricos) com Fiat code 2ª geração, check luzes e portas, cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, cintos de segurança laterais traseiros retráteis de três pontos, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, console central com porta-objetos e porta-copos, console porta-objetos no teto..
Em termos de itens de segurança há controle de estabilidade eletrônica (ESC), controle de Tração (TC), direção Elétrica com função CITY, drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)..
Completa o rol de equipamentos padrão econômetro, espelho no para-sol (motorista e passageiro), faróis com máscara negra, faróis de neblina, follow me home, frisos laterais nas portas com a inscrição Way, HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina), Hill Holder (Sistema de auxílio para arrancadas em aclive), indicador digital (troca de marchas (Shift up/down), temperatura da água e nível de combustível), lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), lanternas traseiras com acabamento fumê, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro (temporizado), luz de leitura dianteira nas portas lado motorista e passageiro e dimmer (redução/aumento gradual de intensidade), my Car Fiat (personaliza várias funções do carro), palhetas com tecnologia Flat Blade, porta-luvas iluminado, porta-óculos, quadro de instrumentos iluminado com conta-giros, Welcome Moving e display LCD de alta resolução equipado com Computador de Bordo A e B(distância A e B, consumo médio A e B, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média A e B e tempo de percurso A e B) comandado por teclas no volante, rádio com RDS e entradas Aux. E USB para MP3/WMA, relógio e hodômetro (total e parcial) digitais, retrovisores externos na cor do veículo com luzes indicadoras de direção integradas, revestimento porta-malas completo e ganchos de fixação de carga, rodas de aço estampado 5.5 x 14″ com calotas integrais Way + Pneus superverde de uso misto 175/70 R14, sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor), sistema anti-travamento das rodas em frenagem (ASR), tomada 12V, travas elétricas + Trava automática das portas a 20 km/h, válvula antirrefluxo de combustível, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento e volante com regulagem de altura.
Opcionais:
Kit Comfort –- R$ 890 reais
Apoia braço central do banco motorista; banco traseiro bipartido; cinto de segurança traseiro central retrátil de 3 pontos; banco do motorista com regulagem de altura; 3º apoio de cabeça do banco traseiro rebaixado; porta-objetos para celular.
Kit Tech –- R$ 4.050 reais
Rádio Connect integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva-voz Bluetooth® e função Áudio Streaming – inclui volante com comandos do rádio e telefone; retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção integradas e função Tilt Down (Rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré); vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento; sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico; rodas de liga leve 5.5 x 14” exclusivas Way; alarme antifurto.
Fiat Uno 2017 SPORTING 1.3 Flex -- R$ 49.340 reais
Itens de Série: airbag duplo (motorista e passageiro) + ABS com EBD, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, apoios de cabeça dianteiros e traseiros (2) com regulagem de altura, apoia-pé para motorista, ar-condicionado + vidros climatizados verdes, banco traseiro rebatível (Flip and Fold) com 2 posições para o encosto, barra de proteção nas portas, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, bolsa porta-revista no encosto dos bancos dianteiros, chave canivete com telecomando (abertura e fechamento das portas e vidros elétricos) com Fiat code 2ª geração, check luzes e portas, cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, cintos de segurança laterais traseiros retráteis de 3 pontos, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, console central com porta-objetos e porta-copos, console porta-objetos no teto, detalhes internos na cor Vermelho Royal (maçanetas, quadro de instrumentos e detalhe no volante).
A lista contempla ainda direção Elétrica com função CITY, drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração), econômetro, espelho no para-sol (passageiro e motorista), brake light e ESS (Sinalização de frenagem de emergência), faixas laterais exclusivas com escrita Sporting, faróis com máscara negra, faróis de neblina, follow me home, grade dianteira na cor preto brilhante com detalhes em vermelho, HCSS (sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina), indicador digital (troca de marchas (Shift up/down), temperatura da água e nível de combustível), lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro (temporizado), luz de leitura dianteira nas portas lado motorista e passageiro e dimmer (redução/aumento gradual de intensidade).
Há também maçanetas externas e minissaias laterais na cor do veículo, moldura nas caixas de roda na cor preta, my Car Fiat (personaliza várias funções do carro), palhetas com tecnologia Flat Blade, para-choque dianteiro com detalhes vermelhos, quadro de instrumentos iluminado com conta-giros, Welcome Moving e display LCD de alta resolução equipado com Computador de Bordo A e B(distância A e B, consumo médio A e B, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média A e B e tempo de percurso A e B) comandado por teclas no volante, ponteira de escapamento dupla central cromada, porta-luvas iluminado, porta-óculos, rádio com RDS e entrada Aux e USB para MP3/WMA.
Finalmente, temos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, relógio e hodômetro (total e parcial) digitais, revestimento porta-malas completo e ganchos de fixação de carga, rodas de liga leve 6.0 x 15″ + Pneus superverde 185/60 R15 de alta aderência e durabilidade, sistema Start&Stop, sobre-tapetes em carpete com inscrição Sporting, spoiler na tampa traseira na cor preto esportivo, tomada 12V, travas elétricas + Trava automática das portas a 20 km/h, válvula antirrefluxo de combustível, volante com regulagem de altura e vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento,
Opcionais:
Kit Comfort –- R$ 890 reais
Apoia braço central no banco do motorista; banco traseiro bipartido; cinto de segurança traseiro central retrátil de 3 pontos; banco do motorista com regulagem de altura; 3º apoio de cabeça do banco traseiro rebaixado; porta-objetos para celular.
Kit Tech –- R$ 3.700 reais
Rádio Connect integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva-voz Bluetooth® e função Áudio Streaming – inclui volante com comandos do rádio e telefone; Hill Holder+ESC+ASR; retrovisores externos elétricos com função Tilt Down (Rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré); vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento; sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico; alarme antifurto.
Fiat Uno 2017 SPORTING 1.3 Fles Dualogic -- R$ 53.690 reais
Itens de Série: airbag duplo (motorista e passageiro) + ABS com EBD, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, apoios de cabeça dianteiros e traseiros (2) com regulagem de altura, apoia-pé para motorista, ar-condicionado + vidros climatizados verdes, banco traseiro rebatível (Flip and Fold) com 2 posições para o encosto, barra de proteção nas portas, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, bolsa porta-revista no encosto dos bancos dianteiros, câmbio Dualogic + alavancas de seleção de marchas tipo borboleta no volante, chave canivete com telecomando (abertura e fechamento das portas e vidros elétricos) com Fiat code 2ª geração, check luzes e portas, cintos de segurança dianteiros retráteis de três pontos com regulagem de altura, cintos de segurança laterais traseiros retráteis de três pontos, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, console central com porta-objetos e porta-copos, console porta-objetos no teto, controle de estabilidade eletrônica (ESC), controle de tração (TC).
Há também detalhes internos na cor Vermelho Royal (maçanetas, quadro de instrumentos e detalhe no volante), direção Elétrica com função CITY, drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração), econômetro, espelho no para-sol (passageiro e motorista), brake light e ESS (Sinalização de frenagem de emergência), faixas laterais exclusivas com escrita Sporting, faróis com máscara negra, faróis de neblina, follow me home, grade dianteira na cor preto brilhante com detalhes em vermelho, HCSS (sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina), Hill Holder, indicador digital (troca de marchas (Shift up/down), temperatura da água e nível de combustível), lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro (temporizado), luz de leitura dianteira nas portas lado motorista e passageiro e dimmer (redução/aumento gradual de intensidade), maçanetas externas e minissaias laterais na cor do veículo, moldura nas caixas de roda na cor preta, My Car Fiat (personaliza várias funções do carro), palhetas com tecnologia Flat Blade, para-choque dianteiro com detalhes vermelhos, quadro de instrumentos iluminado com conta-giros, Welcome Moving e display LCD de alta resolução equipado com Computador de Bordo A e B(distância A e B, consumo médio A e B, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média A e B e tempo de percurso A e B) comandado por teclas no volante, ponteira de escapamento dupla central cromada, porta-luvas iluminado, porta-óculos, rádio com RDS e entrada Aux e USB para MP3/WMA, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, relógio e hodômetro (total e parcial) digitais, revestimento porta-malas completo e ganchos de fixação de carga, rodas de liga leve 6.0 x 15″ + Pneus superverde 185/60 R15 de alta aderência e durabilidade, sistema start&Stop, sistema anti-travamento das rodas em frenagem (ASR), sobre-tapetes em carpete com inscrição Sporting, spoiler na tampa traseira na cor preto esportivo, tomada 12V, travas elétricas + Trava automática das portas a 20 km/h, válvula antirrefluxo de combustível, volante com regulagem de altura e vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento
Opcionais:
Kit Comfort -– R$ 890 reais
Apoia braço central no banco do motorista; banco traseiro bipartido; cinto de segurança traseiro central retrátil de 3 pontos; banco do motorista com regulagem de altura; 3º apoio de cabeça do banco traseiro rebaixado; porta-objetos para celular.
Kit Tech –- R$ 2.970 reais
Rádio Connect integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva-voz Bluetooth® e função Áudio Streaming – inclui volante com comandos do rádio e telefone; retrovisores externos elétricos com função Tilt Down (rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré); vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento; sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico; alarme antifurto.
Conclusão
Os novos motores, assim como os novos recursos de segurança e conveniência, deram ao Uno 2017 uma posição competitiva no segmento de compactos em termos de desempenho e consumo, com especial destaque para o modelo 1.0-Flex, que supera, em desempenho, modelos como o Up! 1.0 MPI e o Hyundai HB20 1.0, mesmo dispondo de um motor que adota soluções menos refinadas tecnicamente.
O consumo, por outro lado, está na média do segmento: não é espetacular, mas também não decepciona.
Completo, o mais barato sai 47 mil e o mais caro 58 mil!
ResponderExcluirPensando bem, a engenharia acertou no motor, com características que favorecem circuito, uso urbano.
ResponderExcluirMas pelo preço e preferência de design mais limpo e conservador, vou de UP TSI.
Poderiam incluir o Peugeot 208 no comparativo, já que há versões na mesma faixa de preço dos carros mencionados.
ResponderExcluirÉ tanto kit opcional que chega desanima, a fiat e a volks, ainda com essa mania de kit opcional que na verdade só engana o consumidor, quando vai vender o carro os kit,s não entram na tabela fip, que é o que vale na hora da revenda.
ResponderExcluirDois pacotes opcionais para cada versão, não é muito não.
Excluiressa tabela de consumo do Up esta errada, rs rs
ResponderExcluirEu tenho um Up Mpi com 18.000 Km adquiri em nov/2015, ele faz cidade(30%)e estrada(70%) a média de 16,47 km/l de gasolina aditivada, rdodo emmédia 550 ~620 km por semana hoje
quanto ao quesito economia é muito bom
Porque esses testes são feitos em laboratório e sempre em condições iguais em cada carro.
ExcluirAs médias de Inmetro são sempre niveladas por baixo.
Esse novo motor da Fiat não é totalmente #fail, porque esse título cabe à Hyundai, com seu péssimo motor 1.0, tanto o aspirado quanto o Turbo. O HB20 Turbo é o cúmulo do #failismo: anda pouco e bebe muito.
ResponderExcluirA esse motor da Fiat fica no meio termo, mas muito abaixo dos motores da VW.
Veja que o motor 1.0 aspirado deve ser econômico, e o motor 1.0 3 cilindros da Fiat bebe bem mais que o 1.0 MPI do Up.
E aí temos o motor 1.0 TSI, que enfia uma naba de 1,3 segundos no fiat 1.3, e ainda é muito mais econômico que o Fiat 1.0.
E mais. O Up! TSI sai de 47k, e é 5 estrelas no Latin NCAP, onde o uno é 1 estrela.
Em resumo: quem comprar esse Fiat Uno assina atestado de que não sabe analisar carro direito e tem baixo QI.
Já quem compra HB20 assina atestado de DESLUMBRADO mesmo.
Vamos analisar um pouco mais...
ExcluirPrimeiro, o uno 1.0 é mais pesado que o up! aspirado, mais de 100kg. Bebe mais, mas tbm anda mais que o up! Mpi... Então não parece estar tão abaixo do vw.
Segundo, o modelo 1.3 é mais lento no 0-100, mas na retomada de 60-100 é mais rapido em 0,6s, situação que é a mais comum no uso cotidiano. Então, mesmo achando o motor turbo superior, acho que o vw não deve ser muito mais rápido que o fiat.
Finalmente, qnt ao quesito da segurança... concordo completamente.
Toda hora que vejo alguém com esse mimimi de "em retomada é melhor", logo percebo que o sujeito em questão não entende nada de Física ou mesmo de lógica.
ExcluirSe o Up! TSI é mais rápido no 0 a 40, no 0 a 60, no 0 a 80 e no 0 100, como ele seria mais lento no 60 a 100 km/h?
Só se o sujeito não fizer a redução de marcha. É tão óbvio isso.
O Up! TSI tem um motor muito elático, e a 5ª é muito longa. Já o Fiat é mais limitado, então tem 5ª curta. Resultado: os dois em 5ª, o Fiat 1.3 é mais rápido.
Mas ocorre que o UP TSI em 4ª é 1 segundo mais rápido também que o Uno 1.3. Na realidade, como a 3ª do Up! TSI leva ele até 160 km/h, em terceira mesmo ele despacha o Uno 1.3 com facilidade.
Em resumo: não há a menor chance de o Uno ser mais rápido na retomada. Chance zero. E quem repete isso, mostra que: i. é completamente ignorante em Físcia; ii. É completamente IGNORANTE em lógica; iii. Não sabe como os testes são feitos.
Em resumo: Up! TSI: mais seguro, mais rápido, mais econômico, com mais espaço interno e mais seguro que Uno 1.3. E o Up! é mais barato.
Quem compra o Uno 1.3 ou 1.0 é mané. Simples assim.
Concordo com quase tudo que falou, eu falei quase tudo. Mas dá para perceber que vc ou é fraco em interpretação de texto, ou quando o assunto é a vw vc fica cego.
ExcluirNo quesito retomada, o comentário foi baseado no texto deste site, sem qualquer pretensão de deliberar se foi em 5ª ou com redução de marcha. Se vc reler o comentário anterior vai ver que a colocação foi "que o vw não deve ser muito mais rápido que o fiat". Logo, afirmei que o vw é mais rápido.
Mas, vou repetir de outra forma, o fiat não é muito mais lento que o vw como vc afirma. É um carro um pouco mais lento e que bebe mais, mas tbm é mais pesado.
Por outro lado, não resta dúvida que o motor turbo da vw oferece torque em um giro muito mais baixo, deixando o carro mais prazeroso de guiar. Mas esta é outra conversa...
Quanto ao up! Mpi, que vc não mencionou, fica claro que o fiat 1.0, mais pesado, é mais rápido e como consequência bebe mais. Se é acerto de câmbio, ou por causa do motor, ou outro fator... aí já é assunto para outro papo.
Acho que era diferença desempenho x consumo de da pelo câmbio do up, um "pelérrimo" mais longo. O peso é bem semelhante... E com a ajuda desse alternador inteligente e outros. Mas vou te falar, o ea211 tem torque de 3000~3800 rpm, e esses testes de retomadas são feitos em uma marcha só. E o desempenho segue um padrão, o que até é correto para revistas. Só que na pratica isso muda, podendo trabalhar o câmbio, aí creio que sem chances, mesmo na versão aspirada do up. O mq200 dá show no câmbio porco da Fiat. E a elasticidade das 4 válvulas por cilindro também. Ensaios de laboratórios são diferentes. Por exemplo, pra ser justo as retomadas do TSI poderiam, aí invés de quarta, serem feitas de terceiras, o que tudo mundo faria na vida real, mas por seguirem um padrão leva isso.
ExcluirOutro ps, esse teste foi no Move up,o take anda um pouco mais, pra se ter ideia a AutoEsporte testou o Gol trendline que fez o 0-100 em 13,4s... Câmbio mais curto que do up...
Mas é isso.
Abraço.
Bacana esse novo motor 1.3 da Fiat. O único problema é o preço. 47.600 num uno 1.3 eu levo o up TSI. Muitos falam que é feio, até concordo que não é bonito, mas é um ótimo carro. Tenho um up tsi a 1 ano, que esta com 10 mil km, excelente carro, consumo baixo e motor bem esperto, além de ser ótimo de dirigir. A fiat tinha que baixar este preço do uno.
ExcluirAcabei de configurar um UP TSi no site da VW e ele passou dos 50k. Concordo que a diferença de preço é pequena, mas a diferença de desempenho também não é tão grande. A escolha acaba sendo por puro gosto pessoal.
ExcluirPedro Jorge, para tudo, meu caro... A diferença de desempenho é absurda! Já para o amigo anterior, que fica insistindo que o uno é mais pesado, eu só tenho a dizer que a Fiat deveria coloca-lo num SPA, porque eu não vejo vantagem alguma em ser mais pesado...
ExcluirEsse motor 1.3 humilhou o hb20 turbo. Mas também cobra seu preço, 5mil a mais que o 1.0.
ResponderExcluirO problemas desses carros são os câmbios automatizados. Quem pega transito pesado das grandes capitais, nessa faixa de preço vai de etios.
ResponderExcluirSou mais esse uno que um Gol Comfortiline com pacote urban e my connect, vejo esse Uno Sporting MT + Kit Tech + Kit Confort como uma boa opção de compactos com motor acima de 1.1 a 1.6! Tem um bom desempenho e ótimo consumo e além disso pode vir (opcional) cinto de 3 pontos central e 3 apoio de cabeça! Melhor opção disparado na faixa de 54k
ResponderExcluiré serio ???????? nunca imaginei um fiat uno por esse preço....
ResponderExcluirA diferença de consumo é muito pequena em relação aos concorrentes. O desenho ficou muito bom. Claro que o concorrente do Uno não é o Up. Uno concorre com Gol, Ka, HB20, Onix. Up concorre com Mobi.
ResponderExcluirA Fiat deve ter um bom aumento de vendas com esse Uno.
Esse Up! MPI da tabela de consumo ta com câmbio I-Motion. Se for ver os dados com câmbio manual o Up! gasta ligeiramente mais que o Uno.
ResponderExcluirO uno 1.0 ficou na média dos demais do mercado. A sensação foi o 1.3 que ta andando muito com consumo razoável. Sem falar na adição dos controle de estabilidade e tração. Ponto para a Fiat.
ResponderExcluirOutro atrativo com o cambio dualogic foi o hill holder que ajuda muito, ja que os automatizados deixam a desejar nos aclives.
ResponderExcluirGostei que o hill-holder é oferecido em todas as versões.
ExcluirJunto com os motores, a marca lançou mão de novas tecnologias de conforto e segurança. Infelizmente, seguindo a onda do mercado, os controles de tração e estabilidade estão disponíveis de série somente para as versões topo de linha equipadas com o câmbio Dualogic e motor 1.3. Para as demais, os equipamentos são ofertados como opcionais, incluindo as opções com motorização 1.0. Já o sistema Start&Stop é de série nos modelos equipados com motor 1.3, para o 1.0 a tecnologia não é ofertada nem mesmo como opcional. Na linha 2017, o Uno também ganhou o sistema Hill Holder que é de série nas versões 1.3 Way e 1.3 Sporting equipadas com câmbio Dualogic, para todas as outras o assistente de partida em rampa é opcional.
Fonte: Autos segredos
O FIAT500 tem freio a disco nas 4 rodas em todas versões e com tudo que o Uno 2017 tem.
ResponderExcluircom etanol o KA é o segundo mais econômico
ResponderExcluirgostei muito em saber que esse novo motor Fiat é muito bom. Vou aguardar o mercado e esperar um Fiat com esse motor turbinado imagina esse 1.0 vai ter em torno de 100 cv e torque de 16/17. Esse 1.3 então vai bater quase 150 cv, com consumo de 14 km/l, imagine um Punto de designer limpo com acabamento impecável e motor 1.3 TURBO fazendo 14/15 km/l.
ResponderExcluirEm matéria de eficiência energética, desempenho/consumo, passou de carrocinha para charrete...
ResponderExcluirgente pagar por este preço com um carro 1.0 é melhor andar de carros no fim dos anos 90 1.6 ou 1.8 pois muitos ali faziam na época 13 ou 14 km por litro e digo estes motores atuais são verdadeiros retrocessos da coisa prefiro os motores antigos do que estes motores novos de 3 cilindros atuais.
ResponderExcluirO Dualogic Sporting 1.3 com todos os opcionais custa 59 mil. Por ser completo, o preço está semelhante a outros carros. O Etios sedan completo custa 65 mil e é menos equipado, embora seja maior por dentro.
ResponderExcluirOs números aferidos para o HB20 turbo estão totalmente errados, de acordo com o INMETRO. Ele teria um desempenho mediano nesta tabela de consumo.
ResponderExcluirDos veículos apresentados,apenas o Uno e o Ka oferecem segurança ativa dentro de padrões aceitáveis em países civilizados, incluindo controle de estabilidade (ainda que nas versões mais caras). Para quem preza segurança, isso é critério de exclusão para os outros. Não estou interessado apenas em crash-test...prefiro não bater. A falta de um item de segurança importantíssimo e que custa 50 dólares é imperdoável. Quem já sentiu a diferença em uma manobra de emergência na qual o ESC entrou em ação automaticamente descarta veículos sem esse item.
ResponderExcluirA luta prata imitar o Up é grande, mas até o momento ninguém conseguiu chegar nem perto... Simples assim.
ResponderExcluirEu prefiro comprar um Corolla que é tdo incluído
ResponderExcluirEsta mesda de Fiat e só opcional
O Corolla esta tds no carro vem de fabricação
To é louco com este monte de kits
De 41 mil vai a 65mil
Com 65 mil vc compra um Corolla top kkkkk
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