A montadora de automóveis norte-americana Ford promoveu esta semana o primeiro teste de carros totalmente autônomos para a imprensa, no seu centro de desenvolvimento do produto em Dearborn, nos Estrados Unidos. O evento é uma etapa do plano que prevê a produção em escala de veículos autônomos – sem direção e pedais – em 2021 para uso comercial e em 2025 diretamente para o público.
A demonstração – que não pode ser chamada propriamente de test-drive, já que ninguém dirigiu – usou a frota de Ford Fusion autônomos equipados com sensores LiDAR para mapear o ambiente. Os jornalistas viajaram no banco de trás dos veículos, acompanhados por dois engenheiros que monitoraram o percurso de algumas voltas dentro da sede da empresa, em velocidades de até 50 km/h.
O engenheiro sentado no banco do motorista não colocou as mãos no volante em nenhum momento, enquanto seu companheiro do lado do passageiro, com um laptop, coletava dados e imagens do roteiro. A primeira impressão do carro autônomo, segundo participantes, foi como andar com um aprendiz de direção: lento e cauteloso. Dentro de dois anos a Ford pretende ampliar essa experiência, colocando vans autônomas em circulação dentro da sua sede para transporte dos empregados.
Radar, sensores e câmeras
Os mapas são uma parte essencial para o funcionamento dos carros autônomos. A Ford utiliza um mapa básico com sinais e marcações da pista, ao qual se sobrepõe um segundo mapa que detecta alterações em tempo real. Ele foi projetado para funcionar como o olho e o cérebro humanos, com uma combinação de sensores.
O sistema da Ford baseia-se em três tipos principais de sensores – LiDAR, radares e câmeras – para reunir informações sobre o ambiente. O radar usa radiofrequência, enquanto o LiDAR emite feixes de laser para projetar uma visão de 360 graus em torno do carro. As câmeras funcionam como o olho humano e são consideradas mais passivas, para captar o que existe no local.
Audi Piloted Drive
A montadora alemã Audi promoveu no ano passado um test-drive similar, mas em vias públicas.
No evento da marca alemã, os Audi RS7 autônomos andaram cerca de 900 km, sem quase nenhuma intervenção humana, em uma viagem de San Francisco à Las Vegas.
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