É importante considerar que o Etios Hatch Automático é oferecido em quatro versões: X 1.3 Automático, XS 1.5 Automático, XLS 1.5 Automático e Platinum 1.5 Automático, enquanto o Onix 2017 tem três opções: LT 1.4 Automático, LTZ 1.4 Automático e Activ 1.4 Automático. O quadro abaixo relaciona as características técnicas e dimensionais dos dois (grifo azul no melhor resultado).
Onix 1.4 Automático | Toyota Etios 1.5 Automático | Toyota Etios 1.3 Automático | |
Motor | 4 cil. 1.4 8V | 4 cil. 1.5 16V | 4 cil. 1.3 16V |
Potência | 98/106 cv | 102/107 cv | 88/98 cv |
Torque | 13/13,9 kgfm | 14,3/14,4 kgfm | 12,4/13,1 kgfm |
Peso | 1074 kg | 955 Kg | 940 Kg |
Comprimento [metros] | 3,93 | 3,777 | 3,777 |
Largura [metros] | 1,705 | 1,695 | 1,695 |
Entre-eixos [metros] | 2,528 | 2,46 | 2,46 |
Porta-Malas [litros] | 289 | 270 | 270 |
Tanque [litros] | 54 | 55 | 55 |
0 a 100 Km/h | 12,9 | 11,2 | 12,5 |
Velocidade máxima | 171 km/h | 186 km/h | 178 km/h |
Preço | R$ 54.790 | R$ 53.490 | R$ 48.400 |
Os números acima mostram que o Etios parte de um preço mais baixo, R$ 48.400 reais na versão X 1.3, chegando a R$ 53.490 reais na versão XS 1.5 Automática. São valores mais baixos que o Onix Automático mais barato, que é o LT 1.4, precificado em R$ 54.790 reais. Acima disso temos o Onix LTZ 1.4 a R$ 59.900 reais, e o Activ 1.4 Automático a R$ 67.900 reais, mostrando que o Etios tem uma vantagem em termos de custo x benefício.
Outro aspecto é que o Etios adota motores mais modernos, com quatro cilindros, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável e 16V, mas associado a uma transmissão automática de quatro marchas. O Onix, por sua vez, adota um motor mais antiquado, 8V, com comando único, com menos potência, mas, por outro lado, conta com um câmbio automático mais moderno, de seis marchas.
Ocorre que o câmbio melhor do Onix não é o suficiente para contrabalancear o motor mais antigo, e o resultado é que o Etios Automático tem melhor desempenho até na versão de acesso, X, que tem motor 1.3. Quando se compara o Etios XS 1.5, a vantagem fica ainda maior para o Toyota, com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos, contra 12,9 segundos do Onix. Em velocidade máxima o Etios também é superior: 186 km/h, contra 171 km/h do Onix 1.4 Automático.
Consumo
O quadro abaixo relaciona os dados de consumo aferidos pelo INMETRO para Onix 1.4 Automático, Etios 1.3 e 1.5 Automáticos.
Modelo
|
Motor
|
Câmbio
| Consumo Etanol | Consumo Gasolina |
Média Gasolina
| ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | ||||
Onix 2017 1.4 AT | 1.4-12V | Auto-6 | 7,9 | 9,6 | 11,7 | 13,9 | 12,69 |
Toyota Etios 2017 1.5 AT | 1.5-16V | Auto-4 | 8,1 | 9,2 | 11,9 | 13,2 | 12,49 |
Toyota Etios 2017 1.3 AT | 1.3-16V | Auto-4 | 8,2 | 9,2 | 11,8 | 13,3 | 12,48 |
Hyundai HB20 1.6 AT | 1.6-1.6V | Auto-6 | 7,1 | 9,4 | 9,9 | 12,5 | 11,07 |
Os números mostram que, se o Etios tem melhor desempenho, o Onix 1.4 Automático consegue uma pequena vantagem, de 1,6% apenas, em consumo, resultado do seu melhor indicador em estrada, o que é decorrente da relação mais longa da sexta marcha.
É importante ressaltar, porém, que o Etios é mais econômico em ciclo urbano,.tanto com etanol quanto gasolina.
Em resumo, como a vantagem do Onix 1.4 Automático é muito pequena em consumo, e a do Etios é bem pronunciada em termos de desempenho, fica claro que o motor mais moderno do Etios resulta em um conjunto mecânico mais eficiente.
Itens de série
O Onix LT 1.4, de R$ 54.790 reais, traz de série sistema OnStar pacote Safe (Diagnóstico, App/Web e Segurança), ar-condicionado, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos tipo um toque, velocímetro digital, alerta de mudança de marcha, som com Bluetooth e USB, chave-canivete com controle remoto, limpador e desembaçador traseiro, sistemas antifurto.
Chevrolet Onix 2017 Automático - interior - painel |
Chevrolet Onix 2017 Automático - interior - painel |
Toyota Etios 1.5 Automático - interior - painel |
Toyota Etios 1.5 Automático - interior - painel |
Vídeo - Chevrolet Onix 2017
Vídeo - Toyota Etios Automático 2017
Conclusão
O Chevrolet Onix LT 1.4 Automático tem dimensões externas mais avantajadas, maior distância entre-eixos e uma estética - interna e externa - melhor resolvida.
O Etios, porém, mostra-se uma opção mais interessante, pois conta com mecânica mais moderna, oferece mais desempenho, menor consumo, é mais barato e melhor equipado, além de mais seguro.
O Etios é um ótimo carro bom boa mecânica mas é feio. O Brasileiro não compra carro feio, por isso o Onix é disparado o mais vendido!
ResponderExcluirConcordo ninguém deixa um onix lindo pelo um carro modelo indiano feio demais acho que a Toyota acha que brasileiros são besta nunca vai mais que onix. Tem mais só ainda vende alguma coisa por causa da marca que pelo carro é horrível
ExcluirTestei o prisma e o etios sedan. Optei pelo prisma LT automatico.Carro macio. bem acabado.
ExcluirO Etios poderia ser líder facilmente. Bastaria um novo painel e um pequeno facelift. Cairia bem tb um câmbio aut6 oi cvt.
ResponderExcluirSeria o novo líder merecidamente, pois tem ótima mecânica, peso baixo e ainda melhoraria o consumo
Acho que não é tão necessário exigir tanta coisa assim.
ExcluirPara enriquecer o conhecimento sobre o Etios:
https://www.youtube.com/watch?v=AVAgNl6hims
https://www.youtube.com/watch?v=9yNMBIyPpG8
Ah, na minha opinião, não recomendo esperar pela versão com controle de estabilidade e tração ano que vem. Tem inflação e apreciação demais até lá.
Pelo amor de Deus, alguém me explica por que o etios hatch AT é bem menos econômico que o etios sedan AT???
Excluirhttp://pbeveicular.petrobras.com.br/TabelaConsumo.aspx
Car.blog, por favor explica isso!
ExcluirCX e Aredoinãmica...além disso o Etios Hatch é mais leve que o sedan,guri
ExcluirBoa matéria. Bola dentro do blog. Quanto aos carros, por mim qualquer um dos dois atende bem. Mas, como já tive uma experiência nao muito boa com um carro da GM em termos de acabamento, optaria pelo Etios, mesmo sendo mais feio q xingar a mãe.
ResponderExcluirO onix é disparado o melhor carro até 55 mil. Zero km é claro.
ResponderExcluirNada se compara em blz, manutenção, seguro, confiabilidade, rede de css e bom preço de revenda.
Se o onix tivesse esp eu o consideraria perfeito.
ExcluirO Onix at perdeu esse ano pro Etios at.
ExcluirBom, agora não adianta chorar o leite derramado. Não faz nenhum setido o hatch at ser 2km/L mais gastão que a versão sedan que pesa 20kg a mais. Tô indo buscar o hatch à tarde na css.
ExcluirO etios parece um carro muito bom, mas caramba, que carro feio! Como que pode chegar em casa ver essa aberração na garagem, dirigir olhando esse painel horrível. Sinceramente não dá!
ResponderExcluirBom teste da Car blog, serve para mostra que esse motor Gm 1.4 8v e bem competente e raçudo !!!
ResponderExcluirBom teste da Car blog, serve para mostra que esse motor Gm 1.4 8v e bem competente e raçudo !!!
ResponderExcluirEsse é o Gol da GM. O outro é Toyota. Melhor é o Versa.
ResponderExcluirEu juro que o tanque de combustível do etios tem 45L. Vou dar uma pesquisada.
ResponderExcluirPara o etios vender bem teria que mudar o carro todo,melhorar o acabamento interno, tirar esse painel indiano do meio do carro, colocar um cambio cvt de 6 marchas no mootor 1.5, e o principal o design, que é feio que doi,a toyota tem que usar linhas mais moderna na carroceria, tipo corolla, vios e outros da marca, etios é pais pobre de povo ignorante que não compram produto e sim marca.
ResponderExcluirCaro Naylthon,
ExcluirSeria interessante vc definir ignorância, pois ao escolher o Etios, levei em consideração: espaço interno, porta malas (tenho duas filhas), motor (esperto e baixo consumo),valor das revisões são mais baixos, direção elétrica.
Fiz test drive em um Logan, HB20S e prisma. Na minha opinião, o etios perde em design... O modelo top, platinum, a época ficou com pre,ço inferior ao prisma. E há quase dois anos não estou arrependido, mas concordo quando alguém diz que merece um design mais atual.
No Brasil tem duas montadoras se não modernizar sua gama de veiculos vai virar dacia fabricante de carros com baixa qualidade,fiat uno,fiat palio,fiat siena/grand siena,idea,bravo,linea e punto, e o demais gol,fox,crosfox,voyage ,esses tambem deveriam sair de linha todos.
ResponderExcluirOi?? Dacia é Renault, amigo. Já conhece a nova linha Sandero. Logan. etc?
ExcluirNossa, é tanta besteira que sai da boa que alguns..
ExcluirO Etios tem 45 litros
ResponderExcluirEtios ótimo carro tenho um e não tenho nada q reclamar 20 mil km e só revisão e sem nenhum problema.
ResponderExcluirPelamor! O Etios só pela feiuraa já perde de longe!! O Onix já era bonito e eficiente, agora melhorou mais ainda. Etios é carro de vovô...
ResponderExcluirOnix mais bonito?
ExcluirCom àquela traseira parecendo uma fralda descartável?
Sei....Sei...
Parecendo um bebê de fralda na frente e um sapo de lado... kkkk
ExcluirSandero e logan bateu morreu zero estrelas.
ExcluirJá dirigiu um pra falar isso?
ResponderExcluirA GM não reforçou a estrutura desses novos modelos com aços de alta resistência? Se sim, é de se reavaliar o critério segurança, no comparativo.
ResponderExcluirSim, reforçaram tanto, que agora tirou ZERO estrelas. kkk
ExcluirO Etios é a opção mais racional, sem dúvida.
ResponderExcluirO tanque de combustível do etios e´de 45 litros e não 55 litros
ResponderExcluirBom, o Onix tem piloto automático também. As versões automaticas contam com o dispositivo. E outra, comparar o Etios 2015 testado no Latin NCAP com o Onix 2015 é uma coisa, pois o Onix 2017 recebeu reforços na estrutura com a adição de aço de alta resistência na carroceria.
ResponderExcluirrecebeu tanto aço que não levou o carro pra testar no lncap. Por que será??
ExcluirNa revenda o Onix é melhor, isto conta muito no mercado brasileiro. O problema do Etios é a feiura e o painel.
ResponderExcluirComo disse o colega lá em cima: Brasileiro não compra carro feio.
Sobre o câmbio de 4 marcas do Etios, se fosse no Ônix o pessoal caia matando, mas parece que a Toyota pode colocar este câmbio que a galera aplaude, pelo que estou entendendo os carros asiáticos podem tudo, os ocidentais são motivo de críticas por um câmbio AT 4 marcas?
Por que não comparar o Chery Celer, que possui um motor 1.5 16v completo de fábrica e a um preço muito menor.
ResponderExcluirNinguém tem coragem de encarar um carro desses, daqui um ano a marca decide encerrar as atividades e deixa uma bucha na mão de quem comprou.
ExcluirPorque o comparativo é de carros automáticos. E o Chery Celer tem um câmbio manual bem "crocante" por sinal.
ExcluirO Chery é bem complicado. Conheço quem tem e por incrível que pareça, está aparecendo pontos de ferrugem na lataria num modelo 2013.
ExcluirGostaria que testassem o etios at. Comparar os faróis com os do up! como vocês fazem. Um teste aprofundado sovre o veículo com maior aceitação de público do ano.
ResponderExcluirEste Onix ficou muito lindo, vai ser difícil perder a liderança, na revenda estão pedindo 55 num ltz 2017...
ResponderExcluirEu comprei o Etios ano passado e achei o melhor carro do mundo...Não me interessa se o carro é feio...depois de muito olhar pra ele,passei a achar bonito,Comprei um XS Azul Techno faço 13 km/l na Cidade com Gasolina e 16 km/l na estrada,podendo fazer 18 se quiser...tenho uma Central Multimídia ótima,o carro é um cavalo de batalha,muito resistente e confortável,não faz um ruído(só dos pneus no chão) tem o Menor custo de manutenção pela CESVI e o Menor tempo e distância de frenagem...é muito estável,não faz barulhos de acabamento é bem confortável,acelerações vigorosas,força direção,câmbio e suspensões perfeitas...
ResponderExcluirPassa se um ano e o Corolletios muda...fiquei um pouco bravo,mas a Toyota é a melhor marca o mundo,e vai por ESP nos Etios...vou esperar até lá.Enquanto meus amigos idiotas compraram Ka e se arrependeram com barulhos de acabamento e problemas de vedação,compraram Up,motor fundiu...Fico com meu porquinho da índia lhes mandando abraços...
Se a Toyota quisesse ferrar todo mundo e destruir o mercado,ela lançava Etios,Yaris(compacto premium pra bater em Fox,C3,HB20,208), Auris(Cruze,Focus,Golf) Tundra(S10 ,Ranger) e as Minivans(já que a Zafira foi embora e compram uma carroça chamada Spin)
Vou juntando dinheiro pra comprar o com ESP
Haha a melhor parte foi "Não me interessa se o carro é feio...depois de muito olhar pra ele,passei a achar bonito". Hilário!
Excluirperfeito seu comentario Carlos, passado dois anos já da sua postagem, Agora o Onix vai cair mais ainda na preferencia dos que prefere led(faróis), do que segurança para a família que esta dentro do carro. Tenho um Toyota Coralla,16 sem comentários, ou alguém se atreve, só aguardando lançar o modelo 2020, minha esposa, lógico Etios 2017.
ExcluirCarlos ri muito da sua resposta e me identifiquei demais viu !Comprei um sedan automático 2017 , na época tinha dúvida entre ele o Onix,prisma e o Ka, meu primo comprou um Onix porque achava bonito, o meu foi visando custo benefício ,passados alguns anos , tenho mais de 80 mil km , só trocando óleo,e ele ? Kkkkk adivinha quem tá feliz e quem vive passando raiva? Enfim , só alegrias com meu porquinho da índia como você falou e quanto mais o tempo passa mais acho ele lindo , só troco ele por um yaris ou Corolla e se isso acontecer o coração ficará dividido. O painel adimito que é o que achava mais feio,mas como o meu já tinha o painel digital,foi só alegria.
ExcluirToyota é a melhor marca o mundo. Etios o melhor custo benefício! Tenho o 2016/17 sedã, e quem quiser conforto, tecnologia e economia, aconselho!
ResponderExcluirTenho um Etios, não troco por outro. Desempenho, economia, segurança, manutenção muito barata apenas revisões e o meu já está com 67.000 km. Só fiz as revisões normais até agora. Beleza é relativo, o que é bonito para um pode não ser para outro. Não acho que vale a pena ficar criticando esse ou aquele carro. Uma coisa é certa, além de todos os itens acima, o Etios é muito bom para dirigiu e muito confortável. Quem nunca dirigiu vale apena experimentar. Abraço
ResponderExcluirTenho um Etios XLS 2014. Já está com 67.000 km. A única coisa que fiz foram as revisões e por sinal muito baratas. O carro é muito bom. Conforto, desempenho, segurança e economia são pontos forte dele. Além disso, o pós venda da Toyota é nota 10. Agora, beleza, isso é muito relativo, é questão de gosto. Eu acho meu Étios um carro excelente e minha próxima compra que está a caminho será um Platinum Automático. Abraço.
ResponderExcluirTemos os dois aqui em casa, um Etios sedã Platinum e um Ônix LT 1.0 Lolapaloosa... claro que não dá para comparar em termos de motor, pois a toyota acertou na elaboração de um motor que se sai muito bem tanto em uso urbano como em estrada, além da excelente direção eletroassistida que é bem melhor que a hidráulica o tornando muito confortável. O Ônix ganha em termos de design, modelo bem esportivo e jovial ainda mais com aquele jogo de rodas... Mesmo o Ônix sendo mais bonito, prefiro o Etios.
ResponderExcluirestou a fim de comprar um etios 2017 automático,o que vocês acha,obrigado
ResponderExcluiro etios e a salvacao do Brasil um carro que vai durar muitos anos e vai server para geracoes e geracoes
ResponderExcluiracabei de comprar 1.3 automático,está parecendo ser muito bom
Excluiracabei de comprar o meu automático ,e estou muito satisfeito.um dos mais baratos e melhor da categoria
ResponderExcluirHay algo importante que nadie dice pero que es muy importante. El Etios tiene CADENA DE DISTRIBUCION!! Y el onix tiene correa. Esto es muy importante a la hora de elegir para mi ya que da mucha seguridad y evitas los costos del cambio de correa.
ResponderExcluirTenho Etios 2016, não me arrependo pela compra. A segurança e o conforto que oferece ao dirigir é excelente.
ResponderExcluirE dizer que o Etios é feio, cada pessoa tem seu gosto, e suas preferências na hora de decidir na sua compra.
CADA UM TEM UM GOSTO NAO PODE NEM COMPARAR ETIOS COM O ONIX NÉ POR FAVOR. BELEZA NAO SE POE NA MESA.AFF
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