O quadro abaixo faz um resumo de características técnicas, desempenho e dimensões entre Onix Joy 1.0 e VW Gol 1.0 Trendline (grifo azul no melhor).
Onix Joy 1.0 | VW Gol 1.0 Trendline | |
Motor | 4 cil. 1.0 8V | 3 cil. 1.0 12V |
Potência | 78/80 cv | 75/82 cv |
Torque | 9,5/9.8 kgfm | 9,7/10,4 kgfm |
Peso | 1011 kg | 998 Kg |
Comprimento [metros] | 3,93 | 3,897 |
Largura [metros] | 1,705 | 1,656 |
Entre-eixos [metros] | 2,528 | 2,466 |
Porta-Malas [litros] | 289 | 285 |
Tanque [litros] | 54 | 55 |
0 a 100 Km/h | 13,4 s | 13,4 s |
Velocidade máxima | 167 km/h | 163 km/h |
Os dados acima mostram que o Onix Joy usa um motor de concepção mais antiga (quatro cilindros 8V contra o três cilindros 12V do Gol), é mais 13 Kg mais pesado e 3,3 cm mais longo e tem uma distância entre-eixos 6,2 cm maior que VW Gol 1.0 Trendline.
E, apesar disso, o Onix 1.0 Joy consegue ser competitivo com o VW, apresentando o mesmo indicador de aceleração de 0 a 100 km/h - 13,4 segundos - e velocidade máxima 4 km/h maior.
Em termos de espaço, o Onix Joy tem um porta-malas 4 litros maior, e, em função da maior distância entre-eixos, oferece um maior espaço para as pernas dos passageiros.
Consumo - INMETRO
O quadro abaixo traz um comparativo de dados de consumo do Gol 1.0 Trendline contra o GM Onix 2017 Joy, e também os dados de Ford Ka 1.0 2017, VW Up! 1.0 MPI, Hyundai HB20 1.0 e Chery Celer, classificados pela média (calculada com ponderação de 45% para estrada e 55% para cidade) de consumo de gasolina.
Modelo
|
Motor
|
Câmbio
| Consumo Etanol | Consumo Gasolina |
Média Gasolina
| ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | ||||
VW UP | 1.0-12V | M-5 | 9,6 | 10,6 | 14,2 | 15,3 | 14,70 |
Ford KA 2017 | 1.0-12V | M-5 | 9,2 | 10,8 | 13,5 | 15,7 | 14,49 |
GM ONIX JOY 2017 | 1.0-8V | M-6 | 8,8 | 10,5 | 12,9 | 15,3 | 13,98 |
VW GOL TRENDLINE | 1.0-12V | M-6 | 8,8 | 10,3 | 12,9 | 14,5 | 13,62 |
Hyundai HB20 | 1.0-12V | M-5 | 8,5 | 9,9 | 12,5 | 14,1 | 13,22 |
Chery CELER | 1.5-16V | M-5 | 6,3 | 7,8 | 9,2 | 11,4 | 10,19 |
Os números do INMETRO mostram que o Onix 1.0 é 2,6% mais econômico que o VW Gol 1.0 Trendline, algo que não deixa de ser uma surpresa, já que o modelo da GM é mais pesado e adota um motor de concepção mais antiga.
É importante considerar, porém, que o Onix 2017 adota direção com assistência elétrica (enquanto o Gol usa assistência hidráulica, que drena potência do motor), pneus verdes (de baixa resistência) e contam com câmbio com seis marchas (que favorece o consumo em estrada).
Itens de série e preços
Chevrolet Onix Joy 1.0 - R$ 38.990 reais
O Onix Joy 1.0, modelo básico, sem opcionais, vem de série com direção elétrica, sistema OnStar, ar-condicionado, câmbio de seis marchas, vidros dianteiros elétricos, painel com velocímetro digital e alerta de mudança de marcha e de baixa pressão dos pneus, faróis com funções “Siga-me” “Leve-me”,
Chevrolet Onix 2017 Joy - interior - painel |
Chevrolet Onix 2017 Joy - interior - painel |
Além disso, o Onix Joy pode vir com revestimento premium para os bancos, porta-óculos no teto, friso de proteção lateral, soleira de portas personalizada, rodas de liga aro 14 nas cores prata ou grafite, faróis de neblina e rack de teto.
VW Gol 1.0 Trendline 1.0 - R$ 39.990 reais
O Gol parte de um preço mais baixo - R$ 35.150 reais - mas para que fique equivalente ao Onix 1.0 Joy é necessário adicionar pacotes de opcionais.
VW Gol 1.0 Trendline 2017 - interior - painel |
VW Gol 1.0 Trendline 2017 - interior |
VW Gol 1.0 Trendline 2017 - central multimídia opcional |
Veja também
Chery Celer 1.5 Flex - R$ 34.990 reais
O Chery Celer 1.5 Flex (veja teste de longa duração com este modelo clicando aqui) é fabricado no Brasil (Jacarerí - SP), tem preço R$ 4 mil abaixo do Onix e R$ 5.000 mais barato que o Gol, e conta com motor 1.5 flex, porta-malas de 380 litros.
Sua lista de itens de série contempla vidros elétricos nas quatro portas, motor 1.5 16V Flex de 113 cavalos, câmbio de cinco marchas, faróis com facho regulável, entre outros.
Chery Celer 1.5 Flex - interior - painel |
Vídeo - Onix Joy 2017
Vídeo - VW Gol Trendline 2017
Conclusão
O GM Onix Joy 1.0 é mais barato, consome menos, tem mais espaço interno, desempenho similar, e tem mais itens de série, o que o torna uma opção mais interessante frente ao VW Gol 1.0 Trendline.
Olha só, uma conclusão no car.blog com preferência ao carro da concorrência.
ResponderExcluirSem nenhuma ressalva, para q o público opte pelo vw
Parabéns Car Blog. Mostrou imparcialidade em relação a um carro da VW. Quando é pra criticar a gente critica, quando é pra elogiar tem que se elogiar. Percebi que o site está mudando esta questão. Parabéns mais uma vez.
ResponderExcluirVerdade. Parabéns Car blog.
ExcluirDessa vez não teve jeito, Gol foi inferior em tudo.
ExcluirO fato é que o Onix vai continuar líder e coloca o Gol no bolso para 2X voltinhas todos os meses.
ResponderExcluirNão seria demérito do Gol, mas pela política de preço agressivo da GM...
A GM tá com uma política de preço, de fato, muito forte. O que não podemos desprezar é o fato de o motor do Gol ter sido avaliado com nota máxima pelo longa duração da 4 Rodas. E os dados do Inmetro são ensaios de laboratórios com fatores de correções, que na prática muda bem, basta ver os testes de revistas e o do Inmetro. O que não entendo é porque a VW já não equipou o Gol com direção elétrica...
ResponderExcluirCara possuo uma saveiroG6 e a diferença de hidráulica para elétrica e ridículo pude comprovar isso dirigindo um Ford ka+ e depois a saveiro olha se considerar que o hidráulica e muito mais resistente e barato a manutenção enquanto a elétrica nescessita de trocar sempre quase todo sistema quando apresenta defeito.
ExcluirCara possuo uma saveiroG6 e a diferença de hidráulica para elétrica e ridículo pude comprovar isso dirigindo um Ford ka+ e depois a saveiro olha se considerar que o hidráulica e muito mais resistente e barato a manutenção enquanto a elétrica nescessita de trocar sempre quase todo sistema quando apresenta defeito.
ExcluirTrocar quase tudo da elétrica? Para de inventar!!!
ExcluirTrocar quase tudo da elétrica? Para de inventar!!!
ExcluirQual a vantagem do 3 cilindros da volks? Desempenho menor e consumo maior que o 4 cilindros da GM, com um carro mais pesado.
ResponderExcluirHá um panorama maior a ser levado em conta. Todos ficaram surpresos com o acerto da Chevrolet nesse motor, realmente tiraram leite de pedra. Tanto que é o único 4 cilindros no alto da tabela de consumo. Isso depois de anos e anos de aperfeiçoamento para ter um desempenho a nível de 3 cilindros, enquanto estes são relativamente recentes, ou seja, imagine os 3 cilindros aprimorados, daqui algum tempo. De cara eu poderia apontar como vantagem o fato dos 3 cilindros serem mais compactos, veja como o Up é consideravelmente curto, porém não perde em nada para os concorrentes no espaço interno, visto que foi possível diminuir o espaço do cofre do motor graças ao motor menor.
ExcluirA Chevrolet já havia dito que os três cilindros não apresentava tantas vantagens assim. Sem contar que esse motor 4 cilindros pode receber melhorias também. A vantagem do três cilindros é a poluição menor e o tamanho, mas é preciso usar essas vantagens como o Up usa, já o Gol...
ExcluirA Chevrolet já havia dito que os três cilindros não apresentava tantas vantagens assim. Sem contar que esse motor 4 cilindros pode receber melhorias também. A vantagem do três cilindros é a poluição menor e o tamanho, mas é preciso usar essas vantagens como o Up usa, já o Gol...
ExcluirArthur, se não apresenta tantas vantagens, por que a maioria dos fabricantes estão investindo pesado em 3 cilindros? Inclusive a Opel, da GM, na Europa. A própria Chevrolet já confirmou que os 3 cilindros chegam em 2018, no Onix e Prisma...
ExcluirRedução de emissões, novas fases do proconve. As regras estão fica mais rigidas, como nossos motores na grande maioria já estão datados é mais viável partir para um novo projeto.
ExcluirLógico que o Onix é melhor que o Gol. No Onix o desempenho é melhor, consumo melhor, espaço melhor, é mais bonito também. Enfim. Ter 4 cilindros não quer dizer que o motor é ruim, pelo contrário, quer dizer que a tecnologia aplicada no Onix surgiu efeito, tanto que conseguiu resultados melhores que o 3 cilindros da Volks.
ResponderExcluirVocê pegou uma exceção e está tentando fazer a regra a partir dela. O Onix realmente é uma surpresa, pouca gente esperava que fosse possível extrair ainda mais desempenho desse motor. Mas aí eu te pergunto, qual outro 4 cilindros apresenta desempenho igual? O topo da tabela de consumo está dominado por 3 cilindros, motores estes que são relativamente novos no mercado, e certamente terão anos de aprimoramento, como os 4 cilindros tiveram. Vale destacar também que o mesmo 3 cilindros que equipa o Gol também equipa o Up, que teve melhores números que o Onix, portanto não dá pra generalizar e dizer que o 4 cilindros da Chevrolet é melhor que o 3 cilindros da Volks.
ExcluirEu fico com o Onix por ter um motor simples de reparação, facilidade de encontrar peças, agora econômico e com estrutura reforçada, GM acertou em cheio com esse carro vendo o momento que vivemos.
ResponderExcluirVocê não falou nada ai parceiro!
ExcluirCada um põe o braço onde alcança. Eu já tive 3 gerações do VW Gol e não tenho do que reclamar!
Você que não falou nada Emerson!
ExcluirTipo, a gente compra o que cabe no bolso e no orçamento familiar. Nunca vi carros com versões de entrada serem bem aceitos! Tenho um G6 Rallye 1.6 e eu não troco pelos concorrentes dele. Enfim, gosto não se discute!
ExcluirNão existe isso parceiro de motor manutenção mais cara ou não é mesma categoria as manutenções tudo 1.0 os mesmo fabricante que fazem peças pra um faz pra o outro isso é ilusão de quem não tem conhecimento
ExcluirNão existe isso parceiro de motor manutenção mais cara ou não é mesma categoria as manutenções tudo 1.0 os mesmo fabricante que fazem peças pra um faz pra o outro isso é ilusão de quem não tem conhecimento
ExcluirEm que país vc vive meu amigo? Da onde q todas marcas são os mesmos valores. Nunca comprou peça de carro.
ExcluirOnix e Etios (automáticos 2017) são concorrentes? Qual modelo automático é mais confortável? E qual seria a compra mais racional para o dia-a-dia. Grande trabalho, parabéns!
ResponderExcluirEtios começa do motor 1.3, o que proporciona mais força, mas se você só anda pela cidade, não pega ladeiras e locais ingrimes constantemente, isso não faria diferença. Outro fator em relação ao motor é se você anda com carro com mais de 2 passageiros e com ar ligado, o motor 1.0 sofreria um pouco diante do 1.3. Quanto ao conforto creio que o Etios por ter o DNA Toyota, mas em um carro desse nicho não deve ser nada de absurdo em relação ao ônix. Pense também na revenda favorável ao ônix, e tenho pra mim que a Toyota deve mudar a estética esterna no Etios, que irá afundar provavelmente o preço do modelo atual. No demais entre nos dois e faça o teste drive levando alguém que não esteja envolvido com a compra emocionalmente.
ExcluirAlerta de baixa pressao nos pneus... Poxa, eu queria o meu etios automático com isso...
ResponderExcluirCadê o senhor "contra fatos não há argumentos" agora??
ResponderExcluirNao por acaso o Onix eh lider, otimos dados de desempenho e itens de serie.
ResponderExcluirParabéns Car Blog. Excelente comparativo e totalmente imparcial. Show !
ResponderExcluirNunca gostei do onix, mas desse jeito comprarei um, a chevrolet acertou em cheio! Motor econômico, pouco complexo e cambio de 6 marchas, que todas as outras deveriam adotar, junto com a direção elétrica.
ResponderExcluirO monitoramento da pressão dos pneus é sensacional, ainda mais num carro de entrada, espero que não tenha nenhuma pegadinha da GM relacionando isso à assinatura do onstar depois de 12 meses.
Primeiro o Cruze, agora Onix e Prisma. A GM finalmente está olhando para o Brasil com outros olhos, depois de tanto tempo? Espero não estar enganado!
ResponderExcluirO Ônix vai nadar de braçada nos próximos anos.
ResponderExcluirQual a versão do Gol naquela foto do Painel? Ele tem som com CD, bancos do Comfortline, mas não tem as quatro agulhas no painel...
ResponderExcluirAnálise do site sempre foi imparcial, critérios técnicos e econômicos prevalecem definitivamente
ResponderExcluirDeu pra ver que o gol precisa de mudanças de verdade, não apenas a adoção de um novo painel.A adoção do motor do up deu uma sobrevida ao modelo, mas mesmo o gol sendo mais leve que o onix perdeu no consumo e desempenho. Isso quer dizer que para vermos o gol como campeão de vendas novamente só com um novo projeto, não apenas a alemã vw dar um jeitinho brasileiro e ir empurrando com a barriga esse modelo dos anos 80.
ResponderExcluirAnálise do site sempre foi imparcial, critérios técnicos e econômicos prevalecem definitivamente
ResponderExcluirLendo "esse comparativo " vai por água abaixo as informações de que os motores 3 cilindros sao mais eficientes. O onix e mais pesado (pouco ) mais fraco e mesmo assim superou o gol em tudo com um motor 4 cilindros antigo.
ResponderExcluirHoje em dia estão todos com urgência de novidades, mesmo que ela não tenha ganhos práticos.
ExcluirO curioso é que há um comentário tendencioso da matéria afirmando que uma das vantagens do Gol é o motor. Contudo, este leva coro de um motossauro, e ainda para um carro mais pesado. Lembro das bravatas de Carlos4Carros dizendo que a GM não submetia seus carros aos testes do INMETRO porquê eram obsoletos. Que são, isso é fato, mas nem assim para o moderníssimo motor da VW ganhar o comparativo.
ResponderExcluirQuero ver dak us dois anos que ônix tá chegando zona rural (estrada terra com pedra buraco )que vai ser muito oi baixooooo
ResponderExcluirNão comentaram sobre os custos de manutenção/revisão nessa análise. O pós-compra é importante.
ResponderExcluirGosto é algo muito particular mesmo. Na minha opinião o Gol é mais bonito que o Onix Joy. Contudo, quando vou comprar um carro levo em consideração muitos outros fatores além do valor do carro novo, como por exemplo o valor que será pago no meu carro usado, o preço pago nas revisões, o juros do financiamento e o seguro. Depois pesquiso a opinião de proprietários e observo suas experiências sobre o consumo e o grau de satisfação com o carro. Pesquiso também sobre vícios de projeto, defeitos ou características negativas do modelo pretendido. Neste fim de ano optei pelo VW-Gol devido principalmente ao financiamento com taxa de juros menor, a valorização do meu usado e o fato da revisão ser anual na VW. Fazendo as constas o custo efetivo total do Gol foi R$5500 menor em relação ao Onix. Considerando os dois modelos equivalentes em muitos aspectos como preço de seguro, rede de concessionarias, garantia, facilidade de encontrar peças e de manutenção e sendo bons de revenda (liquidez)a economia que fiz ao optar pelo Gol foi o fator determinante na minha compra.
ResponderExcluirLi todos os comentários e para mim beleza não é tudo e sim custo benefício confiabilidade baixo custo de manutenção segurança é tudo.
ResponderExcluirEtios na garagem
No trecho do texto abaixo,diz que o onix é mais econômico e crítica o motor... acho que deve correção..
ResponderExcluirOs números do INMETRO mostram que o Onix 1.0 é 2,6% mais econômico que o VW Gol 1.0 Trendline, algo que não deixa de ser uma surpresa, já que o modelo da GM é mais pesado e adota um motor de concepção mais antiga.
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