O mercado brasileiro hoje vive uma febre por carros de transmissão automática, que está levando os fabricantes a adotar esse tipo de transmissão em modelos cada vez mais acessíveis, como o Toyota Etios X 1.3 Automático. Entretanto, a aposta em compactos automáticos não é nova: há mais de dez anos, no começo de 2005, a Chevrolet colocou no mercado uma versão do Classic, seu sedã de acesso, equipado com câmbio automático - recurso que antes era exclusivo de modelos luxuosos - de olho na então crescente procura por esse tipo de transmissão.
O Chevrolet Corsa Classic automático chegava para ser o modelo automático mais barato do mercado, precificado em R$ 36.829 reais, desbancando o Honda Fit, que, até então, era o modelo sem pedal de embreagem mais acessível, a R$ 45.545 reais. O Corsa Classic Automático, porém, chegava a R$ 45 mil na versão topo de gama, Super, com todos os opcionais.
O Classic Automático era oferecido apenas com motor quatro cilindros VHC 1.6L de 92 cavalos, que, associado ao câmbio automático de quatro marchas, conseguia acelerar o compacto de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos (teste do Folha/Mauá) - 2,3 segundos mais lento que os 10,6 s do mesmo modelo com transmissão manual.
As retomadas eram mais lentas também. De 40 km/h a 120 km/h levava 18,4s no automático, contra 15,4s do manual. De 60 km/h e 100 km/h, o modelo com câmbio automático leva 8,6s.
O consumo de gasolina era de de 7,9 km/l em cidade, melhorando para 14,4 km/l em estrada. O mesmo modelo com câmbio manual fazia 10,2 km/l no trecho urbano e 16,1 km/l no rodoviário, evidenciando que a adoção do câmbio automático piorava o consumo em 22,5% em cidade, e 12,5% em estrada.
Entretanto, o maior consumo e o menor desempenho compensava, já que não ter que acionar a embreagem e trocar de marchas já era um privilégio cada vez mais desejado no trânsito das grandes cidades brasileiras. Hoje é mais que privilégio: está se tornando item essencial.
Versões
O Chevrolet Classic Automático era vendido em duas versões - Spirit e Super. Na versão Spirit ele custava R$ 36.829 reais e vinha com direção hidráulica, enquanto o Classic Automático Super ficava em R$ 42.494 reais, mas já vinha com ar-condicionado e direção hidráulica também de série.
Para efeito de comparação, um Classic 1.6 Spirit com câmbio manual com ar-condicionado, direção hidráulica e airbag duplo era vendida a R$ 35.079 reais, enquanto o Super com câmbio automático completo chegava a mais de R$ 47 mil reais, indicado que o câmbio automático custava caro.
GM Classic Automático 2005: fotos, consumo e desempenho
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
em 2006 minha mae pagou 33mil pelo classic life VHC completo igual esse prata da foto e vendeu por 17mil em 2010
ResponderExcluirAtualizando o valor desse corsa super (automatico + AC + DH + trio) pelo IPCA no período, chegamos a bagatela de R$ 80.546,32 em valores atuais. Quem fala que "hoje em dia" carro está muito caro, precisa aprender a fazer contas.
ResponderExcluirVerdade verdadeira.
ExcluirO que achei mais absurdo é que esse Classic "equiparado" ao Etios atual teria que ter todos os opcionais: ar-condicionado, duplo airbag, freios ABS. E com isso o preço dele iria para R$ 47k, mesmo preço que a Toyota cobra, 11 anos depois, pelo Etios Automático com os mesmos equipamentos.
E vamos falar sério. O Etios é 1 milhão de vezes mais carro que o Classic.
Mas Carlota,não é você que diz que o governo PT acabou com o Brasil?
ExcluirCarros inflacionados nos anos 90 tiveram os preços contidos e por um tempo chegaram até a ser subsidiados pelo governo, com o IPI zero e descontos em outros impostos, exigência que as montadoras reduzissem as margens de lucro exorbitqntes, ampla linha de financiamento bancário e por aí vai (isso se aplica aos imóveis também).
Não defendo governo que rouba, mas ao menos os pobres receberam o direito de ter um bem e diminuiu o abismo entre a classe baixa e a média.
Os fatos devem ser bem analisados pois, não a nada a agradecer aos ptralhas, como que um trabalhador precisa de mais de 60 salario mínimo para comprar um carro popular a nivel de um etios?
ExcluirNa Austrália gasta-se 7 ou 8 meses, não tao distante na argrntinas gasta-se 27 a 30 meses.
Aí vc está sendo radical como a maioria dos que não enxergam mais que um palmo a sua frente.
ExcluirMuitas coisa boas foram feitas e muitas péssimas tbm. O que deve der feito é analisar prós e contras e fazer uma boa escolha da próxima vez, ao invés de só enxergar problemas simplesmente pq o momento é ruim. É tirar proveito da situação, exatamente o que os políticos corruptos estão fazendo, os mesmos que mamaram nas tetas dos PTralhas todo esse tempo e agora estão fingindo que são honestos.
dar para comprar muitos queijos em amigo?
ExcluirUma analise mais profunda acaba com qualquer argumento anti-petista. Mas como as revistas e jornais nao fazem essa analise quem vive de ler esses veiculos tb nunca fará.
ResponderExcluirA verdade eh q todo o avanço que o PT realizou foi com políticas insustentáveis e nesse momento estamos voltando aos moldes econômicos que distancia a nobreza do proletariado como anos 90. Uma pena.
ResponderExcluirMinha mãe teve um e vendeu em 2012 com 9 mil KM.... carrinho honesto para a época.
ResponderExcluirEu tenho um é file, claro que os Toyota são melhores, mas o câmbio do corsa é do mesmo fornecedor da Toyota Ainsin w por isso é muito bom
ResponderExcluirManutenção no câmbio e cara,ainda acha fácil quem arruma em 2020?
ExcluirEu tenho um desses ano 2003, comprei ele com 45000kms rodados em 2012 e hj ele está com 66000kms. Realmente na cidade bebe bem, mas na estrada economiza bastante.
ResponderExcluirestou a procura de um para mim
ResponderExcluirEstou vendendo um 2005 super câmbio novo
ResponderExcluir17996172466
ResponderExcluirEstou vendendo um corsa classic super 2005 automático, carro única dona , ficou 2 anos parado aguardando sair inventário da antiga dona que comprou zero km e faleceu. carro esta perfeito ,cor prata com 112 mil km ------ 11 960370770 Renato Perri
ResponderExcluirBoa tarde Renato.
ExcluirEsse que você tá vendendo, já é meu.
Só estou aguardando a documentação sair para que eu possa ir buscar e te pagar é claro.
Pessoa, esse Corsa já é meu, só não será se o Renato desistir de entregar ele pra mim.
Kkkkk
Boa tarde a todos.
Celso de Oliveira Leite. 8 segundos atrás Sou portador de deficiência física e estou pesquisando para comprar um Corsa Automático. Por favor se alguém puder me indicar um em São Paulo, resido em São José dos Campos. Aguardo o retorno de alguém, mais por favor sem picaretagem.
ResponderExcluirPessoal, agradeço por algumas indicações que recebi.
ExcluirMais como vocês podem ver acima em uma mensagem que postei a pouco, fechei negócio com o Corsa Classic Super Automático do Renato Perto.
Alguém sabe explicar meu caso.
ResponderExcluirA matéria fala que só começou a comercializar em 2005.
Meu carro é 2002/03 não acho modelo Fipe pra ele.
Alguém consegue explicar meu caso.
ResponderExcluirMeu carro é ano 2002/03.
A matéria fala que só começou a comercializar em 2005
Não acho tabela Fipe pra eel
Talvez o seu teve o câmbio automático colocado pelo proprietário. De qualquer forma, usa a tabela fipe do 2002/2003 manual que não tem grandes diferenças.
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.