O Fiat Mobi chegou ao mercado em março, com preço inicial na casa de R$ 32 mil reais - considerado excessivo à época, sobretudo em face dos preços do VW Up!, seu principal concorrente, com preços similares. Agora, seis meses depois, e com preços inalterados desde então, o sub-compacto ficou competitivo.
Desde o lançamento do sub-compacto da Fiat, os preços do Up! e de todos os demais carros subiram, e os do Mobi ficaram congelados, o que deu competitividade para modelo da FCA, permitindo-o ocupar o segmento de mercado antes reservado à versão de acesso do Uno, o Vivace.
Os preços estacionados do Mobi o tornaram uma opção bastante competitiva frente ao Up! - que continua a ser um veículo tecnicamente superior, mas cobra caro por isso, como fica claro no comparativo de preços.
O Fiat Mobi Easy On, por exemplo, que já vem de série com ar-condicionado e direção hidráulica, sai a R$ 35.800 reais, enquanto um Up! Take 4 portas com o pacote completo é nada menos que R$ 5.690 reais mais caro: R$ 41.490 reais.
É fato, porém, que o Take Up! completo tem alguns itens a mais que o Mobi Easy On, como vidros e travas elétricas e o lavador e desembaçador traseiro - itens estes que estão presentes na versão Like do Mobi, que custa R$ 37.900 reais, ainda assim R$ 3.590 reais mais em conta que o VW.
Além disso, é importante ressaltar a chegada ao mercado da versão Mobi Way, aventureira, com suspensão elevada e decoração diferenciada, baseada no pacote de opcionais Like, com preço sugerido de R$ 39.300 reais - ainda assim R$ 2.190 reais a menos que o Take Up! 4 portas com pacote completo, que é o Up! com ar e direção mais barato que existe - deu um impulso a mais ao Mobi, pois o consumidor brasileiro aprecia esse tipo de configuração "off-road".
De qualquer forma, o Fiat Mobi não é um modelo com soluções inovadoras (direção hidráulica) e tem um motor antiquado e pouco eficiente, mas sua suspensão tem ajuste macio e é bastante robusta para enfrentar a baixa qualidade das vias brasileiras, mais ainda no caso da versão Way, que além de maior altura em relação ao solo, tem ainda barra estabilizadora.
O interior também agrada, com uma direção hidráulica muito leve, ar-condicionado, computador de bordo e vidros e travas elétricas, com um padrão de acabamento um pouco acima do que se observa usualmente nos modelos Fiat.
O que é falho no Mobi é o espaço para ocupantes traseiros e para bagagem. A distância entre-eixos encurtada em 12 cm relativamente ao Uno, se por um lado o torna ágil em manobras urbanas, retira espaço dos passageiros do banco traseiro. O porta-malas, de apenas 215 litros, é um pouco maior que um porta-luvas, mas ele compensa com o encosto traseiro rebatível em 40:60 em todas as versões - algo indisponível no Up!.
Conclusão
O Fiat Mobi é um sub-compacto macio, ágil e relativamente econômico. O congelamento de preços adotado pela Fiat desde o seu lançamento resultou em uma redução real de preços - pois a inflação e os preços dos concorrentes subiram - tornando-o uma opção com bom custo x benefício.
Fiat Mobi ganha custo x benefício com preços congelados
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Qualidade custa mais caro mesmo!
ResponderExcluirEstrutura mais moderna e construção sólida, materiais e montagem de primeira linha.
Idêntico ao europeu em mecânica e construção, tem que ser mais caro mesmo.
O up é pra quem se importa com segurança e exige mais qualidade.
O Mobi é pro povão mesmo, que aceita qualquer porcaria.
O Mobi é pra quem prioriza conforto, acabamento, design, equipamentos e custo/benefício. Mas é um carro concebido para solteiros(a), considerando o tamanho do porta-malas, por isso é surpreendente o volume de vendas, mesmo com o preço tão atraente.
ExcluirAcabamento e design. Sério mesmo?
ExcluirQualidade custa mais caro mesmo!
ResponderExcluirEstrutura mais moderna e construção sólida, materiais e montagem de primeira linha.
Idêntico ao europeu em mecânica e construção, tem que ser mais caro mesmo.
O up é pra quem se importa com segurança e exige mais qualidade.
O Mobi é pro povão mesmo, que aceita qualquer porcaria.
Eita, Carlota fazendo escola...
ExcluirEsse mesmo povão que comprou o Gol por décadas...
ExcluirConcordo.
ExcluirGol também é uma porcaria
Sem duvida, vale pagar um pouco mais e ter um carro melhor ....(dentro de sua categoria) é claro!
ResponderExcluirNão sei quanto está um Mobi hoje completo comparável ao Move Up completo (trio, rodas, som e sensores). Esta semana vi um Move TSI completo 2017 por 47k. Que custe 40k um Mobi equivalente mas aspirado e jurássico 4 cil, tanquinho e DH; vc só não compra o Up TSI se não puder cobrir a diferença. O Run Up aspirado (muito bonito) estava por 44k. Estou aguardando o crash test do Mobi.
ExcluirConcordo que vale sim, o problema é o publico alvo nem sempre tem esse dinheiro para pagar a mais.
ExcluirBom, de fato o preço subiu, e mesmo o Up! sendo superior, preço é algo que conta muito, e essa versão Way por R$ 40 mil é matador, já vi muitas por aqui, e brasileiro adora carro aventureiro.
ResponderExcluirRealmente brasileiro gosta de carro maquiado, de falsa pick-up. Nunca havia chegado perto dum Fiat Toro, vi num shopping; carro muito feio, caçamba ridícula, um monte de aço sem forma, caro e manco. Mas não é essa a questão, fiquei impressionado com a reação das pessoas ao meu redor quando se aproximavam do carro (Toro), pareciam crianças, queriam saber preço, rasgavam elogios, etc. A Fiat e seus designers com o Toro e Mobi parece que acertaram no gosto do brasileiro mediano. Não quero ser pretencioso, mas o design limpo, fluido, acabou pelo menos aqui no Brasil, o consumidor mediano gosta mesmo é desses monstrengos, a família Monstro da Fiat (Renegade, Toro, Mobi e Uno) conseguiu agradar a maioria.
ExcluirPessoalmente não acho a Toro feia, pelo contrário, foi um dos únicos design da Fiat que me agrada, depois do Bravo.
ExcluirMas a Toro é um carro para quem quer aparecer e aparecer com novidade, pois para uso diário, na cidade, usar a caçamba é burrice, fora o fato do motor vir com o requentado eTorq, que é bom no Bravo, mas só no Bravo.
E sim, a Fiat ao meu ver é a montadora que mais entende de Brasil. O Mobi está vendendo muito para o que é oferecido justamente pelo fato novidade e visual carregado, chamativo.
Eddie, você até acertou chamar o Uno e Mobi de monstros, agora Renegade vende bem até nos EUA,e a Toro tem design premiado.
ExcluirE aqui na Europa o Renegade está vendendo bem também. No caso do Jeep o design não é atemporal, é arregional (se é que existe essa palavra).
ExcluirPois é cada um com seus gostos pessoais.
ExcluirVc entra num showroom VWB e vc vê carros sóbrios e atualizados, mesmo o feioso Gol que melhorou bastante com o novo painel e motor, falta o Saveiro ser atualizado. Enquanto na Fiat é um festival de formas, o que é uma Strada e a Palio Adventure, ausência total de bom senso estético, e a motorização, sem comentários.
Quanto ao Renegade eu sou suspeito porque não vejo graça ou vantagem em SUVs. O Renegade não tem porta-malas, como pode. E precisar pagar 130k por um diesel é demais para poder ter um carro que performa em qualquer situação, o modelo flex é fora de cogitação pra quem entende um pouco de automóvel até, que a Fiat venha com uma linha de motores moderna. Fiat Toro, ganhou premio sim, mas não consigo ver harmonia naquele design e o que é aquela caçamba tipo paralelepípedo, não serve pra nada. Uma pena que nos sites não vejo mais analises de design de especialistas.
O Gol melhorou pouco, apesar do lindo painel, perdeu o farol biparábola, e carece da versão TSI.
ExcluirSim, concordo. Não havia reparado que perdeu o bi-parabola. Toda a linha VWB nacional exceto o Jetta precisa ter opção TSI 1 litro. Tudo será melhor, IPI menor, economia de gasolina e excelente performance.
Excluiresse mobi seria custo beneficio pra min so se o completo fosse uns 35mil
ResponderExcluirInfelizmente o bom custa caro. Ainda mais nesse país, mas a política de preço é uma coisa que na hora da venda interfere muito, as pessoas vão ver o UP até gostam do carro. Mas aí vai pra concorrência encontrão 5,6,7k de desconto esquecem todos os benefícios do modelo superior.
ResponderExcluirA pessoa faz um teste drive em um move UP TSI e vai lá CSS chevrolet e compra um onix ls completo e ainda ganha roda, som e film por 34k kkkkkkkkkk irônico mode. Mas é mais ou menos isso que acontece hoje!
ResponderExcluirÉ bem isso mesmo que acontece. Ela pensa: o UP é melhor, mas esse aqui vai me atender do mesmo jeito tb e esta 5k mais barato. Vou nesse mesmo.
ExcluirSó considero o mobi uma opção depois que ele sofrer uma plástica geral e tiver um motor deste milênio, até lá, up ou picanto (eu realmente gosto muito do kia kkk)
ResponderExcluirVelozes e Furiosos de escada no teto! Kkkkkkkk
ExcluirPicanto Essa nave ainda e fabricada ?
ExcluirHá tempos se quer entro numa concessionária Fiat . Modelos defasados , câmbio dualogic horrível e este carro não trouxe nada de inovação. Carro pra quem é fã da marca mas se pensarem um pouco nem passam perto deste modelo. Enfim , cada um que gaste seu dinheiro achar melhor mas na minha opinião este carro é horrível , parece modelo chinês.
ResponderExcluiro up é um carro melhor, mas muito feio e com o valor dele da pra comprar ka, hb20, onix, etc. sai do preço do mobi. se o mobi ficar abaixo na faixa de preço o que é importante para as pessoas que estao comprando carro de entrada ele vai vender mais.
ResponderExcluirUp é um sub compacto e é obrigação eles serem caixotes para ter espaço interno e isso afeta o design, todos são diferentes no visual pois precisam preservar o máximo de espaço para a cabine, no aproveitamento de um Up e um mobi, o tamanho de um fusion que cabem 4 pessoas confortáveis Sem sobra de espaço e uma mala não muito grande, teria o aproveitamento de uma Van.
ExcluirVide o FIAT 500, ele é maior que o Up! É "bonitinho" mas só cabem duas pessoas, o espaço traseiro é inexistente e a mala é minúscula, no Up vão 4 e ainda tem uma mala na média dos hatch pequenos, mesmo o mobi, com 3cm a mais o Up tem mais espaço interno e mala muito maior, Up tem um projeto bem feito! boa mecânica, qualidade construtiva e segurança e cobra por isso.
Duro é um HB20, um ônix ser comparado a um subcompacto e ainda serem inferior em vários quesitos como qualidade e segurança, é o famoso belo Antônio, bonito por fora e ordinário por dentro, seria bom se tivessem mais Ups por ai...
Verdadeiros ABSURDOS de preços !!
ResponderExcluirMas tem gente que compra , fazer o que ?
o mobi so vale apena se for na versao easy on ou like, o resto ou e muito simples ou e muito caro oq o torna nada interessante. ou seja ele vale no maximo 40mil.
ResponderExcluirEsse Mobi não pode custar mais de 25 mil. É um projeto antigo, " remendado", cheio de falhas. Inclusive numa colisão, vai "matar" todos que estiverem no carro.
ResponderExcluirE para um carro 1.0 esse Mobi "bebe" demais". Pelo tamanho do carro e peso,tinha que ser bem mais econômico. Coisa que ele não é.
É uma mistura de "Uno quadrado" com "fiat 147 melhorado". Coitado de quem comprar.... Quero ver o resultado deste carro em um teste de colisão.
O que adianta o Up ser melhor se custa 5 mil a mais? Por 5 mil a mais a fiat pode fazer um carro melhor também. Quem sabe. Rs
ResponderExcluirA vantagem é fazer um carro melhor pelo mesmo preco. Ate isso acobtecer nao vejo vantagem em nenhuma marca.
Por 500 a mais eu compro uma calca melhor. Por 500 a mais eu compro um relogio melhor....etc
ExcluirOk. Mas pelo mesmo preco eu compro algo melhor????
Esta semana fiz o teste drive no UP e gostei muito do carro, principalmente do speed. Minha esposa que estava junto gostou, mas ela gostou mais do Mobi. O up é muito espartano, merecia pelo menos uma telinha multimidia no painel, pq está na moda.
ResponderExcluirÉ... brasileiro gosta de telinhas, luzinhas, botõezinhos.
ExcluirTalvez o Mobi manterá estes valores até chegada do 3 cil, depois disto a FCA aumentará seus preços e esta #$ pro UP diminuirá, mas o UP permanecerá sendo mais caro, ou seja, Mobi vai continuar vendendo bem. Infelimente não temos em nosso mercado outros players nesta categoria tão bons qto UP!(dirigibilidade, economia, projeto moderno e seguro).
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMobi por 29.990... Vi agora num comercial de TV
ResponderExcluirE o povo subestimando FCA !! Mobi, Toro, Renegade (dirigibilidade, economia, modernidade e segurança).
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.