Os veículos com preços entre R$ 40 mil reais e R$ 50 mil reais são hoje os preferidos do consumidor brasileiro, respondendo por 40% do total de vendas, evidenciando um avanço sobre 2014, quando essa faixa de preço representava 19% do mercado.
Essa faixa de preço é a dos modelos mais vendidos do Brasil. O Onix 2017, que é o líder de vendas, começa em R$ 44.890 reais, na versão 1.0 LT, enquanto sua versão LT 1.4 sai a R$ 49.590 reais.
Se o consumidor quiser um Onix Automático, porém, terá que desembolsar R$ 54.790 reais, um valor acima da faixa mais vendida no Brasil.
Já o Hyundai HB20, segundo modelo mais vendido do Brasil, tem uma oferta mais ampla na faixa entre R$ 40 mil e R% 50 mil reais. O modelo sul-coreano começa em R$ 41.655 reais, enquanto sua versão Turbo, na configuração Comfort Plus, é vendida a R$ 48.855 reais.
Um HB20 Automático, porém, também extrapola os R$ 50 mil reais, já que o mais em conta é o HB20 1.6 Comfort Plus, a R$ 55.905 reais.
A Toyota é a única montadora no Brasil a oferecer um carro automático nessa faixa de preço, que é o Etios Hatch X 1.3 Automático, com preço sugerido de R$ 48.400 reais.
Esse posicionamento de preço competitivo do Etios Automático explica a aceleração de vendas que experimenta o modelo da Toyota desde a chegada ao mercado da linha 2017, já figurando entre os 10 carros mais vendidos no Brasil.
Carros abaixo de R$ 40 mil - 6% do mercado
O crescimento dos carros entre R$ 40 mil e R$ 50 mil reais se deu em detrimento dos modelos precificados abaixo de R$ 40 mil reais, que, em 2014 respondiam por 59% das vendas, hoje representam apenas 6%.
Nessa faixa de preço, abaixo de R$ 40 mil reais, é onde está a maior parte da oferta do novo modelo da Fiat, o Mobi.
O novo sub-compacto está sendo comercializado na versão Easy On, com ar-condicionado e direção hidráulica, por preços abaixo de R$ 34 mil reais, sendo o modelo mais vendido nessa faixa de mercado.
Carros entre R$ 50 mil e R$ 60 mil - 23% do mercado
Outra faixa de preços que cresceu foi representada por modelos entre R$ 50 mil e R$ 60 mil reais. Dos 10% de participação em 2014, hoje responde por R$ 23% das vendas.
Nesse segmento quem reina são os compactos "premium", como o Hyundai HB20 e Chevrolet Onix em versões mais sofisticadas.
Há também opções da Volkswagen, como o Fox, mas sem o mesmo apelo dos dois best-sellers.
Acima de R$ 60 mil reais - 31% do mercado
Em 2016 os carros com preço acima de R$ 60 mil reais já são 31% do mercado - avanço significativo sobre os 12% que esses modelos representavam em 2014.
Sendo assim, não é surpresa o fato de que, dos 10 carros mais vendidos do Brasil, pelo menos três estejam com todas as suas versões com preços acima de R$ 60 mil: Toyota Corolla, Honda HR-V e Jeep Renegade.
Crédito
Essa "elevação" relativa do mercado automotivo brasileiro tem relação com a crise que a economia brasileira passa desde 2014, e as consequentes restrições de crédito.
Há perspectivas de que, com flexibilizações futuras no crédito, os modelos abaixo de R$ 40 mil possam observar uma aceleração de vendas, mas sem chegar ao protagonismo que tiveram em anos anteriores.
Com informações: Febrabrave / Auto Data
Considerando que mais de 50 pilas é muita grana, dá para entender que não se espere pouco por tanto.
ResponderExcluirConsiderando que todos os carros no Brasil aumentaram os preços em mais de 30% de 2014 pra cá é natural e óbvio que essa relação também acompanhe.
ResponderExcluirCarros que custavam na faixa dos 30 mil a 2 anos hoje estão na faixa de 40 e assim por diante.
pagar mais por menos....rsrsrsrs
ExcluirE depois a indústria reclama que as vendas diminuíram, mas aumentam os preços muito acima da inflação.
ExcluirFaça que nem eu, não compre carro zero... dar um belo boicote nessas montadoras vai resolver o problema. Tem muito carro com menos de 15000km uns 15% mais barato que um zero km
ExcluirSe vc quer ser inteligente. Pega seus 50 mil e compra um usado 2015 que foi vendido ano passado por 60 a 70 mil reais zero. É a faixa de veículos zero que mais se desvaloriza. Ainda vai levar IPVA, emplacamento e tanque cheio. Além do seguro ser bem mais barato. Carro amaciado. Só pesquisar com calma.
ResponderExcluirPeguei o meu 12/13 por 49k. Tem 6ab, esp, ar bizone digital, sensor chuva e farol, volante multifuncional, 500l de mala, assentos traseiros independentes. Ou seja, se tivesse comprado um novo estaria andando de up.
ExcluirEtios
ResponderExcluirOs preferidos não, os que tem a disposição kkkkkkkkkk
ResponderExcluirAdmiro quem ainda encara um 0/km... pagar 40.000 num 1.0 disfarçado de bom negócio. Realmente esses compradores são de uma coragem impressionante!
ResponderExcluirSergio, isso dependendo de qual será o uso do carro... Eu queria um JETTA TSI, poderia ser 2012, mas uso o carro pra ir pro trablho, que ida e volta somam 80km! O JETTA tem o custo operacional e a manutenção mais cara que um UP! TSI 0km, mesmo custando basicamente o mesmo ( JETTA TSI 2012 e CROSS UP! TSI 0 km ). Um tempo atras, a empresa tinha onibus pra transporte de funcionários, daí, se ainda fosse hj, o JETTA estaria na minha garage só pra andar no FDS.
ExcluirCaros ou não pior está a Venezuela que não vendeu mês passado nem 200 carros. Isso mesmo, o país inteiro não comprou 200 carros. Olha até onde pode levar a esquerda. E a Venezuela não é um paizinho pequeno, tornaram-no pequeno.
ResponderExcluirCalma, pq chegaremos lá!! Se continuarmos aumentando os impostos, um ONIX 1.0 vai sair por R$100K em breve, sendo R$80k só de tributos!!!!
ExcluirAcho que o onix vendeu mais quando custava menos de 40 mil. Sem falar nos descontos. Esse modelo 2017 por 44 mil vai despencar as vendas.
ResponderExcluirPor isso que é bom, pesquisar pesquisar e compra um semi novo sai muito mais em conta.
ResponderExcluirO problema é o custo do seminovo, sei que há carros muito melhores por 40 mil, mas e como vamos sustentar? Não adianta andar de audi e não ter dinheiro para cobrir os custos do carro, por isso se compra um 1.0 de 40 mil, até porque carro tem que acompanhar o bolso e não o sonho...
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