Os resultados ajudam a explicar os aumentos. Se antes da linha 2017 o Etios lutava para ficar entre os 20 carros mais vendidos do Brasil, agora o Etios Hatch já está na 11ª colocação, na parcial de junho, e subindo, demonstrando que o câmbio automático fez muito bem para o Etios, tanto em termos de mercado, quanto de conforto.
E o fato de ser o carro com câmbio automático convencional (excluindo os automatizados) mais barato à venda no mercado brasileiro, tem um grande apelo de vendas, e isso pode ser verificado até mesmo nas promoções da marca: enquanto o Etios X 1.3 Manual 2017 é vendido com descontos de até R$ 5.000 reais, por R$ 39.990 reais, o modelo automático, quando tem desconto, é de, no máximo, R$ 1.000 reais.
Assim, a diferença de preço, que na teoria é de R$ 3.650 reais, na prática de mercado, um Etios X 1.3 Automático custa mais de R$ 6.000 reais mais caro que sua respectiva versão manual. Nós, como apreciadores incondicionais de carros automáticos, consideramos que mesmo essa diferença dilatada é vantajosa, e que só se justifica a compra de um Etios 2017 se for automático - até mesmo pela questão comercial, pois tende a acontecer com o Etios o mesmo com o Corolla: a versão manual sendo ofertada apenas sob encomenda.
Informações que obtivemos junto a concessionárias da marca dão conta que há uma correria de proprietários antigos de Etios, deixando seus modelos manuais nas concessionárias em troca do novo automático. Isso deve levar a um aumento da oferta de Etios usados no mercado, o que deve pressionar os preços para baixo. Em resumo: bom momento para quem quer comprar um Etios semi-novo com câmbio manual.
Em relação aos preços, o modelo 2017, como dissemos acima, já sofreu um segundo incremento. O modelo mais barato, o Etios X 1.3 Automático passou de R$ 47.625 para R$ 47.770 reais - elevação de R$ 145 reais, enquanto a configuração topo de gama, XLS AT pulou de R$ R$ 57.545 para R$ 57 720 reais.
O Etios Cross também subiu exclusivamente na versão automática, passando de R$ 61.055 reais para R$ 61.240 reais.
No caso do modelo sedã, o mais barato, o X 1.5 AT, que antes custava R$ 52.140 reais, agora exige R$ R$ 52.300 reais para tirá-lo da concessionária.
A versão topo de gama, XLS 1.5 AT, por sua vez, passou de R$ R$ 60.455 reais para R$ 60.640 reais - aumento de R$ 185 reais.
É fato, porém, que os aumentos são módicos, como também o foram na alteração anterior (veja aqui), mas essas elevações pequenas, mas frequentes indicam que a Toyota pretende surfar no sucesso do seu compacto automático, aproveitando para elevar o preço.
Outro ponto a se considerar é que está havendo uma migração do público PCD (Pessoas com Deficiência) do Toyota GLI Automático para o Etios Automático, o que aumenta a demanda sobre o compacto, e reduz a do sedã médio. Com isso, já é possível encontrar o Corolla GLi Automático básico até com descontos nas concessionárias, com preços na faixa de R$ 68 mil reais.
Por outro lado, tendo a Toyota um novo representante na faixa de isenção total de ICMS e IPI para o público PCD, pode significar o fim do Corolla Automático abaixo de R$ 70 mil reais. A conferir.
Tabela de preços - Etios 2017 hatch e sedã - julho
Modelo | Versão | Preço Atual | Preço Ant. | Aumento |
Etios Hatch
| X 1.3L 16V manual | R$44.120 | R$44.120 | R$0 |
X 1.3L 16v automático | R$47.770 | R$47.625 | R$145 | |
XS 1.5L 16V manual | R$49.135 | R$49.135 | R$0 | |
XS 1.5L 16V automático | R$52.800 | R$52.640 | R$160 | |
XLS 1.5L 16V manual | R$54.040 | R$54.040 | R$0 | |
XLS 1.5L 16V automático | R$57.720 | R$57.545 | R$175 | |
Cross 1.5L 16V manual | R$57.550 | R$57.550 | R$0 | |
Cross 1.5L 16V automático | R$61.240 | R$61.055 | R$185 | |
Etios Sedã
| X 1.5L 16V manual | R$48.635 | R$48.635 | R$0 |
X 1.5L 16v automático | R$52.300 | R$52.140 | R$160 | |
XS 1.5L 16V manual | R$51.840 | R$51.840 | R$0 | |
XS 1.5L 16V automático | R$55.515 | R$55.345 | R$170 | |
XLS 1.5L 16V manual | R$56.950 | R$56.950 | R$0 | |
XLS 1.5L 16V automático | R$60.640 | R$60.455 | R$185 |
Toyota demorou a colocar câmbio automático no seu carro de acesso, enquanto isso Onix e HB20 dispararam nas vendas, consumidor brasileiro paga por mais conforto, fato.
ResponderExcluirMas a falta de respeito é tão tamanha, que a caixa é de 04 marchas apenas, ou seja continua defasado!!!
ExcluirComeçou a vender bem sobe o preço. É o preço do suce$$o.
ResponderExcluirue vi mesmo o cinto de 3 pontos para todos ocupantes do carro?
ResponderExcluirPelo menos o cambio aisin 4 automatico é bem mais confiavel e não dá trancos, como acontece nos automatizados. Na minha opiniao, até a faixa de 70k, o corolla gli é a melhor opção!
ResponderExcluirCâmbio de 04 marchas "mata" o carro e o faz aumentar o consumo! As caixas automatizadas são tem os problemas do "soluço", porém não roubam força do motor e ainda têm a opção das borboletas!!!
ExcluirA Toyota poderia facilmente fazer do Etios o campeão da categoria. Basta um facelift na frente e traseira e um novo painel totalmente redesenhado. Acredito que já seria o suficiente para ser líder....
ResponderExcluirA beleza do carro não aumenta seu custo de produção.....
Ainda existe a possibilidade de um câmbio de seis marchas ou cvt para fechar o pacote.....
Estaríamos falando do campeão de vendas do Brasil......
ExcluirDirigi um 1.5 automático e achei muito bom. Suspensão firme e ótima dirigibilidade. Direção boa...parecia mais um Volkswagen do que um Toyota.
ResponderExcluircarro mais feio do Brasil de longe, bate o antigo Logan em feiura
ResponderExcluirFeio.
ResponderExcluirEu sou taxista no Taxi In Rio e tenho um Etios Platinum, excelente carro, muito feliz.
ResponderExcluirC4 THP 2014 por 50 mil Temers... Sem mais!
ResponderExcluirBrasileiros, aprendam a exigir os itens mais importantes, os itens de SEGURANÇA, mesmo esses carros de entrada já deveriam ter opção de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Controle de tração, Estrutura reforçada, e pelos menos 6 airbags. Esses itens de segurança não são caros, só não são ofertados porque não tem demanda, o que o povo quer comprar é carro bonito, ou carro grande ou carro que tem fama de ser duradouro. Por favor, comecem a cobrar itens de segurança.
ResponderExcluirRealmente o carro tem mecânica bem acertada, mas realmente poderiater mais itens de série, principalmente os relacionados em segurança e conforto a bordo. Também carece de alteração de estilo, pois desde seu lançamento em setembro de 2012, tem um visual cansado. Pretendo trocar meu carro em 2018 ou 2019. Se pouca coisa mudar no Etio, certamente vai ser descartado. Se a Toyota quer economizar no carro, porque não economiza naquele friso horrível na tampa traseira do XLS. Garanto que essa economia faria o maior sucesso.
ResponderExcluirAumentou, mas só R$ 150,00 não é o fim do mundo, pior outras marcas que aumentam mais de 1k.
ResponderExcluirO carro tem até uma mecânica bem resolvida, mas só isto não basta. Já houve uma melhoria com o novo painel, mas falta muita coisa ainda. Há modelos da concorrência que na mesma faixa de preço tem mais tecnologia embarcada. O Etios é muito desprovido de itens de série relativos principalmente no tocande do conforto. O pior é disponiblizar itens apanas na versão automática, como controle de veocidade e descança braço. Porque não disponibiliar em todas as versões? Parece uma política de cabeça para baixo.O meu carro é um Fox Highline 2015, completo e, em comparação com o Etios, este deixa muito a desejar, mesmo na versão XLS. Hoje eu não teria coragem de trocar o meu Fox pelo Etios, seja hatch ou sedan. Pretendo trocar meu carro no início de 2018 por um sedan, porque vou precisar de um carro com porta malas maior. Atualmente, a primeira escolha seria pelo Etios (pela parte mecânica apenas) e a segunda seria pelo Logan, que em 2017 vai receber o motor 1.6 16v do March, cabendo ressaltar, que o novo Logan 2017 vai receber nas versões 1.6 do motor 16V, o mesmo utilizado nos modelos March e Versa, que rede 111 cavalos de potência em substituição ao atual bloco 1.6 8V de 106 cv. Portanto, se o Etios permanecer com esse "voto de pobreza", sem dúvida nenhuma escolho o Logan. O logan tem um estilo agradável, principalmente na frente com a utilização de farois dulpos e tem um porte classudo. O Etios é bom, mas já nasceu defasado em relação à concorrência.
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