A maior empresa do segmento automotivo no Brasil é o Grupo Fiat Chrysler, que tem faturamento líquido anual de R$ 20,8 bilhões de reais, ou US$ 5,3 bilhões de dólares.
A segunda colocação fica com a Volkswagen (sem a MAN), que tem faturamento líquido de vendas de R$ 17,9 bilhões de reais, ou US$ 4,6 bilhões de dólares.
A terceira colocação fica com a brasileira EMBRAER, com faturamento líquido de R$ 15,6 bilhões, ou U$ 4 bilhões.
A quarta colocação pertence à montadora japonesa Toyota, com receita líquida de vendas de R$ 13,8 bilhões.
A GM, líder de vendas, fica na quinta colocação, com R$ 9.4 bilhões de reais.
Ranking - 10 maiores grupos automotivos do Brasil - faturamento líquido
Rank
|
Empresa
| Vendas líquidas | |
R$ (milhões) | US$ (milhões) | ||
1 | Fiat Chrysler | R$ 20.794 | $5.325 |
2 | Volkswagen | R$ 17.974 | $4.603 |
3 | Embraer | R$ 15.644 | $4.005 |
4 | Toyota | R$ 13.815 | $3.538 |
5 | GM | R$ 11.269 | $2.886 |
6 | Mercedes-Benz | R$ 9.477 | $2.427 |
7 | Honda Automóveis | R$ 8.819 | $2.258 |
8 | Renault | R$ 8.062 | $2.064 |
9 | Ford | R$ 7.608 | $1.948 |
10 | Moto Honda | R$ 6.972 | $1.785 |
13 | Mitsubishi Motors | R$ 5.892 | $1.511 |
14 | Peugeot Citroen | R$ 4.258 | $1.090 |
15 | MAN Latin America | R$ 3.623 | $929 |
Fonte: Exame - Melhores e Maiores 2016
Já era de se esperar a Fiat em 1º lugar, seus carros possuem apenas "prásticos", seu carros não tem segurança nenhuma, com valores exorbitantes, vide Mobi, carro sub-compacto, sem segurança nenhuma, motor jurássico, custando 40k.
ResponderExcluirVW já trazem um carro com uma segurança um pouco melhor, motores melhores mas carros sub-compactos custam 50k, e um misero Fox querem coloca-lo como "premium" custando fortunas.
Sabe oq é pior? Toda semana tem aumento de preços.
#Bananolândia
Já imaginava a TOYOTA vendendo seus carros com fama de inquebráveis, mas com tecnologia aquém perante toda a concorrência por pequenas fortunas! Mais de R$100k em um COROLLA ALTIS e pior, R$60k em um ETIOS, que além de feio, não é referência em nada na sua categoria! Enquanto tivermos essa cultura de escutarmos oque os outros dizem ao invés de lermos, ficaremos reféns de produtores inescrupulosos!!!!!
ResponderExcluirQue palhaçada. Como "produtores inescrupulosos"?
ExcluirSe vc não gosta de uma marca, compre outra. Tem carro em tudo quanto é preço. Se vc acha Toyota caro, tem carros da Chery bem mais baratos.
É simples. Só não comprar.
O que não dá é achar que a empresa tem que vender o carro que vc quer no preço que vc acha certo. Isso é coisa de gente mimada.
Quem define o preço é a empresa. Acha caro? Compre em outro lugar. Ficar xingando empresa é coisa de gente mimadinha.
Verdade! É completamente irracional uma empresa como a Toyota vender carros com tecnologia inferior à concorrência, baseada em "achismos" e mito de "pós-venda" que se alastram na cabeça dos incautos como uma febre de rede social. Corolla vai perder a liderança em breve para o Civic ou Cruze, isso é bom porquê em tempos de recessão o consumidor passa a valorizar mais o melhor produto e custo-benefício, R$92k num Corolla XEI também é um assalto. Infelizmente as pessoas preferem ouvir o que os outros dizem e não buscam se informar ou ler sobre as especificações dos carros que compram, esse é o papel de sites importantes como esse, mudar essa cultura do achismo e modinhas.
ExcluirAcho bem impossível o Corolla perder a liderança no Brasil por vários motivos.
ExcluirO primeiro. É um puta carro. Ponto.
Segundo. Vende mais de 1.000 unidades por mês para PCD. Só ele (de relevante) está abaixo de 70k.
Terceiro. a Toyota está vendendo o GLi Automático de 69k para pessoas não PCD. O que vc prefere? um HB20 Premium At por 69k, ou um Corolla GLi AT pro R$ 69k?
O corolla a 69k tá de graça, isso sim. E é por isso que vende tanto.
Onde está a Hyundai?
ExcluirNego quer que a Toyota baixe os preços pra poder comprar, só isso. Esquecem que não tem ninguém com arma na cabeça do consumidor não. Se outras marcas oferecem mais custando menos e ainda assim não conseguem vender, que lamentemos francamente pela incompetência - algo de errado elas estão fazendo.
ExcluirConversa fiada de hater. A Toyota não vende o Gli tecido automático para consumidor que não seja PNE.
ExcluirConcordo com vc Carlos na faixa de 69k o Corolla GLI é imbatível, mas o best seller é o XEI respondendo por um mix de vendas entre 65% e 70% de todos os Corolla´s vendidos. ( http://www.car.blog.br/2015/12/toyota-corolla-2016-versao-xei-20-cvt-e.html )
ExcluirTambém concordo que o Corolla é um bom carro, confortável de mecânica confiável, mas o preço cobrado pelo XEI 92k é surreal pelo que oferece (5 airbags e multimídia 6", sem: ESP/ASR, start-stop, sensores de estacionamento, assistente de rampa, ar 2 zonas, bloqueio de diferencial etc.), aí tem gente que reclama do preço do Golf 1.4 TSI e Jetta (muito mais carro que o XEI)
Ranking está errado.
ResponderExcluirA MAN é da Volkwagen. MAN + VW = R$ 21,69 bilhões (nº 1).
E A IVECO ????
ExcluirCom certeza e não colocaram também as vendas da Audi e Porsche o que aumenta mais uns 2 bilhões nesses números. No Faturamento da Fiat está até a IVECO e TEKSID.
ExcluirÉ correto que pertence, mas, talvez o grupo ainda não unificou as operações aqui no Brasil, fazendo com que os números apareçam separados, mas, como vemos VW é o maior com a MAN.
ExcluirIveco nao faz parte da FCA, nem a Teksid, ao contrário do q disseram. Elas hj fazem parte de uma outra divisão do grupo (CNH Industrial). E quem disse q Audi não está inclusa com a VW?
ExcluirNão entendi o por que da Embraer estar no ranking, se ela é do segmento aeroespacial?
ResponderExcluirÉ. Agora o que não entendo é onde está o erro da VW. Oferece o melhor carro (up!), porém esse esse mês ele já está perdendo feio do lixo do Mobi. Não entendo como uma pessoa, em sã consciência, deixa de comprar um up pra comprar um Mobi. Logo a VW desiste do up. Triste...
ResponderExcluirPutz, como tem mané que não entende nada de mercado e sai falando besteiras.
ExcluirO Up! vende 50% do TSI, que o mais barato à venda sai de R$ 47 mil reais. A Fiat está dando desconto e vendendo Mobi Easy e Like em média a 35k, e começou a vender o Mobi para locadoras.
Ranking de vendas é bom para manés torcedores de marcas. Mas os executivos estão preocupados com ranking de lucros. E a VW vende o up! em dólar na América Latina inteira, enquanto a Fiat vende o Mobi no Brasil em real. Quem vc acha que está mais feliz. Se acertar, ganha uma bala.
É. Agora o que não entendo é onde está o erro da VW.
ExcluirO erro está nas cabecinhas limitadas e pouco aquinhoadas no quesito QI.
Essa cabecinhas olham para o ranking de mais vendidos, e saem dando pulinhos de alegria, e gritinhos felizes.
Os acionistas olham para lucros.
Vamos desenhar. A VW é a 3ª no ranking de vendas, e a 2ª em faturamento. Isso significa que, na média, ela vende menos e mais caro que a Fiat, e Muito mais caro que a GM. Isso se chama ASP (Avarage Sales Price). Quem vende mais e mais caro, lucra mais.
Isso é o que interessa.
Mais acertada que a VW, temos Honda (a mais lucrativa) e Toyota.
ExcluirE as que estão tomando preju. Tem marca no Brasil dando 1 milhão de dólares de prejuízo por dia. SIm. Por dia. Quem advinhar ganha uma bala: começa com F e termina com D. E a que começa com G e termina com M também está perdendo bastante.
Perdendo feio onde; são menos de 60 carros de diferença. A questão é que além de custar 4 mil a menos ainda a Fiat já está dando desconto generosos para o carro. O Up, se VW der mil reais de desconto já é um milagre.
ExcluirAnota aí; Mobi Way de 43.990,00 por 40.990,00; pode ir em qualquer concessionária Fiat que leva.
Ou seja, não faz nem 2 meses que o carro foi lançado e já bateu desespero.
Não sei quem vai optar pelo mobi
ExcluirCalma garoto, vai com calma. Minha crítica é quanto a cabeça de alguém que compre o Mobi. Aqui em casa são 2 ups! (um Take e um Move Imotion) e um Gol. Eu compro um up! usado por 35000 mas não pego um Mobi zero por 35000. Eu sei disso tudo que você falou e tem erro de marketing e vendas da VW sim. Aliás acho que um ponto fraco da VW são seus concessionários. Aqui em Goiânia então, só compra quem realmente gosta da marca. Fui fazer um test drive no TSI tive que praticamente implorar, e ainda foi burocrático. Quando fui dirigir esse Mobi, o vendedor ofereceu até Coca Cola (é sério). Minha crítica é essa, quanto aos compradores, e, claro, acho que a VW não explora todo o potencial do up!
ExcluirCarlos você entende de carro, mas tropeça na economia. Quem vende mais em dinheiro lucro mais? Nem sempre. Por muitos motivos. Você pega a Toyota com fábricas com baixa capacidade ociosa, porque planejou bem a capacidade de produção e a previsão de vendas, pode tá lucrando muito mais que Fiat e VW, que possuem faturamento maior. Depende muito da taxa de lucratividade em cada venda, a indústria não tem uma única taxa de lucratividade para todas as montadoras.
ResponderExcluirSim, vc tem razão. Toyota e Honda são as mais lucrativas, sem dúvida. Acho que hoje a Honda é a mais lucrativa, pois está vendendo muito HR-V acima de 90 mil reais, e tem apenas 1 fábrica. uma opção bem enxuta, operando no máximo da capacidade. Então está lavando a égua.
ExcluirA Toyota se não for a primeira, é a segunda em lucro tb, pois tem operação enxuta. Mas a toyota tem que vender o Etios relativamente barato, e o Corolla tb não é muito caro. mas vende muito e a preços acima do mercado.
Mas a Toyota já tem 2 fábricas. Custos são mais elevados. Então acho que a Honda deve estar lucrando mais, mas a Toyota tem mais perspectivas, pois está exportando o Etios agora.
A VW acho que está em terceiro em lucratividade. Os problemas da VW: três fábricas (custos muito elevados), e fábrica no ABC (salários muito elevados). Mas tem bom ASP. Está lucrando, mas bem menos que Honda e Toyota.
FCA deve estar no lucro tb, por conta de Toro e Renegade, principalmente. Mas o ASP é baixo.
Ford está no preju. três fábricas: ABC, Taubaté e Camaçari, não exporta, vende pouco e barato. Conjungação dos piores fatores juntos.
GM está no preju tb pois vive de Onix barato. E Só. O faturamento dela é ridículo, indicado baixíssimo ASP, e duas fábricas (custos elevados). Entaõ ford e GM estão no preju.
Carlos você entende de carro kkkkkkkk Conta uma do português agora!!!
ExcluirEsse cara so fala merda . . .Nao usa lenço só usa papel higiênico.
Tem razão, talvez a mais prejudicada seja a Ford e depois a GM.
ResponderExcluirA Fiat deve está tomando preju em Betim, o que está segurando a peteca dela é a fábrica de Pernambuco, que só tende a ser mais lucrativa, principalmente quando começar a fabricar além de renegade e toro, o possível Jeep Compass, que tende a ser bem vendido, seguindo a boa aceitação de mercado do Jeep Renegade e Fiat Toro.
A VW, está indo razoável neste momento de crise e palmas para Toyota e Honda.
Que interessante somando tudo que tá aí na tabela, não chega nem 1 decimo do lucro trimestral de um banco no Brasil. ...Os maiores juros do mundo, paraíso fiscal para os ricos....e a tendência é piorar. ....privatizacão de bb e caixa na agenda do governo temer tende a deixar o mercado mais afunilado com menos concorrência.
ResponderExcluirQue interessante somando tudo que tá aí na tabela, não chega nem 1 decimo do lucro trimestral de um banco no Brasil. ...
ExcluirPetralha detected. Não sabe fazer conta, e sai falando orelhdas.
Vamos ver. Lucro do Itau no primeiro trimestre: 5 bilhóes de reais.
O Faturamento liquido da Fiat foi de 20 bi. Ou seja, so a Fiat teve faturamento 4 vezes maior que o Lucro do Itau. Só a Fiat.
Em resumo: é petralha mesmo. Só sendo petralha para falar tamanha bobagem.
Petralha?kkkk mimimimi vai chorar na cama que é lugar quente. ...depoimento d um simples midiota coxinha tem tanta credibilidade quanto uma nota de 3 reais...
ExcluirPetralha socialista mesmo, privado que haveria mais concorrência e não publico. Quem é concorrente dos Correios, quem é concorrente da Petrobrás no Brasil, quem é concorrente do BNDS e quanto de lucro ela trás para os donos. Empresas estatais são usadas para monopolizarem e se der prejuízo é enfiado no nosso rabo. Olha o pre-sal ai rendendo bilhões para os cofres (funcionários)publicos. Resumindo, Estatais não geram concorrêcia e que oferecem não podemos escolher e pagar de acordo com que governo manobra. Sim a privatizações e livre concorrência e liberdade de escolha.
ExcluirUma coisa tenho que reconhecer:
ResponderExcluirO 4patas analisou brilhantemente o resultado do setor.
Sou professor de Macroeconomia nos cursos de mestrado do FGVRJ, e afirmo que o cara entende mesmo de como funciona e os objetivos de grandes corporações.
Parabéns pela aula, 4patas!
Embraer no segmento automotivo ???
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.