A montadora de carros de luxo alemã Porsche registra mais um ano de recordes de vendas e de lucros, o que, segundo o Presidente do Conselho Executivo da marca, Dr. Oliver Blume, "reflete o poder de atração da nossa marca, bem como o apelo dos produtos lançados no mercado nos últimos anos", acrescentando, porém, que "números de vendas são referências secundárias para o sucesso de Porsche", e que, "muito mais importante para a marca é o entusiasmo do cliente, empregos seguros e boas margens sobre vendas".
O Porsche 911 continua imbatível como carro esportivo mais vendido do planeta. O apelo do modelo fica claro quando se observa um aumento de vendas de 4% neste primeiro semestre de 2016 relativamente a 2015, em um momento de troca de geração do carro. No período a Porsche vendeu cerca de 32.000 unidades do 911. Com a chegada dos novos 911 a mais mercados, a marca espera novo impulso de vendas.
Macan se torna o mais vendido da Porsche
Os principais drivers de crescimento da Porsche porém são os SUV, sendo que o mais novo representante da marca no segmento, o Macan, com mais 80.000 exemplares entregues no primeiro semestre, se tornou o modelo mais vendido, seguido do seguido de perto pelo Cayenne, que emplacou 73.119 unidades .
Somadas as vendas de Macan e Cayenne, a Porsche registra um avanço superior a dois dígitos relativamente a 2015 no segmento de SUV´s, indicando que está atraindo compradores de concorrentes.
As vendas do Porsche Cayman cresceram ligeiramente em 1%, enquanto os modelos Panamera e Boxster estão aquém dos níveis do ano anterior. A razão para isso é que ambos estão sendo sucedidos por novas gerações, e a Porsche espera um crescimento renovado desses modelos em 2016.
Mercados
A China se tornou em 2015, pela primeira vez na história, o maior mercado da Porsche, onde vendeu no ano passado 58.009 veículos. Comparado com 2014, este foi um aumento de 24 por cento. Em segundo lugar ficou os EUA com 51.756 veículos, um crescimento de 10 por cento.
O mercado europeu cresceu 24 por cento, para 75.354 unidades onde a Alemanha é o mais forte mercado, com um total de 28.953 veículos entregues (aumento de 21 por cento).
Resultados financeiros
Nos primeiros seis meses de 2016, Porsche AG voltou a aumentar seu lucro operacional em 8%, para 1,8 bilhões de euros. As vendas totais cresceram 3%, para 117.963 veículos, enquanto a receita aumentou 1%, para 10,9 bilhões de euros O margem de lucro sobre as vendas foi de 16,8%, avanço em relação aos 15,6% nos primeiros seis meses de 2015. O número de empregados aumentou em 12%, para um total de 26.191.
A Porsche espera manter o ritmo de crescimento até o final do ano, com a chegada ao mercado do novo Panamera, que deve proporcionar um crescimento moderado.
Trata-se de um modelo sem concorrentes, que oferece dinâmica de condução esportiva com o máximo de conforto de viagem. É poderoso, mas ainda eficiente em termos de consumo de combustível. As vendas do novo Panamera devem começam em novembro de 2016.
Porsche bate recorde de vendas em 2016; lucros crescem
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Com tantas gerações e versões, até um modelo lamborghini ou ferrari seria o esportivo mais vendido do mundo. Mas parabéns à porsche.
ResponderExcluirCom tantas gerações e versões, até um modelo lamborghini ou ferrari
ExcluirO 911 é sim o carro esporte mais vendido da história.
Mas a matéria fala outra coisa. que o 911 é atualmente, em 2016, aliás, como sempre foi, o carro esportivo mais vendido do mundo.
Nada nessa faixa de preço vende tanto como o Porsche 911. Nada. Absolutamente nada.
Pesa também o fato de ser bem mais barato que uma Ferrari ou qualquer outra dessa estirpe.
ExcluirEsse Cayman eh bonito viu, seria a minha escolha
ExcluirO Macan poderia ser um sucesso de vendas aqui no Brasil,mas a Porsche supervalorizou demais o SUV..
Isso é o resultado de se fazer esportivos de verdade por preços mais reais do que ferrari e outros. Porsche e uma marca muito forte e tem preços convidativos. Basta ver no Brasil quanto custa um porsche mais barato. E ver seus concorrentes não esquecendo do peso da marca.
ResponderExcluirÉ isso e também ter entrado no mercado de SUV. A Caynenne é um sucesso absurdo e só mostra como esse papo de "custo x beneficio" é coisa de loser.
ExcluirA Cayenne e agora a Macan são so SUV´s mais caros do mercado, e vende muito, trazendo muito lucro.
E pensar que pela metade do preço da Cayenne, tem a TOuareg, que é o mesmo carro, mais barato, melhor custo x benefício, só que vende menos, e dá menos lucro.
preço não é tudo. marca é significado. quem tem, tem. E isso não se faz do dia para a noite. Porsche Audi, Lamborghini e Bentley...marcas consagradas e prestigiadas. asim como BMW e Mercedes e Volkswagen. O resto é resto.
Cayenne igual a touareg,kkkkkkk só no céu!!!porsche pode ser do grupo VW mas são independentes, porsche comparável com Ferrari, lamborghini,maserati, bentley , Aston Martin, e o por aí vai mas com VW nunca amigo..
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.