A divisão de carros premium da Toyota, a Lexus, lança no Brasil o novo RX 350 2017, nas versões RX 350, de acesso, a R$ 337.350 reais, e RX 350 F-Sport, topo de gama, a R$ 352.950 reais.
O Lexus RS 350 é um SUV de porte avantajado, que se destina a concorrer com o Audi Q5, BMW X3 e Mercedes-Benz GLC. Esta é a quarta geração do SUV, que traz desenho totalmente refeito, caracterizado por vincos e curvas bem expressivas.
Em termos mecânicos, o modelo conta com motorização V6 de 3.5L a gasolina, equipado com sistema de injeção direta D-4S, rendendo 305 cv de potência. O consumo combinado, segundo a Toyota, é de 8,5 km/l.
Estética
O Lexus RS 350 ostenta uma grade frontal "Spindle" que caracteriza os recentes modelos da marca. É uma peça encorpada, com borda cromada, e ressalta as linhas agressivas que percorrem toda a carroceria, enquanto nas laterais temos um visual musculoso, com vincos prolongados até a traseira, em formato multidimensional.
Os conjuntos ópticos dianteiros contam com três projetores de lâmpadas em formato de L, com a tecnologia Full-LED. Os piscas seguem o formato em L e são formados por 18 luzes individuais de LED, que circundam os faróis, funcionando como luzes indicadoras de direção. Completa o sistema de iluminação frontal os faróis de neblina, também em LED, integrados ao para-choque.
A traseira do Lexus RX 350 2017 adota lanternas de LED em forma de L envolvem a tampa do porta-malas, colunas traseiras na cor preta, que produzem o efeito visual de teto flutuante. As rodas são de liga leve de 20 polegadas e antena do teto é em estilo barbatana de tubarão.
Pintura resistente a arranhões
O Lexus RX 350 possui pintura resistente a arranhões, devido à utilização de um polímero macromolecular de alto desempenho. A elasticidade do material ajuda na resistência contra arranhões ocasionados pelas unhas ao redor das maçanetas, por exemplo. A pintura apresenta um alto grau de retenção de brilho, contribuindo para a preservação da cor original por um período mais longo.
Dimensões
O novo Lexus RX 350 também teve suas dimensões alteradas, e agora possui 4.890 mm de comprimento (+120 mm), 1.895 mm de largura (-10 mm) e 2.790 mm de distância entre-eixos (+50 mm).
Interior
O interior do novo Lexus RX 350 traz espaço interno para cinco passageiros, e o assoalho traseiro rebaixado.
O porta-malas comporta 521 litros (61 litros a mais do que a geração anterior) e comando elétrico para abertura e fechamento, com acionamento interno ou remoto por meio de botão instalado próximo à abertura da tampa.
O painel de instrumentos foi redesenhado, e oferece ao motorista rápida visualização das informações, assim como boa ergonomia e leitura em todos os mostradores.
Mecânica
O Lexus RX 350 adota um motor V6 de 3.5 litros de ciclo Atkinson e injeção direta a gasolina, com 350 cavalos e 38 kgfm de torque @ 4.700 RPM. O propulsor está associado a uma nova transmissão automática de oito velocidades.
Outra novidade na quarta geração do RX 350 é o Controle de Torque Dinâmico AWD, que processa as informações de uma série de sensores, incluindo os de velocidade das rodas e de ângulo de esterço das rodas dianteiras, transferindo a potência do motor para as traseiras de maneira instantânea. A tecnologia ajuda a maximizar a tração do veículo em terrenos irregulares e em diferentes condições de estrada.
O motorista do novo RX também tem a possibilidade de visualizar no Display Multi-Informativo (MID), os níveis de distribuição de torque na dianteira e na traseira, assim como individualmente para cada roda.
O Drive Mode Select, ou Seleção do Modo de Direção, é outra característica importante do RX 350, que permite ao motorista escolher entre diferentes estilos de condução. Os ajustes regulam a força de amortecimento do sistema da suspensão, controlam a potência do motor, remapeiam o acelerador, entre outros ajustes.
O modo “NORMAL” oferece um balanço entre desempenho do motor e economia de combustível. O modo “ECO” reduz a potência entregue pelo propulsor de 3.5L V6, a resposta do acelerador e o sistema de climatização, aumentando a eficiência no consumo de combustível. O ajuste “SPORT S” oferece níveis altos de desempenho, com respostas fortes do acelerador e mais agilidade do conjunto motor/transmissão.
Para aqueles que querem ainda mais desempenho, o novo RX 350 possui o ajuste “SPORT S+”, que combina os ganhos no conjunto motor/transmissão do modo “SPORT S” com o aumento da sensação transmitida pelo sistema de direção elétrica EPS do carro, além de ajuste mais rígido na suspensão, para maior estabilidade nas manobras.
Suspensão
As versões RX 350 e RX 350 F-Sport contam com a Suspensão Adaptativa Variável (AVS – Adaptative Variable Suspension), que ajusta eletronicamente a força do amortecimento, de acordo com as condições e irregularidades da estrada. Adicionando um solenoide linear com uma válvula de pressão de óleo ao amortecedor da suspensão, foi possível criar um sistema variável livre de trepidações. A alteração dinâmica dos níveis de absorção permite que a suspensão responda rapidamente, contribuindo para uma direção estável em ampla gama de ambientes e terrenos.
Seguindo as modificações da suspensão, o sistema de direção do novo RX 350 recebeu alterações, e agora está mais preciso. A configuração do assento do motorista foi rebaixada em 19mm e o volante ficou mais próximo e em posição mais vertical, aumentando o prazer de condução, principalmente em longos percursos. As opções de regulagem telescópica e angular eletrônica da coluna de direção foram expandidas, permitindo que condutores de maior estatura encontrem uma posição ideal para dirigir.
A direção com assistência elétrica (EPS) teve a rigidez da coluna aumentada para transmitir resposta mais precisa das condições da estrada ao volante. O novo sistema de gerenciamento da EPS foi adotado para se obter faixas mais amplas de controle de esterçamento inicial, de retorno e em curvas, de acordo com faixas variáveis de velocidade e de força reativa.
Itens e tecnologia
O Lexus RX 350 traz um sistema de infotainment composto de tela de cristal líquido de 12,3” de alta definição, com elevado nível de contraste que minimiza a variação de cor, mesmo quando visualizado sob diferentes ângulos. O computador de bordo dispõe de cinco funções – consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média e temperatura externa –, sistema de navegação GPS, TV digital e sistema de áudio com HD Radio™, Bluetooth®, DVD player compatível com CD-R/RW, MP3 e WMA, comando de voz, entrada para cartão micro SD, entrada auxiliar, duas portas USB e 12 alto-falantes Pioneer, sendo oito speakers, incluindo um subwoofer e quatro tweeters.
Além disso, o motorista conta com o Remote Touch Interface, que lembra um mouse de computador, no console do carro, para operar todas as funções do sistema.
A lista de itens de série do Lexus RX 350 conta ainda com ar-condicionado digital integrado dual zone, banco do motorista e do passageiro com sistema de aquecimento e ventilação; comando elétrico para abertura e fechamento do porta-malas; controle de velocidade de cruzeiro; espelhos retrovisores externos com regulagem elétrica, sistema de aquecimento automático, indicadores de direção, memória e recurso Tilt Down; e teto solar elétrico para a versão RX 350. Além disso, esta versão possui regulagem elétrica para 10 posições com memória e capacidade para armazenar até três perfis para os bancos do motorista e passageiro, além da função Return & Away para o motorista, enquanto na versão RX 350 F-Sport a regulagem elétrica é para oito posições para o motorista e passageiro e a capacidade para armazenar até três perfis e a função Return & Away somente para o motorista.
O modelo chega com o Smart Entry System nas quatro portas, permitindo o destravamento do veículo por proximidade da chave ao colocar as mãos em uma das maçanetas, e com o sistema de ignição simplificada, por meio do Start Button.
Segurança
O novo Lexus RX 350 conta com 10 airbags, sendo dois frontais, quatro laterais, dois de cortina, um de joelho para o motorista e um no assento do banco do passageiro; cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura e com pré-tensionador e limitador de força; sensor de chuva; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; câmera de ré e sistema ISOFIX.
Os freios do RX também estão mais eficientes. Foi adotado o servo freio com booster de dois estágios, transmitindo respostas mais precisas e proporcionando frenagem e controle. Um novo atuador, o V3-ACV, foi incorporado, diminuindo a sensação “de golpe” quando o freio é acionado de maneira brusca e forte. Além disso, o novo Lexus RX 350 incorpora os seguintes sistema de segurança ativa:
Freios ABS com distribuição eletrônica (EBD)
Assistente de Frenagens Emergenciais (BA)
Controle de Tração Eletrônico (TRC)
Controle de Estabilidade (VSC)
Assistente de Subida (HAC)
Outro ponto é o reforço na estrutura da carroceria. Este Lexus RX 350 conta com utilização de aço de alta resistência em todo o veículo, incluindo partes da coluna A e B.
LEXUS RX 350 F-SPORT
O RX 350 F-Sport incorpora inúmeras características especiais visuais e de esportividade, que a diferenciam da RX 350. O primeiro detalhe que o motorista nota é o exclusivo painel de instrumentos, com tacômetro e indicador de velocidade digital, diferente do tipo analógico da RX 350.
O interior do RX 350 F-Sport oferta itens exclusivos, como pedais em alumínio, paddle shift, volante esportivo de três raios e que traz a logomarca F-Sport, teto solar panorâmico retrátil e carregador de celular sem fio. Baseado no conceito do Human Machine Interface (HMI) da Lexus, a versão F-Sport conta com o head up display, tecnologia que projeta dados sobre o veículo na base do para-brisa (velocidade e ECO Monitor) e ajuda a maximizar a eficiência de condução. A inovação contribui para uma pilotagem mais segura, pois o motorista pode checar as informações sem desviar o olhar do caminho.
O exterior do veículo também conta com exclusividades, como a grade frontal em formato de colmeia, revestimento dos retrovisores na cor preta, spoiler na parte inferior e protetor inferior cromado com acabamento acetinado e design diferenciado das rodas de 20 polegadas.
Cores
O Novo Lexus RX 350 estará disponível nas cores: Branco Sonic, Cinza Titânio Cosmopolita, Preto Clássico e a nova Marrom Âmbar. Para a versão F-Sport, as cores disponíveis são o Branco Super Nova, Titânio Cosmopolita e a nova Preto Grafite.
Internamente, o modelo terá como opção a cor preta com acabamento alumínio madeira na versão RX 350, e preta ou vermelha com acabamento em alumínio na versão F-Sport.
Vale 200.
ResponderExcluirA silhueta dele parece com a da nova SW4. Porque será? kkkk. Mas enfim... muito bonito!
ResponderExcluirbonito por fora, ridículo por dentro.
ResponderExcluirÉ esse povo não sabe o que fala
ResponderExcluirno canal pago de automóveis o programa 5ª Marcha. testou o sedan da Lexus contra o BMW M4, e não é que o M4 quase apanhou
O Lexus ficou pau a pau
Lexus é uma marca refinada da Toyota
Embora essa cara de carro do Jspion não me agrada
compro um sobrado e um carro de 60 mil na garagem. fico imaginando o ipva e o seguro de um carro desses...e sem falar de peças deve demorar meses se vc precisar de uma....
ResponderExcluir350 CV??? Acho que é 305...
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.