A quarta e totalmente nova geração do Ford Focus será lançada nos próximos meses na Europa, consubstanciando-se em um modelo global que será fabricado no México (Cuautitlán), Alemanha (Saarlouis), China (Chongqing), Tailândia (Rayong), Rússia (Vsevolozhsk) e Argentina (Pacheco), com início de produção começando ultimo trimestre de 2016. O modelo deixará de ser fabricado nos EUA, com sua produção sendo transferida de Michigan para Cuautitlán.
Assim como o modelo atual, que está no mercado desde 2010, o Focus IV deve ter um ciclo de vida de seis anos nos principais mercados do mundo. A nova arquitetura permitirá à Ford ofertar variações com tração dianteira ou integral, além de versões com propulsão puramente elétrica (EV) ou híbrida plug-in PHEV. Em termos de carrocerias, pode-se esperar versões sedã, hatchback de cinco portas e estate, além de um versão com entre-eixos alongado para o mercado da China.
Essa nova plataforma do Focus será indiscutivelmente a mais importante da Ford, uma vez que se tornará a base de muitos outros modelos, crossovers e SUVs.
Um concorrente para o Prius
Entre os vários modelos futuros derivados da nova plataforma do Focus, há modelos que estão sendo desenvolvidos para disputar o mercado com versões standard, híbridas e PHEV do Hyundai Ioniq, bem como variações do Toyota Prius.
Outra novidade será a terceira geração do Ford C-MAX e sua respectiva versão de entre-eixos longo, o Grand C-MAX, que serão fabricados na nova plataforma do Focus na Europa, mas apenas no final de 2017.
SUV´s
Finalmente, a nova arquitetura do Focus dará origem às novas gerações dos trigêmeos Escape / Kuga / Yihu até meados de 2018, que também serão oferecidos em versões FWD e AWD. Tais configurações serão lançadas na América do Norte, depois Europa (Kuga) e China (Yihu).
Fonte: Just Auto via Estadão / Fotos meramente ilustrativas do Focus MK3
Novo Focus de 4ª geração será lançado este ano na Europa
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Agora sim um concorrente à altura pro Golf! Já tem o câmbio AT6, agora vai ter uma melhora no acabamento interno (ponto fraco do carro) e no espaço interno. Aí vai brigar com o Golf pra ver quem é o melhor medio, e quem sai ganhando é o consumidor!
ResponderExcluirO Focus atual, o MK3,5, ainda não chegou nem sequer no nível do Golf IV. Vamos ver se finalmente a Ford conseguirá fazer um carro do nível do finado Golf VIV com o Focus IV.
ResponderExcluirCompetir com o Golf VII está fora de questão. A engenharia automotiva da gordolândia em geral, e da Ford, em particular, está 20 anos atrasada em relação à da VW.
Vc quer um Focus com o refinamento de um Golf 7? Espere mais uns 20 anos.
Me parto de dar risada com certos comentários... querem carro TOP mesmo, com acabamento de finíssimo trato? Vamos de carros luxuosos de 1 milha pra cima ... eu acho o acabamento destes carros médios em geral, todos muito bons, afinal, você não fica idolatrando o acabamentozinho em plástico ou em veludo na lateral da porta traseira... afff por favor, mais uma vez... gosto é gosto, carros neste segmento, GOLF e FOCUS são excelentes carros e não se pode desmerecer nenhum! Acorda... é o que comentei... tenha um GOLF para falar mal do Focus ou vice-versa.... isso para se ter opinião de DONO mesmo, senão... vá trabalhar para um dia poder comprar um carrão destes... falou ?
ResponderExcluirÉ desse jeito mesmo, pessoal só reclama e fala mau um e do outro, o carlos diz que a Ford não tem tecnologia, le mans com seu Ford GT manda lembranças a Porsche (que é do grupo VW), menos meu caro carlos beeeerem menos...
ExcluirOla Junior, sem querer entrar na discussao focus/golf/ carlos falando besteira, pois acho os dois otimos carros não diga que a Ford manda lembranças a Porsche com o Ford GT, pois foi a Porsche ganhou a categoria mais prestigiada de Le Mans....que é a de protótipos LMP1 com o Porsche 919 Hybrid na ultima volta quando o Toyota deu problema. Ou seja, os alemães tambem estão por cima...
ExcluirPor esta e outras tantas que eu não saio da VW. Não faz um ano que lançaram o facelift do Focus (G3,5) e já vem mudança profunda. To fora!
ResponderExcluirNa vdd essa questão do facelift foi atraso da Ford Brasil, que lançou o Focus 3 aqui no momento que ele sofria esse facelift na Europa... E ano passado trouxe pra gente.
ExcluirVale lembrar que agora que foi implementado o plano "one Ford" existe uma promessa que de um carro não ficará mais do que 18 meses desatualizados entres os diversos mercados.
Aí eu te pergunto confrade, melhor sofrer com a mudança mais rápida do carro por conta de atender às atualizações de um mundo globalizado, ou conviver com um projeto defasado no seu mercado por 15 anos?
Nem um e nem outro.
ExcluirNa faixa de valores que os hatches e sedãs médios se encontram imperam o perfil tradicionalista e uma de suas principais solicitações são produtos confiáveis, duráveis e de bom pós-venda.
Tecnologia e segurança são importantes, mas claramente num plano secundário por razão à ignorância deste público.
Sendo otimista, esse Focus não chegará antes de 2018.
Só espero que até lá a Ford BR tome vergonha na cara e melhores os padrões de qualidade de montagem de seus veículos, além de enterrar de ver o Powershift. Ou correr em tempo de oferecer uma 2ª geração devidamente confiável e durável [o que é extremamente remota] ...
Concordo Eddie, Ford e Fiat adoram fazer facelift e tirar carros de linha do "nada"! VW neste ponto é muito mais sóbria!
ExcluirBruno, o Charles disse tudo. E tem mais, o Golf 7 quando chegou no fim 2013 já tinha tudo que esse Focus G4 tem e que ainda vai chegar. Continuo nos VW. Prefiro carros com modelos longevoe e quando mudam é pra muito melhor.
ExcluirMotor 1.6 do Golf vai ser outro mico.... AT6 no Golf TSI vai ser outra coisa que vai durar pouco... Todas mudam quando convém...
ExcluirO fiesta existe no Brasil desde 95 e focus desde 98 ou 99, o ka desde 97, a ranger se naõ em me engano 94, saíram de linha escort e courrier, mas ao menos o escort saiu de linha para a entrada do focus que é superior.
ExcluirA volks tirou de linha o polo porque inventou o fox e subiu o preço do polo, como este não vendia mais nada foi sacado, na prática o polo foi substituído por um carro inferior que hoje é vendido pelo preço que custaria o polo.
A ford tirou o voyage de linha para lançar novamente faz poucos anos, a ford tirou de linha a parati, tirou recentemente a kombi porque foi obrigada, era um dinossauro ambulante.
Então, nos últimos 20 anos a ford não tirou mais carros de linha do que a volks.
E sobre o golf está para saír um novo lá fora, o nosso irá ser modificado um ano após seu lançamento ou ficaremos com um modelo defasado?
A Ford deveria tirar todos os seus carros de linha.
ExcluirSão todos de baixa qualidade e mal feitos. Nem os mexicanos se salvam.
Há Fusion 0KM vindo do México com lataria desalinhada. Um absurdo.
O EcoSport foi o único carro reprovado no teste de longa duração da 4 Rodas.
O Ka é um carro tão boqueta no brasil, que escolheram o feito na India, e ainda ifizeram 2.500 modificações, para vende na Europa.
O Focus é vendido no Brasil com cambio Powesshift, e esse cambio esta´sendo descontinuado na Europa.
A Ford deveria ouvir os recados dos consumidores, que já a derrubaram para a 6ª posição: "seus carros são ruins".
Melhora seria tirar tudo de linha mesmo e começar de novo.
kkk, faz me rir....
ExcluirA voks é que vende carros toscos como o gol e fox, carros que nem ao menos existem lá fora, até mesmo os dacia são bem aceitos lá fora e o fox foi expurgado pela volks européia.
O golf veio para cá cheio de barateamentos, como cãmbio, suspensão e motorização, e por sinal coitados dos apezeiros que confiaram no golf msi, nem um ano de mercado e já será descontinuado pelo tsi, lamentável este tipo de atitude.
Mais ainda com os motores vht que a volks se recusou a considerar um recall e tem até hoje ações na justiça para receber indenização por aquele triste caso.
E não podemos esquecer do fox-arranca-dedo, quando a volks fez o recall somente porque foi obrigada, até o final bateu o pé afirmando que a o culpa era dos proprietários, enquanto para os modelos exportados oferecia um sistema completamente diferente que não cortava os dedos de ninguém.
Meu ponto é que nenhuma é santa, todas elas estão se lixando para nós, fazem o mínimo possível para conseguir vender seus carros.
Eddie, não estou defendendo a Ford e sim lembrando a estratégia q ela tomou. Eu nesse momento prefiro a VW pelo simples fato de hj termos um bom produto no mercado que é o Golf G7. Mas boa parte do portfólio está defasado, sem competitividade e precisa urgente de mudança q ela não faz, como a linha Gol, Fox, Jetta....
ExcluirO problema do golf é que o único modelo interessante custa na versão automática básica quase 100k, abaixo disso somente este terrível 1.6 que consegue ser mais lento que o focus que já não anda muita coisa.
ExcluirSe tu quiser comprar um golf de NOVENTA MIL REAIS ele terá este motor 1.6, agora espera-se que o turbo venha logo, mas ainda assim será fraco para um carro de noventa mil reais.
O golf deveria ter as versões highline e confortline com o 1.4 tsi e uma versão trendiline sim com o 1.6 ou o 1.0 tsi.
O Focus e o Golf ambos tem problemas sérios no Brasil...
ResponderExcluir1 - Focus: Tem sérios problemas no câmbio, e muitas pessoas reclamam disso.
2 - Golf: Mecanicamente perfeito. O problema do Golf está no preço. Bem caro.
Talvez por esses motivos, tanto Focus como Golf estão vendendo tão pouco no Brasil. São ótimos carros e mereciam ter uma atenção maior do consumidor. Também acho que os novos SUVs ( HR-V, Renegade ) e outros que vem por aí estão "roubando" a clientela desses carros ( Hatches Médios). Particularmente eu prefiro Golf e Focus, mas tem pessoas que estão achando esses "falsos utilitários" (HR-V e Renegade) melhores. Uma pena.
O Focus e o Golf ambos tem problemas sérios no Brasil...
ResponderExcluir1 - Focus: Tem sérios problemas no câmbio, e muitas pessoas reclamam disso.
2 - Golf: Mecanicamente perfeito. O problema do Golf está no preço. Bem caro.
Talvez por esses motivos, tanto Focus como Golf estão vendendo tão pouco no Brasil. São ótimos carros e mereciam ter uma atenção maior do consumidor. Também acho que os novos SUVs ( HR-V, Renegade ) e outros que vem por aí estão "roubando" a clientela desses carros ( Hatches Médios). Particularmente eu prefiro Golf e Focus, mas tem pessoas que estão achando esses "falsos utilitários" (HR-V e Renegade) melhores. Uma pena.
Quando o Focus ST vem para o Brasil pra competir com o Golf GTI? Nem pergunto sobre o RS, pois se nem o Golf R vem, o RS é que não vem mesmo.
ResponderExcluirA nova geração vai levar o Focus novamente ao topo do ranking
ResponderExcluirNão, não vai...
ExcluirFalou a mãe Dinah, que já testou o carro na pista de testes em Deaborn, Michigan.
ExcluirA segurança que sinto ao dirigir o focus é imbatível.As médias horárias que consigo fazer nas viagens são insanas. E chego com corpo descansado após 8h de viagem. Focus é Focus, o resto.... é golf
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