Seguindo os passos de sua conterrânea Toyota (veja aqui), a Honda anuncia investimentos em desenvolvimento de inteligência artificial para carros .
O grupo nipônico anunciou que sua subsidiária de pesquisa e desenvolvimento, a Honda Research & Development, fechou um acordo com a empresa japonesa SoftBank, com segmento de telecomunicações, para desenvolver um sistema de inteligência artificial que será capaz de entender as emoções do motorista, comunicar-se com ele, prestar assistência e sugerir rotas.
As primeiras tecnologias de condução autônoma estão chegando ao mercado, e esse tipo de recurso tem o potencial de mudar radicalmente a relação do homem com a máquina, e isso está levando grandes empresas automotivas e de tecnologia a investir pesado.
A Honda inicia sua nova vertente de pesquisa em setembro, em Tóquio, Japão, para viabilizar a comunicação homem máquina por meio de comandos de voz, e que serão enriquecidas com informações advindas de sensores, radares e câmeras colocadas na parte externa do carro.
Segundo a Honda, os seus carros contarão com uma versão do sistema "motor de emoções", desenvolvido pela SoftBank, que é um conjunto de tecnologias que permitirá ao carro aprender os hábitos e perfil do condutor, podendo, a partir disso, sugerir planos de manutenção específicos, e tornar a relação do carro com a máquina mais automatizada e menos dependente de intervenção humana.
Fonte: Honda
Modelos Honda terão tecnologia de inteligência artificial
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Poderiam desenvolver também uma rede de comunicação e posicionamento entre todos os carros, tornando impossível uma colisão entre veículos.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.