Houve um tempo em que os motores V-6 3.0 eram os propulsores básicos dos carros premium, mas com as normas de emissões e de consumo cada vez mais rigorosas, as montadoras tiveram que providenciar o downsizing, de modo que, hoje, cabe aos quatro cilindros 2.0 Turbo o papel de motor padrão. E isso significa que os motores V-8 estão se tornando um motor de nicho. Assim, para torná-los viáveis, as marcas estão procurando acordo de compartilhamento, como este entre a alemã BMW e os britânicos da Jaguar Land Rover.

Jaguar F-Type SVR

Os motores V-8 eram relativamente rentáveis de serem produzidos, pois eles compartilhavam peças com os V-6. Agora, como os fabricantes de automóveis adotam os quatro cilindros em linha como motor básico, e produzem versões V-6 a partir de dois blocos de motores de três cilindros, como os 1.5 tri-cilíndricos da BMW, um motor V-8 moderno não é apenas um desafio em termos de legislação (consumo e poluição), como também em termos financeiros, pois ficaram muito caros para projetar e produzir.

Land Rover SVR

Esse é o cenário que explica um negócio que está sendo forjado ente a BMW e a Jaguar Land Rover, no qual os alemães vão fornecer uma versão atualizada do seu twin-turbo V-8 para os britânicos usarem em Jaguar e em um Land Rover high-end. O atual motor BMW V-8 4.4L oferece entre 450 e 600 cv, dependendo da especificação. Uma versão mais refinada, com deslocamento 4.0 está em desenvolvimento, e provavelmente será este motor que equipará os Jaguar Land Rover topo de gama.

Land Rover SVR

À primeira vista, o negócio parece favorecer à Jaguar Land Rover, marca que está desenvolvendo motores de seis e três cilindros em linha, baseados na arquitetura Ingenium de quatro cilindros em linha, e precisará de um motor V-8 para colocar em seus Jaguars SVR e Land Rovers.

Land Rover SVR

Ocorre que a diminuição da demanda por esse tipo de propulsor, associado a um aumento de custos, significa que a BMW chegou a um ponto em que ela precisa aumentar o volume de produção, fornecendo para um segundo player, para tornar seus motores V-8 viáveis e rentáveis.

Fonte: Automobilemag

6 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. De fato, interessante. Os motores V8 ainda terão o seu lugar no coração de muita gente, pois o ronco ainda é algo mágico de se ouvir, porém com o advento das regras de emissões, não duvido que em 20 anos os V8 virem coisas exclusivas de carros como Ferrari, Lamborghini e etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando que a Lamborghini, hoje em dia não usa V8, mas V10 é V12.

      Excluir
    2. Fabio os lambos usam motor da Audi

      Excluir
    3. Sinceramente acho improvável que serão equipados com motores a combustão daqui a 20 anos, muito menos V8 / V10 e V12. Quem viver verá !

      Excluir
  2. Motor BMW por que audi não é confiável!!

    ResponderExcluir
  3. Motor BMW por que audi não é confiável!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem