A tabela abaixo traz os dados de consumo do INMETRO de etanol e gasolina, em cidade e estrada, e nas últimas duas colunas o consumo médio de etanal e gasolina, calculados com ponderação de 45% para percurso rodoviário e 55% para percurso urbano. A ordenação é feita com base na última coluna (média gasolina).
Rank
|
Modelo
|
Motor
|
Câmbio
| Consumo Etanol | Consumo Gasolina |
Média Etanol
|
Média Gasolina
| ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | ||||||
1 | Prisma (MY17) | 1.0-8V | M-6 | 8,90 | 10,80 | 13,10 | 15,80 | 9,95 | 14,32 |
2 | Prisma (MY17) | 1.4-8V | M-6 | 8,80 | 10,70 | 12,90 | 15,40 | 9,85 | 14,03 |
3 | Novo Voyage | 1.0-12V | M-5 | 8,70 | 10,50 | 12,90 | 15,40 | 9,69 | 14,03 |
4 | New Versa | 1.0-12V | M-5 | 8,80 | 10,50 | 12,90 | 15,30 | 9,74 | 13,98 |
5 | Ford Ka+ 1.0 | 1.0 12V | M-5 | 8,90 | 10,40 | 13,00 | 15,10 | 9,73 | 13,95 |
6 | Etios Sedã | 1.5-16V | M-6 | 8,50 | 10,30 | 12,50 | 15,00 | 9,49 | 13,63 |
7 | Etios Sedã | 1.5-16V | A-4 | 8,40 | 10,40 | 12,20 | 14,90 | 9,50 | 13,42 |
8 | New Versa | 1.6-16V | M-5 | 8,40 | 10,00 | 12,60 | 14,40 | 9,28 | 13,41 |
9 | Prisma (MY17) | 1.4-8V | A-6 | 8,10 | 10,20 | 11,90 | 14,70 | 9,26 | 13,16 |
10 | HB20S (2017) | 1.0-12V | M-5 | 8,50 | 9,80 | 12,00 | 14,00 | 9,22 | 12,90 |
11 | Ford Ka+ 1.5 | 1.5-16V | M-5 | 7,90 | 9,50 | 12,00 | 14,00 | 8,78 | 12,90 |
12 | New Versa | 1.6-16V | CVT | 7,80 | 10,00 | 11,60 | 14,10 | 9,01 | 12,73 |
13 | HB20S Turbo | 1.6-16V | M-6 | 8,10 | 9,80 | 11,50 | 14,00 | 9,04 | 12,63 |
14 | Novo Voyage | 1.6-8V | MTA-5 | 7,80 | 9,50 | 11,20 | 13,50 | 8,74 | 12,24 |
15 | Novo Voyage | 1.6-8V | M-5 | 7,50 | 9,40 | 11,10 | 13,30 | 8,55 | 12,09 |
16 | Celer Sedan | 1.5-16V | M-5 | 6,30 | 7,80 | 9,20 | 11,40 | 7,13 | 10,19 |
Os números mostram que o Prisma 2017 com motor 1.0 e transmissão manual de seis marchas é o modelo sedã compacto mais econômico do mercado, com média de consumo de gasolina de 14,32 km/l.
O que surpreende, porém, é o fato de que o Prisma 2017 1.4 vem logo a seguir, com média de 14,03 km/l, à frente de todos os outros modelos 1.0 do segmento, inclusive do Voyage 2017 equipado com o motor tri-cilíndrico 1.0 MPI do Up!, que ficou com média de 14,03 km/l.
O Nissan Versa com motor 1.0 12V de três cilindros veio na quarta colocação entre os sedãs compactos mais econômicos, com média de gasolina de 13,98 km/l.
Toyota Etios: sedã compacto automático mais econômico
As posições 5 e 6 do ranking estão com o Toyota Etios Sedã, com média de 13,63 km/l e 13,42 km/l, nas versões com transmissão manual de seis marchas e automática, respectivamente.
É importante ressaltar que o Toyota Etios Sedã 1.5 AT4 é o sedã compacto com câmbio automático mais econômico do mercado, ficando à frente do Onix 1.4 Automático, com média de 13,16 km/l.
O Hyundai HB20S (Sedã) não registra bons números de consumo, apesar da modernidade de seu powertrain comporto por motores de três cilindros aspirado e turbo, com comandos variáveis, e transmissão manual de seis marchas na versão turbocomprimida, ficando na 9ª e 11ª posições, respectivamente.
Conclusão
Os dados de consumo do INMETRO mostram que o GM Prisma 2017 com transmissão manual é o sedã compacto mais econômico do mercado.
Por outro lado, o Toyota Etios Sedã é o sedã compacto automático com menor consumo.
Quem confia nesse INMETRO? Alias, que confia nesse mundo corrupto!
ResponderExcluirÉ po confia na sua avó que era piloto de fórmula 1.
ExcluirFaltou o Ford Ka+ na lista.
ResponderExcluir-Versão 1.0: 8,9(Etanol cidade) | 10,4(Etanol estrada) | 13(Gasolina cidade) | 15,1 (Gasolina estrada)
-Versão 1.5: 7,9(Etanol cidade) | 9,5(Etanol estrada) | 12(Gasolina cidade) | 14 (Gasolina estrada)
É verdade mais o ka+ é Ford, aí o blog quando faz comparativo sempre exclui carros da Ford, porque será!!!!.
ExcluirPor que eles teriam resultados melhores que os Vw
ExcluirQuer dizer que o motor de corsa dos anos 90 é mais econômico que o futurista 1.0 msi 3 cil 12v?
ResponderExcluirConcordo com você ,meu Corsa Wind 97 fazia isso de média
ExcluirQuer dizer que o motor de corsa dos anos 90 é mais econômico que o futurista 1.0 msi 3 cil 12v?
ResponderExcluirO motor de mais de 20 anos mais eficiente que o mpi tão bajulado por aqui...
ResponderExcluirVW tem que aprender com a GM. Contra fatos não existem argumentos.
Entao quer dizer que o Voyage, projeto de 2008, é mais eficiente que HB20, Versa e Ka, todos de 2013 e 2014? Incrível.
ResponderExcluirIsso só mostra como a VW tem projetos à frente do seu tempo. Mesmo sendo 5 ou 6 anos mais antigos, são melhores que os dos concorrentes supostamente mais modernos.
O resultado está aí. Voyage 1.0 mais econômico que Versa 1.0, que Ka 1.0, que HB20 1.0. fatos. apenas fatos.
E toma ferro de um Prisma (projeto baseado no Onix, que é mais novo que o Voyage) com motores da década de 90. E aí? Menos fanatismo, nobre funcionário da VW. São fatos, apenas fatos!
ExcluirTomou um ferro bem grosso do Prisma! Nem assim o nobre colega reconhece.
ExcluirEu vou mais além disso. O Fiat 147 fazia mais de 13 km/l na época do seu alge e era carburado. Quero ver vcs ganharem. Kkk
ExcluirApenas um detalhe, o motor do novo Voyage, é um moderno três cilindros, e não um requentado como da gm. Não deixa de ser surpreendente.
ResponderExcluirE como fica o APzão 1.6 8v?
ExcluirPara mostrar dados do INMETRO e melhor não mostrar nada.
ResponderExcluirA GM foi inteligente, um motor antigo, farta disponibilidade de peças, custo de reparação muito em conta e agora com o melhor consumo, honestamente, sem esse mimimi...fui surpreendido, incrível essas médias, basta ver como ficará o desempenho.
ResponderExcluirvai ter o prisma 1.0 2017 qual é o preço? pensei que a chevrolet iria tirar o prisma 1.0 de linha que bom que não ;) porquê o prisma 1.0 tem o preço bem mas competitivo.
ResponderExcluirToyota éticos sedan automático, sem duvidas é a melhor opção.
ResponderExcluirVou de Versa pelo câmbio CVT.
ExcluirSeria interessante saber se eles testam esses carros com o AC ligado ou desligado. Carro 1.0 quando liga-se o ar leva fumo até de carro 1.8 se brincar
ResponderExcluirGalera acabei de testar na estrada meu novo prisma LTZ 1.4, espetáculo motor amaciando 80 km.fui para BH Fernão dias,muitas curvas, desempenho excelente consumo e estabilidade média 14,5 a gasolina.
ResponderExcluirPrisma 17 na estrada no etanol mês surpreendeu , modelo LT muito bom
ResponderExcluirFala povo, beleza?
ResponderExcluirTenho um fox highline 1.6 2015. Mês passado fiz uma viagem que totalizou 1730 km, sai de Belo Horizonte para Campos do Jordão e depois fui para Aparecida e em seguida para Paraty. Fazendo as contas o consumo médio foi de 11km por litro mas no computador de bordo marcava 12km por litro. Com base nisso, eu não acredito em nada que o inmetro diz pois ninguém sabe como eles fazem essas medições.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.