O Fusion Titanium 2.0 EcoBoost FWD com teto-solar é a versão "quase" topo de gama do sedã grande da Ford no Brasil, precificado em R$ 133.400 reais, mas que está sendo vendido com grandes descontos, pois a linha 2017 com facelift chega em breve. Neste artigo fazemos uma avaliação do modelo.
O Fusion Titanium 2.0 EcoBoost FWD é um sedã grandalhão, com suspensão macia, e inadequado para o asfalto brasileiro, já que a baixa altura livre do solo faz com que ele raspe a parte inferior da dianteira em qualquer tipo de lombada ou valeta, mesmo com o carro vazio e circulando em velocidade reduzida.
Esse tipo de comportamento acaba irritando bastante na condução do dia à dia, pois faz-se necessário tomar cuidado redobrado em qualquer tipo de imperfeição, tornando o carro pouco prático em uso comum. E em estrada a situação não melhora, pois, apesar do desempenho adequado proporcionado pelo motor 2.0 Turbo, as estradas brasileiras, pelo menos as do Centro Oeste, estão cheias de lombadas, onde o sedan da Ford raspa a parte inferior em todas elas.
Esta versão do Fusion adota motor 2.0 Turbo de 234 cavalos e 38,6 kgfm de torque, associado com uma transmissão automática de seis marchas, com tração dianteira. Esse propulsor é capaz de acelerar os 1.600 kg do carro de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos, mostrando-se ágil desde os regimes baixos de rotação.
O consumo, porém, é elevado. Em nosso percurso padrão, onde a Toro 1.8 Flex Automática faz 10 km/l de gasolina, o Fusion 2.0 EcoBoost não passou de 8,5 Km/l, com o ar-condicionado ligado 100% do tempo. Em um percurso Brasília - Goiânia, o Ford registou 11 km/l, com quatro adultos a bordo, e o sistema de refrigeração ligado 100% do tempo.
E apesar do motor relativamente potente e desse consumo elevado, o comportamento do Fusion não tem nada de esportivo. Trata-se de um carro suave, praticamente um Corolla de dimensões maiores, que vibra pouco e é silencioso, mas sua direção não tem a progressividade adequada para andar em estrada em velocidades mais elevadas, tornando-a pouco comunicativa. O ajuste de suspensão macio faz o carro rolar bastante em curvas, enquanto a transmissão tem trocas muito lentas.
Já a lista de itens de série desta versão Titanium tem faróis com acendimento automático, sensor de chuva, bancos revestidos em couro, entrada no carro por chave presencial , partida por botão "Start", bancos dianteiros com aquecimento, refrigeração e ventilação. O sistema multimídia tem navegação por satélite (GPS), mas não aceita espelhamento de tela de celular. A grande falha, porém, é o piloto automático, que é do tipo convencional, e não adaptativo.
O Fusion 2.0 EcoBoost AWD até oferece um piloto automático adaptativo, que mantém a distância do carro da frente, reduzindo automaticamente a velocidade quando veículos mais lentos entram à frente do carro. Entretanto, nesta versão FWD, o controle de velocidade é o convencional, que mantém a velocidade pré-selecionada, e mais nada. Muito pouco para um carro que tem preço de tabela superior a R$ 130 mil reais.
O espaço interno é outro aspecto questionável. Mesmo com 2.85 metros de distância entre-eixos, o Fusion não oferece mais espaço traseiro que um Jetta ou mesmo um Corolla, com seus 2,7 metros de entre-eixos. O porta-malas com 514 litros também está em linha com sedãs médios como Jetta e Corolla - ocorre que estes têm 30 cm menos de comprimento externo. Essa baixa eficiência espacial do Fusion decorre principalmente de uma frente muito longa, destinada ao conjunto motriz, que acaba roubando espaço útil dos passageiros.
Sendo assim, o Ford Fusion é um carro que não se justifica racionalmente, já que é enorme externamente, sem oferecer espaço interno maior que sedãs médios como Corolla e Jetta, como pode ser visto no vídeo abaixo.
As dimensões avantajadas o tornam pouco prático nas apertadas cidades brasileiras, e a suspensão não ajustada para o Brasil torna-se muito irritante ao lembrar que a parte inferior existe em toda e qualquer irregularidade da via.
Estilo
O Fusion tem uma carroceria de formas torneadas e detalhes nítidos, com um aspecto esportivo reforçado pelas rodas de 19 polegadas raiadas, o aerofólio traseiro, e um aspecto geral que demostra ser um caro de luxo.
O interior conta com um painel com linhas retas, iluminação ambiente da parte inferior, mas com cluster de instrumentos com elementos digitais multi-colorido e que se torna confuso na prestação de informações ao motorista.
Concorrentes: Jetta 2.0 TSI e Corolla 2.0 Altis
O Ford Fusion tem um estilo esportivo, mas se você procura um sedã rápido e competente para andar em estrada, um Volkswagen Jetta Highline 2.0 TSI DSG-6 é um modelo muito mais adequado.
E, por outro lado, se você quer apenas um sedã espaçoso, suave, silencioso e agradável de ser conduzido, o Corolla Altis 2.0 atende da mesma forma, com mais praticidade, menor consumo e custos significativamente inferiores.
Conclusão: duas alegrias
O Ford Fusion é um sedã de concepção moderna, desenvolvido especialmente para rodar nos EUA, mas que chega ao Brasil sem a adequada tropicalização, especialmente na suspensão muito baixa, que acaba raspando em praticamente qualquer tipo de obstáculo e valeta comuns nas vias brasileiras. Além disso, os mais de 4,9 metros de comprimento o tornam pouco prático em uso urbano, e, em estrada, faz muita falta o piloto automático adaptativo, e também um consumo menos elevado.
Enfim, o Ford Fusion é um carro que impressiona visualmente e tem um apelo emocional, e que provoca uma alegria no consumidor na aquisição. Com o decorrer do uso, porém, a falta de praticidade, consumo excessivo e suspensão inadequada se tornam irritantes, fazendo com que o proprietário se sinta novamente feliz ao vendê-lo, mesmo com a absurda desvalorização de mais de 30% no primeiro ano.
Ford Fusion 2015 Titanium EcoBoost FWD: avaliação crítica
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Corolla e Jetta não tem nível para concorrer com o fusion, o Jetta só tem motor e câmbio porque o projeto já é antigo e em todo o resto não passa de um seda médio qualquer.
ResponderExcluirNão é querendo defender mas todos esses carros raspam muito em qualquer lugar, isso não é exclusividade do fusion.
Alegria quando compra e quando vende! piada mais velha do que o faustão! kkkkk . tem gosto pra tudo e ...bolsos também ...
ExcluirJetta nao raspa em nada.
ResponderExcluirPUtz..pensei que só os Ford nacionais e argentinhos vinham com carroceria desalinhada. Mas não. Esse Fusion a´~i, todo desalinhado. a tampa do capô tem vão desigual.
ResponderExcluirAs peças do para-lama e para-choques muito mal acabadas..com rebarbas mil.
Tampa do porta-malas igualmente deslinhada. A duas partes das lanternas naõ se juntam adequadamente, com descontinuidades.
Um desastre a montagem desse Fusion.
Não adianta. Ford é um caso perdido. pelo menos é democrática. Os Ford de mais de 100k são igualmente boquetas aos Ka e Focus da vida.
Quanta merda dita por você. Vai aprender mais sobre carro, porque por enquanto você se mostrou leigo no assunto.
ExcluirEquivalente ao Fusion é o Passat, accord.
ResponderExcluirApesar dele não ter um espaço útil maior que um jetta obviamente ele é um carro superior em conforto e recursos tecnológicos como painel digital, sistema de som superior, banco passageiro elétrico, airbag no cinto traseiro e por um carro maior não se pode esperar grande coisa em consumo, mesmo comparando com uma caminhonete com motor de palio.
Sem duvida seu design também é o mais marcante e o maior culpado por não ter um espaço interno amplo.
Não é à toa que com seu custo beneficio ele vende mais que todos os concorrentes só deve por um farol de led ou xenon pois tem versão awd com piloto automático adaptativo, ponto cego...
Isto acontece porquê nossas ruas rodovia São uma merda mesmo.
ResponderExcluirÉ sabe porquê é tão ruim? ....porquê nossos governantes só andam voando mas em nossas Costa viu!
Lá em cima não tem lombada kkkkkkk
Fazem q eu galera não vote. Eu não voto desde 2000 quando eu precisar de viajar estudar etc regularizo e pronto.
Aqui em Minas rei do voou é o aercio Neves É no seu estado vc sabem?
Pimentel é ótimo. ......sqn
ExcluirAs estradas são ruins mesmo devido aos políticos vagabundos nesses 513 anos de Brasil. Nunca se fez nada nesses 500 anos e nos últimos 13 só SHIT.
ExcluirQuerer carro de luxo tupiquinzado é foda demais! Agora se eu comprar um Jaguar XE eu vou ficar preocupado em passar rapidinho na lombadinha? Quem compra carro de luxo quer carro de luxo e não com suspensão de Uno (eixo de torção). Eu tenho um Golf GTI exclusive com molas eibach e ando tranquilamente no Rio de Janeiro, sem problemas com lombadas e valetas. Enfim, quem compra carro de luxo, n quer carro adaptado para passar em lombadinhas, ao contrário, quer um carro requintado como o que existe no exterior.
ResponderExcluirO Fiat uno mille adota uma suspensão independente na traseira. Não é um sistema multilink, mas também não é o eixo de torção.
ExcluirOs concorrentes do fusion nunca foram o jetta e o Corolla, seus concorrentes diretos são passat e camry.
ResponderExcluirEu pegaria o corolão altis. Não que o fusion seja uma opção ruim, pelo contrario é o carro! mas acho que o Corolla é mais adptado as nossas vias.
ResponderExcluirResumindo compre um UP, seja mais discreto, apesar de todos sabermos quem te patrocina. Mais econômico que muito motor 1.0, 1.6 e 2.0 aspirados, depois da crise econômica de 2008 a FORD realmente reduziu o seu padrão de qualidade na montagem da carroceria e no acabamento mas eles tentam equilibrar com mais equipamentos eletrônicos embarcados.
ResponderExcluirFusion 2.0 Ecoboost é um carrão. Anda muito e é confortável. Muito completo e seguro.
ResponderExcluirMas não é o tipo de carro que me agrade. Por esse valor compraria um Golf GTI.
Esse blog está de brincadeira, tenho um ecoboost 2.0, o carro anda bem na estrada e confortável e o consumo é de carro grande normal, e a suspensão dá 10x0 em jetta e corolla, e outra vende mais que jetta 2.0, quem compra fusion não é consumidor de jetta e corolla, essa classe é inferior , vou trocar o meu pelo o 2017 que está lindo , ando nas rodovias de SP sem problema com a minha barca, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só alegria.
ResponderExcluirSe for comparar com o verdadeiro concorrente (Passat), não sobre nada pro Fusion. Melhor comparar com os de "classe inferior" mesmo.
ExcluirPassat Highline 2.0 TSI é MUITO mais carro que o Fusion 2.0 Ecoboost, MUITO MESMO. Mas é bem mais caro também. Por 120 mil vc leva o Fusion, por 160 vc leva o Passat.
ExcluirTenho um fusion fwd desses e um corolla altis e é ridículo comparar os dois. Corolla parece um popular ajeitado e n ver nem o rastro de tecnologia e conforto do carrao q fusion é. Arrastar nesse asfalto e culpa da estrutura da cidade e nao do carro. Esse cara tá completamente parcial sem causa aparente.
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=PnAjyeQHXkI
ResponderExcluirCOMO E CARO CARROS AQUI....
O cara quer testar o carro nessas estradas duvidosas do centro oeste e quer generalizar pro Brasil inteiro.
ResponderExcluirEm São Paulo ando de fusion sem raspar em NENHUMA imperfeição da pista. Faça-me o favor...
Ah, entendi. O Fusion não pode ser comprado por quem mora fora de SP! Mas incrivelmente ele é vendido no Brasil inteiro!
ExcluirÉ uma vergonha a Ford colocar um carro totalmente inadequado para o Brasil como esse Fusion. E mais vergonha ainda é ter consumidor defendendo essa aberração.
Ford, por favor, respeite o consumidor!
Concordo Carlos! É que nem a VW quando trouxe o Golf 1.4tsi com DSG e multilink. Ainda bem que ela aprendeu e voltou a ter respeito com o cliente! Falta mudar o GTI, que ainda é uma total falta de respeito!
Excluirentão quer dizer que a culpa é do carro!?, não de ruas lixo que temos nesse país.
ResponderExcluirNão. A culpa não é do carro. A culpa é da Ford, que não oferta o carro no Brasil adequado à realidade brasileira. E é culpa dela mesma pois deveria investir mais e respeitar o consumidor brasileiro, adaptando corretamente o seu carro ao mercado que está inserido. A Ford deveria se mirar nos exemplos da Toyota, VW e Audi, que promoveram ajustes importantes de câmbio e suspensão em seus modelos Golf, A3-Sedan e Corolla, para adequá-los à realidade do Brasil.
ExcluirA Ford não. Pega o carro projetado com base na realidade da gordolândia e quer vendê-lo sem alteração na bananalândia. Piada.
E as outras montadoras respeitam? só a Ford?, a Volks, a GM a Hyundai, a Toyota são exemplos de respeito? matéria parcial, engraçado sempre a um volks envolvido em qualquer matéria.
ResponderExcluirClaro que sim. Sò observar as melhorias que a VW aplicou no Golf nacional: suspensão mais robusta, maior altura em relação ao solo, câmbio automático mais robusto e adequado ao Brasil, motor flex mais potente.
ExcluirO Golf nacional ficou um carro muito melhor que o alemão e o mexicano para andar no Brasil, veja:
http://www.car.blog.br/2015/09/vw-golf-14-tsi-flex-nacional-sera.html
A Audi também é um exemplo. Fez muitos ajustes no A3 Sedan nacional, colocou suspensão mais macia e robusta, e de manuteção mais barata, colcou motor flex, trocou o câmbio por um automático mais robusto e silencioso, motor com 28 cavalos a mais e mais torque, o a3 sedan nacional ficou com mais desempenho e menor consumo que o importado, veja:
http://www.car.blog.br/2015/10/audi-a3-sedan-14-flex-nacional-melhor.html
E a toyota idem. Trocou a suspensão traseira do Corolla nacional, colocando eixo de torção, mais robusta, mais macia, de manutenção mais barata que o Corolla europeu. Então, sim, há exemplos de montadoras que respeitam o consumidor. Mas a Ford não é uma delas. E esse Fusion é bem elucidativo.
Um dia ainda vou entender qual problema da suspensão independente na traseira. Tive Vectra B, 2 Focus e agora Jetta, todos com suspensão traseira multilink e nunca tive problema com algum deles referente a suspensão traseira. E mais, justamente o jetta de eixo de torção que precisou fazer recall, o multilink não.
ExcluirTotalmente verdadeira esta opinião. Todos modelos do Fusion raspam em qualquer lombada ou rampa de acesso de estacionamento irritando o dono.
ResponderExcluirTive um e posso dizer que é exatamente o que disessaram.carro beberrao. Pesado. Cambio lento. Nem parece turbo. Turbininha pequena. Passou da quarta marcha vira um carro aspirado. Sem folego nenhum de turbina. Horrivel
ResponderExcluir1) quem tem uma banheira dessa não busca a agilidade de um uno com escada no teto.
ResponderExcluir2) não raspa em todas lombadas, basta passar bem devagar (o que é correto, não a 40 por hora igual vejo muitos)
3) O consumo não é tão baixo, só se ficar pisando muito.
4) O carro é extremamente silencioso e macio.
5) Todos sedans grandes desvalorizam bastante.
6) Alguns seres aqui são uma verdadeira piada, se o Golf vem com suspensão multilink ai é a melhor suspensão do mundo, se depenam e colocam uma eixo de torção ai falam que é uma melhoria pois a suspensão é robusta.
7) A linha ecoboost é tão boa quanto tsi da vw.
8) Nenhum sedan grande tem o mesmo custo beneficio que o Fusion, até porque você pega um fusion por preço de sedan medio.
9) Um coxim hidraulico na Ford custa R$400.
Na VW R$2000 GM R$1500
Eu tenho um Fusion e não reclamo de nada. Ele raspa o assoalho na entrada da chácara de um amigo, então eu fico furioso com o amigo que não conserta aquela lombada e não com o carro. O melhor, dos muitos que eu já tive. Nacionais ou importados.
ResponderExcluirComparar Fusion com Jetta e Corolla é o fim. Sem comentários. Comparar um sedan de luxo com carros médios normais é tendencioso.
ResponderExcluirAo meu ver que fez o comentário pouco sabe sobre o assunto. O cara que compara carros de segmentos diferentes, como se fossem iguais, não merece ser levado a sério...
ResponderExcluirQuem acompanha o mercado, sabe que ele é o líder do segmento e que possui o melhor custo benefício. Tenho um Fusion titanium 2016. E não poderia está mais feliz com a minha aquisição... Excelente carro!!!
Sou fã da Toyota em relação a custo beneficio, mas o Fusion é O CARRO, minhas opções eram BMW 320i e C180 mas comparando todos os quesitos com o fusion (FWD) optei por ele, lindo, tecnologico, consumo bom para o tamanho e potência
ResponderExcluirEsse POST está muito enganado
Tem razão. Não se deve comparar carros de categorias diferentes. Estou no meu quarto Fusion. Sabe porque? Porque é fantástico. Você faz uma viagem e chega descansado. Golf?? Comparem com carros hatch pequenos. Jetta? É carro medio. Não entro em meritos de cada um. Quem tem Fusion adora. Raspa sim, se vc nao reduz na lombada o qual é o objetivo dela. Bebe sim, se vc pisa demais o que é contra a lei. Sente no banco do Fusion e veja o conforto, segurança e prazer em dirigir um. Quem nunca teve um, nao pode criticar. Quem faz um rápido teste para uma revista não tem base pra julgar.
ResponderExcluirCara, ando com Fusiom AWD, passo em lombadas normalmente, não raspa direto como falam, só o espaço na traseira e fraco, mas vim de Omega 2008, nenhum bate o espaço dele.
ResponderExcluirEstou no meu terceiro fusion e adivinha por qual irei trocar? E claro por um mais novo rss melhor custo beneficio uma nave,comparar com jeta corola é piada né?
ResponderExcluirHahhahhahhhaa
ResponderExcluirTem que rir
Concorrentes: Jetta e Corolla.... vai comentar futebol
Gosto de ver comentários e sugestões sobre veículos, alguns possuem fundamentos e outros são tendenciosos. Com certeza quem fez este artigo nunca teve um Ford Fusion, se tivesse com certeza elogiaria. Corolla e Jetta são ótimos carros, mas não são do padrão de um Fusion
ResponderExcluirVou comprar. Se não me adaptar vendo kk
ResponderExcluirE os preços do Fusion ano 2015 vão parar em quantos até final do ano, saindo de linha seria, opção pois vai ter gente querendo vender mais poucos compradores, fazendo cair legal o preço. Ainda vale a pena adquiri-lo?
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