A Ford está comemorando os 40 anos e a produção de cerca de 18 milhões de unidades, que deve ser alcançada este ano, em âmbito mundial, do seu modelo compacto Fiesta.

Ford Fiesta: 40 anos e 18 milhões de unidades produzidas

O Ford Fiesta é um carro compacto familiar que é vendido na Europa, Brasil, EUA e em outros mercados. O modelo apareceu pela primeira vez na Europa, no começo dos anos 70, como resposta à crise do petróleo, e se tornou um dos modelos mais vendidos do mundo.

Novo Ford Fiesta 2017

O Fiesta foi objeto de constantes renovações e teve uma série de versões esportivas, como o XR2, RS 1800 e ST200. O vídeo a seguir mostra as gerações do Fiesta.



Brasil

No Brasil, o hatch chegou em 1995 e vendeu cerca de 1,8 milhão de unidades até agora. A produção local começou na fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, SP, em 1996. De 2002 a 2012, teve a montagem transferida para Camaçari, na Bahia, e voltou para o ABC paulista em 2013.

Novo Ford Fiesta 2017

No modelo atual, New Fiesta, ele conta, na versão topo, com 7 airbags, direção elétrica, controle eletrônico de estabilidade e tração, sistema de conectividade SYNC e o motor turbo 1.0 EcoBoost, de 125 cv.

Histórico das gerações

Primeira geração (1976-1983)

Ford Fiesta Primeira geração (1976-1983)

O primeiro Fiesta foi produzido na Alemanha, com três portas e duas opções de motores, 1.0 e 1.1. No mesmo ano, começou a ser produzido na Espanha e, em 1977, também na Inglaterra. Em 1977, introduziu o motor 1.3, nas versões S e Ghia. Em 1979, atingiu 1 milhão de unidades. Em 1981, lançou o esportivo XR2 com motor 1.6, o primeiro a atingir 160 km/h. Em 1982, comemorou seis anos de liderança nos mercados britânico e alemão.

Segunda geração (1983-1989)

Ford Fiesta Segunda geração (1983-1989)

A segunda geração, também chamada MkII, trouxe frente e interior renovados e novos motores, incluindo um 1.6 diesel. Em 1984, comemorou a produção de 3 milhões de unidades e lançou o novo esportivo XR2 1.6. Em 1986, introduziu o motor 1.4 a gasolina e, no ano seguinte, a transmissão continuamente variável CTX.

Terceira geração (1989-1995)

Ford Fiesta Terceira geração (1989-1995)

O Fiesta MkIII trouxe carroceria com largura, comprimento e entre-eixos maior. Também passou a oferecer pela primeira vez uma versão cinco portas, além da de três, e foi o primeiro carro na Europa com ABS. Em 1989, o esportivo Fiesta XR2i ganhou motor 1.6 com injeção eletrônica de 112 cv. No ano seguinte, veio o Fiesta RS Turbo de 135 cv. Em 1991, lançou a versão van Courier. Em 1992, foi a vez do Fiesta RS 1800, com motor 1.8 aspirado de 130 cv. Em 1995 chegou ao mercado brasileiro, importado da Espanha, com motor 1.3.

Quarta geração (1996-2002)

Quarta geração (1996-2002)

Com formas aerodinâmicas arredondadas e grade oval, foi o primeiro Fiesta fabricado no Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), com as opções de motores Endura 1.0 e 1.3 e Zetec 1.4. Depois, teve a frente reestilizada e ganhou os novos motores nacionais 1.0 e 1.6 Zetec Rocam, além do modelo sedã importado do México.

Quinta geração (2002-2014)

Quinta geração (2002-2014)

Com desenho atualizado e mais robusto, foi lançado no Brasil quase simultaneamente com a Europa, com uma frente exclusiva. Produzido em Camaçari, na Bahia, com os motores Zetec Rocam 1.0 e 1.6, o primeiro também com compressor, na versão Supercharger. O esportivo Fiesta ST, com carroceria de duas portas e motor 2.0 de 150 cv, foi lançado na Europa em 2005.

Sexta geração (2008-atual)

Sexta geração (2008-atual)

Lançada no exterior em 2008, a sexta geração do Fiesta chegou ao Brasil em 2011, importado do México. Em 2013, o hatch começou a ser produzido na fábrica de São Bernardo do Campo. As opções de motores incluem o Sigma 1.6 e o novo turbo 1.0 EcoBoost, ambos de 125 cv, com opção de transmissão manual e automatizada de dupla embreagem. Foi o compacto mais vendido do mundo em 2012 e 2013. O esportivo Fiesta ST, lançado na Europa em 2013 com motor 1.6 EcoBoost de 182 cv, foi seguido em 2016 pelo Fiesta ST200, com motor recalibrado para gerar 200 cv, o mais potente já produzido na linha.

8 Comentários

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  1. É do conhecimento de todos que o Fiesta é o compacto mais vendido do planeta.
    Mas a Ford que não se cuide, porque o Polo vem de 3 anos consecutivos na liderança e nesse ritmo alcança o líder num estalar de olhos ...

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  2. O Fiesta é uma exceção no mercado brasileiro, um carro compacto que possui dois itens fundamentais de segurança que todos os carros deveriam ter, inclusive os mais baratos, Controle Eletrônico de Estabilidade e os airbags laterais e de cortina. É uma pena que não oferecem o câmbio manual na versão Titanium.

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    1. Ofereceram câmbio manual na titanium até 2014, carro muito bom com câmbio manual! Pena que o com powershift não preste...

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    2. Só uma correção. Câmbio manual foi oferecido na versão titanium até o modelo 2016. Apesar de terem retirado ele do site da Ford o mesmo ainda era vendido. Modelo 2017 não sei se ainda é oferecido nessas condições.

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    3. Tenho um Titanium 2014 manual. O carro é realmente excelente

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    4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. New Fiesta 2013/2014 1.6SE MT, tenho um. Gosto do carro, seguro, estavel, relativamente economico, potencia q me atende, bonito.O que realmente pega é qualidade construtiva principalmente no que diz respeito a montagem e a competencia tecnica da css para resolver qualquer problema rapidamente.Mas não deixa de ser um bom carro.

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