Apesar de manter os motores antigos, Onix e Prisma, ao menos nas versões 1.4, que já têm dados de consumo do INMETRO divulgados, surpreenderam positivamente pela eficiência, mostrando-se mais econômicos, por exemplo, que o Hyundai HB20 equipado com o motor 1.0 de três cilindros turbo (veja aqui).
É fato que o motor 1.0 turbo da Hyundai é o menos avançado do mercado, ficando atrás, em termos de desempenho, consumo e eficiência, do 1.0 TSI Flex que equipa do Up!, e do 1.0 EcoBoost gasolina adotado no New Fiesta. O motor da Hyundai não tem injeção direta e tampouco comandos de válvulas variáveis - itens presentes nos motores da VW e da Ford.
Entretanto, o motor 1.0 Turbo da Hyundai é de alumínio, tem 4 válvulas por cilindro, e tem turbocompressor, mas mesmo assim oferta menos potência que o 1.4 8V aspirado da GM. Mais: o antiquado motor da GM é ainda mais econômico que o "moderno" 1.0 turbo da Hyundai.
Comparativo de desempenho - Hyundai HB20 Turbo x Onix 1.4 LTZ (grifo azul no vencedor)
Hyundai HB20 1.0 Turbo | Chevrolet Onix 1.4 LTZ MT | |
0 a 100 km/h | 11,1 | 10,7 |
0 a 1000 metros | 32,7 | 32,3 |
40 a 80 km/h | 5,6 | 6,6 |
80 a 120 km/h | 11,1 | 16,1 |
O quadro acima traz dados de desempenho aferidos pela Revista Auto Esporte para Onix 1.4 2017 (aqui) e HB20 Turbo (aqui), mostrando que o Onix 1.4 acelera melhor que o HB20 Turbo.
Modelo
| Consumo etanol [km/l] | Consumo de gasolina [km/l] |
Média (gasolina)
| ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | ||
VW Up! TSI | 9,6 | 11,1 | 13,80 | 16,10 | 14,84 |
Novo GM Onix 2017 1.4 MT6 | 8,6 | 10,2 | 12,50 | 14,90 | 13,58 |
Hyundai HB20 1.0 MT5 | 8,5 | 9,9 | 12,50 | 14,10 | 13,22 |
Hyundai HB20 1.0 Turbo MT6 | 8,2 | 10,1 | 11,60 | 14,30 | 12,82 |
Hyundai HB20 1.6 MT6 | 8,1 | 9,9 | 11,60 | 13,80 | 12,59 |
VW Gol 1.6 MT | 7,6 | 9,2 | 11,00 | 13,00 | 11,90 |
O Onix 1.4, além de acelerar melhor que o HB20 1.0 Turbo, e 6% mais econômico, como mostrado no quadro de consumo (INMETRO) acima.
Resta saber, todavia, como ficarão os dados de consumo e desempenho da versão 1.0 do motor SPE/4 da GM, e se, nesse caso, haverá os mesmos ganhos de eficiência observados no motor 1.4, algo que só poderá ser confirmado quando o INMETRO divulgar as medições desse motor 1.0. (Atualização: o INMETRO já divulgou os dados de consumo do Onix 1.0 - veja aqui)
É importante considerar, também, que a GM alterou outras coisas no Onix/Prisma 2017, não só o motor, para deixá-los mais eficientes: o pneus passaram a ser do tipo "verde", com baixa resistência ao rolamento; a direção abandonou a assistência hidráulica (ainda empregada no HB20) e adotou a elétrica; o peso total dos carros caiu 32 Kg no Onix e 34 Kg no Prisma; o câmbio manual ganhou uma sexta marca adicional, e o automático, manteve as seis, mas foi reprogramado para menor consumo.
O resultado de todas essa alterações, que a GM chama de "ECO", dá uma sobrevida à mecânica antiquada do Onix/Prisma, ao menos até 2018, quando então adotarão um motor mais moderno, derivado do usado pela Opel na Alemanha, com bloco de alumínio de três cilindros, 12V, injeção direta, comandos variáveis e turbo - em algumas versões.
Conclusão
A julgar pelos números de consumo (que caiu em média, segundo a GM, 18% no Onix e 22% no Prisma) e de desempenho (que subiu em média 10%), a Chevrolet do Brasil mostrou que é possível obter ganhos de eficiência energética, sem recorrer à revoluções em termos de engenharia.
Só ver se o consumo não é fajuto e desempenho foi melhorado de fato, pode ser da caravela de Cabral, se ficou econômico e com desempenho típico de "acima de 1.0" tá valendo.
ResponderExcluirImagina se um motor com meia dúzia de mudanças e uma 6ª marcha se torna 20% mais eficiente (econômico), isso não existe, é muita coisa em termos mecanicos e para uma simples atualização de motor, muitos fabricantes fazem um motor totalmente novo, com novas tecnologias e não conseguem números tão grandes, só explica uma manobra proposital da GM para se adequar ao Inovar Auto (desde 2013 com o programa definido) deixando esse 1.4 propositalmente ruim para ser melhorado, só mostra o que todo mundo falava, o motor era uma porcaria, ou só estava regulado para ser uma porcaria.
Boa teoria! Realmente a GM pode ter deixado o motor pior propositalmente, para agorar poder usufruir de menos imposto, ajustando ele corretamente.
ExcluirMas tem melhorias sim. A direção elétrica é menos onerosa ao motor, e a sexta marca do cambio manual o torna mais econômico em estrada. Os pneus verdes pioram a estabilidade, mas dão um ganho no consumo, e não sei de onde vieram esses 32kg, mas espero que não seja da estrutura, pois o Onix 3 estrelas já não foi bem no latin ncap, pois o assoalho rachou.
Mas esse carro continua ruim. O Gol 1.6 é superior em tudo: espaço, diribilidade. E ainda tem o Gol 1.0 com motor de três cilindros.
Espaço? Só que não.....
ExcluirO gol fica minúsculo ao lado o onix, que é maior em todos os sentidos
Gol uma porra..está morto já a bastante tempo..onix é uma plataforma nova e depois que o motor for modernizado de vez aí já era para a concorrência
ExcluirGol? Pelo amor de DEUS..você está um pouco defasado em suas idéias hein anti-gm..
ExcluirMelhor em que? Consumo acho que não.
ResponderExcluirMotor de origem antiga não quer dizer que seja ruim. A Volks mesmo tinha o antigo motor AP que até hoje é muito melhor que os atuais da marca. Só tirou de linha porque o consumo não era bom.
ResponderExcluirEste motor da GM, mesmo sendo antigo, é notável que é um ótimo motor, tanto que tem consumo e desempenho melhor que muito carro 1.0 e 1.4 e 1.6 do mercado. Vergonha é esses motores que dizem que são modernos, com turbo, etc, e ser mais beberrão e menos potente que este 1.4 que tanto falam, mas na realidade vai fazer o Onix vender ainda mais. Moderno ou de concepção antiga, o que importa é o resultado. E pelo que parece, a GM conseguiu com estas modificações feitas.
Ah! e outra coisa, consumo não se consegue só com motor econômico. Se não tiver boa aerodinâmica, não resolve. Foi o que a GM fez também, melhorou a aerodinâmica do carro. Parece que ela vai é calar muita gente e continuar lider no mercado!!
aerodinÂmica é o que importa, mesmo qq carro que seja menos cavalo de potencia pode até andar mais rápido se tiver um boa aerodinâmica.. essa é a ideia!
ExcluirTadinho da gente.. A chevrolet faz isso com um aperto no peito...
ResponderExcluirAgora com esses preços vem a duvida: Pagar 65k em um Prisma 1.4 LTZ AT, ou 68k em um Cobalt 1.8 Elite AT?
ResponderExcluirCom certeza o Prisma meu amigo. Muito mais bonito, mais econômico e anda igual o Cobalt mesmo, pois o Cobalt tem um pouco mais de potência, mas o Prisma é mais leve. A diferença em desempenho é pouca. Mas em beleza é grande. Vá de Prisma LTZ
ExcluirCertamente com a adoção da direção elétrica e motor um pouco mais potente, a GMB vai subir o preço do Cobalt para 65k o LTZ e 75 o Elite, pois o Prisma ficou com preço muito proximo do Cobalt e ficou um vazio entre Cobalt de 68k e Cruze de 90k
ResponderExcluirEla vai aumentar a potência do Cobalt 2017, passando ele de 108cv para 111cv. Com isso, a GM vai colocar algumas coisas a mais no Cobalt também para poder aumentar o preço e distanciá-lo do Prisma.
ExcluirAlgumas verdades, contadas às avessas:
ResponderExcluir- Onix 1.4 tem mais torque e potencia que HB20 1.0 Turbo = ? ?? Então 15kgfm é menor que 13,9kgfm ?? Então 106cv é muuuuuito mais potente que 105cv ? Nossa, que conclusão!
- HB20 não tem comando variável ?? Só o Up tem? Cvvt é o que então. Ele tem só na admissão, e não no escape. Mas tem!
- Então 20% de economia no novo Onix/Prisma???? Só se for nas contas do “carlos”. Pois é, de 11,5 para 12,8km/L em cidade e de 13,6 para 14,9 km/L em estrada são 20% ??? hummmm, belas considerações!! Muito consistentes e convincentes! Mas é uma mágica, essa multiplicação dos pães!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nessa avaliação o que da pra ver é o gol 1.6 esta com números muito inferiores devido ao seu peso e motor ultrapassado. Ta na hora de vir um novo gol um novo gol realmente, não apenas um painel renovado.
ResponderExcluirSe vem um novo motor em 2018 não vale a pena comprar o modelo 2017!
ResponderExcluirO Ônix deveria vir com 10 cm a mais no comprimento assim teria um porta malas maior e levaria grande vantagem entre is concorrentes.
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