Sendo assim, neste artigo vamos relacionar todos os dados de consumo de todas as versões do Onix 2017, e compará-los com os dados do Onix 2016 (1.0 e 1.4 MT e AT), e também com os dados do Hyundai HB20 Turbo.
Dados de Consumo - INMETRO
A tabela abaixo traz as informações de consumo aferidas pelo INMETRO para os modelos Onix 2016 e 2017, assim como os cálculos de melhora média com etanol, gasolina e geral, para todas as motorizações. Além disso, nas três últimas linhas colocamos os dados comparados do Onix 1.4 2017 MT6 contra o Hyundai HB20 1.0 Turbo MT6.
Modelo | Motor | Câmbio | Consumo Etanol | Consumo Gasolina | Vantagem média | ||||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | ||||||
Onix (2016) | 1.0-8V | M-5 | 7,80 | 9,20 | 11,50 | 13,50 | Etanol | Gasolina | Geral |
Novo Onix (MY17) | 1.0-8V | M-6 | 8,80 | 10,50 | 12,90 | 15,30 | |||
Δ [MY17 / MY16] | 12,8% | 14,1% | 12,2% | 13,3% | 13,5% | 12,8% | 13,1% | ||
Onix (2016) | 1.4-8V | A-6 | 6,90 | 8,50 | 9,90 | 12,20 | |||
Novo Onix (MY17) | 1.4-8V | A-6 | 7,70 | 8,60 | 11,20 | 12,60 | |||
Δ [MY17 / MY16] | 11,6% | 1,2% | 13,1% | 3,3% | 6,4% | 8,2% | 7,3% | ||
Onix (2016) | 1.4-8V | M-5 | 7,90 | 9,60 | 11,50 | 13,60 | |||
Novo Onix (MY17) | 1.4-8V | M-6 | 8,60 | 10,20 | 12,50 | 14,90 | |||
Δ [MY17 / MY16] | 8,9% | 6,3% | 8,7% | 9,6% | 7,6% | 9,1% | 8,3% | ||
Novo Onix (MY17) | 1.4-8V | M-6 | 8,60 | 10,20 | 12,50 | 14,90 | |||
HB20 Turbo | 1.0-12V | M-6 | 8,2 | 10,1 | 11,60 | 14,30 | |||
Δ [Onix / HB20] | 4,9% | 1,0% | 7,8% | 4,2% | 2,9% | 6,0% | 4,5% |
Chevrolet Onix 1.0 MT6
A tabela mostra que o Onix 1.0 com transmissão manual de seis marchas ficou em média 13,1% mais econômico que o Onix 1.0 2016 com câmbio manual de cinco marchas. Se levamos em consideração apenas os dados de consumo de etanol, a melhora do modelo 2017 é de 13,5%, enquanto com gasolina, o avanço foi de 12,8%.
Chevrolet Onix 1.4 MT6
No caso do Onix 1.4 com câmbio manual, o modelo 2017 foi em média 7,3% mais econômico que o modelo 2016. A média com etanol foi 6,4% melhor, e a de gasolina, 8,2% superior.
Chevrolet Onix 1.4 Automático
Já com transmissão automática de seis marchas, o Onix 2017 ficou em média 8,3% mais econômico que o modelo 2016 (7,6% melhor com etanol, e 9,1% superior com gasolina).
Onix 1.4 MT6 x Hyundai HB20 1.0 Turbo
Finalmente, quando comparamos o Onix 1.4 MT6 contra o Hyundai HB20 1.0 Turbo MT6, o modelo da Chevrolet é, em média, 4,5% mais econômico, sendo 2,6% melhor com etanol, e 6% melhor com gasolina. O quadro abaixo traz os dados de desempenho comparados do Onix 1.4 LT MT6 e Hyundai HB20 1.0 Turbo MT6 obtidos pela Revista Auto Esporte com os modelos abastecidos com etanol.
Prova | Hyundai HB20 1.0 Turbo | Chevrolet Onix 1.4 LTZ MT |
0 a 100 km/h [s] | 11,1 | 10,7 |
0 a 1000 metros [s] | 32,7 | 32,3 |
40 a 80 km/h [s] | 5,6 | 6,6 |
80 a 120 km/h [s] | 11,1 | 16,1 |
Os quadros acima mostram que o Onix 1.4 MT6 tem mais desempenho e menor consumo que o HB20 1.0 Turbo, algo que é surpreendente, em face do fato de que o motor do Onix é de concepção antiga, enquanto o HB20 usa uma unidade mais moderna.
Vídeo - GM Onix LT 1.4 2017 - consumo
Conclusão
Os números do INMETRO comprovam que o Onix 2017 ficou mais econômico em todas as suas versões, sendo que o maior ganho foi observado nos modelos 1.0.
Entretanto, no lançamento do Onix, a GM informou que a linha 2017 era em média 18% melhor que o 2016, algo que não se verificou nos dados de consumo do INMETRO em nenhuma das configurações testadas.
Como eles conseguem deixar o mesmo motor de corsa 98 fazer mais km, GM deveria abrir uma igreja, operando milagres.
ResponderExcluirKkkkk boa! Consumo ok, agora tem que ver como ficou o desempenho.
ExcluirEu também queria saber. Essa 1.4 da GM rende quase o mesmo que muitos 1.6 concorrentes. Que milagre é esse? Enquanto isso o Fiat Fire teve a ultima mudança em 2010.
ExcluirAí tem coisa!
ExcluirSe o motor da GM consegue ter um bom desempenho e ser econômico, significa que o motor é bom, mesmo sendo "mais antigo". O importante é o resultado que conseguem entregar, sendo o motor moderno ou não.
ExcluirNa verdade isso mostra que a equipe da GM do Brasil é boa. O motor, apesar de antigo, pode ser retrabalhado inúmeras vezes para que se tenha melhores número de consumo e desempenho.
ExcluirPara a GM desenvolver um motor novo custaria milhões e milhões, já esse retrabalho no motor custa menos da metade disso e consegue números satisfatórios.
Entendam, enquanto esse motor atender às regras de emissões e o principalmente, brasileiro continuar comprando, ainda iremos vê-lo por muito tempo.
tenho um onix 2017 modelo lt 1.0 , e afirmo pois uso o meu carro, ele no trecho urbano faz 12.0 km por litro na gasolina e no alccol no urbano faz 9,5 km por litro , não e milagre nao e realidade , estou disponivel oppara qualquer esclarecimento o carro e maravilhoso , sem falar na economia , não lembro nunca mais do meu civic beberrão
ExcluirPretendo comprar um Onix em outubro, estou pesquisando e lendo alguns comentários, fiquei satisfeita com o que li agora.
ExcluirCreio que o Edir, comprou a GM Brasil.
ExcluirKkkk, realmente um milagre. Kkkk
ResponderExcluirMilagre? Desculpe, mas os acréscimos de potência nesse bloco antigo comprometeram a durabilidade. Lembra do Chevette? O que vai ter de Onix queimando óleo antes dos 100.000 km não vai ser brincadeira.
ExcluirO meu está com 60.000 km, comprei a 8 messes ja rodei 40.000km, não baixa nada de oleo, e como ando bastante em estrada a média não baixa de 18 km/lt.
ExcluirMentir no Brasil não é crime, tão pouco razão de vergonha...
ResponderExcluirSe bem que tem montadoras mais mentirosa....
Kkkkkkk
18% mais econômico.... No teste de computador deles
Será que doi tanto assim reconhecer que o motor do onix melhorou sem ser o supra sumo da modernidade? Como realmente é o tsi?
ResponderExcluirGm é sinonimo de carro robusto, macio, boa revenda e ampla rede de cs.
E a beleza da dupla onix prisma é de arrebentar com os concorrentes.
Tudo isso aliado a boas margens de negociação na css = marca líder no brasil.
Se o motor da GM consegue ter um bom desempenho e ser econômico, significa que o motor é bom, mesmo sendo "mais antigo". O importante é o resultado que conseguem entregar, sendo o motor moderno ou não.
ExcluirTem muito motor mais "antigo" que tem durabilidade muito maior que muitos turbinados por aí, com manutenção mais barata e entrega a mesma coisa. Quer um exemplo?
Tem muita mulher de 40 anos que está bem melhor que muitas de 20 anos. Isso é um fato, Não é milagre.
Sempre fui fã da Chevrolet. Não é atoa que já tive 2 chevette, 1 corsa, 2 prisma e agora pretendo comprar este novo Onix.
ExcluirPois é! TIRAR LEITE DE PEDRA. Resumindo o que a chevrolet fez com o "motor dinonsauro", um tapa na cara dos "moderninhos"! parabéns!
ResponderExcluirMas enfim. O motor perde e muito feio pro desempenho (em retomandas) do hb20. Agora, quem quer carro pra KM de arrancada que compre uma ferrari, pois o que interessa é a retomada, a segurança em ultrapassagens rápida. Mas é um ótimo custo benefício esse onix!
Só reduzir a marcha, se isso for problema ! ;-)
ExcluirConcordo com vc.
ExcluirSe o motor da GM consegue ter um bom desempenho e ser econômico, significa que o motor é bom, mesmo sendo "mais antigo". O importante é o resultado que conseguem entregar, sendo o motor moderno ou não.
Tem muito motor mais "antigo" que tem durabilidade muito maior que muitos turbinados por aí, com manutenção mais barata e entrega a mesma coisa.
Quer um exemplo?
"Tem muita mulher de 40 anos que está bem melhor que muitas de 20 anos, chama mais atenção e entrega muito mais. Isso é um fato, Não é milagre."
Então Christiano, mas em testes, subentende-se que são feitos nas mesmas condições (em marcha e combustível)..
ExcluirNa verdade o hb20 ganha fácil do onix. Pois o onix é apenas 3% mais rápido no 0 a 100km/h (isso é empate técnico!)
Agora o HB20 é 17,5% mais rápido no 40 a 80 km/H e
45% mais rápido nas retomadas de 80 a 120km/H ... Então, quem é o campeão?
:)))))
ExcluirCampeão é o Ônix, mais vendido do Brasil.
ExcluirQualquer dia desses vão lançar carros populares como esse a 100mil 65 pau por um onix com certeza é o fim dos tempo ande civc usado mas não compro um.....
ResponderExcluirToma no cu.... Por isso que o Brasil. Não vai pra frente
Esse tal consumo do INMETRO divulgado para o ONIX ja foi desmascarado na avaliação do UOL CARROS onde em percurso rodoviário a media foi de 12,5 km/l com gasolina.
ResponderExcluiro teste é o mesmo nos 2 modelos, se no onix é mais baixo no hb20 tb é
ExcluirSe meu atual 1.0 faz 11,5 na estrada com ac desligado a 100kmh com etanol entao fará 13,1 kml
ResponderExcluirE na gasolina faz 15 nas mesmas condições acima entao fará 17.
Otimos numeros para um motor tao defasado como dizem
E com relaçao aos valores... Eh uma conta simples. Valor de tabela - 3k. Facil assim
Esse onix 1.0 lt bem negociadinho sai a 40 k com certeza. Quem ja comprou na chevrolet sabe disso. Ja os blogueiros nao sabem
A GM sempre tira 5 mil em qualquer negociação mais "quente". Vide toda hora esses "feirões de fim de semana".
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirPrefiro meu 1.6 de 120 cv da VW... GM é atualmente a pior marca... carros defasados.
ResponderExcluirKkkkkkkkkk......não estou lendo isso!!!😂😂😂
ExcluirDiscordo. Tive um gol Power 1.6 Top. Pra mim era a melhor marca. Me deu tanta dor de cabeça que não queria nem de graça.
Excluirtive Classic e Celta a gasolina na estrada fazia 18 a 19 km litro..Agora com Onix 1.4 na estrada maneirando 16 a 17 km litro, cidade 10 q 12, mesmo com essa merda cara que chamam de gasolina..O desempenho e retomada de velocidade é boa no 1.4...0 1,0 tem que fazer mais marchas...No entanto tudo no Brasil gusta o dobro que lá fora. No Paraguai e mesmo na Argentina vc paga menos da metade do preço,,IPVA de uma AMAROC no Paraguai está em 200 reais e aqui em 7.000,00...CNH 70,00 reais...e aqui? Uma vergonha o que esse governo nos rouba faz muito tempo...Gosto da GM peças mais com menor preço do que de outras marcas salvo a VW.Tive,,,VW, Ford e Gm. Andei com um Civic, mas qualquer desnivel na estrada bate amortecedor..é carro lá para o Japão Europa e não para os buracos daqui...
ResponderExcluirLi por aqui sobre o teste dos 60.000 km do KA e fiquei horrorizada com a quantidade de problemas. Cogito pegar um KA 1.5 SE ou um ONIX 1.4 LT. Qual a melhor indicação a longo prazo?
ResponderExcluirLi por aqui sobre o teste dos 60.000 km do KA 1.0 e fiquei horrorizada com os problemas que foram identificados. Cogito pegar um KA 1.5 SE ou um ONIX 1.4 LT. Qual a melhor indicação entre os dois?
ResponderExcluirOnix lt 1.4 especilmente o automatico. Outra opcao interessante e o etios automatico, que e o melhor na nossa opiniao e tb o mais barato.
ExcluirO onix e um carro mt bom e bonito principalmente o novo so q não concordo com o motor um 1.4 com quais o msm consumo de um 1.6,mais outro problema o preço do novo onix pois está meio salgado 44.890 por um carro nem todo completo pelo um carro simples,não e so pq o onix e um dos carro mais popular e mais vendido que a GM tem que ficar se aproveitando disso e subir o preço la em cima,o onix 2017 todo completo que e o ltz 1.4 esta custando 54.490 um preço absurdo pois com 54.490 dar para comprar um hyundai HB20 S cofort plus turbo de 52.885 ou se não um hyundai HB20 s confort style 52.635,ou seja as duas versão e quase 2 mil mais barato do que do onix e um hyundai Hb20 S e um carro mt bom e n e um carro pequeno com um porta malas pequeno e um carro sedan,na minha opiniao entre esses preços do onix e do hyundai hb20 s prefiro um hyundai hb20 s.
ResponderExcluirParabéns pra Gm, retrabalhando o motor, terá também um custo de manutenção mais barato, lembrando que, quanto mais tecnologia, menos pessoas sabem mexer e caiu nas concessionárias somos violentamente saqueados e sem garantias da qualidade do serviço prestado, e só verem o excessivo numero de reclamações. To querendo trocar de carro e to com muita duvida e assustado com os preços altíssimo.
ResponderExcluirPois eh .. A diferença de economia é insignificante entre o hb20 turbo pro "novo" Onix .. Já o desempenho de 80 a 120km/h (REALMENTE NECESSÁRIO EM ULTRAPASSAGENS) o HB20 dá um banho ... até parece diferença de desempendo de carro 1.0 com 1.6 .. Ou alguem acha que 11 para 16 segundos é pouca coisa??? POIS EH, O HB20 nessas condições é 45% MAIS RÁPIDO .., ou seja, a porca economia de 4,5% em estrada NEM APARECE... kkkkkkk
ResponderExcluirIsso só acontece pois a 4ª do HB20 é curta. Basta reduzir no Onix que ele será mais rápido também.
ExcluirPosso afirmar que esse pequeno ganho de consumo não se deve somente as modificações no motor e sim modificações no próprio veículo. Ele está mais leve, rebaixado, pneus mais economicos (35psi de calibragem - A Chevrolet forçou a barra!). A potência do motor só aparece em alta rotação (ou seja, dificilmente você vai ver), assim como o torque (dai a diferença de retomada com o HB20) ... E assim foi feito a multiplicação dos pães.
ResponderExcluirPosso afirmar que esse pequeno ganho de consumo não se deve somente as modificações no motor e sim modificações no próprio veículo. Ele está mais leve, rebaixado, pneus mais economicos (35psi de calibragem - A Chevrolet forçou a barra!). A potência do motor só aparece em alta rotação (ou seja, dificilmente você vai ver), assim como o torque (dai a diferença de retomada com o HB20) ... E assim foi feito a multiplicação dos pães.
ResponderExcluirAluguei um 1.0 2016 5 marchas completo.
ResponderExcluirO carrinho fez 9.7 andando em estrada sinuosa, e parte um pouco em estrada de terra usando o ar. Estou impressionado com o desempenho do carro com 4 ocupantes e bagagem.
Ultrapassagens tranquilas e despachando todos os 1.0 concorrentes com facilidade!
na mecânica não tem mistério, o que a gm fez foi colocar um óleo mas fino para o pistão trabalhar melhor, melhorou a caixa de embreagem, melhorou o sistema de informações fazendo que o carro não gaste muito combustível sem necessidade, colocou os cabos de vela mas curtinho que ajudando muito na performasse do carro tbm, tbm tem a questão do peso e potencia
ResponderExcluirNo final das contas quero saber qual o melhor pra comprar, HB20 2017 ou onix 2017?
ResponderExcluiro melhor é aquele que vc pode pagar eusar com saúde
ExcluirO meu onix Lt 2017 com 1950km rodados está fazendo 9,5km litro ethanol e 13km litro gasolina aditivada urbano.carro muito bom com muito fôlego,estava com um Cobalt 1.4 Ltz 2013 7,3 km litro ethanol e 10 km litro gasolina urbano e 14,5 km litro gasolina estrada com cinco passageiros. Só estou sentindo falta do espaço, principalmente do porta malas.
ResponderExcluirO desempenho e consumo podem ser "melhor".. eu já dirigi um e achei o motorzinho até bom... 1.0, mas os testes de segurança, estão acabando com este carro. O problema do nosso povo é que gostar de carro que se dizer com "tecnologia" e economico, mas a segurança sempre deixa de lado!!!.. Cuidado heim.. pois se bater pode não ter volta rsrsrs Só dar uma olhada no teste Latin NCap. Dá até medo!!!!
ResponderExcluirGostaria de saber em que condições de pista e tráfego fizeram estes testes.
ResponderExcluirE o problema nos freios do Onix? Muitos reclamam que em baixa velocidade o pedal fica rígido e os freios falham...
ResponderExcluirE o problema dos freios do Onix? Há muitas reclamações que o pedal ficou rígido em baixa velocidade.
ResponderExcluirGalera comprei um onix 1.4 2013 na epoca zaro e nesses 5 anos nunca tive problema satisfeitissima com o carro....agora vendi e peguei o activ estou adorando...super indico.
ResponderExcluirTive um onix 1.4 prata o qual comprei zero em 2013 vendi mês passado...super indico adorei e não tenho reclamação nenhuma nesses 5 anos que usei...peguei o activ to adorando!
ResponderExcluirTenho um onix 2016 LT e ele tá fazendo 7,7 a 8 km/L na cidade. Será que tá com algum defeito?
ResponderExcluirTenho um Onix 2016 LT 1.0 e ele tá fazendo 7,7 a 8 km/l com gasolina. Será que tá com algum defeito?
ResponderExcluirComprei em novembro um prisma Joy 2017, 1.0 MT6. Faz 14/14,2 com álcool na estrada igual um relógio, roda 5000km mês de estrada. De modificações só as velas de irídio e filtro de poliuretano na caixa original
ResponderExcluirJa tive todas as marcas populares.a gm superou todas mo onix 1.4 é muito bom e economico.
ResponderExcluirQuero comprar um Onix 17/17 mas estou com receio, pois falam muito mal dele na parte de segurança. Me ajudem quem tem o modelo na garagem e usa com frequencia. Por favor
ResponderExcluirQuestão de consumo envolve muitas variantes. Primeiro, moro no interior, ou seja, 1 e 2 o tempo todo quase raramente uma 3. Não tem grandes avenidas. Portanto quando falamos de consumo urbano, do que estamos falando realmente? Em minha cidade, em que o urbano são ruas curtas, desde o corsa 1.4 que acabei de vender até meu atual Onix 1.4 effect, o consumo na cidade (digo 100% cidade) é igual (6,5) e na estrada (10,5). Quando o consumo é híbrido (cidade/estrada) fica na média 8,5.
ResponderExcluirAh... se alguém já conseguiu fazer 8,5 ou 8,7 como diz o manual, com 100% cidade/urbano, por favor, me indiquem a simpatia, porque preciso.
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