A montadora de carros premium alemã Audi prepara o lançamento da nova geração do Audi A8, modelo topo de gama que será o primeiro veículo de produção comercial a contar com o "nível 3" da tecnologia de condução autônoma.
O "nível 3" de tecnologia de condução autônoma permite que o motorista não precisa olhar para a pista em congestionamentos até 60 km/h, e em rodovias. O sistema de auxílio de condução em congestionamento assumirá totalmente o comando do carro, e vai permitir ao motorista desviar a atenção para outras tarefas. Entretanto, o sistema vai se certificar que o motorista está pronto para assumir o controle do carro quando for requerido, e vai reduzir a velocidade do carro levando-o até uma parada total, quando não detectar um movimento regular. Segundo executivos da Audi, a empresa se responsabilizará de algo der errado com o sistema.
Outra novidade do A8 será o sistema auxílio ao estacionamento, que permitirá ao motorista controlar o carro em estacionamentos por meio de um aplicativo do iPhone. O carro terá também um sistema de inteligência artificial, denominado Audi Artificial Intelligencem que será capaz de detectar quais os caminhos que são feitos regularmente, e os adicionará automaticamente ao sistema de navegação. Esse sistema de AI também vai aprender o comportamento do condutor e fará recomendações para que os passeios sejam facilitados ou mais relaxantes.
Como se tornou a norma com a Audi, haverá uma gama de opções de chassis a disposição, variando de modelos com suspensão por molas aço, passando por opções com amortecedores magnéticos e chegando ao topo com suspensão a ar.
Entretanto, a marca está trabalhando em uma solução que torne a escolha baseada na preferência dos compradores, evitando a multiplicidade de versões e opcionais, que são excessivamente complicados.
Nova tecnologia de chassis, híbridos e turbo elétricos
O novo Audi A8 será construído sobre o plataforma MLV do Grupo VW, e contará com uma nova gama de motores a gasolina e diesel super-eficientes. O modelo terá também um novo sistema elétrico de 48V, que permite o controle mais eficiente e mais rápido de componentes de suspensão elétrica e fornece energia para os turbocompressores elétricos projetados para aumentar a eficiência e eliminar o turbo lag.
Haverá também uma versão híbrida do A8, mas não está previsto um modelo com motor exclusivamente elétrico - esse sistema está previsto para estrear no novo modelo concorrente do Tesla que a Audi desenvolve.
Audi A8 terá tecnologia de condução autônoma "nível 3"
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Não consigo achar painel mais lindo do que esse se realmente o a8 de producão for assim será imbatível
ResponderExcluirNão consigo achar painel mais lindo do que esse se realmente o a8 de producão for assim será imbatível
ResponderExcluirTera uma opçao coupe do A8 tambem? Ta lindo demais esse carro.
ResponderExcluirSinceramente, não entendo a necessidade de condução autônoma. Bebeu, tá cansado, tá doente? Chama um táxi. Agora, "poder desviar a atenção para outras tarefas..."? O motorista tem realmente a necessidade de ler um livro durante o trajeto? Não vejo ninguém sofrendo por não poder fazer isso em carros comuns.
ResponderExcluirImagina quantas moedas custará? Hehe
ResponderExcluirEspetacular.
ResponderExcluirPrevejo chinas copiando esse volante aí hein...
ResponderExcluirO carro ta parecendo um schetch kkk lindao, design AUDI e uma aula
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.