A Porsche vai fornecer o seu novo motor V-8, que equipa a nova geração do Panamera, para modelos da Audi e Bentley, marcas que também fazem parte do Grupo Volkswagen. Os propulsores serão fabricados em sua unidade de Stuttgart, Alemanha.
Isso significa que o coração mecânico do novo Bentley Mulsanne e da nova geração do Audi A8, modelo emblemático de Ingolstadt, será construído em Stuttgart. "A nova fábrica de motores da Porsche também vai contribuir para sinergias dentro do Grupo Volkswagen", disse o CEO da Porsche, Oliver Blume, na última sexta-feita, a cerimônia de inauguração da planta.
A fabricante de carros esportivos alemã investiu cerca de 80 milhões de euros em instalações, onde se espera que 400 trabalhadores fabricarão cerca de 200 unidades do novo motor V8 de quarta geração por dia.
O motor V-8 de alumínio de 4.0 litros pode entregar até 542 cavalos de potência a 6.000 rotações por minuto, mas já oferece 335 cv a metade dessa rotação. Dois turbo-compressores estão estão localizados centralmente entre as duas bancadas de cilindros, o que permite dimensões mais compactas, favorecendo o desempenho e a dirigibilidade.
Panamera Turbo
O novo motor V8 vai estrear no Panamera Turbo, que será lançado no início de novembro. O Panamera Turbo pode acelerar de 0 a 100 kph em 3,8 segundos.
Apesar desse nível de potência, o motor é até 30 por cento mais eficiente em consumo de combustível que seu antecessor, graças à seu comando de válvulas de duas fases, que pode desativar quatro cilindros em carga parcial.
Eletrificação
Apesar de a quarta geração do seu motor V-8 ser mais poderoso e mais frugal do que seu antecessor, a Porsche planeta a electrificação dos seus motores. Os atuais motores V-8 são construídas com uma estrutura modular, que podem mais facilmente incluir motorizações híbridas.
No futuro, a fábrica também vai produzir sistema de transmissão elétrica para o Porsche Mission E, o primeiro carro esportivo elétrico construído para pela Porsche, que chega ao mercado no final da década.
A montadora está investindo cerca de 700 milhões de euros em suas unidade de produção no norte de Stuttgart.
Audi A8 e Bentley Mulsanne usarão motor V-8 Porsche
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.