A Ford do Brasil prepara o lançamento de novas versões de acesso do Focus, entre as quais está o retorno ao mercado do Focus 1.6 equipado com transmissão automatizada Powershift. Neste artigo fazemos um comparativo de consumo, desempenho e itens entre o Focus 1.6 e o VW Golf 1.6 MSI Automático.

VW Golf 1.6 Automático x Ford Focus 1.6 Automático

Os números de consumo do Focus 1.6 Powershift já estão disponíveis no INMETRO, de modo que é possível compará-los diretamente com os do Golf 1.6 MSI Automático.


Volkswagen Golf 1.6 MSI Automático x Ford Focus 1.6 Powershift

Desempenho e consumo

Os números de desempenho, porém, relacionamos os dados dos fabricantes, e também os aferidos pela revista Carro para o Focus (aqui) e Golf (aqui), no quadro abaixo (grifo azul no melhor resultado).

VW Golf 1.6 MSI AutomáticoFord Focus 1.6 Powershift
Dados dos fabricantes
0 a 100 km/h (gasolina) [s]12,912,2
Velocidade máxima (gasolina) [km/h]180189
Dados da Revista Carro
0 a 100 km/h [s]13,211,7
Velocidade máxima [km/h]
Retomada 60 a 120 [s]14,312,4
Consumo cidade (E)6,46,8
Consumo estrada (E)11,911
frenagem a 80 Km/h [metros]25,3
Dados do Inmetro [km/l]
Cidade (Etanol)6,87,2
Estrada (Etanol)8,99
Cidade (Gasolina)1010,4
Estrada (Gasolina)12,613

O quadro acima mostra o Focus 1.6 Powershift leva vantagem sobre o Golf 1.6 MSI Automático tanto em termos de desempenho quanto de consumo. O Focus tem desempenho médio 12% melhor, e consumo, em média, 3,5% mais baixo.


Essa vantagem do Focus se deve ao fato de que ele usa uma transmissão automatizada Powershift, a qual aplica perdas menores no powertrain que o câmbio automático com conversor de torque de seis marchas TipTronic do Golf.

VW Golf 1.6 Automático x Ford Focus 1.6 Automático

Por outro lado, o câmbio do Golf é mais confiável e de funcionamento mais suave. O Golf conta também com uma suspensão mais adequada à realidade brasileira. O modelo da VW adota um esquema traseiro semi-independente por eixo de torção, que proporciona maior maciez de funcionamento, mais robustez (o Golf não exige alinhamento das rodas traseiras, algo necessário no Focus) e de manutenção mais barata.

Itens de série

O Focus SE 1.6 Automático deve seguir a mesma lista de itens de série do modelo manual. Assim, o modelo traz rodas de liga leve 17”, controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC e TCS ) com Sistema de Estabilidade Preventivo (ETS), assistente de Partida em Rampas (HLA), controle de Torque em Curvas (TVC), aviso de Pressão Baixa dos Pneus (DDS), 2 airbags (frontais).

Ford Focus SE 1.6 Powershift Automático - interior
Ford Focus SE 1.6 Powershift Automático - interior
O Focus tem ainda sistema de áudio Sync Media System®: Rádio AM/FM, CD player MP3, 2 entradas USB, Bluetooth, Tela de LCD colorida de 4,2”, 4 alto-falantes, 2 tweeters e comandos de voz com funções de áudio e telefone AppLink ™, faróis de Neblina, acendimento automático dos faróis, rspelho retrovisor eletrocrômico, e sensor de chuva e chave programável (My Key).

Ford Focus SE 1.6 Powershift Automático - interior
Ford Focus SE 1.6 Powershift Automático - interior
Já o Golf 1.6 MSI tem os mesmos recursos ativos do Focus (ABS+EBD, controle de estabilidade e tração), mas conta com os seguintes itens a mais: sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, 7 airbags (2 frontais com desativação do passageiro, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista), bancos dianteiros com ajuste do apoio lombar (motorista e passageiro), bloqueio eletrônico do diferencial "EDS e XDS", coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, descanso de braço dianteiro central com porta-objetos e regulagem longitudinal e de altura, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, aquecíveis, com "Side Blinker" e função "Tilt Down", fróis de neblina com luz de conversão estática, freios com sistema "Multicollision Brake", gaveta sob o banco do motorista, lanterna de neblina, porta-luvas iluminado, refrigerado e com fechadura, retrorrefletores nas portas, sistema infotainment "Composition Media" com tela touchscreen de 6,5", sensor de aproximação e Bluetooth, sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete, volante com revestimento em couro.

VW Golf 1.6 MSI Automático - interior
VW Golf 1.6 MSI Automático - interior
O Golf ainda oferece o Pacote Comfort, que acrescenta ar-condicionado digital de duas zonas "Climatronic" e revestimento interno em couro "Vienna". Já o Pacote Elegance incorpora piloto automático com limitador de velocidade, espelho retrovisor interno antiofuscante automático (eletrocrômico), rodas de liga leve aro 17" - "Dijon" com pneus 225/45 R17, sensores de chuva e crepuscular com função "Coming & Leaving Home" e volante multifuncional em couro com comandos do rádio, computador de bordo, piloto automático e "Shift Paddles".

VW Golf 1.6 MSI Automático - interior
VW Golf 1.6 MSI Automático - interior
O Focus 1.6 SE MT hoje parte de R$ 72.490 reais, enquanto o Golf 1.6 Comfortline custa R$ 76.590 reais (na prática é vendido por bem menos - veja aqui).

Ford Focus 1.6 Powershift - interior x VW Golf

O Focus é mais barato, mas fica devendo para o Golf Comfortline 7 airbags (o Focus só vem com 2), sistema multimídia (o do Focus tem apenas uma tela de 4,2 polegadas, enquanto o Golf traz de série o sistema "Composition media" com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque com capacidade de espelhamento de tela), sensores de estacionamento (o Golf vem com sensores dianteiros e traseiros), porta-luvas refrigerado e revestido (o do Focus é em plástico), porta-objetos revestidos (os do Focus são de plástico duro).

Ford Focus Powershift

O Focus SE mais básico traz, porém, retrovisor eletrocrômico e sensor de chuva, itens que só entram no Golf no pacote Elegance. Entretanto, quando se coloca este Pacote no Golf, ele traz também o piloto automático, item fundamental de conforto e ausente no Focus SE.

VW Golf 1.6 MSI Automático

Ou seja, em termos de custo benefício, o Golf 1.6 MSI Comfortline básico, mesmo sendo R$ 3 mil mais caro, oferece uma relação custo benefício superior. O vídeo a seguir traz uma avaliação desse modelo.



É importante considerar, porém, que a Volkswagen do Brasil prepara para o segundo semestre de 2016 o lançamento do Golf 1.0 TSI (veja aqui).



O Golf 1.0 TSI, já disponível na Europa (vídeo acima), tem melhor desempenho e consumo que o Golf 1.6 MSI, mas não há informação, até o momento, de que haverá um Golf 1.0 TSI Automático.

Custo de manutenção

Ford e Volkswagen oferecem garantia de 3 anos para os dois carros, e planos de revisão com preço fixo. A tabela abaixo traz os valores dos preços das revisões dos dois modelos.

Revisões
Ford FocusVW Golf
1ª revisão (6 meses ou 5.000 Km)R$ 2726 meses ou 10.000 kmR$ 260
2ª revisão (12 meses ou 10.000 Km)R$ 27212 meses ou 20.000 kmR$ 275
3ª revisão (24 meses ou 20.000 Km)R$ 85618 meses ou 30.000 kmR$ 510
4ª revisão (36 meses ou 30.000 Km)R$ 59624 meses ou 40.000 kmR$ 581
5ª revisãoN/D30 meses ou 50.000 kmR$ 393
6ª revisãoN/D36 meses ou 60.000 kmR$ 681

Levando-se em conta até o 4º serviço, o dono de Golf gastará R$ 1.626 reais de revisões, enquanto o do Focus dispenderá R$ 370 reais a mais, em um total de R$ 1.996 reais.

Conclusão

Ford Focus 1.6 Powershift x Volkswagen Golf 1.6 MSI Automático

O Ford Focus 1.6 Powershift deve voltar ao catálogo da Ford ofertando um pouco mais de desempenho e um consumo ligeiramente menor que o Golf 1.6 MSI Automático.

Volkswagen Golf 1.6 MSI Automático

O Golf 1.6 MSI Automático, porém, é a melhor opção desse comparativo, pois tem um conjunto mecânico (motor, transmissão e suspensão) mais robusto e confiável, uma lista de itens de série mais completa, além de ter mais espaço interno, melhor acabamento e é mais seguro.

87 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Sério, até quando fica evidente que o Focus 1.6 Powershit é abstratamente* uma opção melhor que o Golf (perde somente nos Air-bags e central multimedia) os caras aqui dão um jeito de dizer que o Golf 1.6 é melhor. Triste

    * - Abstratamente porque, como se sabe, há a questão da confiabilidade do câmbio Powershift.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs, você não entendeu, o problema não é o powershift, mas sim a falta de um item essencial, o piloto automático.
      Meu carro tem piloto automático e limitador, sabe quando uso isso, nunca. Morando no RJ, engarrafamentos, ninguém dá seta, ruas esburacadas...fala sério. No final a matéria ficou só enaltecendo o Golf, com 2 vídeos e tudo que tem direito. Claro que eu compraria o Golf, mesmo com desempenho ligeiramente menor, principalmente no quesito segurança, mas o Focus também não é uma opção ruim. Exceto pelo câmbio, que pode quebrar.

      Excluir
    2. Mas ele tem piloto automático, basta ver que este item estava presente focus 1.6 Powershift da geração anterior.

      Excluir
    3. Mas ele tem piloto automático, basta ver que este item estava presente focus 1.6 Powershift da geração anterior.

      Excluir
    4. Na questão da confiabilidade é preciso concordar, apesar de que os focus powershift 16/16 parece que não estão incomodando ainda é preciso mais tempo para afirmar que a ford acertou o cãmbio.
      Agora a insistência na suspensão melhor adaptada para as nossas condições é ridícula, suspensão multilink problemática era da da volks, a suspensão multilink da ford, da honda e até mesmo a renault são muito confiáveis e duráveis, e mais, o focus é um carro mais confortável do que este golf msi.
      Esta estória de que a suspensão multilink é dura não existe, alguém lembra do vectra lançado em 96 e que foi produzido até 2005? Era multilink e o carro não tinha nada de desconfortável, era MUITO macio.
      A suspensão multilink do focus é tão confiável quando esta eixo de torção do golf, mais confortável e ainda oferecer maior estabilidade.

      Excluir
    5. Volkswagen fez o certo com o Golf assim como a Toyota fez o certo com o Corolla. Ambos têm suspensão semi-independente na traseira, que é mais macia, mais elevada, e mais robusta, pois tem menos peças móveis.
      Suspensão multilink não presta para o Brasil e só mostra sua eficácia acima de 200 Km/h.
      Porém a multilink tem manutenção MUITO mais cara, exige alinhamento constante na traseira.
      Multilink por multilink, a do Golf é muito superior à do Focus. E a semi-independente do Golf é muito superior à multilink do Focus.
      O Focus sempre teve suspensão multilink, e JAMAIS foi páreo para o Golf em comportamento dinâmico em conforto. Quem fala que o Focus tem suspensão melhor que o Golf, é orelha que jamais andou nos dois carros. Orelha e mané. Só isso.

      Quanto ao Focus e Honda com multilink, isso é redução de custo. Ford e Honda não querem desenvolver uma suspensão adequada ao Brasil para não gastar na tropicalização, então colocam suspensão inadequada, e falam que é melhor que a outra, e um monte de papagaio que não entende nada sai repetindo como macaco amestrado: "mimimi multink"..

      O fato é que a VW tem a plataforma MQB. E esta tem vários tipos de suspensão, cada uma adequada para cada mercado. E para o Brasil a mais adequada para Golf MSI e TSI é a eixo de torção. Para o GTI o multilink. Então é assim que é.
      Ford e Honda não tem esse nível de respeito ao consumidor. Colocam suspensão inadequada, falam groselha, e fazem uns manés repetirem.

      Excluir
    6. Página oficial do Focus no Facebook está um show de reclamações do powershift de modelos 16/16. Em todos os posts têm dezenas de proprietários irados com problemas no câmbio, como superaquecimento, trepidacao e travamento. A maior parte deles é do Focus 2.0 Fastback powershift.
      Um proprietário do Focus Titanium Plus 2.0 2016 comprado há 3 meses vive postando a foto do painel do carro com a mensagem: "Transmissão com defeito, procure serviço." - quando o carro precisou ser guinchado.

      A Ford responde os comentários assim:
      "Estamos analisando o seu caso. Aguarde contato."

      Excluir
    7. Isso pra não falar do powershift do Focus Fastback 2.0 Titanium Plus 2016, que superaqueceu e travou no meio da rua em pleno teste do VRUM. Um terror.

      Excluir
    8. Este mimimi sobre a suspensão traseira por eixo de torção é totalmente sem nexo com os fatos, olhem o Megane RS, ele utiliza eixo de torção na traseira, e daí ?
      https://www.youtube.com/watch?v=dfSsxn93j58
      Alguém vai dizer que o Megane RS não passou de 200 km/h ?

      Excluir
    9. O Golf é o modelo referencial em comportamento dinâmico no planeta. E isso sempre foi, desde o Golf IV. A |Ford bem que tenta a todo o custo imitar o Golf, mas não chega nem perto.
      Na Europa ela usa multilink no Focus desde a geração 2 do Focus, para tentar chegar perto do Golf, mas jamais conseguiu. É uma questão de competência de engenharia mesmo.
      A suspensão do Golf 4 já é muito superior à do Focus 3. Esse Focus que temos no Brasil não chega perto nem do Golf 4,5 em comportamento dinãmico, que dirá de um Golf 7, com suspensão traseira por eixo semi-independente.
      No facelift, a Ford mexeu novamente na suspensão do Focus, mas não tem jeito continua atrás, e muito atrás> Basta ver o Golf R com 300 cv HUMILHA o Focus RS com 350 cavalos.

      http://www.car.blog.br/2016/06/focus-rs-350-cv-desempenho-inferior-ao.html

      Focus é carro de 3ª linha perto de Golf. Não tem comparação.
      É a mesma coisa que Corolla com eixo de torção x Civic com multilink

      http://www.car.blog.br/2015/11/corolla-altis-20-cvt-atropela-civic-exr.html

      O Corolla espancou o Civic, mesmo o Civic usando multilink, e o Corolla eixo.

      Porque isso. Engenharia, implementação e competência.

      A Volkswagen faz uma suspensão do Golf semi-independente na traseira tão boa, que a Ford precisa lançar uma bala de canhão, usar multilink, para mesmo assim ficar pior. Muito pior.

      Como a Ford é muito menos competente tecnicamente que a VW, o consumidor do Focus tem que usar um esquema traseiro de suspensão menos robusto, que exige manutenção mais cara, e frequente, que deixa o carro mais duro e mais baixo. E mesmo assim, o Golf tem comportamento dinâmico infinitamente superior.

      Focus é carro para quem não entende de carro. Aliás, qualquer carro da Ford. Dentro dele vai sempre um analfabeto automotivo, em geral pessoas que acham o "designer" (sic) todo emperiquitado bonito.

      O carro em si é de baixa qualidade.

      Golf e Focus nem deveriam ser comparados. Focus está muito abaixo.

      Excluir
    10. Parei em "Suspensão multilink não presta para o Brasil" kkkkkkkkk Comprador desse segmento não liga para peças de suspensão colega

      Excluir
    11. Ricardo, vc afirma isso porque nunca andou num Golf. Por favor, menos...

      Excluir
  2. Pior que esse motor é otimo nos outros carros,esse cambio q ta tirando desempenho

    ResponderExcluir
  3. Todos os comparativos no quadro deram focus. Conclusão, golf é melhor !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O powershift apresentou vários problemas? Sim. Mas vamos as minhas considerações:
      Duvido muito que todos que falam mal, já tem tido ou têm carro com esta transmissão. Só repetem o que ouvem. Como eu tinha um pé atrás com o duallogic, só de ouvir. Andei e não achei tão ruim assim. Dá para ter sem problemas.

      Esse negócio de powershift está tão repetitivo que o limiar de aceitação dele diminuiu. Ou seja, se o mesmo problema ocorrece sem estas repetições que o câmbio é ruim, este problema não seria nem percebido. Para exemplificar tem o gol 16 v, todos têm um pé atrás, pela fama, mas se vc pegar o carro, ter e dar manutenção certinho o gol 16 v também é um excelente carro.

      O powershift torna o carro muito econômico pois não tira potência do motor como os automáticos tradicionais.

      Dupla embreagem é uma tecnologia mais moderna que o conversor de torque, vide o dsg (melhor que o powershift) é mais econômico e mais eficiente no jetta 1,4 tsi.

      Só considero problemático se o powershift travar ou trepidar parado, caso contrário vou achar que o defeito relatado é dito por ouvir de mais que o câmbio da defeito.

      Acredito muito mais nos engenheiros da Ford do que em leitores de resvista e blogs que falam mal do powershift. Se o câmbio vem nos carros é pq tem competência para tal.

      Para concluir, não sou fanboy da ford, sou racional. Tanto é que preço por preço eu comoraria o golf. Mas nao deixaria, de jeito nenhum, de comprar o focus se eu quisesse por causa de câmbio ou multilink ou forro de papelão.

      Excluir
    2. concordo, esse negócio de Fã clube é muito chato.

      Excluir
    3. Eu não repito o que escuto. A realidade é triste para esse câmbio, inclusive nos USA. O mercado, tirando "as arestas", é bem informado, especialmente aqueles consumidores que desembolsarão R$80 mil.

      Excluir
  4. Estou ansioso para ler os comentários do Carlos4.

    ResponderExcluir
  5. Neste caso 1+1 não é 2 . Só neste blog todos os indicativos dão vitória ao Ford, porém, contanto, entretanto, mas, então ... o golf é melhor ..kkkkkk
    tá parecendo o Aécio Neves convocando a população para passeata contra a corrupção, coincidência, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado. Todos os indicativos não. O Focus só é marginalmente melhor em desmpenho e consumo por conta de seu câmbio pouco confiável, que aquece e dá problema. Então não conta.
      Em todos os outros indicadores o Golf é superior: o Golf é mais seguro, tem mais itens de série de segurança, mais espaço interno, mais robusto e de manutenção mais barata.
      Ou seja, o Golf é amplamente superior, a não ser que vc queira se arriscar com o câmbio bomba do Focus.

      Excluir
    2. Vou decorar o termo " marginalmente melhor". Se fosse ao contrario Carlota, vc escreveria:
      O golf anda mais e beve menos que o focus, fatos provados matemáticamente, o resto é mimimi.
      Estou errado?

      Excluir
    3. MENTIRA, no comparativo das versões manuais o focus teve desempenho superior, no 0 a 100 foram equilibrados mas nas retomadas o focus de um banho por conta da superioridade deste motor sigma.
      No 80 a 100 rodando com gasolina a QR mediu SETE segundos de vantagem para o focus, a autoesporte utilizando álcool mediu pouco mais de CINCO segundos de vantagem.
      Este msi é um motor fraco em baixas rotações, até porque tem comando variável somente na admissão e o sigma tem comando variável ma admissão e no escape.
      O motor do focus é claramente superior já que mesmo o focus sendo mais pesado de um banho nas retomadas.

      Excluir
    4. Com câmbio manual o Golf 1.6 MSI foi mais rápido no 0 a 100 Km/h, fazendo em 13,6 segundos, contra 13,8 segundos no Focus 1.6 MT.
      O Focus não é mais rápido de retomadas. Ele só é mais rápido se fizer todas as retomadas em 5ª, pois a Ford usa a 5ª curta para compensar o peso maior do Focus, e com isso ele bebe bem mais que o Golf, como mostra os dados da Quatro Rodas.
      Qualquer pessoa que for retomar, vai colocar a 4ª, e aí o Golf será mais rápido.
      Não adianta ficar de mimimi, a fiestete aí, que não tem moral para falar pois anda de fiesta sedan, que tem menos espaço interno que o Up!. Veja prova abaixo:
      https://carlos4carros.wordpress.com/2015/08/19/volkswagen-up-tem-mais-espaco-traseiro-que-o-new-fiesta-sedan/
      O Focus é um carro de baixa qualidade.
      Veja, o Focus 1.6 MT anda menos que o Golf, bebe mais, tem 5 airbags a menos, pesa mais e mesmo assim é muito menos seguro, tem menos espaço interno, e acabamento boqueta. O Golf é Top Safetyu Pick +, enquanto o Focus tem carroceria toda desalinhada.
      Nâo tem o que falar. Golf 1.6 melhor q focus 1.6, tanto AT quanto MT. MT então é HUMILHADA do Golf.

      Excluir
    5. Focus e Golf 1.6 aspirado andam igual, mas o Golf é muito mais carro, muito seguro com 7 airbags, top safety nos USA, motor aspirado de ultima geração, não tem o que comparar. Quem conhece carro compra Golf.

      Excluir
  6. A análise de um carro é mais que desmpenho e consumo.
    O Focus 1.6 só é marginalmente melhor que o Golf nesses aspectos pois usa um câmbio automatizado pouquíssimo confiável. Então não vale.
    Melhor pegar o Golf 1.6, que é marginalmente pior em desempenho, porém tem um motor, cambio e suspensão que não dão problema.

    E o Golf vem com multimidia, 7 airgbags, mais porta-malas, mais espaço interno. e é muito melhor acabado e mais seguro.

    É evidente que o Golf é disparadamente a melhor opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não dá problema, só baixa óleo para todo sempre!

      Excluir
  7. Sempre critiquei o blog por dar como uma grande vantagem a troca do conjunto DSG+multilink do Golf por Tiptronic+Eixo de torção em nome de uma robustez que não identifiquei até hoje, visto que o DSG é referência mundial e o sistema multilink está bastante difundido até por essas terras.
    Carrinho bom de revistinha automotiva esse Focus, hein? Tal como o Fiesta, levam todos! Mais tarde levam os donos à beira de um colapso nervoso ao tentar reparar os câmbios dos carros... Nesse caso sim, vitória do Golf pela confiabilidade, coisa que esses Fords são incapazes de entregar!
    Quem não concorda com o resultado, vá de Ford e seja feliz! Ou não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto, não tenho que acrescentar mais nada ao seu comentário.

      Excluir
  8. Neste segmento de "peixes pequenos" é difícil citar o termo "custo-benefício".
    Ambos 1.6 mequetrefes para o peso e dimensão dos carros. E o Focus ainda vem com o agravante do Powershift, uma verdadeira porcaria ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no comparativo das versões manuais o focus teve desempenho superior, no 0 a 100 foram equilibrados mas nas retomadas o focus de um banho por conta da superioridade deste motor sigma.
      No 80 a 100 rodando com gasolina a QR mediu SETE segundos de vantagem para o focus, a autoesporte utilizando álcool mediu pouco mais de CINCO segundos de vantagem.
      Este msi é um motor fraco em baixas rotações, até porque tem comando variável somente na admissão e o sigma tem comando variável ma admissão e no escape.
      O motor do focus é claramente superior já que mesmo o focus sendo mais pesado de um banho nas retomadas.

      Excluir
  9. Rsrsrs, você não entendeu, o problema não é o powershift, mas sim a falta de um item essencial, o piloto automático.
    Meu carro tem piloto automático e limitador, sabe quando uso isso, nunca. Morando no RJ, engarrafamentos, ninguém dá seta, ruas esburacadas...fala sério. No final a matéria ficou só enaltecendo o Golf, com 2 vídeos e tudo que tem direito. Claro que eu compraria o Golf, mesmo com desempenho ligeiramente menor, principalmente no quesito segurança, mas o Focus também não é uma opção ruim. Exceto pelo câmbio, que pode quebrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem compra esses modelos citados 1.6, não tá preocupado com desempenho, senão compraria as versões mais caras de ambos. Quanto ao teste, creio que teria que considerar os carros em pleno uso, sem defeitos de câmbios, etc.

      Excluir
    2. Bons carros pra uso diário e uma escapada de fim-de-semana, perfeito o Golf MSI.

      Excluir
  10. Na verdade, até eu que sou "fã de carteirirnha" do Golf, fico balançando. Em termos de estilo o Focus dá uma senhora surra no Golf.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, questão de design, não tem nem como comparar, se o golf tivesse o farol e lanterna de led igual os tops, talvez daria um racha, mas com esse farolzao de gol (mais feio q do fox) e essa lanterna igualmente horrível, fica bem difícil achar esse carro bonito

      Excluir
  11. Jamais comprarei qualquer carro da Ford com este cambio ¨Powershift¨.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma revenda aceita carros com esse câmbio.

      Excluir
    2. A ford já resolveu o problema do cambio, por isso que esta de volta no focus, e a revisão todas a cada 10.000 km ou 12 meses.

      Excluir
    3. Resolveu problema do câmbio???
      Pelo que saiba só vai resolver numa nova geração. Isso se a Getrag e Ford tiverem competência para tal feito.
      De resto, vai continuar o mesmo PowerShift porcaria de sempre...

      Excluir
  12. Contra o Golf msi eu vou de focus facil, seja no manual ou no PS.
    Espero que a vw lançe logo o golf tsi 1.0 no lugar desse ai sim forçaria as concorrentes a se mexerem.

    ResponderExcluir
  13. Se o Golf tivesse vencido os comparativos de desempenho e consumo do quadro pelas mesmas margens, o título da matéria seria: "Golf MSI AT coloca Focus 1.6 PS no bolso" ou "Golf MSI AT humilha Focus 1.6 PS em comparativo".
    Foi mal gente, mas os comparativos desde blog são bons até a conclusão. Tem que parar de ler ali, antes da conclusão. Que papelão!

    ResponderExcluir
  14. Eu ficaria com o Golf por um simples motivo: o focus está dando problemas demais. O cambio powershift é certeza absoluta de dor de cabeça (só olhar o canal direto do best cars - 95% dele é de reclamações do powershift- o recame aqui do jornal do carro - abarrotado de powershift - e o próprio site Reclame Aqui - com milhares de reclamações do powershift.
    Somando o cambio problemático com a caixa de direção problemática (problema cronico do focus) e o péssimo pós-venda, sabemos que o dono terá muita dor de cabeça.
    Por isso ficaria com o Golf. Ou melhor, não ficaria com nenhum dos dois...esperaria chegar o Golf 1.0 TSI de 125cv e 22 kgfm de torque, que anda mais e é mais economico.

    ResponderExcluir
  15. Vamos direito ao que interessa, sem qualquer paixão.
    Focus anda mais e bebe menos! Isso é fato!
    Golf é melhor compra? Sim! Por que?
    1 - Acabamento e qualidade de construção superior;
    2 - Pós-venda da Ford sofrível, muito embora o da VW não seja dos melhores, mas nem se compara ao descaso e ao despreparo da rede Ford;
    3 - Querendo ou não, o câmbio automatizado da Ford caiu na boca do mercado e, consequentemente, o carro será um mico na hora de vender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário sensato e sem paixonites. Golf 1.6 tá devendo é muito no conjunto mecânico, mas powershit é casamento infeliz. E pra vender carro com esse câmbio é um parto, tem que torcer pra pegar um desavisado.

      Excluir
  16. Golf msi é manco, beberrão, caro, têm revisões semestrais, vai sair de linha pra dar lugar ao 1.0 tsi, não vende nada, possui inúmeros pacotes de opcionais caros e não recuperáveis... focus tem um câmbio lixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Luiz. Mas eu não compraria nenhum, menos ainda o Focus com aquele câmbio bomba.

      Excluir
    2. Quer dizer que erros não se corrigem!!!.

      Excluir
    3. Os termos "corrigir" e "qualidade" parecem não existir no dicionário da Ford...

      Excluir
  17. http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2016/06/reclame-aqui-ford-ecosport-com-problemas-no-cambio-powershift.html

    Mulher trocou 3 vezes o kit de embreagens do seu ecosport 2.0 powersift e o cambio deu problema de novo. Aí o engenheiro mecanico do Auto Esporte diz o seguinte:

    “Esse câmbio já nasceu problemático, não só na embreagem, mas em outras partes também”, diz. “A Ford deveria fazer um recall completo do Powershift. Enquanto isso não acontece, a consumidora pode procurar uma outra concessionária. Se os problemas persistirem, a montadora deve trocar o câmbio todo.”

    Eu não arriscaria. Mas tem gente que tem muito tempo livre pra ficar indo em concessionária, ou com o carro parado na oficina. Isso vai de cada um.

    ResponderExcluir
  18. A reportagem fez a comparação toda com o golf 1.6 automático e na hora de comparar o preço pegou o valor do Golf 1.6 manual, que coisa! Na outra reportagem o golf automático custa 75.990 na promoção e não na tabela. O preço de tabela apontado de 76500 é para versão manual. Fazer reportagem torcendo, dá nisso, hehehe. Mas entre os 2 escolheria o Golf, pelos itens de segurança e por não ter o câmbio problema da Ford.

    ResponderExcluir
  19. Sou um dos grandes críticos dessa rapada que a VW deu no Golf, mas, perante a capenguisse dos demais carros (incluindo o Focus, com seu duplo airbaig, tampa no lugar do farol de neblina, estepe temporário, forro de estopa e sem sensor de estacionamento), o Golf ainda reina absoluto...

    Se é segundos mais rápido ou poucos reais mais econômico, tudo isso é irrelevante perante a segurança e o acabamento do Golf. A suspensão multilink e o retrovisor eletrocrômico são os únicos pontos sérios para o Focus, mas, mesmo assim ainda fico com as vantagens claras que citei do Golf.

    Mas, nenhum dos 2 deveriam passar de 69 mil automáticos ou 65 manual. Além dessas faixas, sem grandes diferenciais como motor turbo, start-stop, auto-hold(...) não vende mais... Quer superar a febre por falsos SUVs? Ofereçam bem mais, por bem menos.

    Mas, mesmo assim, ainda não dá para comparar Golf com Focus, 308, Bravo, I30 e Cruze (não o novo). Mesmo o MSI capado ainda é melhor que essa turminha do passado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos na WebMotors aparece promoção por 65 na manual e 70 na automática, infelizmente esse valor não está disponível na maioria da rede. A febre SUV tá matando a categoria do Golf, precisaria custar 65 automático pra viralizar nas vendas.

      Excluir
    2. Boa Samuel, porém, esse preço promocional de webmotors não tem a mesma força de um preço original da marca, amplamente divulgado e trabalhado na mídia e nas concessionárias. Imagine promover:

      "Golf Automático com 7 airbags
      + controles de tração e estabilidade
      + sensores completos de estacionamento
      + central multimídia com espelhamento,
      nada do que um SUV oferece,
      tudo por R$ 69 mil!"

      Eu negociaria por 65 e compraria outro na hora, agora para minha esposa!

      É, você tem razão, entre 65 e 69 fica tentador... Até por que HB20, New Fiesta, 208, Cobalt, Tracker, Eco, Focus, toda essa turma invadindo 60, 70 mil é chamar o cidadão de trouxa... Ou trazem os preços para a realidade do país e dos produtos ou acostumem-se com 50%, 60% menos vendas...

      Excluir
  20. É só aqui que a suspensão de eixo de torção leva vantagem sobre a independente! Impressionante!

    ResponderExcluir
  21. Sinceramente, não pertenço a nenhum clube de carros, mais os carros da Ford ultimamente vem deixando a desejar em vários quesitos, principalmente no acabamento interno que deve ser algo importante em um carro, eu, porém, se comprasse era o Golf de olhos fechados.

    ResponderExcluir
  22. Já estamos no segundo semestre de 2016... já foi anunciado que o problema do powershift foi mapeado em versões bem anteriores as da atualidade e mesmo assim, caso ocorra problema a Ford efetua a correção.
    Todos os carros tem algum problema durante sua existência, basta pesquisar por recalls na google marcas de destaque inclusive... muito blá blá blá... exaltam um carro por questões insignificantes para o uso diário... porta malas? bahhh se vc lota o porta malas todos os dias tudo bem, caso contrário isso não é um comparativo que valha citar. Consumo depende do PEH do fulano, pode ser economico ou não... potencia? afff no transito dá para andar muito mesmo e isso senao levar multas... o que vale é o gosto de cada um, não existe o melhor carro... é preciso primeiro ter $$$ para comprar... se tiver, compre e não encha o saco... senão tiver não fala nada por favor, ficar colocando pilha sem ter bala na agulha é patético!

    ResponderExcluir
  23. Faltou colocar no comparativo o preço do seguro do Golf, que é 2,5x maior que o do Focus....

    ResponderExcluir
  24. A VW vai precisar se rebolar neste segundo semestre. Chega Focus 1.6 Powershift bem como 1.0 Ecoboost. Ela tem o 1.0 TSI, mas está muito restrito, e sim, do ponto de vista de eficiência energética, o Tiptronic é um (grande) passo atrás, e já existe DSG 7 banhado a óleo na Europa. No segmento dos subcompactos, quero até ver, a Fiat vai lançar o Uno GSE 3 cilindros, com direção elétrica, ESP e TC, itens indisponíveis no up! e que nunca vi menção em incluí-los no up! que já foi lançado na versão 2017. Idem ao Palio, que deverá, com estes itens, desbancar o Gol.

    ResponderExcluir
  25. Carro por carro, acho o Golf melhor. Mas a suspensão do Focus é bastante superior à do Golf, inclusive era melhor que a dos Golfs importados que contavam com multilink. Qualquer um que já dirigiu um Focus, sabe disso.
    Outro ponto é que a Ford vem investindo na Powershift e não encontrei relatos de quebra nas versões mais novas. Pena a VW não ter investido na DSG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Página oficial do Focus no Facebook está um show de reclamações do powershift de modelos 16/16. Em todos os posts têm dezenas de proprietários irados com problemas no câmbio, como superaquecimento, trepidacao e travamento. A maior parte deles é do Focus 2.0 Fastback powershift.
      Um proprietário do Focus Titanium Plus 2.0 2016 comprado há 3 meses vive postando a foto do painel do carro com a mensagem: "Transmissão com defeito, procure serviço." - quando o carro precisou ser guinchado.

      A Ford responde os comentários assim:
      "Estamos analisando o seu caso. Aguarde contato."

      Sempre que eu entro na página tem dezenas de proprietários de Focus 2016 indignados com o câmbio, em TODOS os posts.
      Tá inclusive queimando o filme do carro, esse câmbio bomba.

      Excluir
  26. Focus 1.6 não tem mais com cambio powershift, somente MT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vão relançar as versões S e Se 1.6 com o powershit, além da S manual.
      A versão S vai continuar com os 2 airbags obrigatórios, mas vai voltar a ter freios a tambor, vai perder o retrovisor fotocromico e os vidros elétricos traseiros.

      Excluir
  27. Eu não compraria nenhum desses dois. Focus 1.6 manual, talvez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com câmbio MT o Ford é ainda pior que o Golf 1.6 MT. Como o Golf perde o cambio com conversor de torque, ele fica mais ágil que o Focus 1.6 MT em todas as situações. Anda mais, e bebe menos. O Golf 1.6 MT acelerou de 0 a 100 km/h em 13,6 segundos com gasolina na 4 Rodas, e o Focus em 13,8 segundos.

      E o Golf é mais econômico também com gasolina MT: 11,2, Km/l e 15,6 kM/L CONTRA 11,1 Km/l e 15 Km/l do Focus 1.6 MT.

      http://quatrorodas.abril.com.br/materia/vw-golf-16-comfortline-x-focus-16-se-plus-classico-mundial

      Ou seja, com câmbio MT, o Focus perde a única vantagem dele, que é ser marginalmente melhor em consumo e desempenho, pois, com cambio manual, ele é MARGINALMENTE PIOR que o Golf 1.6 MT em consumo e desempenho.

      E com câmbio MT, o Focus 1.6 continua a ter 2 airbags contra 7 do Golf. O Focus continua a ser maior por fora e menor por dentro. O Focus continua a ter acabamento pior, ser menos seguro, e continua a não ter sistema multimida e continua a dever muitos itens para o Golf, mesmo sendo mais caro.

      Ou seja, o sujeito que fala que "compraria um Focus 1.6 MT" no lugar de um Golf 1.6 MT, claramente não sabe do que fala. É apenas um orelha que está dando opinião sem fundamentação alguma, pois o que ele está sugerindo é que vai pagar mais para pegar um carro, como o Focus, que anda menos, bebe mais, tem menos itens, é mais apertado e menos seguro que o Golf. Em resumo. É mané mesmo.




      Excluir
  28. Basicamente como o carlos4carros fala, o focus anda mais e bebe menos que o golf. Então e agora carlos vai começar o choro???

    ResponderExcluir
  29. Deixando as brincadeiras de lado, é facil perceber que o golf é melhor pelo simples fato de não ter o cambio power lixo. Então qualquer um que pense um pouco optaria pelo golf, mas como o focus tem seguro mais barato em grandes capitais a briga fica pelo custo beneficio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora se o comparativo fosse com versões manuais tchau golf.

      Excluir
    2. Com câmbio MT o Ford é ainda pior que o Golf 1.6 MT. Como o Golf perde o cambio com conversor de torque, ele fica mais ágil que o Focus 1.6 MT em todas as situações. Anda mais, e bebe menos. O Golf 1.6 MT acelerou de 0 a 100 km/h em 13,6 segundos com gasolina na 4 Rodas, e o Focus em 13,8 segundos.

      E o Golf é mais econômico também com gasolina MT: 11,2, Km/l e 15,6 kM/L CONTRA 11,1 Km/l e 15 Km/l do Focus 1.6 MT.

      http://quatrorodas.abril.com.br/materia/vw-golf-16-comfortline-x-focus-16-se-plus-classico-mundial

      Ou seja, com câmbio MT, o Focus perde a única vantagem dele, que é ser marginalmente melhor em consumo e desempenho, pois, com cambio manual, ele é MARGINALMENTE PIOR que o Golf 1.6 MT em consumo e desempenho.

      E com câmbio MT, o Focus 1.6 continua a ter 2 airbags contra 7 do Golf. O Focus continua a ser maior por fora e menor por dentro. O Focus continua a ter acabamento pior, ser menos seguro, e continua a não ter sistema multimida e continua a dever muitos itens para o Golf, mesmo sendo mais caro.

      Ou seja, o sujeito que fala que "compraria um Focus 1.6 MT" no lugar de um Golf 1.6 MT, claramente não sabe do que fala. É apenas um orelha que está dando opinião sem fundamentação alguma, pois o que ele está sugerindo é que vai pagar mais para pegar um carro, como o Focus, que anda menos, bebe mais, tem menos itens, é mais apertado e menos seguro que o Golf. Ou seja, se com câmbio AT o Golf já é amplamente superior, com câmbio MT o Golf simplesmente esmaga o Focus sem dó nem piedade.

      Excluir
    3. Concordo em partes que Golf MT é melhor que Focus MT, a grande questão é na versão AT, que para mim, o Golf leva ampla vantagem, uma vez que tem realmente um cambio bem mais confiável.

      Nas versões MT dos dois modelos são equiparadas, principalmente em consumo e desempenho (na prática são similares), considero vantagens para o Golf: o acabamento geral, que é superior ao do focus (mas que não é ruim como falam)e alguns poucos itens de série como os 7 airbags e a central mult. que ao meu ver, valem mais do que os que os itens que o focus traz a mais (ac digital, etc).

      Em resumo os dois na versão MANUAL são escolhas equivalentes (pra mim com uma leve vantagem para o Golf), que no final o que decidirá é questão de gosto além da melhor oferta na hora de fechar a compra.

      O grande X da questão é que as versões manuais, não possuem uma expressividade mercadológica, pois a maior parte do público deste segmento, quer um carro AT (menos desvalorização, além do conforto), sendo exatamente este o ponto em que o Golf se sai melhor, sendo justificavelmente a melhor escolha, sem dúvidas.

      Excluir
    4. Em resumo os dois na versão MANUAL são escolhas equivalentes (pra mim com uma leve vantagem para o Golf), que no final o que decidirá é questão de gosto além da melhor oferta na hora de fechar a compra.

      Como equivalentes?
      - O Golf vem com 7 airbags e o Focus com 2, e vc acha "equivalentes"?
      - O Golf é Top Safety Pick+ e 5 estrelas/5 estrelas, e o Focus é avaliação média no IIHS, e 4 estrelas atrás no Latin NCAp, e vc acha "equivalentes"?
      - O Golf vem de série com central multimídia, e o Focus com um radinho de pilha boqueta, e vc acha "equivalentes"?
      - O Golf anda mais, bebe menos, e vc acha "equiovalentes"!?
      - O Golf é 10 cm menor por fora, pesa 150 Kg a menos, e mesmo assim tem carroceria mais rígida, tem mais porta-malas, e MUITO mais espaço interno, e vc acha "equivalentes"?
      - o Golf foi considerado o melhor carro do mundo em 2013, e 2014 (A3), e o Focus JAMAIS. E vc acha "equivalentes"?
      - O Golf tem o melhor acabamento do mercado, e o Focus vem com carroceria desalinhada, plástico duro por toda parte e com rebarbas, e vc acha "equivalentes"?
      Não tem nada de equivalentes, o Golf é amplamente superior ao Focus. Muito. E mais barato. Quem compra Focus 1.6 MT assina atestado de que não sabe escolher carro.

      Excluir
    5. Anda mais e bebe menos nao carlos, vc nao leu ai a materia?

      Excluir
    6. O golf 1.6 Manual anda mais e bebe menos que o focus 1.6 MT. Quem não leu a matéria foi vc. Leia lá.

      http://quatrorodas.abril.com.br/materia/vw-golf-16-comfortline-x-focus-16-se-plus-classico-mundial

      Excluir
    7. Quando falo em "equivalentes" é com embasamento na prática, no que é perceptível e faz a diferença pelo consumidor comum. Por exemplo: Um BMW X é mais lento 0,2 que um Audi X, mas isso não faz do BMW X uma escolha extremamente pior em relação ao Audi X, só por causa destes 0,2s em uma prova de aceleração, que ninguém na vida real fica fazendo. O Golf concordo que é um carro renomado, com muitos prêmio, é realmente mais seguro que o Focus, mais bem acabado, tem mais espaço em tudo. Minha escolha pessoal nas versões MT e principalmente AT seria o Golf, mas isso não desqualifica o focus MT ser absurdamente inferior ao Golf.

      A equivalência que falei no comentário anterior é em razões prática de um consumidor comum (todos sabemos das qualidades que o Golf tem a mais que o focus), que ver o acabamento do Golf e a central mult. como melhores itens que o focus oferece a mais, por isso falei em "equivalencia" de escolha.

      Temos que ver isso também... porque se não analisarmos este fator, não haveria explicações; como marcas como BMW vende mais que a Audi (mesmo a Audi fazendo melhores carros, tendo uma engenharia superior, tendo isso em favor da Audi, ser mais propícia a compra)

      Numa analise mais racional, dentro do segmento, o Golf é BEM MELHOR que o Focus, justamente por apresentar-se como MELHOR COMPRA na versão AT. As versões manuais do Golf e Focus, na prática são "equivalentes" (escolha pessoal, melhores descontos). Alis o Golf e o Focus na versão MT não são boas opções do segmento. O que considero o melhor de tudo, seria se a VW fizesse o Golf 1.0 TSI com o cambio AT já presente no modelo brasileiro.

      Excluir
    8. Nossa não imaginava que o vc ia levar a sério e responder, Carlos vc viu oque escrevi no post acima? Eu também acho o golf muito superior ao focos em praticamente tudo mas você caiu em uma provocação bem infantil.

      Excluir
  30. Gente, vamos considerar o Golf 1.6 como (passado)e, focar no Golf 1.0 TSI que está para chegar e substituir de vez esse 1.6MSI no Golf.
    Nem no site da VW se configura mais o Golf 1.6.
    Esse Golf 1.0TSI, vai ser a grande cartada da VW(se ela não fizer a ''besteira'' de trazer esse carro sem a opção de câmbio automático.

    ResponderExcluir
  31. Todo mundo sabe que esse câmbio PAWERSHIFT do Focus é problemático!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo carro tem seus problemas em algum momento da sua vida colega... todos !
      A questão é resolver e como resolver, se for necessário envolver justiça... é só envolver... agora não considerar a compra baseado no histórico... bom já não acho plausível até pq o problema já foi mapeado e as versões atuais não estão com este problema e se estiver é melhor que um problema desconhecido onde levaria mais tempo para se descobrir, em minha opinião isso não é critério para denegrir a imagem de um carro.

      Excluir
  32. Os dois veículos são uma excelente opção de compra,disso não se pode negar vai do critério do que cada um procura, quer desempenho e consumo melhores e revisões anuais??Vá de Focus. Agora quer qualidade construtiva impecável, cambio mais confiável,quantidade de itens de segurança maior?!!!Vá de Golf.Ambos tem um acerto dinâmico excelente, mas creio que o Focus tenha vantagem nesse quesito, pois se quando ambos eram equipados com suspensão multilink o Focus já era referencia, imagina agora quando essa versão do Golf passou a deixar de ter essa suspensão. Possuo um Focus G2 versão Titanium manual, e posso afirmar com toda a propriedade que esse carro tem um acerto dinâmico exemplar,faz curvas com muita tranquilidade, você entra e sai na mesma rota sem sustos( a não ser quando abusa muito da velocidade que entra nela..hehe).

    ResponderExcluir
  33. Só discordo de 2 coisas no texto: a suspensão semi independente não é mais macia que a independente, ela precisa é ficar mais firme (e consequentemente mais dura) para ter o mesmo desempenho da independente.

    E sobre o custo de manutenção, só é mais barato no Golf para quem fizer 10 mil km em 6 meses. Se for por tempo nos 3 anos de garantia o Golf vai fazer 6 revisões e gastar 2.700,00, enquanto o Focus vai fazer 4 revisões e gastar 1.996,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só discordo de 2 coisas no texto: a suspensão semi independente não é mais macia que a independente, ela precisa é ficar mais firme (e consequentemente mais dura) para ter o mesmo desempenho da independente.

      Errado. A suspensão semi-independente é 11 Kg mais leve que uma suspensão independente, tem menos partes móveis e admite altura em relação ao solo mais elevada, mantendo o mesmo nível de estabilidade.

      Veja o Corolla, que tem suspensão semi-independente, e o Civic, independente. O Corolla é muito mais macio que o Civic, tem mais altura em relação ao solo, e mesmo assim atropela o Civic na pista, ambos sendo 2.0.

      http://www.car.blog.br/2015/11/corolla-altis-20-cvt-atropela-civic-exr.html

      Excluir
    2. Suspensão com eixo rígido adotado no Golf foi um retrocesso, contudo, apesar de, continua um carro muito a frente da concorrência.

      Excluir
  34. Acho que o principal problema da VW e de algumas outras marcas e aproveitar as peças de outros modelos, deveria ter mais consenso, você pega todo o quadro de instrumentos, comp. de bordo e volante do gol, fox, golf, jetta e amarok é tudo igual acho que deveria ter uma sofisticação e diferença entre os mais baratos e mais caros. E a ford todo mundo que conheço que comprou esses novos carros (ka, eco, focus) tem apresentado muitos problemas diversos. Não me arriscaria.

    ResponderExcluir
  35. Foi ressaltado no texto tudo o que o Golf tem a mais, porém não foi ressaltado tudo que o Focus tem a mais:

    • Rodas de liga leve 17”
    • Sistema de Estabilidade Preventivo (ETS)
    • Controle de Torque em Curvas (TVC)
    • Comando de voz
    • AppLink ™
    • Assistência de Emergência
    • Acendimento automático dos faróis
    • Chave programável (My Key)

    E o texto se enganou ao dizer que 'apenas' o Golf possuía estes itens: coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, descanso de braço dianteiro central com porta-objetos, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com "Side Blinker", lanterna de neblina, porta-luvas iluminado, retrorrefletores nas portas, volante com revestimento em couro.

    ResponderExcluir
  36. Lendo todos os comentários, só quem teve um carro powersift ou dualogic como eu tive ( Focus e Bravo) esse ultimo desengatava marcha e ficava no meio do caminho, desengatado vcs imaginam, o focus esquentava e travava em uma marcha ou primeira ou terceira. ah e p finalizar o DSG do golf meu cunhado teve um gastou somente 16 mil no cambio.... por isso amigos antes de comentararm o q não sabem , pesquisem bem antes de comprar. eu estou com MSI motor n tem mt desempenho porem o cambio é confiavel .....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem