O faturamento global de EUR 51,0 bilhões de Euros representa uma queda de 3,4% sobre o mesmo período de 2015, quando a empresa faturou EUR 52,7 bilhões de Euros, atribuída à retração de vendas e efeitos cambiais negativos.
Mesmo com queda no faturamento, o lucro operacional subiu para EUR 3.4 bilhões - ganho de 3% relativamente ao lucro operacional líquido obtido em 2015 (EUR 3,3 bilhões).
É importante considerar que esses números de faturamento e lucros da Volkswagen não incluem as atividades operacionais das joint-ventures chinesas, cujos resultados são contabilizados pelo método de equivalência patrimonial.
O lucro operacional proporcional das joint ventures chinesas totalizou EUR 1.2 bilhões nos primeiros três meses. O resultado de sua divisão financeira, antes dos impostos, foi de EUR 3.2 bilhões de lucro, o que representa uma rentabilidade de 7,5%. O Lucro após os impostos foi de 2,4 bilhões de Euros.
Resultados respeitáveis
O CEO da Volkswagen, Matthias Müller, disse, em comunicado, que, "à luz dos desafios que a empresa enfrenta, ele está satisfeito com os resultados iniciais do ano fiscal de 2016. No período a empresa foi capaz, novamente, de limitar os efeitos econômicos da questão do diesel, e entregar resultados respeitáveis sob condições difíceis".
Taxa de investimento
Nos primeiros três meses de 2016 a VW investiu EUR 2,1 bilhões de Euros em novas propriedades, fábricas e equipamentos. Trata-se do mesmo volume observado no período equivalente de 2015, mas um avanço da taxa de investimento (CAPEX) para 4,9% (contra 4,5% em 2015).
Liquidez
A Volkswagen informou que dispõe de EUR 26 bilhões de Euros em caixa, o que representa um avanço de EUR 5 bilhões sobre igual período de 2015, e e um crescimento de EUR 1,2 bilhões sobre o final de 2015.
Lucros por marcas
- Volkswagen Cars: Lucro de EUR 73 milhões (EUR 514 milhões em 2015); margem de lucro 0,3%;
- Audi: Lucro de EUR 1.3 bilhões (EUR 1.4 bilhões em 2015); margem de lucro 9% (9,7% em 2015);
- SKODA: Lucro de EUR 315 milhões (EUR 242 milhões em 2015); margem de lucro 9.3% (7.6% em 2015);
- SEAT: Lucro de EUR 54 milhões (EUR 33 Milhões em 2015); margem de lucro de 2,6% (1,5% em 2015);
- Bentley: Prejuízo de EUR -54 milhões (Lucro de 49 milhões em 2015);
- Porsche: Lucro de EUR 895 milhões (EUR 765 milhões em 2015). Margem de lucro de 16.6% (15.1% em 2015);
- Volkswagen Commercial Vehicles: Lucro de 142 milhões (165 milhões em 2015); margem de lucro de 5.2% (6.1% em 2015).
Fonte: VW RI
Só para constar:
ResponderExcluirA VW tem em caixa US$ 29 bilhões de dólares.
Com o dinheiro que ela tem em caixa, ela pode comprar a Hyundai-Kia inteira, que vale US$ 28 bilhões.
Ou comprar 3 FCA ( A Fiat Chrysler vale 9,1 bilhões), e ainda sobra 2 bilhões de dólares em caixa.
Ou ela pode comprar o controle acionário da GM, Ford, FCA, e Hyundai juntas, e ainda vai sobrar dinheiro.
E isso porque teve dieselgate. Imagina se não tivesse.
Só para constar: ninguém perguntou/liga
ExcluirTem tanto dinheiro assim e dá calote em fornecedor pq hein?
ExcluirE fácil falar que a volkswagen tem dinheiro pra comprar as menores já que ela é a maior do mundo. Mas a Toyota ela não compra não é
ExcluirAnotado.
ExcluirSério mesmo que acha isso ? Vc sabe mesmo quanto a VW tem em caixa ? hahahaha
ExcluirParabéns ao grupo VW que mesmo com a crise econômica e o escândalo Diselgate obteve excelentes resultados!!!!!
ResponderExcluirImpressionante a skoda lucrar quase 5 vezes o que a marca volkswagen lucra. Sempre pensei na skoda e seat como marcas abaixo da volkswagen.
ResponderExcluirÉ a Volkswagen Cars que está bancando as despesas com o dieselgate. E mesmo assim teve lucro. Ou seja, excepcional o resultado.
ExcluirSó lembrando que o lucro operacional proporcional das joint ventures chinesas nos primeiros três meses após os impostos foi de 2,4 bilhões de Euros. Nivaldo você deve analisar os lucros da Volkswagen Cars + Volkswagen Commercial Vehicles, portanto incorreta a observação comparativa sobre os lucros da Skoda. Sobre a possibilidade concreta da VW comprar a Toyota, talvez no futuro, no momento Audi, Porsche e Skoda são bastante lucrativas.
ResponderExcluirCara, não entendi. Como a Vw compraria a Toyota ?! Pelo que encontrei aqui mesmo no blog, o valor de mercado da Toyota é muito superior ao da Vw. Dá pra explicar ? Valeu.
ExcluirPost de 2015:
Toyota: 28,9bi
Audi: 10,1bi
Vw: 9,3bi
Nossa! Em comparação com o 1°T/2015, a Volkswagen sofreu uma queda absurda no faturamento e lucro.
ResponderExcluirAbsurda?
ExcluirO faturamento global de EUR 51,0 bilhões de Euros representa uma queda de 3,4% sobre o mesmo período de 2015, quando a empresa faturou EUR 52,7 bilhões de Euros, atribuída à retração de vendas e efeitos cambiais negativos.
ExcluirMesmo com queda no faturamento, o lucro operacional subiu para EUR 3.4 bilhões - ganho de 3% relativamente ao lucro operacional líquido obtido em 2015 (EUR 3,3 bilhões).
Faturamento caiu marginalmente, e o lucro subiu. E o faturamento só caiu porque as vendas de VW nos EUA desabaram pois suspenderam a venda de modelos diesel por lá.
ExcluirE mesmo assim, a VW superou a Toyota em vendas mundiais, e aumentou seus lucros.
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